PROFISSIONAL VINCULADO NAO CADASTRADO

Fórum de discusão sobre o processamento hospitalar do SUS

Moderadores: sergiosilva, virginia.lucas, andressa.gorla, michael.diana, Carolina Lucena, Tereza Faillace, daianearaujo, RosanaDatasus

RosanaDatasus
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: PROFISSIONAL VINCULADO NAO CADASTRADO

Mensagem por RosanaDatasus » Sex Jun 15, 2012 3:36 pm

Andrea Tudela escreveu:Bom dia Rosana!
Você diz o seguinte:
"Quando aparece mensagem de profissional não cadastrado, o primeiro procedimento a tomar , é verificar, se a mensagem está compatível com a situação do profissional, ou seja, no seu caso, se na competência de execução do procedimento, o profissional está realmente cadastrado como autônomo."

Sim estava cadastrado como autônomo com o CBO correto.

"Se ele estiver cadastrado como autônomo, o problema não está no lançamento da AIH, mas, na informação que foi importada para o SIHD no processamento a qual a competência de execução do procedimento se refere. Ou seja, quando foi gerado o arquivo texto para o SIHD, o profissional não constava do arquivo texto ou constava sem o CNS e por isso não foi importado."
"Para resolver o problema é preciso voltar ao CNES da competência de execução, verificar se existe algum problema, como inconsistências, falta de atualização de arquivos ou versões; consistir, gerar novo arquivo texto, reimportar para o SIHD e processar o SIHD desta competência para frente."

Quando vc diz voltar a competência de execução, como se fosse uma coisa simples para o SCNES, deveria saber que não é assim que as coisas funcionam.
Voltar competência implica em autorização do Ministério. Suponhamos que fosse autorizado voltarmos a competência 02/2012, deveríamos fazer o que exatamente? Importar um arquivo de CNS do site CNES que foi gerado hoje (15/06)? O arquivo da época não está mais disponível.
Lançar o nº do CNS no programa local não é possível, pois o campo não habilita.
Antes de orientar soluções utilizando o SCNES você deveria se informar melhor, é a minha sugestão. Você é clara em suas orientações, mas elas não são viáveis.
Att

Andréa Tudela Del Mastre
Nara A. Silva Lima
SCNES e Faturamento Hospitalar
Secretaria da Saúde de Sorocaba
fatura.saude@sorocaba.sp.gov.br
32382431
Você tem razão, eu não tenho certeza se voltar ao SCNES e gerar novos arquivos texto em competências passadas é algo simples ou não. Mas, o que tenho certeza é que esta é a única solução e que, outros usuários o têm feito com sucesso, como é possível observar em várias mensagens neste fórum.
Eu trabalho com SIHD e é por ele que eu respondo, se você tem dúvidas de como proceder no SCNES, sugiro que entre em contato com o suporte do SCNES que tenho certeza que eles te orientarão.
Quanto ao arquivo do CNS de Profissionais, ele não é baixado a cada competência? Vocês não deveriam possuir uma cópia do arquivo de competências passadas? Mas, mesmo que não possuam, ainda assim é possível entrar em contato com o SCNES e pedir que lhes enviem o arquivo.
Eu nunca informei que era preciso alterar o CNS dos profissionais no cadastro, mas, sim, importar novamente o arquivo de CNS profissionais.
Por fim, é preciso ratificar que o problema está na geração do arquivo texto do SCNES, e portanto, a solução está no SCNES e não no SIHD. Assim, mais uma vez, sugiro contatar a equipe de suporte do SCNES para orientações.

Rosana
DATASUS-RJ

samuel.ribeiro
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por samuel.ribeiro » Seg Jun 18, 2012 5:21 pm

"Você tem razão, eu não tenho certeza se voltar ao SCNES e gerar novos arquivos texto em competências passadas é algo simples ou não. Mas, o que tenho certeza é que esta é a única solução e que, outros usuários o têm feito com sucesso, como é possível observar em várias mensagens neste fórum" By: Rosana

Rosana,

Segundo a PORTARIA Nº 203, DE 4 DE MAIO DE 2011, A consistência dos dados informados no SIH/SUS será feita com base nos dados constantes na base nacional do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), da mesma competência.

Acredito que este seja um dos principais motivos para o reprocessamento......

Entretanto, entre os gestores reprocessarem todas as bases e o MS/DATASUS flexibilizar a consistência dos dados para verificar na competência atual (Maio/2012) e não o histórico......

Como o "problema" foi detectado a partir da competência Março/2012, vcs poderiam incluir uma regra no sistema, no qual a produção realizada nas competências de Março e Abril/2012, fossem consistidas com base nas informações do CNES da competência atual.

Fica a sugestão....

Att

Samuel Ribeiro
(Técnico de Processamento)
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SESAB/SUREGS/DICON/COPRO

RosanaDatasus
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por RosanaDatasus » Ter Jun 19, 2012 10:25 am

Samuel,

A PT 203 de maio de 2011 determina a utilização da competência de execução e não a de processamento. Ou seja, há um ano que o sistema utiliza esta regra e não acredito que existam justificativas para tanto tempo depois da implementação da portaria o Ministério proceder a qualquer tipo de flexibilização. Um ano deveria ser tempo suficiente para qualquer tipo de ajuste por parte dos usuários do sistema.

O problema não foi detectado a partir de maio/2012. Este problema tem acontecido desde a implementação da portaria. E acredito que persista por falta de entendimento dos usuários das implicações da PT 203 e de como o histórico do SIHD é construído

Rosana
DATASUS-RJ

samuel.ribeiro escreveu:"Você tem razão, eu não tenho certeza se voltar ao SCNES e gerar novos arquivos texto em competências passadas é algo simples ou não. Mas, o que tenho certeza é que esta é a única solução e que, outros usuários o têm feito com sucesso, como é possível observar em várias mensagens neste fórum" By: Rosana

Rosana,

Segundo a PORTARIA Nº 203, DE 4 DE MAIO DE 2011, A consistência dos dados informados no SIH/SUS será feita com base nos dados constantes na base nacional do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), da mesma competência.

Acredito que este seja um dos principais motivos para o reprocessamento......

Entretanto, entre os gestores reprocessarem todas as bases e o MS/DATASUS flexibilizar a consistência dos dados para verificar na competência atual (Maio/2012) e não o histórico......

Como o "problema" foi detectado a partir da competência Março/2012, vcs poderiam incluir uma regra no sistema, no qual a produção realizada nas competências de Março e Abril/2012, fossem consistidas com base nas informações do CNES da competência atual.

Fica a sugestão....

Att

Samuel Ribeiro
SESAB/SUREGS/DICON/COPRO

samuel.ribeiro
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por samuel.ribeiro » Ter Jun 19, 2012 11:49 am

Rosana,

Na verdade, quando me refiro ao "problema" ter sido detectado a partir da competência Março/2012, estou querendo dizer a respeito da exportação do arquivo texto do SCNES para o SIHD, e não os reflexos da portaria.....

Segundo a informação..."Verifique a competência de execução do procedimento na linha na qual o profissional foi rejeitado. Se for a competência de processamento atual, basta voltar o SCNES, reimportar o arquivo de CNS de Profissionais, consistir, gerar novamente os arquivos texto e reimportá-los para o SIHD"... me leva a crer que de fato o problema está na exportação do arquivo texto do SCNES.

Entendemos perfeitamente a regra da consistência dos dados no SIHD. Porém, acredito que mesmo após um ano de implementação da portaria, poderia haver a flexibilização da critica apenas para os meses em que o problema da exportação do arquivo texto do SCNES, fora detectado...

Att

Samuel Ribeiro
SESAB/SUREGS/DICON/COPRO

RosanaDatasus
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por RosanaDatasus » Ter Jun 19, 2012 12:34 pm

samuel.ribeiro escreveu:Rosana,

Na verdade, quando me refiro ao "problema" ter sido detectado a partir da competência Março/2012, estou querendo dizer a respeito da exportação do arquivo texto do SCNES para o SIHD, e não os reflexos da portaria.....

Segundo a informação..."Verifique a competência de execução do procedimento na linha na qual o profissional foi rejeitado. Se for a competência de processamento atual, basta voltar o SCNES, reimportar o arquivo de CNS de Profissionais, consistir, gerar novamente os arquivos texto e reimportá-los para o SIHD"... me leva a crer que de fato o problema está na exportação do arquivo texto do SCNES.

Entendemos perfeitamente a regra da consistência dos dados no SIHD. Porém, acredito que mesmo após um ano de implementação da portaria, poderia haver a flexibilização da critica apenas para os meses em que o problema da exportação do arquivo texto do SCNES, fora detectado...

Att

Samuel Ribeiro
SESAB/SUREGS/DICON/COPRO
As regras são estabelecidas pela SAS/MS. Qualquer pedido de alteração ou flexibilização de regras deve ser encaminhado à eles.

Rosana
DATASUS-RJ

nara lima
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por nara lima » Seg Set 03, 2012 9:35 am

Olá Rosana!

Esse erro aconteceu novamente aqui em Sorocaba. Você teria instruções atualizadas (por que ocorre?) a respeito desse erro? Pois eu conferi tudo e o CNES está Ok. Não sei mais o que fazer!

Obs.: Já passei novamente email para o pessoal do CNES. Estou aguardando a resposta. Mas na outra vez que ocorreu esse erro tentei ajuda mas não obtive sucesso!

At.
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba

RosanaDatasus
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por RosanaDatasus » Seg Set 03, 2012 3:01 pm

Nara,

eu já expliquei inúmeras vezes, em diversos posts diferentes porque o erro ocorre. Mas, entendo que este problema é difícil compreensão e que as dúvidas persistam. Que tal fazermos diferente desta vez? Vamos verificar o que você tem aí na sua base de dados do SIHD para o profissional?
Vá ao menu SIHD - Consulta Banco de Dados, digite a seguinte consulta substituindo o conteúdo entre aspas pelo CNS do profissional. Exporte para texto, salve e me envie o arquivo salvo. Envie também um espelho de AIH do profissional que está sendo rejeitado.

select * from tb_tc_vinc where tc_vinc_doc="CNS DO PROFISSIONAL"

Rosana
DATASUS-RJ

nara lima
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por nara lima » Seg Set 03, 2012 3:35 pm

Rosana, obrigada por retornar!
Você teria um e-mail para que eu possa enviar tais arquivos?
At.
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba

RosanaDatasus
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por RosanaDatasus » Seg Set 03, 2012 4:40 pm

Nara, envie os arquivos para: rose@datasus.gov.br

Rosana
DATASUS-RJ

samuel.ribeiro
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por samuel.ribeiro » Qua Dez 05, 2012 11:52 am

Rosana,

Observamos que na versão do SIHD da competência Outubro/2012 consta uma nova funcionalidade: "Importa Profissionais de Competencias Passadas"...

Vimos também o arquivo de orientação "SIHD2_REJEICAO_DE_PROFISSIONAIS.PDF" e já estamos preparando o documento para solicitar o arquivo de profissionais...

A dúvida que surgiu foi em relação ao prazo de reapresentação das AIH's (06 meses a partir da data da alta do paciente)... Ou seja, as AIH's de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril não estarão contempladas?

Att

Samuel Ribeiro
SESAB/SUREGS/DICON/COPRO

RosanaDatasus
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por RosanaDatasus » Qui Dez 06, 2012 1:47 pm

samuel.ribeiro escreveu:Rosana,

Observamos que na versão do SIHD da competência Outubro/2012 consta uma nova funcionalidade: "Importa Profissionais de Competencias Passadas"...

Vimos também o arquivo de orientação "SIHD2_REJEICAO_DE_PROFISSIONAIS.PDF" e já estamos preparando o documento para solicitar o arquivo de profissionais...

A dúvida que surgiu foi em relação ao prazo de reapresentação das AIH's (06 meses a partir da data da alta do paciente)... Ou seja, as AIH's de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril não estarão contempladas?

Att

Samuel Ribeiro
SESAB/SUREGS/DICON/COPRO

Samuel,

A regra não foi alterada. As AIHs continuam tendo validade de quatro (primeira apresentação) + dois meses (reapresentação). Assim, o acerto no cadastro só terá efeito sobre as AIHs que continuem no prazo de validade na competência de processamento.

Rosana
DATASUS-RJ

Responder

Voltar para “Processamento Hospitalar SUS [SIH]”