Atendimento ambulatorial que torna-se Internado

Fórum de discusão sobre o registro das informações ambulatoriais e hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, Carolina Lucena, Cristiane.Fantinel

theorossi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: Atendimento ambulatorial que torna-se Internado

Mensagem por theorossi » Sex Out 31, 2014 10:35 am

Andreola escreveu: Ex.: Paciente chegou dia 22/10 ás 18:00 no PA, foi atendido e necessitou ficar em observação, às 07:00 do dia 23/10 optaram por internar o paciente. Interna o paciente com data do dia 22/10 no leito de observação do PS e no dia 23/10 faz a transferência para o leito definitivo. Não estou inventando leito ou paciente, estou informando ao sistema o que de fato aconteceu. Não temos sistema ainda nesse hospital, mas nos demais que trabalhei e que tinham o sistema todos permitiam esse tipo de ação. Não é o hospital que tem que se adaptar ao sistema e sim o sistema que tem que se moldar as necessidades do hospital.
Andreola,

O nosso sistema também permite essa ação, mas não é a mais correta, pois como te disse, isso fará diferença nas estatísticas.

Já sobre o sistema se adequar ao hospital, acredito que apenas seja referente a relatórios, pois temos que seguir a legislação vigente e tanto Hospital quanto ao Sistema, necessitam se adequar as normas impostas.

Mas todo caso, ainda ninguém me mostrou por menores sobre essa minha última duvida:

"EX: o paciente passa no amulatório dia 16 as 23:00 e fica na observação até as 02:00 da manhã do dia 17 e complica e fica internado.
Como proceder? Ambulatório fatura separado da internação?"

theorossi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por theorossi » Sex Jan 16, 2015 11:43 am

Alguma outra opinião ou resolução desse caso?

theorossi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por theorossi » Sex Fev 20, 2015 10:57 am

?

Andreola
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Andreola » Sex Fev 20, 2015 12:15 pm

theorossi escreveu:?
Encaminha um ofício pro setor de auditoria do teu gestor e toma como base as suas ações pela resposta que virá.

theorossi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por theorossi » Sex Fev 20, 2015 1:20 pm

Andreola, mas essa regra não tem que ser Nacional? Se eu for me informar com o auditor regional, a regra fica variável concorda?

Andreola
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Andreola » Seg Fev 23, 2015 11:45 am

theorossi escreveu:Andreola, mas essa regra não tem que ser Nacional? Se eu for me informar com o auditor regional, a regra fica variável concorda?
Cara é o que eu falei lá atrás. Não existe uma normativa específica pra isso é questão de interpretação. Um auditor vai interpretar de um jeito e ou outro pode interpretar diferente. Os auditores do meu município entendem que a internação do paciente inicia pelo seu atendimento no PS. Sendo assim a mesma faz parte da internação e da AIH. Quando por deslize cobrava algo no SIA de paciente com AIH gerada naquele dia eles glosavam. Mas é o que eu falo, pode vir amanhã um aditor de uma esfera diferente do governo que interprete de uma forma diferente e diga que o que estou fazendo está errado. O que vc precisa ter é um embasamento, auditoria não é só pra punir e tb pra orientar então busque ajuda para que não assuma sozinho essa responsabilidade e se eles te apoiar corre pro abraço.

alissonwalkoff
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por alissonwalkoff » Seg Fev 23, 2015 1:26 pm

Boa tarde
Eu acredito que seja cobrado em dois procedimentos diferentes.
Pois ele foi atendido no PA ou PS antes, e depois foi para internamento. Ele não fez os procedimentos depois de internar, e sim antes.
Por exemplo, um paciente chega com suspeita de uma patologia para ser internado, faz os exames mas não é constatado a doença.
Assim se cobra ambulatorial.

Essa é minha maneira de pensar.

Abraços
Att

--
Alisson Costa Walkoff
Controle e Avaliação
SMS de Três Barras/SC
saude@tresbarras.sc.gov.br
(047)3623-0458
(047)3623-1487

"Que o alimento seja seu único remédio, só é preciso saber comer"

theorossi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por theorossi » Seg Fev 23, 2015 1:51 pm

Olá Alisson,

Pois então, essa também é a concepção e de outros não, gostaria de saber qual a regra -sus nacional para esse caso entende.

Andreola
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Andreola » Ter Fev 24, 2015 4:26 pm

Dá uma olhada o que fala no manual de auditoria do SIA na página 80, ítem 4.2.6 Consulta Médica

• Toda consulta médica que gerar internação deverá ser cobra-
da na AIH e não no BPA.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicaco ... lar_v3.pdf

theorossi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por theorossi » Ter Fev 24, 2015 4:47 pm

Olá Andreola,

Compreendo por esse manual que apenas o procedimento de Consulta não deve ser cobrado para o BPA e apenas na AIH.

Pergunto: E os procedimentos de Radiologia e Laboratório que estiverem nessa conta ambulatorial? Tem que ser cobrados também na AIH?

alissonwalkoff
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por alissonwalkoff » Ter Fev 24, 2015 4:52 pm

Obrigado Andreola
O manual ajudou muito e agora temos certeza como cobraremos.

Abraços
Att

--
Alisson Costa Walkoff
Controle e Avaliação
SMS de Três Barras/SC
saude@tresbarras.sc.gov.br
(047)3623-0458
(047)3623-1487

"Que o alimento seja seu único remédio, só é preciso saber comer"

Andreola
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Andreola » Ter Fev 24, 2015 5:52 pm

Porra Theo tu parece o Seu Explicadinho da Praca é Nossa kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Segue o que fala o MANUAL DE GLOSA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA:

Motivo 42.
Cobrança de exames
complementares através do SIA,
quando os mesmos foram
realizados enquanto o paciente se
encontrava internado.

Logo, se vc gerou a internação do paciente à partir da consulta tudo que for feito após ela deve ser cobrado na AIH.

Desculpe a brincadeira colega.

316940
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por 316940 » Qua Fev 25, 2015 10:33 am

theorossi escreveu:Olá Andreola,

Compreendo por esse manual que apenas o procedimento de Consulta não deve ser cobrado para o BPA e apenas na AIH.

Pergunto: E os procedimentos de Radiologia e Laboratório que estiverem nessa conta ambulatorial? Tem que ser cobrados também na AIH?
Bom dia Theorossi,

Creio que se trata unicamente de como você ou seus auditores interpretam o texto:

"Motivo 42. Cobrança de exames complementares através do SIA, quando os mesmos foram realizados enquanto o paciente se encontrava internado."

No meu entendimento "enquanto o paciente se encontrava internado" significa que o paciente já se encontra internado. Portanto com certeza você não pode cobrar qualquer procedimento ambulatorial a partir da internação.
Só que o seu questionamento é: enquanto ele está em observação no PS e faz alguns exames, como cobro? No SIA ou na AIH?
Traduzindo o texto para o bom português, se ele estava no PS que é Ambulatório e realizou exames no mesmo, os procedimentos devem ser cobrados no SIA. Agora a partir do momento que se faz a consulta juntamente com os resultados dos exames feitos no PS e se constata a necessidade de internação, todos os exames solicitados DAÍ EM DIANTE devem ser cobrados na AIH inclusive esta consulta que gerou a internação.
Como já mencionei anteriormente, somos o GESTOR e não o PRESTADOR. É o que nosso auditor aceita. Segundo ele foram orientações que recebeu em encontros de Auditores onde participou desde seu ingresso como tal.

Espero ter ajudado. 8) :wink:
Gilberto Mello Alves
Setor de Faturamento
Secretaria Municipal de Saúde
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355

theorossi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por theorossi » Qua Fev 25, 2015 12:01 pm

Olá Gilberto,

De ante mão, concordo com sua "tradução" para o nosso português do motivo 42.

Pense comigo todos que por este post passaram e ainda irão passar.

Possuo um paciente (cadastrada no sistema de atendimento ambulatorial) que realiza alguns exames prescritos na FAA(Ficha de Atendimento Ambulatorial), tais como Raio-X e Laboratório - exames comuns para diagnóstico médico e inclusive esse paciente consome alguns medicamentos. Muito bem, pensando em sistema, todos os lançamentos de gastos foi realizado no SETOR PRONTO SOCORRO. Já pensou em repassar tudo isso para uma Internação (totalmente inviável) - e mais, como fica a minha estatística de pacientes que passaram pelo PS e realizaram algum exame?

Bom, em resumo - Paciente que passou pelo PS e precisou internar no mesmo dia, é cobrado apenas a consulta na AIH e na FAA é cobrado os demais exames concordam?

Certo Andreola? Certo Gilberto?

316940
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por 316940 » Qua Fev 25, 2015 3:32 pm

theorossi escreveu:Olá Gilberto,

De ante mão, concordo com sua "tradução" para o nosso português do motivo 42.

Pense comigo todos que por este post passaram e ainda irão passar.

Possuo um paciente (cadastrada no sistema de atendimento ambulatorial) que realiza alguns exames prescritos na FAA(Ficha de Atendimento Ambulatorial), tais como Raio-X e Laboratório - exames comuns para diagnóstico médico e inclusive esse paciente consome alguns medicamentos. Muito bem, pensando em sistema, todos os lançamentos de gastos foi realizado no SETOR PRONTO SOCORRO. Já pensou em repassar tudo isso para uma Internação (totalmente inviável) - e mais, como fica a minha estatística de pacientes que passaram pelo PS e realizaram algum exame?

Bom, em resumo - Paciente que passou pelo PS e precisou internar no mesmo dia, é cobrado apenas a consulta na AIH e na FAA é cobrado os demais exames concordam?

Certo Andreola? Certo Gilberto?
Concordamos (Gestor e Auditor). É desta forma que sempre fizemos desde 1998 quando passamos a ser município pleno.

Um abraço. 8) :) :wink:
Gilberto Mello Alves
Setor de Faturamento
Secretaria Municipal de Saúde
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento [RAAS/BPA/APAC/SISAIH/CIHA]”