Caros Colegas,
Espero estar no caminho certo. Desde que atualizamos a última versão do cnes, estamos tendo alguns problemas e erros de consistência em algumas Esf e Nasf. Os erros são:
432 - "Serviço ESFSB sem equipe válida"
"Serviço Nasf sem Enasf1 válida"
"Serviço Esf sem equipe válida"
Acredito ser do conhecimento de todos vocês, a existência de uma rotina no cnes onde você faz "dounload" e grava em seu computador um único arquivo chamado "EquipesVálidasBrasil.zip" de forma compacta. Essa base é descompactada quando você entra no cnes, em sua base local, em "Utilitários", "Atualizar bases" e clicar em "Equipes Válidas Brasil". Ele irá validar todas as equipes que foram enviadas de sua base local para o Datasus. Mas, se acontecer de alguma equipe não ser constituída com o estabelecimento em que ela está lotada, o estabelecimento, junto com a mesma não irão ser enviados para o Datasus. Consequentemente a equipe irá ficar inválida e não irá fazer parte da base que foi mencionada acima. Se qualquer equipe que não foi enviada e não for validada pelo Datasus estiver ligada a qualquer Nasf, ele também irá ficar inválido. O que talvez precisa ser feito? Bem, no meu ponto de vista deveremos seguir os seguintes passos:
01) - Retirar a equipe não validade do Nasf;
02) - Constituir o estabelecimento que está o Nasf;
03) - Tentar sanar o problema da inconsistência da(s) equipe(s) que não está(ão) válida(s). Daí o estabelecimento irá constituir juntamente com a(s) equipe(s).
04) - Enviar base para o Datasus, para que ele possa validar novamente uma outra base com a(s) equipe(s) válida(s).
05) - Baixar novamente o aplicativo "EquipesVálidasBrasil.zip. Atualizar a base do cnes local e verificar se a(s) equipe(s) voltaram a ser válida(s) sem nenhuma inconsistência.
Se isso ocorrer, colocar novamente a(s) equipe(s) no Nasf a que ela pertencia e enviar novamente a base do estabelecimento em que o Nasf está lotado, já constituído/válido para o Datasus na próxima competência. A meu ver é assim que funciona. Estou em fase de teste nesse problema.
Qualquer solução ou uma outra idéia que seja, favor escrever para que possamos estar acertando essas inconsistência.
Um abraço a todos,
Vilmar Silva Gomes
Op. cnes / sms / Uberaba-Mg
SOLUÇÃO DE ERROS NAS ESF/NASF
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa
-
VILMAR SILVA GOMES
- Membro Avançado

Re: SOLUÇÃO DE ERROS NAS ESF/NASF
Vilma:
Até que enfim deparei com uma resposta com sentido. Meu nasf está com a msg 435. Só que eu vinculei duas equipes nãao válidas( não sei porque) ao nasf. Daí ele vai dar o erro 0435. Aí , como não descobri o por que das equipes estarem inválidas, fui instruídoa gerar novo CNES pra elas e enviar a base pro datasus pra validá-las. agora estou esperando minha base dar entrada no bco do datasus pra eu continuar os passos descritos na sua explicação.
O que quero dizer é que você está certa quanto ao problema. Espero com isso que meu nasf se acerte.
Obrigado e abraços
GilsoN - OLIVEIRA-MG
Até que enfim deparei com uma resposta com sentido. Meu nasf está com a msg 435. Só que eu vinculei duas equipes nãao válidas( não sei porque) ao nasf. Daí ele vai dar o erro 0435. Aí , como não descobri o por que das equipes estarem inválidas, fui instruídoa gerar novo CNES pra elas e enviar a base pro datasus pra validá-las. agora estou esperando minha base dar entrada no bco do datasus pra eu continuar os passos descritos na sua explicação.
O que quero dizer é que você está certa quanto ao problema. Espero com isso que meu nasf se acerte.
Obrigado e abraços
GilsoN - OLIVEIRA-MG
-
ElizeteSoares
- Membro Avançado

Re: SOLUÇÃO DE ERROS NAS ESF/NASF
Pessoal.
Equipe Válida quer dizer que a equipe completa, aprovada, sem nenhuma critica. Apenas quem tem pelo menos uma equipe válida pode informar que tem o serviço de ESF com a classificação adequada. Não é o CNES do estabelicmento ser válido. EStamos falando de equipe válida.
Portanto, não é apenas excluir ou não o serviço. Vejam qual é o serviço realizado com a classificação adequada. Se você tem Equipe de Saúde Bucal, e a mesma é válida dentro do conceito citado, você terá o serviço 101 com a classificação 002 e/ou 003. Leiam a PT SAS 750/2006.
Atenciosamente,
Equipe Válida quer dizer que a equipe completa, aprovada, sem nenhuma critica. Apenas quem tem pelo menos uma equipe válida pode informar que tem o serviço de ESF com a classificação adequada. Não é o CNES do estabelicmento ser válido. EStamos falando de equipe válida.
Portanto, não é apenas excluir ou não o serviço. Vejam qual é o serviço realizado com a classificação adequada. Se você tem Equipe de Saúde Bucal, e a mesma é válida dentro do conceito citado, você terá o serviço 101 com a classificação 002 e/ou 003. Leiam a PT SAS 750/2006.
Atenciosamente,
Atenciosamente,
Elizete Soares
Técnica Especializada/Referência Técnica do CNES/Moderadora do Forum
CGSI/DRAC/SAS/MS
E-mail- elizete.soares@saude.gov.br
Tel. 61 3315 2437- 2698
Visite o site do CNES- http://cnes.datasus.gov.br
Elizete Soares
Técnica Especializada/Referência Técnica do CNES/Moderadora do Forum
CGSI/DRAC/SAS/MS
E-mail- elizete.soares@saude.gov.br