Regra Condicionada 0001
Moderadores: leandro.panitz, dogui, viniciuspc, virginia.lucas, michael.diana, fabricio pires, daianearaujo
-
viguini
- Membro Intermediário

Regra Condicionada 0001
Boa tarde, uma duvida surgiu quando a esta glosa que esta ocorrendo no CEO daqui, de acordo com a portaria 911 de 29 de agosto de 2012, o 2º art diz:
Art. 2º Os procedimentos odontológicos, presentes no Anexo desta portaria, quando realizados em pessoas com deficiência em Centro de Especialidades Odontológicas deverão ser informados no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS) através do instrumento de registro Boletim de Produção Ambulatorial individualizado ( BPA- I).
E o lernotas do SIA diz que todos os procedimentos que estão na portaria devem ser feito em BPA-I, exceto os estabelecimentos que não tem as habilitações e afins...
E o que acontece com os pacientes do CEO que não tem deficiência? Pela portaria seria feito o registro como BPA-C, mas o sia aceita somente BPA-I.
Se alguém puder ajudar, agradeço!
Art. 2º Os procedimentos odontológicos, presentes no Anexo desta portaria, quando realizados em pessoas com deficiência em Centro de Especialidades Odontológicas deverão ser informados no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS) através do instrumento de registro Boletim de Produção Ambulatorial individualizado ( BPA- I).
E o lernotas do SIA diz que todos os procedimentos que estão na portaria devem ser feito em BPA-I, exceto os estabelecimentos que não tem as habilitações e afins...
E o que acontece com os pacientes do CEO que não tem deficiência? Pela portaria seria feito o registro como BPA-C, mas o sia aceita somente BPA-I.
Se alguém puder ajudar, agradeço!
-
Sara Novais
- Membro Avançado

Re: Regra Condicionada 0001
Bom dia!!
Viguini,
Estou na mesma situação e sem nenhuma informação a respeito. Estou tentando entrar em contato com a coordenadoria desaúde bucal da nossa regional para ver se eles podem ajudar...dar uma orientação..enfim...mais está dificil.
O Art. 2º da portaria 911...deixa claro...mais o SIA não está aceitando.
Se você tiver algum retorno...por favor poste aqui...eu farei o mesmo.
Viguini,
Estou na mesma situação e sem nenhuma informação a respeito. Estou tentando entrar em contato com a coordenadoria desaúde bucal da nossa regional para ver se eles podem ajudar...dar uma orientação..enfim...mais está dificil.
O Art. 2º da portaria 911...deixa claro...mais o SIA não está aceitando.
Se você tiver algum retorno...por favor poste aqui...eu farei o mesmo.
- viniciuspc
- Moderador

- Contato:
Pessoal,
As regras no SIA foram re-passadas pela CGSI, e é o que está no lernotas do sistema!
Peço que entrem em contato com a CGSI ( cgsi@saude.gov.br ), procurem o Leandro ou a Dr.Emilia.
[]´s
As regras no SIA foram re-passadas pela CGSI, e é o que está no lernotas do sistema!
Peço que entrem em contato com a CGSI ( cgsi@saude.gov.br ), procurem o Leandro ou a Dr.Emilia.
[]´s
-
Sara Novais
- Membro Avançado

viniciuspc escreveu:Pessoal,
[]´s
Vinícius,
Já foi enviado e-mail para CGSI. Aguardando retorno.
Grata
-
Sara Novais
- Membro Avançado

Vinícius,
O BPA terá os serviços e classificações tanto para pessoas deficientes e não deficientes, correto?!
Segue abaixo resposta dos técnicos:
Prezada Sara,
Informamos que conforme a Política Nacional de Saúde Bucal, o atendimento a pessoas com necessidades especiais é especialidade mínima para a configuração do CEO. Portanto, foi definido pela área técnica de saúde bucal do Ministério da Saúde que todos os CEOs aderidos ou não à rede deverão informar os atendimentos em BPA-I, conforme art. 8º a Portaria nº 1341, de 13/06/12.
Copiamos neste e-mail o técnico da Coordenação de Saúde Bucal para os demais esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Cristiane B. Fantinel
Consultora técnica
MS/SAS/DRAC/CGSI
---------------------------------------------------x-----------------------------------------x---------------------------------------
Sara,
Quando o atendimento for realizado em pessoa com deficiência, portanto registrado em BPA-I o sistema está preenchendo automaticamente o serviço 114 – SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL , 007 – ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Att.
CAROLINA DANTAS R. X. DE LUCENA
Consultora Técnica
Coordenação Geral de Sistema de Informação/DRAC/SAS/MS
O BPA terá os serviços e classificações tanto para pessoas deficientes e não deficientes, correto?!
Segue abaixo resposta dos técnicos:
Prezada Sara,
Informamos que conforme a Política Nacional de Saúde Bucal, o atendimento a pessoas com necessidades especiais é especialidade mínima para a configuração do CEO. Portanto, foi definido pela área técnica de saúde bucal do Ministério da Saúde que todos os CEOs aderidos ou não à rede deverão informar os atendimentos em BPA-I, conforme art. 8º a Portaria nº 1341, de 13/06/12.
Copiamos neste e-mail o técnico da Coordenação de Saúde Bucal para os demais esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Cristiane B. Fantinel
Consultora técnica
MS/SAS/DRAC/CGSI
---------------------------------------------------x-----------------------------------------x---------------------------------------
Sara,
Quando o atendimento for realizado em pessoa com deficiência, portanto registrado em BPA-I o sistema está preenchendo automaticamente o serviço 114 – SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL , 007 – ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Att.
CAROLINA DANTAS R. X. DE LUCENA
Consultora Técnica
Coordenação Geral de Sistema de Informação/DRAC/SAS/MS
- viniciuspc
- Moderador

- Contato:
Sara,
A Cristiane da CGSI entrou em contato conosco, ainda estamos conversando para que não haja mais duvidas, a principio, o SIA vai aceitar a produção BPA-C e só aceitara a produção BPA-I se houver habilitacao e serv/class adequado...
iremos avisa assim que sair a versao!
[]´s
A Cristiane da CGSI entrou em contato conosco, ainda estamos conversando para que não haja mais duvidas, a principio, o SIA vai aceitar a produção BPA-C e só aceitara a produção BPA-I se houver habilitacao e serv/class adequado...
iremos avisa assim que sair a versao!
[]´s
-
Sara Novais
- Membro Avançado

Bom dia Vinícius,
Esta certo...aguardarei nova versão.
Grata
Esta certo...aguardarei nova versão.
Grata
-
Sara Novais
- Membro Avançado

Vinícius, bom dia!!
Com a versão 03.19 resolveu.
Muito obrigada.
Com a versão 03.19 resolveu.
Muito obrigada.
Boa tarde, tenho um sistema de Gestão da Saúde para a área pública, importei a tabela do SIGTAP nele percebi que os procedimentos de odontologia ficaram com dois Instrumento de Registro, 01 - Consolidado e 02 Individualizado, gostaria de saber qual mandar para o SIA, o 01 ou o 02, ajudem ai pelo amor de Deus galera !
Att,
Vinicius
Att,
Vinicius
Alguém poderia me ajudar ?
-
Sara Novais
- Membro Avançado

bigatao escreveu:Alguém poderia me ajudar ?
Esses procedimentos são referentes a Portaria 911?. Vocês tem CEO?
Sara Novais escreveu:bigatao escreveu:Alguém poderia me ajudar ?
Sim, tenho CEO no meu municipio, porém esse mesmo procedimento for executado em uma UBS eu envio consolidado, se for um CEO eu envio individualizado, é isso ?
-
Sara Novais
- Membro Avançado

bigatao escreveu:Sara Novais escreveu:bigatao escreveu:Alguém poderia me ajudar ?
Sim, tenho CEO no meu municipio, porém esse mesmo procedimento for executado em uma UBS eu envio consolidado, se for um CEO eu envio individualizado, é isso ?
Bom dia!
Se no CEO fizer atendimento em pessoas especiais sim...caso não atenda...é lançado no consolidado.
Veja orientação do lernotas.tx do bdsia versão 03.19. Verifica se no CEO tem habilitação com o serv/class. abaixo citado.
VERSAO SIA0319 10/12/2012
- ALTERACAO NA REGRA CONDICIONADA 0001, ACEITA A PRODUÇÃO EM BPA-C INDEPENDENTE DE
HABILITACAO E SERV/CLASS.
. PARA A PRODUCAO EM BPA-I, O ESTABELECIMENTO POSSUIR A HABILITACAO 0403 OU
0404 OU 0405, E O PROCEDIMENTO DEVE SER APRESENTADO COM SERV/CLASS.114/007 INFORMADO
NA PRODUÇÃO.