TENHO UM ENFERMEIRO CADASTRADO NA MINHA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, ESTE ENFERMEIRO SE ENCONTRA CADASTRADO COM 40 HORAS, CADASTREI AS EQUIPES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, SENDO ELAS DIVIDIDAS EM ZONA URBANA E RURAL, O ENFERMEIRO CADASTRADO NA UNIDADE ACIMA CITADA ESTÁ CADASTRADO NAS DUAS EQUIPES COMPOSTAS DA ZONA URBANA E RURAL, CONFORME A NOVA VERSÃO DO SCNES EXIGE, SÓ QUE QUANDO ATUALIZEI O SCNES PARA A 2.1.4 E RODANDO A CONSISTÊNCIA ME APARECEU A SEGUINTE MENSAGEM:
PROFISSIONAL VINCULADO A 2 EQUIPES OU MAIS, O QUE FAZER SE O ENFERMEIRO QUE RESPONDE PELOS AGENTES DO PACS TANTO DA ZONA URBANA COMO DA RURAL É O MESMO, AO TODO TENHO 29 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE CADASTRADOS E DISTRIBUÍDOS ENTRE A ZONA URBANA QUE É UMA EQUIPE E A ZONA RURAL QUE É OUTRO, DETALHE TODAS AS DUAS EQUIPES SÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, SERÁ QUE TENHO QUE TER OUTRO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CADASTRADO PARA SAIR ESSA PENDÊNCIA DO RELATÓRIO DE CONSISTÊNCIA.
AGUARDO RESPOSTA, POIS PRECISO PROCESSAR O MEU SIA QUE DEPENDE DESTA RESOLUÇÃO.
ATENCIOSAMENTE,
Gildo Lopes da Silva
Operador em Sistemas de Saúde
ERRO NA VERSÃO DO SCNES 2.1.4 ENFERMEIRO DO PACS
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa
- Gildococos
- Membro Intermediário

-
ElizeteSoares
- Membro Avançado

Pessoal
Conforme portaria GM 648/2006 e SAS 750/2006, o profissional da ESF e EACS so pode trabalhar em uma equipe. Exceção apenas para os profissionais da ESB que podem estar vinculados a duas equipes.
O Enfermeiro de PACS so pode estar em uma equipe com 01 e no maximo 30 ACS (com recursos federais).
Assim o SCNES exige o que esta definido na politica da Atenção Básica.
Discuta o problema com o Coordenador(a) de Atenção Básica e/ou de Saúde da Familia do seu municipio para equalizar a questão. Qualquer alteração deve ser discutida com o responsavel para que ela seja viabilizada no planejamento e no SIAB para depois ser implementada no SCNES.
Elizete Soares
Técnica Especializada/Moderadora do Forum
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasilia - DF
Telefones : 3315 2420/2698/2723/2209
email : elizete.soares@saude.gov.br
Conforme portaria GM 648/2006 e SAS 750/2006, o profissional da ESF e EACS so pode trabalhar em uma equipe. Exceção apenas para os profissionais da ESB que podem estar vinculados a duas equipes.
O Enfermeiro de PACS so pode estar em uma equipe com 01 e no maximo 30 ACS (com recursos federais).
Assim o SCNES exige o que esta definido na politica da Atenção Básica.
Discuta o problema com o Coordenador(a) de Atenção Básica e/ou de Saúde da Familia do seu municipio para equalizar a questão. Qualquer alteração deve ser discutida com o responsavel para que ela seja viabilizada no planejamento e no SIAB para depois ser implementada no SCNES.
Elizete Soares
Técnica Especializada/Moderadora do Forum
CGSI/DRAC/SAS/MS
Brasilia - DF
Telefones : 3315 2420/2698/2723/2209
email : elizete.soares@saude.gov.br
- Faber
- Membro Avançado

Elizete,
Também estou tendo este problema aqui em nosso município. Aqui as Equipes, e não me pergunte o por quê pois isso é muito antigo aqui, foi estruturada da seguinte forma:
- em UBS temos uma Enfermeira do EACS, com jornada de 40 horas. Temos também 20 ACS neste unidade que, por sua vez, está dividida em 6 EACS (como está hoje no SIAB) cobrindo uma determinada região. Cada ACS tem a sua micro-área (conforme SIAB).
Pois bem, desde que houve a necessidade de cadastrar as equipes no SCNES, usei como está no SIAB aqui: inclui a EACS com seus ACS e a mesma enfermeira para todas as equipes. Até a versão 2.1.3 não havia inconsistências, mas agora na 2.1.4A apareceu esta.
Pelo que entendi o que você disse, eu teria então uma única equipe composta por esta Enfermeira e os 20 ACS?
Também estou tendo este problema aqui em nosso município. Aqui as Equipes, e não me pergunte o por quê pois isso é muito antigo aqui, foi estruturada da seguinte forma:
- em UBS temos uma Enfermeira do EACS, com jornada de 40 horas. Temos também 20 ACS neste unidade que, por sua vez, está dividida em 6 EACS (como está hoje no SIAB) cobrindo uma determinada região. Cada ACS tem a sua micro-área (conforme SIAB).
Pois bem, desde que houve a necessidade de cadastrar as equipes no SCNES, usei como está no SIAB aqui: inclui a EACS com seus ACS e a mesma enfermeira para todas as equipes. Até a versão 2.1.3 não havia inconsistências, mas agora na 2.1.4A apareceu esta.
Pelo que entendi o que você disse, eu teria então uma única equipe composta por esta Enfermeira e os 20 ACS?
Rogério Faber
Departamento Municipal de Saúde
SMS Ibirarema/SP
Departamento Municipal de Saúde
SMS Ibirarema/SP
-
ElizeteSoares
- Membro Avançado

ROGERIO,
A Enfermeira do Pacs so pode pertencer a uma unica equipe de acordo com a politica da Atenção Basica.
A critica foi implementada com este erro, mas se voce verificar o glossario de criticas que saiu em Outubro ja continha isso. Veja a Critica 0182 deste glossario.
Discuta a situação com a Coord. De Atenção Basica do seu municipio para que esta situação seja revista e depois voce corrige as FCES e informação no SCNES.
Qualquer duvida sobre a politica podem conversar com o DAB/SAS/MS para tirar duvidas. O telefone é 061 3315 3567/3434.
Atenciosamente
Elizete Soares
Moderadora do Forum
A Enfermeira do Pacs so pode pertencer a uma unica equipe de acordo com a politica da Atenção Basica.
A critica foi implementada com este erro, mas se voce verificar o glossario de criticas que saiu em Outubro ja continha isso. Veja a Critica 0182 deste glossario.
Discuta a situação com a Coord. De Atenção Basica do seu municipio para que esta situação seja revista e depois voce corrige as FCES e informação no SCNES.
Qualquer duvida sobre a politica podem conversar com o DAB/SAS/MS para tirar duvidas. O telefone é 061 3315 3567/3434.
Atenciosamente
Elizete Soares
Moderadora do Forum