PROFISSIONAL VINCULADO NAO CADASTRADO
Moderadores: sergiosilva, virginia.lucas, andressa.gorla, michael.diana, Carolina Lucena, Tereza Faillace, daianearaujo, RosanaDatasus
PROFISSIONAL VINCULADO NAO CADASTRADO
Estamos com várias AIHs rejeitadas com a mensagem de PROFISSIONAL VINCULADO NÃO CADASTRADO (DOC 980016284879674). Verificamos o CNES local e nacional e ele está devidamente cadastrado com o CBO informado com vinculo empregaticio, a partir da competencia março/12, conforme lançado na AIH. O CNS lançado corretamente. Não estamos conseguindo verificar onde está o erro.
O CNES do estabelecimento é 220.652-8.
Att.
Tania
Secretaria Municipal de Saúde
Sete Lagoas/MG
TANIA
Membro Avançado
Data de registro: Seg Jul 19, 2004 1:21 pm
Att.
Tania
Sete Lagoas/MG
TANIA
Membro Avançado
Data de registro: Seg Jul 19, 2004 1:21 pm
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

Re: PROFISSIONAL VINCULADO NAO CADASTRADO
Verifique a competência de execução do procedimento na linha na qual o profissional foi rejeitado. Se for a competência de processamento atual, basta voltar o SCNES, reimportar o arquivo de CNS de Profissionais, consistir, gerar novamente os arquivos texto e reimportá-los para o SIHD. Se a competência de execução for anterior a competência 05/2012 será necessário reprocessar a competência e todas as posteriores, efetuando os mesmos passos descritos acima.TANIA escreveu:Estamos com várias AIHs rejeitadas com a mensagem de PROFISSIONAL VINCULADO NÃO CADASTRADO (DOC 980016284879674). Verificamos o CNES local e nacional e ele está devidamente cadastrado com o CBO informado com vinculo empregaticio, a partir da competencia março/12, conforme lançado na AIH. O CNS lançado corretamente. Não estamos conseguindo verificar onde está o erro.
Att.
Tania
Sete Lagoas/MG
Rosana
DATASUS-RJ
-
Adriana CBB
- Membro Avançado

Rosana,
Estamos com o mesmo problema com um dos nossos prestadores, gostaria q se possível vc pudesse me enviar passo a passo como devo proceder, vou enviar p vc o espelho da AIH, caso seja necessário vc analisar.
Agradeço desde já sua atenção e fico aguardando uma resposta.
Adriana
CGSUS - FMS
Teresina - PI
Estamos com o mesmo problema com um dos nossos prestadores, gostaria q se possível vc pudesse me enviar passo a passo como devo proceder, vou enviar p vc o espelho da AIH, caso seja necessário vc analisar.
Adriana
CGSUS - FMS
Teresina - PI
- Anexos
-
- ESPELHO AIH_MATADOURO.rar
- (13.96 KiB) Baixado 147 vezes
- nara lima
- Membro Avançado

Boa tarde!
Estamos com o mesmo problema em Sorocaba, e num volume de erros significativo.
Porém não consegui entender sua explicação Rosana, você poderia nos passar o passo-a-passo dessa resolução?
At.
Porém não consegui entender sua explicação Rosana, você poderia nos passar o passo-a-passo dessa resolução?
At.
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

Em primeiro lugar Adriana, é preciso verificar se o profissional está realmente cadastrado no SCNES com vínculo empregatício. Se não estiver, e ele for autônomo, o lançamento na AIH é que está errado, basta assim, acertá-lo, deixando em branco o campo CNES/CNPJ.Adriana CBB escreveu:Rosana,
Adriana
CGSUS - FMS
Teresina - PI
Caso o profissional esteja realmente cadastrado com vínculo empregatício, o problema está na informação gerada pelos arquivos texto do SCNES na competência 03/2012 (competência de execução do procedimento na linha onde ocorreu a rejeição por profissional na AIH enviada), sendo a única forma de acerto, o reprocessamento a partir desta competência. com nova geração de arquivos texto do SCNES.
O que acontece é que por alguma inconsistência no cadastro, ao gerar os arquivos texto a serem importados para o SIHD o CNES não gerou a informação do profissional ou gerou-a sem o CNS. Para acertar é preciso não apenas gerar novo arquivo texto na competência como também efetuar o reprocessamento da mesma no SIHD.
É importante notar que o problema ocorreu no processamento da competência 03/2012. Se estas rejeições tivessem sido verificadas e acertadas na época não haveria necessidade de reprocessamento.
Rosana
DATASUS-RJ
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

nara lima escreveu:Boa tarde!
At.
Cada caso é um caso. Primeiramente é preciso identificar:
1- o lançamento na AIH corresponde à informação de cadastro? Ou seja, a mensagem de rejeição fala em profissional vinculado, o profissional está realmente cadastrado como vinculado? Ou a mensagem fala em profissional autônomo e o profissional está realmente cadastrado como autônomo
2- qual a competência de execução do procedimento na linha em que o profissional foi rejeitado? Se for igual a competência de processamento atual basta voltar ao SCNES, acertá-lo, gerar novamente os arquivos textos e reimportá-los para o SIHD; Se for competência de execução for anterior à competência de processamento atual, deve-se voltar ao SCNES, verificar as inconsistências, gerar novos arquivos texto e reprocessar desta competência até a atual .
Rosana
DATASUS-RJ
- nara lima
- Membro Avançado

PROFISSIONAL VINCULADO/autônomo NAO CADASTRADO
Rosana,
Em casos que se enquandram ao segundo problema
(2- qual a competência de execução do procedimento na linha em que o profissional foi rejeitado? Se for igual a competência de processamento atual basta voltar ao SCNES, acertá-lo, gerar novamente os arquivos textos e reimportá-los para o SIHD; Se for competência de execução for anterior à competência de processamento atual, deve-se voltar ao SCNES, verificar as inconsistências, gerar novos arquivos texto e reprocessar desta competência até a atual .),
não entendi o que eu tenho que corrigir no CNES? Seria o nº do Cartão Nacional de Saúde do profissiona? Se sim, o que eu faço exatamente, pois no site o profissional está com nº correto e no meu sistema está em branco e este é um campo que eu não tenho acesso para alterá-lo? Se for a importação novamente do arquivo de CNS de profissionais, não entendo como farei para corrigir em competência passadas?
Grata desde já,
Rosana,
(2- qual a competência de execução do procedimento na linha em que o profissional foi rejeitado? Se for igual a competência de processamento atual basta voltar ao SCNES, acertá-lo, gerar novamente os arquivos textos e reimportá-los para o SIHD; Se for competência de execução for anterior à competência de processamento atual, deve-se voltar ao SCNES, verificar as inconsistências, gerar novos arquivos texto e reprocessar desta competência até a atual .),
não entendi o que eu tenho que corrigir no CNES? Seria o nº do Cartão Nacional de Saúde do profissiona? Se sim, o que eu faço exatamente, pois no site o profissional está com nº correto e no meu sistema está em branco e este é um campo que eu não tenho acesso para alterá-lo? Se for a importação novamente do arquivo de CNS de profissionais, não entendo como farei para corrigir em competência passadas?
Grata desde já,
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

nara lima escreveu:PROFISSIONAL VINCULADO/autônomo NAO CADASTRADO
Rosana,
Grata desde já,
O problema acontece quando o SCNES gera os arquivos texto para o SIHD. Quando os arquivos-texto são gerados, ou o profissional não vai para o arquivo ou vai sem CNS. Se você me diz que na base local não tem informação do CNS, pode estar aí o problema. Entre em contato com a equipe do SCNEs para maiores esclarecimentos.
Em relação ao SIHD, você deve acertar o cadastro (de acordo com a orientação do SCNES), consistir, gerar novos arquivos-texto, importar para o SIHD e reprocessar esta competência e as seguintes até a atual.
Rosana
DATASUS-RJ
-
Adriana CBB
- Membro Avançado

RosanaDatasus escreveu:Em primeiro lugar Adriana, é preciso verificar se o profissional está realmente cadastrado no SCNES com vínculo empregatício. Se não estiver, e ele for autônomo, o lançamento na AIH é que está errado, basta assim, acertá-lo, deixando em branco o campo CNES/CNPJ.Adriana CBB escreveu:Rosana,
Adriana
CGSUS - FMS
Teresina - PI
Caso o profissional esteja realmente cadastrado com vínculo empregatício, o problema está na informação gerada pelos arquivos texto do SCNES na competência 03/2012 (competência de execução do procedimento na linha onde ocorreu a rejeição por profissional na AIH enviada), sendo a única forma de acerto, o reprocessamento a partir desta competência. com nova geração de arquivos texto do SCNES.
O que acontece é que por alguma inconsistência no cadastro, ao gerar os arquivos texto a serem importados para o SIHD o CNES não gerou a informação do profissional ou gerou-a sem o CNS. Para acertar é preciso não apenas gerar novo arquivo texto na competência como também efetuar o reprocessamento da mesma no SIHD.
É importante notar que o problema ocorreu no processamento da competência 03/2012. Se estas rejeições tivessem sido verificadas e acertadas na época não haveria necessidade de reprocessamento.
Rosana
DATASUS-RJ
Rosana,
Essa conta só foi apresentada agora me maio, ñ poderia corrigí-la em março, gostaria q vc me explicasse como é q outras contas desse mesmo prestador q foram cobradas em março foram pagas em março e agora estão sendo rejeitadas?
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

Adriana,Adriana CBB escreveu:RosanaDatasus escreveu:Em primeiro lugar Adriana, é preciso verificar se o profissional está realmente cadastrado no SCNES com vínculo empregatício. Se não estiver, e ele for autônomo, o lançamento na AIH é que está errado, basta assim, acertá-lo, deixando em branco o campo CNES/CNPJ.Adriana CBB escreveu:Rosana,
Adriana
CGSUS - FMS
Teresina - PI
Rosana
DATASUS-RJ
Rosana,
Essa conta só foi apresentada agora me maio, ñ poderia corrigí-la em março, gostaria q vc me explicasse como é q outras contas desse mesmo prestador q foram cobradas em março foram pagas em março e agora estão sendo rejeitadas?
a resposta ao seu questionamento é bastaste simples: em março os arquivos texto gerados pelo SCNES continham a informação correta do profissional e por isso, ele foi importado para o SIHD. Agora, esta informação, por motivo que não posso precisar exatamente, não foi gerada ou foi gerada de forma incompleta para os arquivos texto do SCNES e não foram importadas para o SIHD.
O que se parece esquecer é que, a cada novo processamento, a informação de cadastro é gerada para os arquivos texto e importada para o SIHD. E a cada geração de arquivo texto, o profissional pode, ou não constar nos arquivos. Erros no cadastro, inconsistências, falta de atualização das versões e etc., podem fazer com que o profissional não seja gerado ou gerado com informação incompleta. Assim, o fato das contas terem sido pagas em março e não agora, não tem muita relevância.
Rosana
DATASUS-RJ
- nara lima
- Membro Avançado

Rosana, estou com uma situação da qual preciso de um suporte para entender o que está acontecendo com o SIHD. Seria você esta pessoa? Se não for, você poderia me passar o contato?
Adiantando, o problema é o seguinte, tenho um prestador que está apresentando nessa competência um arquivo com uma única AIH, que é referente a competência 02/2012.
Essa única AIH está sendo rejeitada pelo erro: "profissional autônomo não cadastrado no hospital com o CBO informado".
Porém já consultei em tudo que pude (tenho gravada todas as telas dessas consultas), mas nada mostra onde está o erro.
Preciso muito de uma ajuda urgente.
No aguardo,
Adiantando, o problema é o seguinte, tenho um prestador que está apresentando nessa competência um arquivo com uma única AIH, que é referente a competência 02/2012.
Essa única AIH está sendo rejeitada pelo erro: "profissional autônomo não cadastrado no hospital com o CBO informado".
Porém já consultei em tudo que pude (tenho gravada todas as telas dessas consultas), mas nada mostra onde está o erro.
No aguardo,
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

Quando aparece mensagem de profissional não cadastrado, o primeiro procedimento a tomar , é verificar, se a mensagem está compatível com a situação do profissional, ou seja, no seu caso, se na competência de execução do procedimento, o profissional está realmente cadastrado como autônomo. Se não estiver, basta alterar o lançamento na AIH.nara lima escreveu:Rosana, estou com uma situação da qual preciso de um suporte para entender o que está acontecendo com o SIHD. Seria você esta pessoa? Se não for, você poderia me passar o contato?
No aguardo,
Se ele estiver cadastrado como autônomo, o problema não está no lançamento da AIH, mas, na informação que foi importada para o SIHD no processamento a qual a competência de execução do procedimento se refere. Ou seja, quando foi gerado o arquivo texto para o SIHD, o profissional não constava do arquivo texto ou constava sem o CNS e por isso não foi importado.
Note que competência de execução não é competência de processamento e muito menos competência de apresentação. Competência de execução é quando o procedimento foi efetivamente realizado e se refere a coluna cmpt no campo procedimentos realizados na AIH.
Para resolver o problema é preciso voltar ao CNES da competência de execução, verificar se existe algum problema, como inconsistências, falta de atualização de arquivos ou versões; consistir, gerar novo arquivo texto, reimportar para o SIHD e processar o SIHD desta competência para frente.
Rosana
DATASUS-RJ
- nara lima
- Membro Avançado

Rosana, como eu vou alterar algo no CNES referente a situação que estava em fevereiro 2012?
Os txts que usamos são gerados na competência atual de processamento, e creio que no caso de AIHs de competências anteriores os TXTs possuam um histórico da situação do CNES.
No site do CNES, quando abro o histórico do cadastro do profissional, nos meses de fevereiro até agora ele já estava cadastrado no hospital com o CBO necessário.
Quanto ao CNS, isto não dá para saber se havia um número ou não. Aliás, esse era um campo que nós não tinhamos e não temos acesso, ele é apenas atualizado pelo arquivo CNS de profissionais.
Ou seja, não vejo por onde saber qual era a situação desse campo na competência fevereiro e mesmo assim, independente disso, não vejo um forma clara de corrigir esse problema. E é para isto que preciso de ajuda!
Se precisar das telas de consulta, me passe um email para que eu possa enviá-las.
At.
Os txts que usamos são gerados na competência atual de processamento, e creio que no caso de AIHs de competências anteriores os TXTs possuam um histórico da situação do CNES.
No site do CNES, quando abro o histórico do cadastro do profissional, nos meses de fevereiro até agora ele já estava cadastrado no hospital com o CBO necessário.
Quanto ao CNS, isto não dá para saber se havia um número ou não. Aliás, esse era um campo que nós não tinhamos e não temos acesso, ele é apenas atualizado pelo arquivo CNS de profissionais.
Ou seja, não vejo por onde saber qual era a situação desse campo na competência fevereiro e mesmo assim, independente disso, não vejo um forma clara de corrigir esse problema. E é para isto que preciso de ajuda!
Se precisar das telas de consulta, me passe um email para que eu possa enviá-las.
At.
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

Se você tem dúvidas em relação ao procedimento no SCNES, entre em contato com a equipe de suporte que eles te auxiliarão.nara lima escreveu:Rosana, como eu vou alterar algo no CNES referente a situação que estava em fevereiro 2012?
At.
Os txts gerados na competência atual servem para a competência atual. Se é necessário gerar novos arquivos texto relativos a competências anteriores os arquivos devem ser gerados utilizando-se a informação e versão do SCNES de competências anteriores.
Um dos motivos para que o CNS não vá para o arquivo texto é relativo ao arquivo de CNS de profissionais. O suporte do SCNES lhe prestará os devidos esclarecimentos.
Não vejo como isso poderia ficar mais claro: você precisa retornar ao SCNES, executar os devidos acertos e gerar novos arquivos texto referente à competência de execução do procedimento do profissional rejeitado e reimportá-los para o SIHD, reprocessando desta competência para frente.
Se você olhar alguns posts neste fórum verá que algumas pessoas fizeram isso sem problemas.
Não preciso de telas de consulta. Eu entendi perfeitamente o problema. O que você precisa entender é que o problema não está no SIHD, mas, sim, na informação importada do SCNES para o SIHD. E a única forma de resolver este problema é gerar uma informação correta (na competência de execução do procedimento), reimportá-la para o SIHD e reprocessar.
Rosana
DATASUS-RJ
- Andrea Tudela
- Membro Novato

Bom dia Rosana!
Você diz o seguinte:
"Quando aparece mensagem de profissional não cadastrado, o primeiro procedimento a tomar , é verificar, se a mensagem está compatível com a situação do profissional, ou seja, no seu caso, se na competência de execução do procedimento, o profissional está realmente cadastrado como autônomo."
Sim estava cadastrado como autônomo com o CBO correto.
"Se ele estiver cadastrado como autônomo, o problema não está no lançamento da AIH, mas, na informação que foi importada para o SIHD no processamento a qual a competência de execução do procedimento se refere. Ou seja, quando foi gerado o arquivo texto para o SIHD, o profissional não constava do arquivo texto ou constava sem o CNS e por isso não foi importado."
"Para resolver o problema é preciso voltar ao CNES da competência de execução, verificar se existe algum problema, como inconsistências, falta de atualização de arquivos ou versões; consistir, gerar novo arquivo texto, reimportar para o SIHD e processar o SIHD desta competência para frente."
Quando vc diz voltar a competência de execução, como se fosse uma coisa simples para o SCNES, deveria saber que não é assim que as coisas funcionam.
Voltar competência implica em autorização do Ministério. Suponhamos que fosse autorizado voltarmos a competência 02/2012, deveríamos fazer o que exatamente? Importar um arquivo de CNS do site CNES que foi gerado hoje (15/06)? O arquivo da época não está mais disponível.
Lançar o nº do CNS no programa local não é possível, pois o campo não habilita.
Antes de orientar soluções utilizando o SCNES você deveria se informar melhor, é a minha sugestão. Você é clara em suas orientações, mas elas não são viáveis.
Att
Andréa Tudela Del Mastre
Nara A. Silva Lima
SCNES e Faturamento Hospitalar
Secretaria da Saúde de Sorocaba
fatura.saude@sorocaba.sp.gov.br
32382431
Você diz o seguinte:
"Quando aparece mensagem de profissional não cadastrado, o primeiro procedimento a tomar , é verificar, se a mensagem está compatível com a situação do profissional, ou seja, no seu caso, se na competência de execução do procedimento, o profissional está realmente cadastrado como autônomo."
Sim estava cadastrado como autônomo com o CBO correto.
"Se ele estiver cadastrado como autônomo, o problema não está no lançamento da AIH, mas, na informação que foi importada para o SIHD no processamento a qual a competência de execução do procedimento se refere. Ou seja, quando foi gerado o arquivo texto para o SIHD, o profissional não constava do arquivo texto ou constava sem o CNS e por isso não foi importado."
"Para resolver o problema é preciso voltar ao CNES da competência de execução, verificar se existe algum problema, como inconsistências, falta de atualização de arquivos ou versões; consistir, gerar novo arquivo texto, reimportar para o SIHD e processar o SIHD desta competência para frente."
Quando vc diz voltar a competência de execução, como se fosse uma coisa simples para o SCNES, deveria saber que não é assim que as coisas funcionam.
Voltar competência implica em autorização do Ministério. Suponhamos que fosse autorizado voltarmos a competência 02/2012, deveríamos fazer o que exatamente? Importar um arquivo de CNS do site CNES que foi gerado hoje (15/06)? O arquivo da época não está mais disponível.
Lançar o nº do CNS no programa local não é possível, pois o campo não habilita.
Antes de orientar soluções utilizando o SCNES você deveria se informar melhor, é a minha sugestão. Você é clara em suas orientações, mas elas não são viáveis.
Att
Andréa Tudela Del Mastre
Nara A. Silva Lima
SCNES e Faturamento Hospitalar
Secretaria da Saúde de Sorocaba
fatura.saude@sorocaba.sp.gov.br
32382431