CADASTRO DE EQUIPES ESF

Fórum de discusão sobre o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde públicos e privados

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto

luanna.costa
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Equipe Incompleta

Mensagem por luanna.costa » Qua Mai 02, 2012 5:17 pm

caedurodrigues escreveu:Eu tenho uma Equipe no município em que eu trabalho com aviso de 60 dias. Aqui quando eu rodei a
consistência deu no relatório de ocorrências que ela estava criticada e sem condições para exportação.
O município não tem um prazo de 90 dias para corrigir esse problema contratando o profissional que está
faltando ? O que fazer nesse caso ? Tem como eu realizar a produção no SIA/SUS dos outros estabelecimentos
de saúde ou não ? eu posso enviar a competência desse mês mesmo estando essa equipe criticada ?

Desde já eu agradeço eu agradeço pela contribuição.

Carlos Eduardo Chipoleschi Rodrigues
Assistente Administrativo
Apiacá-ES
e-mail: faturamentosaude@apiaca.es.gov.br
Prezado,

A Portaria GM/MS n° 2.488/2011 alterou este prazo para 60 dias. Por favor, proceda a leitura desta portaria.

Att,
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS

Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal

caedurodrigues
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por caedurodrigues » Qua Mai 02, 2012 11:48 pm

Obrigado Luana pelo esclarecimento. Essa portaria infelizmente não tinha chegado em minhas mãos.
Mas eu tinha encaminhado ofício ao secretário de saúde alertando que não deveria deixar a equipe incompleta pelo prazo
superior a 60 dias. Mas o infelizmente os profissionais que foram chamados pelo processo seletivo até o presente momento
não tinham aceitado. Se efetivar a contratação do profissional antes de fechar a competência 04/2012, e eu alimentar o SCNES vai
estar sanado o problema ou a secretaria municipal deverá tomar algum outro tipo de atitude conforme a referida portaria?

Apiacá-ES

luanna.costa
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por luanna.costa » Sex Mai 04, 2012 5:58 pm

caedurodrigues escreveu:Obrigado Luana pelo esclarecimento. Essa portaria infelizmente não tinha chegado em minhas mãos.
Mas eu tinha encaminhado ofício ao secretário de saúde alertando que não deveria deixar a equipe incompleta pelo prazo
superior a 60 dias. Mas o infelizmente os profissionais que foram chamados pelo processo seletivo até o presente momento
não tinham aceitado. Se efetivar a contratação do profissional antes de fechar a competência 04/2012, e eu alimentar o SCNES vai
estar sanado o problema ou a secretaria municipal deverá tomar algum outro tipo de atitude conforme a referida portaria?

Apiacá-ES
Você deve contar os 60 dias após a data de desligamento inserida no cadastro da equipe. Neste período a equipe ainda estará válida, após será invalidada.

Att,
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS

Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal

smpaty
Membro Novato
Membro Novato

Equipes de Consultório de Rua

Mensagem por smpaty » Qua Mai 23, 2012 1:09 pm

Boa tarde!!
Cadastrei uma equipe de consultório de rua, mas ela está com inconsistência.
O programa dá dois erros: 0825 - Eq ECR_M2/M3 com qtd de prof. Médio dif 3 e 0824 - Eq ECR_M2/M3 com qtd de prof. Superior dif 3, pelo que entendi a equipe precisa de 3 profissionais com nível superior e 3 com nível médio, assim sendo, cadastrei 02 Auxiliares de Enfermagem, 01 Técnico em Saúde Bucal, 01 Assistente Social, 01 Enfermeiro e 01 Psicólogo. Por que o erro persiste????

Patrícia Mendes - SMS LOndrina/PR
Patricia Mendes
DACA/Faturamento - Villa da Saúde - SMS/Londrina
patricia.mendes@asms.londrina.pr.gov.br

carmencsb
Membro Avançado
Membro Avançado

Desligamento de profissionais da ESF?!?

Mensagem por carmencsb » Sex Ago 17, 2012 8:15 am

No nosso município há vários profissionais de ESF de nível médio que estão concorrendo a cargo eletivo de vereador, a minha dúvida é se devo desligar tais profissionais de suas Equipes durante esse período.

Atenciosamente,
Carmen
Itapiúna-CE.

norma suely ferreira souz
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Desligamento de profissionais da ESF?!?

Mensagem por norma suely ferreira souz » Qua Set 05, 2012 2:03 pm

Todos os afastamentos deverão ser registrados, independente do motivo.
Norma Suely Ferreira Souza Américo
CRS-SES-SP

kelioliveira
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por kelioliveira » Qui Set 06, 2012 10:47 am

mas se nao tiver outras pessoas para por nos lugares das que estao saindo, a equipe nao vai consistir!!?

Edegar L
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Edegar L » Qui Set 06, 2012 3:46 pm

Nesse caso acho que a equipe deixara de existir sugiro que não exclua deixe como está
Att:Edegar Otaku
DIGITADOR
CNES, SIA, SIAB, TEI SAUDE, SISAGUA, AGHOS AMBULATORIAL, SISREG III.
Secretária de Saúde de Mariana Pimentel-Rio Grande do Sul

Patty
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Patty » Seg Set 10, 2012 3:24 pm

Também estou com essa dúvida. Gostaria da orientação de algum dos moderadores.

Grata

Patrícia Marques
SMS-Itapipoca/CE

Patrícia,

Se estes profissionais de fato estão afastados e não exercem mais as suas atividades na equipe, devem ser desligados da equipe. O status da equipe ficará aprovado por 60 (sessenta) dias após a data desligamento informada no cadastro da equipe.

É errado manter vinculados profissionais no cadastro da equipe que não mais trabalham lá. O correto é que providenciar a substituição destes profissionais neste período de 60 dias.

Att,

paulinho2
Membro Avançado
Membro Avançado

Desligamento de profissionais ESF

Mensagem por paulinho2 » Qui Out 18, 2012 7:18 am

Bom dia,
O médico de uma das minhas ESFs vai sair. Mas não estão encontrando outro profissional para substitui-lo. Entao vai a minha dúvida: eu desligo ele da equipe, então tenho 90 dias para inserir outro? e a produção, mando apenas a da enfermagem? e para desligar é só entrar no cadastro do profissional e colocar a data de desligamento?
Obrigado
Paulo Cesar

Wilson Ferraz
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Desligamento de profissionais ESF

Mensagem por Wilson Ferraz » Qui Out 18, 2012 8:16 am

Paulo Cesar, bom dia.
Em relação ao seu questionamento, vc irá excluir o profissional da Equipe de ESF e desligar do Estabelecimento, é só colocar a data do desligamento no cadastro do Profissional, especificar o motivo e gravar. Fazendo isto, essa equipe de ESF irá ficar com inconsistência onde não poderá enviar nenhuma produção até cadastrar novo profissional. Neste caso vc poderá ficar até 90 dias ou 3 competências sem enviar a produção da ESF em questão.
Espero ter ajudado.

Wilson

caedurodrigues
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por caedurodrigues » Qui Out 18, 2012 10:12 am

Paulo Cesar, bom dia. O Prazo não é mais de 90 dias, e segundo a portaria 2.488, de 21 de outubro de 2011, a equipe não pode ficar sem o profissional por um período superior a 60 dias.
Você não tem que excluir o profissional, pois a sua equipe ficaria inconsitente e vc não poderia enviar a produção da mesma. Vai no menu cadastros-equipes-alterar-aí vai aparecer
a caixa de diálogo Equipes de Saúde, aí você seleciona a equipe-vai depois em caracterização-seleciona o profissional que vc deseja desligar-coloca a data do
desligamento e grava. Depois você vai em cadastros-profissionais-alterar-procura o profissional e coloca a data do desligamento
dele do estabelecimento de Saúde, e grava. Aí vc vai poder mandar a produção da sua equipe normalmente. Assim que o seu município contratar um outro profissional aí vc vai no menu cadastro-
equipes e exclui o profissional que lá se encontra com a data de desligamento e insere o outro que foi contratado.

Apiacá-Es

e-mail:faturamentosaude@apiaca.es.gov.br

paulinho2
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por paulinho2 » Qui Out 18, 2012 11:54 am

Seguindo estes passos (somente desligando o profissional da equipe) então posso mandar a produção da enfermagem e exportar a equipe normalmente no CNES? ela nao ficara inconsistente? e se nao contratar dentro deste prazo o municipio perde verba?
Obrigado
P.C.

caedurodrigues
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por caedurodrigues » Qui Out 18, 2012 12:44 pm

Sim, o Ministério da Saúde suspenderá os repasses dos incentivos referentes às equipes e aos serviços citados na portaria. Logo após desligá-lo da equipe,
não se esqueça de desliga-lo como profissional do estabelecimento de saúde, e deve ser colocada a mesma data que
foi feito o desligamento do profissional da equipe.E a partir daí a sua equipe não ficará inconsistente e você poderá enviar a produção da equipe.
Não deixe de ler a portaria 2.488, de 21 de outubro de 2011.

Apiacá-Es

e-mail:faturamentosaude@apiaca.es.gov.br

paulinho2
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por paulinho2 » Qui Out 18, 2012 1:39 pm

Obrigado pela resposta Carlos.
Com a troca de gestão em meu municipio vamos diversos profissinais novos.
Espero nao ter problemas quanto a duplicidade, enfim esses conflitos todos no cnes né.
Att,
Paulo Cesar

Responder

Voltar para “Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde [CNES]”