ORIENTAÇÕES SOBRE UNIDADE AUXILIAR DE ENSINO

Dúvidas e soluções a respeito do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e da FCES

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa

JOSIMARY FERREIRA
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por JOSIMARY FERREIRA » Qua Jul 11, 2007 8:48 am

Elizete, Bom Dia!

Preciso de orientações para a seguinte situação:

Aqui no Município, em algumas Unidades de Saúde são desenvolvidas atividades para fins de estágio, ou seja, acadêmicos realizam diversos procedimentos (coleta de preventivo, atendimento de puericultura , fisioterapia entre outros), com a supervisão do professor.
No CNES, foram cadastradas como Unidade sem Atividade de Ensino.
Será que você poderia dar maiores esclarecimentos sobre quais estabelecimentos de saúde podem ser classificados como UNIDADE AUXILIAR DE ENSINO ? E como poderia cadastrar os profissionais “supervisores” (professor) para que pudéssemos apresentar no S IA/SUS essa produção?

Desde já agradeço a ajuda.

Atenciosamente,

Josimary Ferreira
SEMUS/Vitória/ES

LISLUCIANO
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por LISLUCIANO » Qua Jul 11, 2007 1:50 pm

Quando a instituição de ensino firma um contrato de estágio com o estabelecimento de saúde com supervisão e intrutores tudo bonitinho vc deve colocar que é unidade auxiliar de ensino do contrário não.
Quando é estágio sem supervisão que os caras tão na unidade só para faturar um pouco não.
Vc fará cadastro só para quem gera produção, se o supervisor gera produção ele deve ser cadastrado, o estágiário é uma dúvida que eu tenho também pelo fato deles não ter o registro para o cadastro CRM, COREM, CREFITO e assim por diante. Eu jogo toda a produção em sima do supervisor pq ele eu posso cadastrar.

JOSIMARY FERREIRA
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por JOSIMARY FERREIRA » Sex Jul 13, 2007 9:20 am

Luciano, Bom Dia!

Agradeço sua contribuição, mas preciso de embasamento legal para poder justificar as medidas a serem adotadas. Será que existe alguma portaria que dá maiores esclarecimentos sobre os critérios a serem seguidos para se cadastrar uma Unidade como Auxiliar de Ensino?

Se souber, por favor me informe.

Atenciosamente,

Josimary Ferreira
SEMUS/VITÓRIA/ES

LISLUCIANO
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por LISLUCIANO » Sex Jul 13, 2007 2:47 pm

Desconheço qualquer tipo de portaria que regule esse assunto!

ElizeteSoares
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por ElizeteSoares » Ter Jul 17, 2007 1:42 pm

Para ter atividade de ensino o estabelecimento tem que ter algum curso na área de saúde (residencia) reconhecido pelo MEC ou o estabelecimento tem que ter algum curso em convenio com Universidade que tenha curso com reconhecimento do MEC. Nao basta ser estágios, curso de auxiliar etc...

Atenciosamente

Elizete Soares
Técnica Especializada
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasília - DF
Telefones : 3315 2420/2698/2723/2209
e-mail : elizete.soares@saude.gov.br

Responder

Voltar para “Fórum de discussão sobre o CNES”