TIPO DE EXPORTAÇÃO : MOVIMENTO, CERTIDAO NEGATIVA E TODOS.

Dúvidas e soluções a respeito do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e da FCES

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa

TIPO DE EXPORTAÇÃO : MOVIMENTO, CERTIDAO NEGATIVA E TODOS.

Mensagempor ElizeteSoares » Seg Out 08, 2007 6:39 pm

CONCEITOS E AVISO IMPORTANTES :

É importante lembrar que todos os estabelecimentos têm que ser atualizados todo mês. Assim, em virtude desta obrigatoriedade, os estabelecimentos novos que tiverem alguma modificação deverão ser exportados através da opção "Movimento". Para os demais será necessário a exportação utilizando a opção "Certidão Negativa". Lembrando que a finalidade da exportação denominada "Certidão Negativa" é para que o Gestor ateste/confirme que não houve nenhuma alteração nestes estabelecimentos.Sendo assim, após o envio da exportação do tipo "Movimento", o Gestor deverá exportar a "Certidão Negativa".

Outra questão importante a ser observada na versão 2.1.9 refere-se a opção de exportação do tipo TODOS. Este tipo de exportação acarretará na substituição completa dos estabelecimentos contidos na base nacional, incluindo as equipes vinculadas aos mesmos, pela base que está sendo exportada no momento. É importante que se tenha certeza de que deseja substituir toda a base. Logo este procedimento é de inteira responsabilidade do gestor, pois poderá acarretar problemas nos sistemas de pagamento de produção e de equipes.
ElizeteSoares
Membro Avançado
Membro Avançado

Data de registro: Qua Jul 14, 2004 6:44 pm

Mensagempor romanine » Qua Out 10, 2007 9:25 am

Desculpe, mas não entendi o porquê da OBRIGATORIEDADE de TODOS os estabelecimentos serem atualizados todo mês. Existem estabelecimentos que não mudam de endereço, etc. que não tem alterações em seus profissionais, sendo assim não há o que alterar. Por que não fazem uma única opção de exportação onde TODOS os estabelecimentos sejam exportados (os que tiveram e os que não tiveram alterações)? Por que ter que fazer duas exportações referentes a mesma base de dados? O CNES está cada vez mais complicado... sinceramente, os desenvolvedores poderiam pensar em soluções mais simples para quem opera o sistema... Gostaria de sugerir também que fosse criada uma opão para atualização automática dos arquivos que todo mês precisamos baixar do site e carregar manualmente no programa.
romanine
Membro Avançado
Membro Avançado

Data de registro: Qui Jun 21, 2007 3:05 pm

Mensagempor PACEY » Qui Out 11, 2007 10:20 am

ELIZETE, se hoje eu quiser mandar a exportação "todos", mesmo assim eu ainda tenho q mandar ofício? digo isso pq a SES nao consegue exportar duas unidades de saúde do meu municipio
PACEY
Membro Novato
Membro Novato

Data de registro: Ter Nov 01, 2005 9:03 am

olá

Mensagempor romanine » Ter Out 23, 2007 3:26 pm

Tudo bem? Conforme já escrevi e até agora não obtive resposta, não entendi o porquê de precisarmos efetuar duas exportações todo o mês para o Datasus referente a mesma base de dados... uma com os estabelecimentos alterados durante o mês (MOVIMENTO) e outra para os estabelecimentos que não foram alterados, para que sejam mantidos na base nacional (CERTIDÃO NEGATIVA)... se alguém puder me esclarecer os motivos, agradeço. Penso que os desenvolvedores do sistema deveriam elaborar soluções mais simples e práticas para quem opera o CNES... uma única exportação carregando toda base municipal não seria suficiente? Uma opção para atualização automática não poderia ser criada, importando todos os arquivos mensalmente, sem precisarmos baixar e carregar manualmente um a um no sistema?... Vou ficar aguardando uma resposta. Obrigada.
romanine
Membro Avançado
Membro Avançado

Data de registro: Qui Jun 21, 2007 3:05 pm

Mensagempor ElizeteSoares » Ter Out 23, 2007 8:43 pm

ISto se deve a:
- Obrigatoriedade colocada na politica de Estrategia de Saude da Familia (PT GM 648/2006 e PT SAS 750/2006) e PT GM 699, que determina que para receber os recursos do PAB Variavel tem que atualizar a base de dados mensalmente.

- A outra definição deve-se ao fato dos gestores nao atualizarem nunca a base dados. Tem estabelecimento que so foi cadastrado e nunca mais alterado e o gestor nao manifesta se nao houve mesmo alteração ou simplesmente ele nao atualizou o mesmo.

Entre esses pontos é que é necessário a exportação do que sofreu alteração e também por certidao negativa do que nao sofreu nenhuma alteração onde o gestor assume/assina que nao teve alteração mesmo e por isso foi exportado desta forma.

Atenciosamente,

Elizete Soares
Técnica Especializada/Referência Técnica do CNES
CGSI/DRAC/SAS/MS
E-mail- elizete.soares@saude.gov.br
Tel. 61 3315 2420 - 2698
ElizeteSoares
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagempor CARLINDA ARAUJO AFFONSO » Sex Out 26, 2007 11:40 am

ELIZETE!!! BOM DIA???

NO CASO DE MANDAR DUAS VEZES A BASE DE DADOS DENTRO DO MES, EU TENHO QUE MANDAR TB DUAS VEZES A CERTIDÃO NEGATIVA?

ATENCIOSAMENTE!!!

CARLINDA AFFONSO
RESPONSAVEL CNES - ITABUNA
CARLINDA ARAUJO AFFONSO
Membro Avançado
Membro Avançado

Data de registro: Qua Nov 17, 2004 9:59 am

Mensagempor fcesRJ » Seg Nov 05, 2007 4:30 pm

Olá, Elizete

mandei a certidão negativa (extensão rtk), mas na página do SCNES aparece como extensão bck e com unidades que já não existem mais na minha base de dados (são unidades que já foram excluídas e unidades de municípios plenos).
A explicação do Datasus não me convenceu como estas unidades apareceram.
é um arquivo tão pequenininho que não caberiam todas estas unidades...

abraços,
fcesRJ
fcesRJ
Membro Avançado
Membro Avançado

Data de registro: Sex Ago 05, 2005 6:20 pm

Mensagempor ElizeteSoares » Seg Nov 05, 2007 10:06 pm

Qual foi a justificativa??
ElizeteSoares
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagempor crisfp » Ter Nov 06, 2007 11:41 am

ELIZETE,
SUGIRO QUE NO TXT GERADO QDO EXPORTAMOS A CERTIDÃO NEGATIVA SAIA UMA LISTA DOS ESTABELECIMENTOS EXPORTADOS ASSIM COMO NA EXPORTAÇÃO NORMAL. ASSIM O GESTOR TB PODERIA VER QUAIS OS ESTABELECIMENTOS NÃO ALTERADOS E CORRER ATRÁS SE FOI FALHA OU SE REALMENTE NÃO HOUVE ALTERAÇÃO, POIS MUITOS DE NÓS TEM VÁRIOS ESTABELECIMENTOS NA BASE (INCLUSIVE PRIVADOS) NÃO TEM COMO CONTROLAR SE O ESTABELECIMENTO FOI SOMENTE CADASTRADO E NUNCA MAIS ALTERADO.
Cristina
SMS Suzano/SP
crisfp
Membro Avançado
Membro Avançado

Data de registro: Sex Mar 16, 2007 4:16 pm

Mensagempor edmilsonalmeida » Qua Nov 07, 2007 4:32 pm

ELIZETE,

Antes mesmo de existir a certidão negativa, eu já havia orientado meus municípios para que , antes de exportar, fazer um backup e recuperá-lo logo em seguida, pois assim todos os estabelecimentos vão para a fila de exportação novamente.

Gostaria de saber se posso continuar a fazer esse procedimento???

Atenciosamente,
Edmilson
SES - MT
edmilsonalmeida
Membro Recente
Membro Recente

Data de registro: Qua Nov 07, 2007 4:10 pm

Mensagempor luana » Qui Nov 08, 2007 10:19 am

Elizete,

o meu município tem gestão municipal ( atenção básica ) e gestão estadual ( média complexidade ) na exportação na opção gestão dos estabelecimentos eu tenho que exportar como somente dupla ou opção todos?
luana
Membro Novato
Membro Novato

Data de registro: Qui Out 04, 2007 5:26 pm

Mensagempor admhfats » Sex Nov 09, 2007 2:09 pm

Luana, se o seu município já assumiu as unidades de atenção básica vc vai exportar somente municipal.
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG
admhfats
Membro Avançado
Membro Avançado

Data de registro: Seg Set 27, 2004 2:55 pm

Não consigo exportar para DATASUS cert Negativa

Mensagempor Paulo Ricardo Lago » Sáb Nov 10, 2007 7:39 pm

Elisete;
Meu municpio é habilitado no PABA, e estou com a versão 219 do CNES sem problemas. Ocorre que quando vou gerar a certidão negativa, o programa diz que só pode ser expotada para o datasus, mas não encontro esta opção no programa. Peço orientação.
Obrigado;
att

Paulo Lago
Victor Graeff-RS
S.M.S
Paulo Ricardo Lago
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Data de registro: Sex Mai 25, 2007 11:05 am

Certidão Negativa - Como exportar??

Mensagempor Paulo Ricardo Lago » Sáb Nov 10, 2007 7:43 pm

Elisete;
Estou com problemas para exportar a certidão negativa, não encontro esta opção no CNES pois o programa responde que só pode exportar a certidão negativa para o datasus. Peço orientação.

Paulo Lago
Victor Graeff/RS
SMS
Paulo Ricardo Lago
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Data de registro: Sex Mai 25, 2007 11:05 am

Mensagempor ElizeteSoares » Ter Nov 20, 2007 8:23 pm

Se voce ja fez o cadasdro no site e ja esta apto a exportar direto para o Datasus pela PT SAS 311/2007, atualize a tabela de municipio (site CNES) na sua base local.

Pessoal,

Esta sendo providenciado o forum do SIAB.
Enquanto isso voces poderem dirigir as suas dúvidas/perguntas para os e-mails:

Suporte Datasus (informática): siab@datasus.gov.br

Suporte DAB: siab.dab@saude.gov.br

Elizete Soares
Técnica Especializada/Referência Técnica do CNES
CGSI/DRAC/SAS/MS
E-mail- elizete.soares@saude.gov.br
Tel. 61 3315 2420 - 2698
ElizeteSoares
Membro Avançado
Membro Avançado