NOVA VERSÃO RAAS 01.46

Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, daianearaujo

erickson.souza
Membro Intermediário
Membro Intermediário

NOVA VERSÃO RAAS 01.46

Mensagem por erickson.souza » Qua Mar 19, 2014 12:20 pm

Prezados usuários, foi disponibilizada nova versão do RAAS, 01.46

Ler notas:

VERSÃO 01.46 19/03/2014
- Permitir cadastros na competência atual utilizando KIT BDSIA da competência anterior.

FTP - ftp://arpoador.datasus.gov.br/siasus/RAAS/RAAS_0146.exe

link do layout versão após 1.35 : ftp://arpoador.datasus.gov.br/Siasus/Do ... s/RAAS.xls

Atenciosamente,
Erickson Tinoco

Leiko Miyoshi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: NOVA VERSÃO RAAS 01.46

Mensagem por Leiko Miyoshi » Qui Mar 20, 2014 9:32 am

Estou conseguindo inserir o procedimento, mas consta a inconsistencia de ação incompativel (acolhimento diurno_0301080194 e atendimento familiar_0301080224) e serviço e classificação invalido para procedimento/competencia. (Errro 0121 e 0120).

CAC-Campinas
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por CAC-Campinas » Sex Mar 21, 2014 3:04 pm

Prezado moderador,

Existe alguma possibilidade de enxugar o banco de dados do RAAS?
Estamos com um ano de produção e o arquivo já chega a mais de 2GB, o que torna muito lenta as atualizações mensais. Se faz necessário, urgente, uma rotina para eliminar meses anteriores. Estou recebendo reclamações de todos os serviços, informando que leva horas na atualização mensal e backups.

Grata,
Patrícia
SMS-Campinas-SP

fitipil
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fitipil » Sex Mar 21, 2014 3:39 pm

Olá moderadores!! gostaria de saber se terá um novo programa de digitação do RAAS, segundo o que ouvi seria um dos módulos SISRCA, isso é verdade? A minha crítica quanto esse programa atual do RAAS é que não há a minima intuitividade nele, trata-se de um programa que você tem que redigitar informações infinitamente, sendo que as havia digitado no cadastro, enfim, um programa mais preocupado em causar LER aos funcionários públicos, do que ser uma plataforma ágil, enxuta e racional. Aguardamos o Ministério da Saúde usar do bom senso e aplicar a politica de prevenção as doenças que acometem a nós funcionários públicos.

Luiz Carlos
Administração

ZUMIRO
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por ZUMIRO » Seg Mar 24, 2014 9:37 am

fitipil escreveu:Olá moderadores!! gostaria de saber se terá um novo programa de digitação do RAAS, segundo o que ouvi seria um dos módulos SISRCA, isso é verdade? A minha crítica quanto esse programa atual do RAAS é que não há a minima intuitividade nele, trata-se de um programa que você tem que redigitar informações infinitamente, sendo que as havia digitado no cadastro, enfim, um programa mais preocupado em causar LER aos funcionários públicos, do que ser uma plataforma ágil, enxuta e racional. Aguardamos o Ministério da Saúde usar do bom senso e aplicar a politica de prevenção as doenças que acometem a nós funcionários públicos.

Luiz Carlos
Administração
PERFEITO!!!! O programa sempre foi terrível, e sempre piora... um programinha estagnado, cego, todo costurado, feito totalmente nas COXAS!!!
É um absurdo ter que SEMPRE digitar TODO O MÊS a terceira aba das ações, e também ficar clicando no filtro e com (e somente com) o MOUSE ficar clicando um a um os atendimentos e dando F3!!!! Não seria mais fácil trazer TODO O CONTEÚDO DO MÊS ANTERIOR QUANDO SE FECHA A COMPETÊNCIA???? Daí é só alterar e/ou deletar as infos de quem está no serviço do mês ou não. Mas colegas de "LER" isso já aconteceu no passado, sabiam???? Houve uma versão bem antiga que trazia todos os atendimentos para o próximo mês e daí era só acertar. Mas em uma reunião eu questionei um dos gurus do DATACIRCO sobre este procedimento e porque ele foi retirado e sabem porqueo porque??? PARA PRIVILEGIAR ALGUNS HOSPITAIS QUE USAM SISTEMA PRÓPRIO (NÃO O NOSSO POBRE E TOSCO RAAS) QUE RECLAMARAM QUE O SISTEMAS DELES NÃO ESTAVAM FUNCIONADO COM ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO !!!! Então ao invés DELES (As firmas que desenvolvem programas pareados para digitação e controle de infos) se adaptarem ao RAAS, NÃO! O RAAS ficou capenga (mais do que já é!!!) para facilitar a vida de alguns e nós, o povão da ponta, para variar levou ferro!!!
Fora esse absurdo de banco de dados. Só acumula e deixa a Bomba RAAS cada vez mais lenta. Quem usa o procedimento 0301080046 (acompanhamento de paciente em saude mental (residencia terapeutica) sabe do que eu estou falando!!! Por causa de alguma rotina interna de verificação de dados relacionada ao numero de autorização obrigatório para esse tipo de ação o programa leva 2 MINUTOS PARA LIBERAR O SALVAMENTO E MAIS 1 MINUTO PARA RETORNAR AO QUADRO DE GERAL ATENDIMENTOS.
Já entrei em contato inúmeras vezes com os GURUS, e NUNCA RESOLVERAM A LENTIDÃO DESSE PROCEDIMENTO!!!! MEU BANCO DE DADOS ESTÁ A DISPOSIÇÃO DE QUALQUER MILAGREIRO DO DATACIRCO PARA ANÁLISE, até enviei mensagens internas aos responsáveis aqui no Fórum que sequer me deram um retorno!!!
E agora vem mais uma desgraça anunciada (SISRCA?!?!)... minha opnião... """MENOS""" DO MESMO! NEM "MAIS" VAI SER!!!
Vamos comprar umas caixas a mais de anti-inflamatórios pois o futuro será tenebroso.... (o presente já é !!!!!)

marcos-sisamhil
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por marcos-sisamhil » Ter Mar 25, 2014 8:50 am

Também estamos com problemas com isso, mesmo usando SSD e Processador AMD 8350 8 nucleos, o Raas demora cerca de 15 mim para consistir um movimento muito pequeno de 120 atendimentos.

Em outras maquinas mais antigas a espera chega a 2 horas consistência, o banco tem 1.2 GB.
CAC-Campinas escreveu:Prezado moderador,

Existe alguma possibilidade de enxugar o banco de dados do RAAS?
Estamos com um ano de produção e o arquivo já chega a mais de 2GB, o que torna muito lenta as atualizações mensais. Se faz necessário, urgente, uma rotina para eliminar meses anteriores. Estou recebendo reclamações de todos os serviços, informando que leva horas na atualização mensal e backups.

Grata,
Patrícia
SMS-Campinas-SP

erivaldofilho
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por erivaldofilho » Qui Mar 27, 2014 11:46 am

O sistema é mesmo ruim e a mim pouco foi repassado, a única pessoa que me repassou, disse praticamente tudo errado sobre preenchimento do RAAS, não passei capacitação nenhuma e tenho buscado entender como funciona aqui nos sites nos manuais, mas é sempre muito vago, então precisa da ajuda de vocês, o que acontece é que vi nas dúvidas frequentes que se um usuário é novo, deve-se registrar o procedimento "03.01.08.023-2 – Acolhimento Inicial por Centro de Atenção Psicossocial" no entanto o sistema RAAS não mostra de maneira alguma esse procedimento.
Ainda é valido?? Se for como deve aparecer? Vi algo sobre ser em outro sistema, enfim preciso mesmo da ajuda de vocês =\

Ha, e acrescentando, Devo ter outros desses programas do SIA instalado no computador? aqui tenho apenas o RAAS

Depois de postar esta pergunta, acabo de descobrir que tenho que ter o BPA instalado na minha máquina, de verdade, preciso muito de ajuda.

caps1riopardo
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por caps1riopardo » Sex Jul 18, 2014 11:42 am

Olha, os comentários acima traduzem sim o que os trabalhadores envolvidos na digitação das RAAS passam!!!
Sou Psicólogo, praticamente um excluído digital (:D) em termos da construção de programas, mas em termos de USO da RAAS neste último ano e meio, posso afirmar que é absolutamente necessário uma atualização que contemple as necessidades apontadas pelos serviços que a utilizam. Pelo que leio nas sugestões de outras pessoas, são modificações até simplórias no programa, mas que dariam um imenso GANHO para a quantidade e qualidade das informações sobre os atendimentos.
Já tive minhas tentativas de questionar e sugerir modificações ao DATASUS, seja por este Forum, seja no disque sus 136, seja perguntando para os responsáveis pelos sistemas de informação do nível central (SES/RS). Todas as tentativas frustradas.
Passamos aqui no RS por capacitações iniciais para a utilização do RAAS, em início de 2013, mas após isto..., silêncio!
Por exemplo, não sei (e não consegui descobrir quem sabe) o que acontece com as informações depois que elas são enviadas ao MS. São avaliadas por quem? O que fazem com o que avaliam? A maneira que fazemos está correta ou não? Quem pode nos informar?
Bom, este foi meu desabafo.
Abraços

Denis Gehrke
Psicólogo
CAPS 1 Rio Pardo/RS

Responder

Voltar para “Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]”