Declaração de não envio
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto
- Jackson Soares
- Membro Avançado

DUVIDAS CNES - Declaração de Não Envio de Base
Bom dia pessoal,
Como todos já viram uma das novas implementações da versão 2.5.30 do CNES é o envio da Declaração de Não Envio de Base. Gostaria de saber se essa declararação só deve ser enviada, caso o municipio esteja com o envio de alguma competencia em atraso?
Att.
Jackson.
Como todos já viram uma das novas implementações da versão 2.5.30 do CNES é o envio da Declaração de Não Envio de Base. Gostaria de saber se essa declararação só deve ser enviada, caso o municipio esteja com o envio de alguma competencia em atraso?
Att.
Jackson.
- André Silva
- Membro Avançado

Re: DUVIDAS CNES - Declaração de Não Envio de Base
jackson,
Isso msm, o arquivo .DNE só deverá ser gerado para competências que não foram enviados ao DATASUS via transmissor. Para possibilitar a geração dos TXT's para o processamento.
Isso msm, o arquivo .DNE só deverá ser gerado para competências que não foram enviados ao DATASUS via transmissor. Para possibilitar a geração dos TXT's para o processamento.
-
luanna.costa
- Membro Avançado

Re: DUVIDAS CNES - Declaração de Não Envio de Base
Sr. Jackson,Jackson Soares escreveu:Bom dia pessoal,
Att.
Jackson.
A resposta é sim. Solicito leitura do LEIA-ME da versão SCNES 2.5.30 que traz detalhamento sobre esta funcionalidade.
Att,
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal
-
Beatriz Porto
- Membro Intermediário

municipio sem gestão municipal
Ola pessoal.
Eu trabalho no Município de Minas o Leão e aqui não temos nenhuma gestão que seja
municipal. Somente dupla e Estadual.
No mês de julho, devido não termos gestão municipal, não consegui fazer a exportação pelo transmissor
e consequentemente, não consegui gerar o SIA.
Com a versão 2530, abriu-se a possibilidade de se gerar o TXT, no que estou no aguardo, pois
fiz a transmissão do arquivo .dne hoje.
Mas já estou na competência agosto.
Pergunto:
Com a transmissão .dne eu vou conseguir retornar a competência e gerar o SIA de julho/11?
No 4º iten do leia-me diz que na competência corrente vai ser rejeitado todos os arquivos .dne,
como fica a situação do meu Município que não tem gestão que seja somente municipal e não consegue
fazer exportação via transmissor.
No aguardo de um retorno
Grata.
Bia.
Eu trabalho no Município de Minas o Leão e aqui não temos nenhuma gestão que seja
municipal. Somente dupla e Estadual.
No mês de julho, devido não termos gestão municipal, não consegui fazer a exportação pelo transmissor
e consequentemente, não consegui gerar o SIA.
Com a versão 2530, abriu-se a possibilidade de se gerar o TXT, no que estou no aguardo, pois
fiz a transmissão do arquivo .dne hoje.
Mas já estou na competência agosto.
Pergunto:
Com a transmissão .dne eu vou conseguir retornar a competência e gerar o SIA de julho/11?
No 4º iten do leia-me diz que na competência corrente vai ser rejeitado todos os arquivos .dne,
como fica a situação do meu Município que não tem gestão que seja somente municipal e não consegue
fazer exportação via transmissor.
No aguardo de um retorno
Grata.
Bia.
-
Beatriz Porto
- Membro Intermediário

Re: municipio sem gestão municipal
Não tem ninguém que possa me dar um retorno sobre o assunto?
Ao menos sobre a situação dos municipios sem gestão municipal.
Já estou em atraso com a produção de julho e logo estarei com a de agosto trambém.
Se tiver alguém que possa me dizer alguma coisa.
Grata.
Bia.
Ao menos sobre a situação dos municipios sem gestão municipal.
Já estou em atraso com a produção de julho e logo estarei com a de agosto trambém.
Se tiver alguém que possa me dizer alguma coisa.
Grata.
Bia.
-
sms.sericita
- Membro Recente

Declaração de não envio
Para que serve a declaração de não envio?
É para competencias que não foram enviadas pelo scnes?
Ela é enviada pelo transmissor?
Após envia-la posso gerar txt para enviar o SIA?
Pde ser enviada a quaquer momento?
É para competencias que não foram enviadas pelo scnes?
Ela é enviada pelo transmissor?
Após envia-la posso gerar txt para enviar o SIA?
Pde ser enviada a quaquer momento?
- Carlos7L
- Membro Avançado

Re: Declaração de não envio
A declaração de não envio de base é para o gestor que não fez nenhuma exportação da base CNES ao Datasus via Transmissor em alguma competência passada e precisa gerar a base TXT para o SIA/SIH/CHIA desta competencia.
Ao gerar a Declaração deve informar a competência em que não fez a exportação, será gerado um arquivo com extenção .DNE que deverá ser enviado pelo Transmissor. Após o envio da DNE, essa informação constará no arquivo municípios Brasil e será permitido gerar o txto.
VEJA PARTE DO LEIA-ME DA VERSÃO 2530 DO SCNES:
1. Criação da funcionalidade “Declaração de não envio de Base”, no menu Movimento/Exportação, com o objetivo possibilitar que o gestor local possa notificar ao Módulo Transmissor o não envio de base de dados referente a competências passadas e pendentes, para até 06 (seis) competências anteriores a competência corrente.
Essa funcionalidade irá gerar um arquivo do tipo CNESXXYYYYYYCCCCCC.dne, onde:
XX = Sigla do Estado
YYYYYY = código IBGE do Gestor
CCCCCC = Competência do Arquivo
dne = extensão do arquivo
Observações e Críticas:
1º O Módulo Transmissor deverá permitir o envio desse tipo de arquivo para competências passadas do CNES.
2º Os arquivos de extensão .BCK deverão permanecer impedidos de envio para competências passadas.
3º Se o gestor que estiver enviando o arquivo de Declaração de Não envio de Base já estiver enviado outro arquivo Válido com o formato com extensão .bck na mesma competência, o Módulo Transmissor deverá rejeitar a transmissão.
4° Na competência corrente o Módulo Transmissor deverá rejeitar todos os arquivos com extensão .DNE.
Ao gerar a Declaração deve informar a competência em que não fez a exportação, será gerado um arquivo com extenção .DNE que deverá ser enviado pelo Transmissor. Após o envio da DNE, essa informação constará no arquivo municípios Brasil e será permitido gerar o txto.
VEJA PARTE DO LEIA-ME DA VERSÃO 2530 DO SCNES:
1. Criação da funcionalidade “Declaração de não envio de Base”, no menu Movimento/Exportação, com o objetivo possibilitar que o gestor local possa notificar ao Módulo Transmissor o não envio de base de dados referente a competências passadas e pendentes, para até 06 (seis) competências anteriores a competência corrente.
Essa funcionalidade irá gerar um arquivo do tipo CNESXXYYYYYYCCCCCC.dne, onde:
XX = Sigla do Estado
YYYYYY = código IBGE do Gestor
CCCCCC = Competência do Arquivo
dne = extensão do arquivo
Observações e Críticas:
1º O Módulo Transmissor deverá permitir o envio desse tipo de arquivo para competências passadas do CNES.
2º Os arquivos de extensão .BCK deverão permanecer impedidos de envio para competências passadas.
3º Se o gestor que estiver enviando o arquivo de Declaração de Não envio de Base já estiver enviado outro arquivo Válido com o formato com extensão .bck na mesma competência, o Módulo Transmissor deverá rejeitar a transmissão.
4° Na competência corrente o Módulo Transmissor deverá rejeitar todos os arquivos com extensão .DNE.
- hermesjunior
- Membro Avançado

Depois de mandar o arquivo CNESXXYYYYYYCCCCCC.dne, é só baixar o arquivo municipiobrasil?
Hermes Júnior
Digitador
SMS
Barra do Corda - MA
Telefones : 99 8402-0965 / 8121-6378
e-mail : hermesjunior@hotmail.com
Digitador
SMS
Barra do Corda - MA
Telefones : 99 8402-0965 / 8121-6378
e-mail : hermesjunior@hotmail.com
-
luanna.costa
- Membro Avançado

hermesjunior escreveu:Depois de mandar o arquivo CNESXXYYYYYYCCCCCC.dne, é só baixar o arquivo municipiobrasil?
A CGSI orienta que após o envio da declaração de não envio aguarde 24 horas e na sequência atualize o arquivo de Municípios Brasil.
Att,
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
- Carlos7L
- Membro Avançado

TXT Comp. 2011 Declaração de não envio de Base
Estou auxiliando um município de nossa regional a gerar txt no CNES das competencias de 2011 para fazer o SIA. Mas a partir da competência 07 o SCNES não está gerando o txt, falando que o município precisa exportar a competência, mas o município já gerou as Declarações de não envio de base, atualizou o arquivo municípios Brasil referente a competência e não consegue gerar o txt.
Descompactei arquivos municípios Brasil das competências 07 e 08 e no arquivo Municípios.txt consta na linha onde aparece o município a competência 201106. Parece que os arquivos municípios Brasil não foram atualizados com a informação de que o município enviou declaração de não envio de base das competências de 2011, a partir da 07.
Se alguém puder nos ajudar sobre como gerar esses txt.
Descompactei arquivos municípios Brasil das competências 07 e 08 e no arquivo Municípios.txt consta na linha onde aparece o município a competência 201106. Parece que os arquivos municípios Brasil não foram atualizados com a informação de que o município enviou declaração de não envio de base das competências de 2011, a partir da 07.
Se alguém puder nos ajudar sobre como gerar esses txt.
- norma suely ferreira souz
- Membro Avançado

Re: TXT Comp. 2011 Declaração de não envio de Base
Já baixou o arquivo de município para atualizar a base ?
Norma Suely Ferreira Souza Américo
CRS-SES-SP
CRS-SES-SP
- Carlos7L
- Membro Avançado

Ja baixamos o arquivo municípios da Brasil da competência anterior em processamento, atualizamos no sistema, mas é como se não constasse no arquivo a informação de que o município enviou a declaração de não envio de base e o SCNES não gera o txt.
-
Beatriz Porto
- Membro Intermediário

Caso não tenha conseguido resolver, tenta isto que acredito que vai dar certo:
Fiz a exportação necessaria de cada mês, baixei o Municipios Brasil atual (do mês que estamos)e a partir daí consegui gerar o txt.
Boa sorte.
Bia.
Fiz a exportação necessaria de cada mês, baixei o Municipios Brasil atual (do mês que estamos)e a partir daí consegui gerar o txt.
Boa sorte.
Bia.
- Carlos7L
- Membro Avançado

O problema é que o municipio está processando o SIA de competencias de 2011 e não fez exportação do CNES durante o ano e por isso não consegue gerar o txt das competências de 2011 a partir do mes 07 que exige que tenha feito pelo menos uma exportação. E pelo que entendi, o município que não fez a exportação da base de competencia passada, deve gerar a declaração de não envio de base e enviar pelo transmissor e dessa forma poder gerar o txt. O município fez isso, porem o SCNES ainda não etava permitindo gerar txt, mesmo atualizando o arquivo municípios Brasil da competencia atrasada ou da atual.