URGENTE BEM MAIS QUE URGENTE RAAS

Fórum de discusão sobre o registro das informações ambulatoriais e hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, Carolina Lucena, Cristiane.Fantinel

Má Souza
Membro Intermediário
Membro Intermediário

URGENTE BEM MAIS QUE URGENTE RAAS

Mensagem por Má Souza » Qui Set 27, 2012 9:25 am

Bom dia FORUM, bem vejamos, estive falando com varios analistas do DATASUS sobre varios assuntos e todo dizem que quando postamos não explicamos claramente o problemas. então vamos la... eu tenho um CAPS I, a portaria 854 vem trazendo mudanças nas informações, mais vem trazendo dezenda de interrogações.
segundo consta toda a APAC será encerrada na competencia de setembro por motivo 51 encerramento administrativo certo, pergunta????
quem fara este encerramento o SIA automaticamente??????? e os municipios que estão em gestão dupla e é a SES que faz as informações finas do SIA e não o Municipio como é o meu caso.
Explico: em meu municipio sou gestão dupla, trabalho com duas FPO uma Media Alta Complexidade e outra Atenção Basica.
Aqui tenho que procecessar todas as informações dentro do BPAC e BPAI de media e alta complexidade fazer exportação destas informações em um arquivo separado. depois eu processo as informações da Atenção basica dentro do BPA, exporto esta informações para o SIA gerando todo o processo dos TXT do CNES, da FPO, DEPARA, e finalmente o VERSIA gerando o DTS e este arquivo do DTS vai separado separado, após isso processo as informações das APAC gero exportação em um outro arquivo, tenho BPAI que requer Laudo de Autorização pois são procedimentos de Alta complexidade então tenho que processar esta informaçõs separadamente e exportar tambem em arquivo diferente, o SIS-Prenatal tambem é gerado em arquivos diferentes ok.
Vejamos todo o mes tenho que gerar 5 arquivos diferentes e encaminhar para a minha SES onde o Tecnico consolida as minha informações gerando um unico arquivo para o DATASUS. COMPLICADO NÃO !!!!! COMPLICADISSIMO !!!!
Agora teremos o RAAS, sem treinamento como sepre, sem suporte tecnico apenas uma Portaria bastante confusa para nos nortear.
Pergunta??????????????/ para as APAC não será mais usado o Laudo que ate hoje usamos... será usando o laudo do RAAS?????,
Pergunta ????? no Laudo do RAAS ha confusão .. como ATENÇÃO DOMICILIAR certo. onde vai entrar este serviço predominante?????????????? no proprio estabelecimento, e o atendimento ambulatoria vai ser informado de que forma????????
no lauda ha CODIGO DE INDENTIFICAÇÃO NACIONAL DA EQUIPE, quer vai criar este codigo o proprio sistema RAAS ???????
Portanto se faz necessario uma melhor divulgação das obrigatoriedades contidas no Sistema RAAS, ja que incenssatamente nunca somos agraciados com treinamentos deveríamos receber algo bem mais claro do que uma simples cartilha de Operação do Sistema, porque ?????? uma coisa é o SISTEMA em si, outra é a captação das informçaoes que precisam ser informadas em um laudo confuso e desconhecido.
Pergunta??????? quem será o nosso suporte para este Sistema RAAS, como faremos contato para sanar nossa duvidas e dificuldades?????? será que teremos como sempre buscar ajuda mutua entre os Tecnicos das SMS, nos matar de preocupação, trabalhar como loucos.. e desanimar com tanta falta de comprometimento de quem cria sistemas sem levar em consideração que não somos DEUSES, e que nem um tecnico das SMS cuida apenas de um unico Sistemas, eu aki trabalho com 11 sistemas diferentes e é claro Sistemas de Informação, credenciamentos de estabelecimentos, e tudo o que pode acontecer de errado seja em criar equipes com os recursos Estaduais e federais tido cai aki comigo.
Por isso é que deixo aki minhas interrogações?????? e gostaria de uma resposta clara.
Para que possamos ter uma comunicação estreita e iso é principalmente para os colegas das SMS, deixo aki meu contatos.
meu e-mail para mensagens e anexos - marlenetarca@gmail.com, meu MSN marlene_tarca51@hotmail.com, meu telefone de contado 66-35110766.
Com toda a certeza precisarei de ajuda bem como estou aqui para ajudar no que eu puder.

Abraços a todos.

Marlene - Secretaria de Saúde de Sinop/MT

Sara Novais
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: URGENTE BEM MAIS QUE URGENTE RAAS

Mensagem por Sara Novais » Sex Set 28, 2012 10:27 am

Bom dia!!

Faço as suas minhas palavras Marlene.
Penso que...antes de publicar portarias com tais mudanças..que seja alertado aos municípios...com algum informe algo do tipo...não seria papel das Regionais?.
Ficamos a deriva..sem informações adequadas..muito menos suporte.

ContasMedicasJaperi
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: URGENTE BEM MAIS QUE URGENTE RAAS

Mensagem por ContasMedicasJaperi » Sex Set 28, 2012 12:30 pm

Boa tarde!!!

Fica aqui tb minhas palavras, fora a mudança também no cadastro do SCNES para a comp de setembro e outubro..fichas de anexo que não disponibilizaram....entre outras informações...tb temos que passar para as coordenações que acham que estamos inventando e que não foi informado de nada, sobre essas mudanças.
Silvia Rangel
Aux Administrativo
SMS Japeri - Rj

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento [RAAS/BPA/APAC/SISAIH/CIHA]”