EQUIPE DE PSF - COMO DESVINCULAR PROFISSIONAL?
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa
- denismaster
- Membro Avançado

EQUIPE DE PSF - COMO DESVINCULAR PROFISSIONAL?
Situação:
4 ACS foram demitidos em uma equipe.
Tenho 4 novos ACS para ocupar seus lugares.
Então vejo que na pt 750 temos que alterar no cadastro da equipe a vinculação dos profissionais demitidos informando a data de desligamento. Feito isso é que vêm a duvida:
No momento que tento incluir outro ACS na equipe e informar para o cnes a sua microárea de atuação o cnes diz que já tem outro profissional trabalhando na tal microárea.
Pergunto: Se o profissional já está informado como desligado porque o cnes não deixa eu cadastrar outro profissional na área que ele atuava? Ou é certo eu excluir o ACS da equipe antes de incluir o novo ACS?
Então vejo que na pt 750 temos que alterar no cadastro da equipe a vinculação dos profissionais demitidos informando a data de desligamento. Feito isso é que vêm a duvida:
No momento que tento incluir outro ACS na equipe e informar para o cnes a sua microárea de atuação o cnes diz que já tem outro profissional trabalhando na tal microárea.
Pergunto: Se o profissional já está informado como desligado porque o cnes não deixa eu cadastrar outro profissional na área que ele atuava? Ou é certo eu excluir o ACS da equipe antes de incluir o novo ACS?
Dennis - SMS Cachoeirinha - RS
- Teylo L. Aguiar
- Membro Avançado

- Contato:
- LISLUCIANO
- Membro Avançado

Re: EQUIPE DE PSF - COMO DESVINCULAR PROFISSIONAL?
No meu ver acho correto antes de incluir um novo ACS exclui-lo, ja que não pode haver 02 na mesma microárea.
denismaster escreveu:Situação:
- denismaster
- Membro Avançado

Se for assim mesmo quem me garante que a notificação do desligamento (data de desligamento) do ACS irá chegar ao cnes?LISLUCIANO escreveu:No meu ver acho correto antes de incluir um novo ACS exclui-lo, ja que não pode haver 02 na mesma microárea.
No SIAB eu vi que o pessoal desligado continua na lista da equipe como inativo e permite logicamente que se cadastre novo ACS na microárea. Mas no CNES isso não é possível. Creio que seja BUG.
- Teylo L. Aguiar
- Membro Avançado

- Contato:
Exatamente, afinal, se excluirmos o pofissional, não saberemos mais, pelo sistema, quando ele foi desativado.denismaster escreveu:No SIAB eu vi que o pessoal desligado continua na lista da equipe como inativo...
Teylo Laundos Aguiar
Secretaria Municipal da Saúde
Imperatriz-MA
Imperatriz-MA
-
ElizeteSoares
- Membro Avançado

Nao é BUG no CNES nao. E quem determina que um ACS corresponde a uma microarea é a PT GM 648/2006. A regra é colocar o desligamento se voce nao tem nenhum ACS para substituir o que sai. Esta mesma PT permite que fique 90 dias sem o profissional sem prejuizo para a equipe. No seu caso voce ja tem profissional para substituir o ACS que se desligou. Fica a mesma situação de quando sai um profissional e entra outro em seu lugar.
Entendido?
Elizete Soares
Técnica Especializada
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasília - DF
Telefones : 3315 2420/2698/2723/2209
e-mail : elizete.soares@saude.gov.br
Entendido?
Elizete Soares
Técnica Especializada
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasília - DF
- denismaster
- Membro Avançado

A questão é: Tenho que excluir o que sai? Pois somente assim posso colocar outro no lugar, mas assim não saberemos mais pelo cnes quem saiu e quando saiu da equipe.ElizeteSoares escreveu:Nao é BUG no CNES nao. E quem determina que um ACS corresponde a uma microarea é a PT GM 648/2006. A regra é colocar o desligamento se voce nao tem nenhum ACS para substituir o que sai. Esta mesma PT permite que fique 90 dias sem o profissional sem prejuizo para a equipe. No seu caso voce ja tem profissional para substituir o ACS que se desligou. Fica a mesma situação de quando sai um profissional e entra outro em seu lugar.
Entendido?
Elizete Soares
Técnica Especializada
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasília - DF
- crisfp
- Membro Avançado

No meu municipio eu faço o seguinte excluo o ACS da equipe, retiro o vinculo dele com a unidade e pronto. A ficha dele eu arquivo com a data do desligamento. Não sei se é o correto mas foi assim que me ensinaram (comecei a mexer no CNES tem 03 meses apenas). Depois só incluo o outro ACS e fica tudo certo. 
- Teylo L. Aguiar
- Membro Avançado

- Contato:
Correto, na ficha, tudo bém, contudo questionamos que: através do SCNES, não teremos como saber.crisfp escreveu:No meu municipio eu faço o seguinte excluo o ACS da equipe, retiro o vinculo dele com a unidade e pronto. A ficha dele eu arquivo com a data do desligamento. Não sei se é o correto mas foi assim que me ensinaram (comecei a mexer no CNES tem 03 meses apenas). Depois só incluo o outro ACS e fica tudo certo.
Teylo Laundos Aguiar
Imperatriz-MA
Imperatriz-MA
- admhfats
- Membro Avançado

Elizete, compartilho a mesma dúvida dos colegas, atualmente para incluir um novo agente temos que excluir o antigo da equipe e depois disso feito, não temos como saber pelo SCNES quem já trabalhou na equipe e qdo foi seu desligamento. E ao sair a nova versão do SIAB, ao exportar para o SIAB, será exportado estes profissionais com a data do seu desligamento? Pois hoje pelo siab consigo ver quem já trabalhou nas equipes e qdo se desligaram.
Atenciosamente
Mario
ADMHFATS
Ibiraci-MG
Atenciosamente
Mario
ADMHFATS
Ibiraci-MG
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG
-
ElizeteSoares
- Membro Avançado

Pessoal,
Além do arquivo da ficha preenchida contendo estas informações que é obrigatório, voce tem a funcionalidade de Consultar Historico na sua própria base:OUTROS/CONSULTAR HISTORICO.
Além do que todas estas informações constam do histórico do banco de dados que voces tem toda a base armazenada, bem como o Estado, que a recebe via transmissor. O Datasus também guarda as bases e todo histórico.
Todo profissional que sai e todo estabelecimento que deixa de funcionar e por isso é desativado tem a sua movimentação guardada no historico da base.
Elizete Soares
Técnica Especializada
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasília - DF
Além do arquivo da ficha preenchida contendo estas informações que é obrigatório, voce tem a funcionalidade de Consultar Historico na sua própria base:OUTROS/CONSULTAR HISTORICO.
Além do que todas estas informações constam do histórico do banco de dados que voces tem toda a base armazenada, bem como o Estado, que a recebe via transmissor. O Datasus também guarda as bases e todo histórico.
Todo profissional que sai e todo estabelecimento que deixa de funcionar e por isso é desativado tem a sua movimentação guardada no historico da base.
Elizete Soares
Técnica Especializada
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasília - DF
-
luciano amorim
- Membro Recente

Teixeira-PB, 30 de junho 2010
A pergunta não é bem desvincular um profissional, mais é a seguinte: Desativei um médico da equipe saúde da familia, e já completou agora nessa competencia os 90 dias sem profissional. Só que não conseguimos encontrar outro o que fazer para que não seja bloqueada a equipe nem perder o recurso financeiro?
atenciosamente,
luciano amorim
digitador
A pergunta não é bem desvincular um profissional, mais é a seguinte: Desativei um médico da equipe saúde da familia, e já completou agora nessa competencia os 90 dias sem profissional. Só que não conseguimos encontrar outro o que fazer para que não seja bloqueada a equipe nem perder o recurso financeiro?
atenciosamente,
luciano amorim
digitador