APAc - SIA - calculo de controle invalido

Fórum de discusão sobre o processamento ambulatorial do SUS

Moderadores: leandro.panitz, dogui, viniciuspc, virginia.lucas, michael.diana, fabricio pires, daianearaujo

deiseane.andrade
Membro Intermediário
Membro Intermediário

APAc - SIA - calculo de controle invalido

Mensagem por deiseane.andrade » Qui Out 18, 2012 11:37 am

Bom dia!
Estou tendo o seguinte problema aqui em Itabira:
o prestador me enviou o arquivo de exportação de APAC da competencia 09/2012, ao importa-lo no SIA dá a mensagem de que o "campo de controle difere do calculado". O prestador gerou novamente o arquivo e deu o mesmo erro.
Tentei aqui eu mesma importar o arquivo do prestador no APAC Magnético. Após a importação, no menu APAC não tem nenhuma APAC digitada. Sei que no arquivo original do prestador tem 133 apacs digitadas, pois eles enviaram junto do arquivo aquele protocolo de exportação.

Na competência passada tivemos o mesmo problema e só conseguimos o arquivo correto após o prestador enviar o backup da base de dados.

Como devo proceder?

Carlos7L
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: APAc - SIA

Mensagem por Carlos7L » Qui Out 18, 2012 11:51 am

Você recebe esse arquivo por e-mail? As vezes ocorre do arquivo corromper ao ser enviado por e-mail e da essa mensagem de erro referente ao campo de controle. Nos casos que tive esse problema, a solução foi simplesmente enviar o arquivo compactado.

deiseane.andrade
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: APAc - SIA

Mensagem por deiseane.andrade » Qui Out 18, 2012 12:07 pm

Carlos, muito obrigada pela ajuda. Deu certinho!

Vanessa R Cruz
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: APAc - SIA - calculo de controle invalido

Mensagem por Vanessa R Cruz » Qua Jan 16, 2013 10:58 am

Estou com dois arquivos APAC não sendo importados no SIA apresentando a mensagem "campo controle difere do calculado"
mesmo após o prestador restaurar o backup e gerar novamente o arquivo, é o mesmo campo controle o calculado!
Já solicitei que compactassem e enviassem por email porém não deu certo, a mensagem persiste! Na competência passada também ocorreu o mesmo problema!

Que zica é essa?
Esses sistemas estão cada dia pior!
Junta tudo e não dá um! Aff
Vanessa R. da Cruz Marques
Secretaria da Saúde de Sorocaba

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qua Jan 16, 2013 12:19 pm

Vanessa,

Qual foi a versao do APAC utilizada?

Este problema é muito estranho :| , imagina um Brasil inteiro com o mesmo sistema, e isto só ocorre em alguns casos :shock: ... normalmente quando manda o arquivo por e-mail....

E tem os sistemas proprios tambem...

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software
https://www.linkedin.com/in/vinicius-pereira-correa/

Vanessa R Cruz
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Vanessa R Cruz » Qua Jan 16, 2013 1:02 pm

viniciuspc escreveu:Vanessa,

Qual foi a versao do APAC utilizada?

Este problema é muito estranho :| , imagina um Brasil inteiro com o mesmo sistema, e isto só ocorre em alguns casos :shock: ... normalmente quando manda o arquivo por e-mail....

E tem os sistemas proprios tambem...

[]´s
Ambos utilizaram a versão 2.06 do sistema APAC...
Recebemos os arquivo por e-mail, mas conforme vi sugerido aqui np fórum, pedi que compactassem e enviassem o arquivo, porém persistiu a mensagem.
Utilizaram o sistema APAC msm :?

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qua Jan 16, 2013 1:10 pm

Vanessa,

Por favor, você poderia instalar o APAC, atualizar o BDSIA nele e depois importar este txt e exportar... 8)

Na exportação ele informa o numero do controle! ai tente importar este arquivo no SIA, veja se funciona!

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

Vanessa R Cruz
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Vanessa R Cruz » Qua Jan 16, 2013 1:18 pm

Por favor, você poderia instalar o APAC, atualizar o BDSIA nele e depois importar este txt e exportar... 8)

Na exportação ele informa o numero do controle! ai tente importar este arquivo no SIA, veja se funciona!

[]´s
Ok, farei isto...

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qua Jan 16, 2013 1:23 pm

Ok, Se não funcionar, zipe o arquivo com uma senha e coloque na BBS area 1. irei analisar aqui! 8)

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

Vanessa R Cruz
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Vanessa R Cruz » Qua Jan 16, 2013 2:05 pm

[]´s
Fiz o que você falou e calculou um outro campo controle que foi importado no SIA normalmente!
Agora concluimos que é um problema no sistema APAC dos prestadores?

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qua Jan 16, 2013 2:16 pm

Confirmando que o sistema e a versão são os mesmos! então tem algum problema por lá...

Bom, existem outras variaveis que não mencionei, que tambem podem influenciar no processo :

Virus :?
Linux
Abrir o arquivo após sua geração e salvar (pode ficar algum lixo no arquivo, um byte a mais faz diferença)
Abrir o DBF do APAC (maldito EXCEL :x )
programa proprio que gera o DBF para o APAC.

são mais dificeis de acontecer.... mas as vezes acontece...

pode pedir para eles criarem uma nova pasta e fazer o que vc fez! isto deve resolver o problema do DBF do APAC.

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

renmaster20
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por renmaster20 » Qui Jan 17, 2013 12:59 pm

Estou com o mesmo problema.Já enviei para o gestor mil vezes e nada. Ja olhei o cabeçalho, o relatorio...esse programa ja deveria ter sido descartado.

Vanessa R Cruz
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Vanessa R Cruz » Qui Jan 17, 2013 2:39 pm

renmaster20 escreveu:Estou com o mesmo problema.Já enviei para o gestor mil vezes e nada. Ja olhei o cabeçalho, o relatorio...esse programa ja deveria ter sido descartado.
Eu comecei do zero: instalei o sistema APAC, atualizei a tabela BDSIA, pede para cadastrar o gestor no primeiro acesso...preenchi os dados e importei o arquivo de exportação (PAXXXX.Mes), fiz a exportação e calculou corretamente o campo controle! Solicitei aos prestadores que fizessem o mesmo para que o problema seja sanado.

Tente isso que dá certo! Restaurar backup não adianta mesmo...

renmaster20
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por renmaster20 » Sex Jan 18, 2013 7:32 am

Vanessa R Cruz escreveu:
renmaster20 escreveu:Estou com o mesmo problema.Já enviei para o gestor mil vezes e nada. Ja olhei o cabeçalho, o relatorio...esse programa ja deveria ter sido descartado.
Eu comecei do zero: instalei o sistema APAC, atualizei a tabela BDSIA, pede para cadastrar o gestor no primeiro acesso...preenchi os dados e importei o arquivo de exportação (PAXXXX.Mes), fiz a exportação e calculou corretamente o campo controle! Solicitei aos prestadores que fizessem o mesmo para que o problema seja sanado.

Ola, Vanessa.Então também comecei do zero a diferença é que não importei, apenas usei backup conforme outras vezes em que aconteceu o mesmo problema. Especificamente esse mês está acontecendo essa insistencia. Agora só umas dúvidas:
1- Quando vc diz cadastrar o gestor está se referindo àquela tela do "controle de competência"?
2-Você mencionou ter verificado o calculo do campo de controle, trata-se do arquivo relexp e cabeçalho do arquivo APxxx.mes?
É pena que não pude tentar esse método antes, agora terei que reapresentar.Mas aguardo sua resposta.Obrigado.
Anexos
Tela apac1.JPG
Tela apac1.JPG (70.85 KiB) Exibido 2006 vezes

Vanessa R Cruz
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Vanessa R Cruz » Sex Jan 18, 2013 9:24 am

renmaster20 escreveu:
Vanessa R Cruz escreveu:

Ola, Vanessa.Então também comecei do zero a diferença é que não importei, apenas usei backup conforme outras vezes em que aconteceu o mesmo problema. Especificamente esse mês está acontecendo essa insistencia. Agora só umas dúvidas:
1- Quando vc diz cadastrar o gestor está se referindo àquela tela do "controle de competência"?
2-Você mencionou ter verificado o calculo do campo de controle, trata-se do arquivo relexp e cabeçalho do arquivo APxxx.mes?
É pena que não pude tentar esse método antes, agora terei que reapresentar.Mas aguardo sua resposta.Obrigado.
Oi!
Então:
1: quando eu disse cadastrar o gestor, é exatamente essa tela que você anexou que me refiro, como está começando do zero essa tela aparece em branco para você preencher com os dados (é começar do zero mesmo, eu apaguei tudo! na pasta ficou só o arquivo BDSIA e o APAC0206 para eu executar)
2: Sim, trata-se do campo controle informado no arquivo relexp e cabeçalho do arquivo de exportação, porém quando mencionei que "calculou corretamente" soube disso porque importou normalmente no sistema SIA.

Comece do zero e ao inves de restaurar o backup, importe o arquivo PAXXXX.mês gerado (deixe o arquivo no diretório do APAC, vá em importação > importação de APAC)
Dá certo! :wink:

Responder

Voltar para “Processamento Ambulatorial SUS [SIA]”