Página 1 de 1

Transferência de ACS da equipe do PACS para PSF

Enviado: Qui Mar 12, 2009 8:07 pm
por Drunniker
Olá senhores e senhoras, :mrgreen:

Meu município conta hoje com duas equipes do PACS, e para cada 30 ACS deve-se, obrigatoriamente, inserir uma enfereira de estratégia de ACS.

A 1ª equipe possui 42 ACS e uma enfermeira, e a 2ª equipe, montada recentemente, possui 22 ACS com uma enfermeira.

A questão é: Eu posso colocar os 22 ACS da 2ª equipe e os 12 ACS a mais da primeira equipe nas minhas equipes de PSF existentes aqui sem nenhum problema de perda de repasse financeiro ou algum problema? No caso, eu ficaria com uma equipe do PACS com 30 ACS, 2 equipes de Saúde Bucal e 1 de PSF, os ACS seriam distribuidos pelas equipes de PSF.

Esta é a minha dúvida, e aguardarei alguém que possa exclarece-la. :wink:

Re: Transferência de ACS da equipe do PACS para PSF

Enviado: Ter Mar 17, 2009 11:32 pm
por ElizeteSoares
Converse com o responsável pela Atençao Basica no seu municipio e leia a legislação sobre o assunto. Voce nao pode alterar nada no cadastro que nao seja discutido com a area responsavel. A formação de equipes da ESF não é simplemente uma alteração no sistema CNES. É muito mais complexo do que isso, envolve politica de saude, credenciamento de equipe, novo planejamento da estrategia, etc. O responsavel pelo CNES NAO PODE NUNCA alterar qualquer dado no cadastro que nao seja autorizado pelo responsavel pelo estabelecimento ou pela politica de saude. A responsabilidade pela alteração de informação sem isso será de quem a fez e do gestor que responderão por ela. Muito cuidado, pessoal.

Re: Transferência de ACS da equipe do PACS para PSF

Enviado: Qui Mar 19, 2009 12:14 pm
por Drunniker
Sra,obrigado pela atenção.Nossa duvida é :preconiza-se q devemos ter 01 enfermeira para cada 30 acs no pacs,devido a dificuldade de contratação de profissionais de nivel superior,a dificuldade orçamentaria com poucos recursos.Perguntamos se os acs q estao vinculados as equipes de saude da familia,precisam tambem estar vinculados a uma enfermeira supervisora do pacs,pois ,se for necessario teremos q ter 2 enfermeiras ,mesmo tendo as enfermeiras do psf?
Nao poderiamos separar o cadastro dos acs,dividindo aqueles que estao sob surpevisão do pacs dos PSF?
Pois desta forma nao seria necessario a contratação de outra enfermeira. Mas nao podemos comprometer o repasse do recurso para o pagamento de acs.Teriamos uma economia de recurso .
Aguardo resposta.
Obrigado

Re: Transferência de ACS da equipe do PACS para PSF

Enviado: Seg Mar 30, 2009 1:10 pm
por ElizeteSoares
Volto a reafirmar a necessidade de voce ler a legislação vigente. Voce tera nela as respostas para sua pergunta.