Mensagem
por ZUMIRO » Sex Ago 02, 2024 11:11 am
Bom dia...
Esses bugs, na minha opinião, está diretamente relacionado ao maldito campo CPF implantado porcamente no sistema... Até hoje, depois 2 ou 3 versões (e agora a porca versão obrigatória 0220), quem vem dando continuidade as RAAS como é meu caso em residencias terpeuticas desde 2011, bati de frente com o 1º bug mencionado, este mês...
A maioria de meus lançamentos tem data de inicio de 01/11/2012 e ao dar F3 EM QUALQUER LINHA (PACIENTE) DESTA DATA na lista do mês 07/2024, ele trás na tela a renovação SOMENTE DO PACIENTE DA LINHA 1, não importa qual paciente vc escolha para renovar....
Observem que no mês 07, aparece em todas as linhas o campo cpf todo zerado....
Como fiz para contornar essa coisa... CUIDADO...Oque eu explico abaixo tem que se ter noção de informática e do programa RAAS, não dá para um leigo fazer, senão corre o risco de travar todo o sistema ou até mesmo perder tudo (se não tiver backups, lógico!)
Instalei novamente a única versão que roda menos porcamente e usei até a obrigatoriedade da 0220.
A versão 01.61, mas tem de ser instalada em uma pasta diferente da versão atual. Não reinstalar o firebird, deixe ele como está, pois deve estar funcionando normal. Crie uma pasta na unidade c:/ (nome a seu gosto!) e quando for instalar a RAAS antiga, direcione a instalação para essa pasta específica que foi criada e não no caminho padrão mostrado n instalação).
Dá para instalar na mesma máquina, podendo rodar as duas versões no mesmo PC. Ou pode-se usar uma outra máquina para a instalação da versão antiga tambem. Fica a gosto do freguês kkkk. Se for em outra máquina, observe se já existe instalado o firebird 1.5.5 (TEM QUE SER ESSA VERSÃO NAS DUAS MÁQUINAS). Caso não tenha instale ou ter outra versão, desinstale a mesma e reinstale a versão correta para o uso desse maldito RAAS !
Feito isso, aí começa o jogo...
NA VERSÃO ATUAL (02.20) -> eu já tinha virado para o Mês 07 e começou a dar pau, então restaurei meu ultimo backup do mês 06 (o qual sempre faço e mantenho quando mando meu exporta para a DRS já deu tudo certo no faturamento e sem erros). Restaurado esse backup, meu sistema voltou para o mês 06, e então Virei novamente a competencia para o mês 07 e reinstalei o bdsia atual novamente (BDSIA202407a), como se fosse começar o faturamento este mês. Após isso, FAZ UM BACKUP SEM TENTAR FAZER NENHUMA CONTINUIDADE NO MES 07, não mexa no mês 07, deixa ele em branco. Saia do programa.
ABRA A VERSÃO ANTIGA (01.61) -> Instalada essa versão zerada, ela pede o mês de inicio digite o mes vigente (07/2024) e tambem, desntro do programa, preencha os dados do gestor (que está zerado, pois o programa está recem instalado). RESTAURE ESSE NOVO BACKUP criado na versão nova. Aí sim, aqui vc dá continuidade em todos os pacientes normalmente, mas não preencha a terceira aba (ações realizadas), somente salve cada linha, deixando ela "em vermelho" no mês 07. Virada todas as linhas, FAZ UM NOVO BACKUP AQUI NA VERSÃO ANTIGA. Saia do programa.
VOLTE PARA A VERSÃO NOVA (02.20) -> RESTAURE ESSE NOVO BACKUP criado na versão antiga.
Pronto, o mês 07 aparecerá com as linhas viradas corretamente para preenchimento das terceiras abas (ações realizadas).
Faça seu faturamento normalmente nesta versão atual, consista e exporte normalmente para sua DRS (gestor)
Lembram quando eu falei do maldito campo CPF da versão atual????
Então... observem atentamente, quando vc restaurar o backup antigo na versão atual (passo 3 da explicação) as linhas do mês 07 estarão em vermelho pela falta do preenchimento das ações e O CAMPO CPF ESTARÁ EM BRANCO NESTE MÊS e não com zeros.
Quando vc preenche as ações da terceira aba do paciente e salva agora, A LINHA SE TORNA BRANCA (SEM ERROS) E O CAMPO CPF DESSA LINHA É PREENCHIDO COM ZEROS. Isso irá acontecer com todas as linhas posteriores quando se preencher a 3ª aba.
Isso significa que, ao meu parco entendimento, quando o campo cpf fica com zeros (uma vez que ele não existia e a gente só usa o nro da raas para continudade), o bug acontece nas continuidades de um mês para o outro.
Usando a versão antiga para virar os atendimentos (linhas) ele ignora esse campo (que não existe na versão antiga) e deixa ele em branco, possibilitando já versão atual dar continuidade nos atendimentos.
Bom, comigo deu certo aqui e já entreguei meu faturamento com minhas continuidades consistidas e sem erros na versão atual (02.20).... Só resta saber se o programa SIA do gestor (minha DRS) vai consistir de forma correta meu exporta.
No caso de positivo, eu posto aqui.
Essa é unica forma, depois de muitos testes, que encontrei de fazer meu faturamento das continuidades esse mês.
Se vai dar certo eu não sei na DRS... oremos !!!!! KKKK