Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)

Fórum de discusão sobre o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde públicos e privados

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto

sms.uac.fces Jundiai SP
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Re: Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)

Mensagem por sms.uac.fces Jundiai SP » Qua Dez 05, 2012 9:55 am

Assunto: ATENÇÃO A SAÚDE DO IDOSO (CNAE 8711-5/02) - Aguardando resposta da Equipe CNES / DATASUS

Pessoal,

Deem uma olhada nestes tópicos que postei... Foi o que me orientou qdo tive este mesmo problema que ainda não foi resolvido ainda, por enquanto.
Estou enviando esses links para lembrá-la de esclarecer, pois não obtive a resposta, mas preciso resolver por definitivo esse problema.

1) Em 26/06/2012, postei outro tópico no novo Fórum de Discussão do Datasus - ref. 211.
http://forum.datasus.gov.br/viewtopic.p ... 1&t=401820

2) Apensado com o tópico de mesmo assunto no extinto Fórum de Discussão do Datasus - ref. 64 em 26/05/2009
http://forum.datasus.gov.br/viewtopic.php?f=64&t=19954

Pelo que entendi, no sistema do CNES atual (versão 2.8.10) não existe a possibilidade desse cadastramento.

Estou passando cópia para a Luanna Costa (Consultora técnica CGSI/DRAC/SAS/MS) para que juntos possamos pensar numa forma de viabilizar, haja vista as crescentes solicitações.

Temos alguma resposta ???
Aguardo o retorno com os esclarecimentos.

Att.
Juliano - FCES / S.M.S.
VISA P.M.JUNDIAÍ/SP.

fcesRJ
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fcesRJ » Ter Dez 18, 2012 6:45 pm

Perguntei ao Ministério da Saúde:
se uma fábrica possui um serviço de saúde em suas dependências, este deve ser cadastrado no CNES?
mesmo se a atividade economica não for 86?

resposta: Devemos avaliar se tem algum CNAE principal ou secundária com 86 e 87....., ok!!!??

mas pelas portarias do MS e resoluções da Anvisa, sobre o CNES, não são todos os estabelecimentos de saúde que devem ser cadastrados?
não tem unidade que é de sindicato?

resposta: São vinculadas a sindicato, porém tem assistência à saúde?

sim, inclusive o tipo de retenção tributária é Unidade Sindical (15), a natureza da organização é Sindicato (13) e a natureza jurídica é 313-1 Entidade Sindical.
nenhum com atividade econômica 86 ou 87, inclusive atendendo SUS.

Ainda estou esperando a resposta deste e de outros questionamentos.
na minha opinião, todos os estabelecimentos de saúde devem ser cadastrados, não somente os de atividade econômica 86 e 87.
fcesRJ
Secretaria de Estado de Saúde - Rio de Janeiro
cnesrj@gmail.com

fcesRJ
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fcesRJ » Seg Jan 07, 2013 3:53 pm

Olá, pessoal

já têm alguma resposta?
fcesRJ
cnesrj@gmail.com

mateuslfreitas
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por mateuslfreitas » Qui Mar 14, 2013 11:54 am

Algume tem alguma resposta?

fcesRJ
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fcesRJ » Sex Mar 15, 2013 4:22 pm

nenhuma resposta ainda?
fcesRJ
cnesrj@gmail.com

fcesRJ
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fcesRJ » Ter Abr 30, 2013 3:51 pm

Olá,

ninguém responde?
fcesRJ
cnesrj@gmail.com

fcesRJ
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fcesRJ » Qua Jan 28, 2015 11:19 am

Olá,

nenhuma posição quanto ao CNAE ser somente 86 e 87?
existem unidades sindicais que, inclusive, atendem ao SUS, que possuem outros números de CNAE.

e quanto à portaria 118, não deveria este prazo de 6 meses ser somente para unidades SUS? Já é uma dificuldade cadastrar os consultórios isolados e 6 meses depois já estão desativados.
normalmente não tem nenhuma alteração durante este período, para unidades não SUS o prazo deveria ser maior.

abraços e obrigada
fcesRJ
cnesrj@gmail.com

Edilson Lima
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Mensagem por Edilson Lima » Sex Fev 06, 2015 9:03 pm

Colegas, quanto a portaria 118 sobre as desativações dos estabelecimentos por 6 meses de alteração, estou muito preocupado. Já fiz alterações na base do estabelecimento desabilitado, porém, nunca é atualizado pelo cnes federal. Não sei mais o que fazer, pois tudo que estava ao meu alcance foi feito, e a base nunca é atualizada. O pior é que é do SAMU da cidade, e quando acessamos o portal do cnes o mesmo continua desabilitado e como se não houvesse nenhum profissional cadastrado. Seguem anexos como comprovação.
Reafirmo que fiz alterações no Samu, mas envio as bases para o cnes e nunca atualizam na base federal!!! Sempre fica rejeitado na federal, porém, na local faço advertência e consistência a ambas são realizadas com sucesso. Não sei mais o que fazer. Alguém tem uma solução para isso... Estou com medo de bloqueio de recurso por não estarem sendo processadas as produções mensais do Samu. O caso é sério.

Fico no aguardo...
Anexos
rejeitados.jpg
rejeitados.jpg (169.04 KiB) Exibido 2850 vezes
relação.jpg
relação.jpg (162.56 KiB) Exibido 2850 vezes
Samu - desativado.jpg
Samu - desativado.jpg (299.81 KiB) Exibido 2850 vezes
Gostaria de conhecer todas as normas operacionais do SIA,SIHD E CNES, afim de fazer o processamento com precisão. Sou o operador responsável pelo SIA, SIHD E CNES do meu município. Um abraço a todos.

Flávia_MS
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por Flávia_MS » Seg Ago 24, 2015 4:09 pm

Boa tarde!

Tenho aqui no município de Santos uma empresa solicitando CNES cuja atividade econômica principal na Receita Federal não tem relação com a saúde, apenas uma das secundárias. Já na Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária, o CNAE está conforme, iniciando por 86. O problema é que a pessoa descreveu as atividades do local da seguinte forma:

"...neste local realizamos a dispensação de medicamentos e materiais hospitalares para as demais sedes, e também realizamos manipulação de quimioterápicos (serviços de quimioterapia)."

Além disso, disseram que o fornecedor dos medicamentos solicitou o CNES da empresa para poder conceder desconto na compra dos mesmos. Nunca ouvi falar nesta possibilidade, por isso achei estranho.

Devemos cadastrar este estabelecimento? Nesse caso seria considerado como Farmácia?

Grata desde já!
Flávia Mendes

MARCELinho
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por MARCELinho » Sex Ago 13, 2021 11:32 am

É possível gerar CNES para um estabelecimento com o CNAE 8711-5/02 INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS, se sim quais as exigências para este tipo de estabelecimento.

Responder

Voltar para “Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde [CNES]”