dúvidas sobre o NASF

Dúvidas e soluções a respeito do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e da FCES

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa

EDMILTON DE OLIVEIRA
Membro Intermediário
Membro Intermediário
Contato:

dúvidas sobre o NASF

Mensagem por EDMILTON DE OLIVEIRA » Ter Jun 17, 2008 11:30 am

Bom dia.. Gostaria de saber se uma unidade de saúde da família pode ter em seus serviços especializados o 147 -SERVIÇO DE APOIO A SAUDE DA FAMILIA,(NASF1) e também se o TIPO do estabelecimento no SCNES muda com esse serviço, além de como deve ser cobrado o BPA, visto que no NASF entram profissionais com CBO NÃO PAB, o que acrescentaria na FPO da unidade procedimentos de média complexidade.

Edmilton - Sec. Saúde de Catu - Ba

(71)36412185

Sandra Regina
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: dúvidas sobre o NASF

Mensagem por Sandra Regina » Ter Jun 17, 2008 1:17 pm

Quandto ao cadastro, foi me orientado a cadastrar os profissionais dentro da unidade em que o projeto foi aprovado (pode ser psf sim), me parece que na nova versão do cnes vai ter um campo especifico, igual ao das equipes de psf, mas por enquanto pode deixar soltos dentro da unidade.Agora quanto á cobrança, estamos esperando se sai alguma portaria especifica, pelo que eu saiba ate agora ainda não saiu..................cadastramos e estamos esperando para apresentar a produção......

um abraço

EDMILTON DE OLIVEIRA
Membro Intermediário
Membro Intermediário
Contato:

Mensagem por EDMILTON DE OLIVEIRA » Qua Jun 18, 2008 9:16 am

OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO.. SAUDAÇÕES...

VILMAR SILVA GOMES
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por VILMAR SILVA GOMES » Sex Jun 20, 2008 7:02 am

Caros colegas,

Gostaria de saber de vocês, se quando vocês colocam, no serviço especializado, o serviço 147 e classificam como nasf 01 ou 02 dentro dos estabelecimentos que irão funcionar o nasf, o estabelecimento está consistindo ou está dando erro de que falta profissional para a classificação, mesmo os profissionais já estando cadastrados?

Aguardo resposta

Atenciosamente,

vilmar Silva Gomes

cnes / sms / Uberaba-Mg

Tiago TT
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Tiago TT » Sex Jun 20, 2008 10:18 am

VILMAR SILVA GOMES escreveu:Caros colegas,

Gostaria de saber de vocês, se quando vocês colocam, no serviço especializado, o serviço 147 e classificam como nasf 01 ou 02 dentro dos estabelecimentos que irão funcionar o nasf, o estabelecimento está consistindo ou está dando erro de que falta profissional para a classificação, mesmo os profissionais já estando cadastrados?
O meu tbm...quando cadastra o NASF, falta profissional para a classificação. o que fazer?

Sandra Regina
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Sandra Regina » Ter Jun 24, 2008 4:27 pm

O meu deu certo.........não tem nenhuma inconsistencia.........para ver quais profissionais são necessários veja a portaria 154 de 24 de janeiro/2008

VILMAR SILVA GOMES
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por VILMAR SILVA GOMES » Qua Jun 25, 2008 6:34 am

Caro amigo Tiago,

O seu nasf poderá estar acontecendo o mesmo que o meu. Provavelmente você escolheu um grupo de profissionais que não esteja ainda na tabela do cnes. Você deverá verificar se esse grupo que você escolheu se encontra nessa tabela. Dentro do Cnes ir em:
- Relatórios
- Operacionais
- Serviços/classificação por grupo de CBO
Em seguida digitar o serviço: 147 "Serviço de apoio à saúde da família"
digitar a classificação: Nasf 1 ou 2 (deverá verificar qual se enquadra)

Daí aparecerá todos os grupos disponibilizados pelo Datasus. O nasf 01 possui 630 grupos, o nasf 02 possui 56 grupos. Deverá observar se seu grupo já está cadastrado. Se não entrar em contato com sua Regional de Saúde ou Brasília. O Meu Nasf também ainda não deu certo devido a esse problema. Já enviei o meu grupo de profissionais para os técnicos em Brasília, por e-mail, para que eles cadastre e seja validado na próxima versão do cnes.
Espero que essas informações possam lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Vilmar Silva Gomes
Op. cnes / sms / Uberaba-Mg

Tiago TT
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Tiago TT » Qua Jun 25, 2008 9:01 am

Muito Grato...vou verificar....

VILMAR SILVA GOMES
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por VILMAR SILVA GOMES » Ter Ago 05, 2008 7:13 am

Caros colegas ou aos moderadores,

Gostaria de sanar apenas uma dúvida quanto aos nasf´s. Para compor uma equipe do nasf é necessário ter realmente dois profissionais médicos em duas especialidades com carga horária de 20 horas para complementar o outro?
Por exemplo, em minha base nós montamos cinco nasf´s. Em cada equipe lotamos dois médicos ginecologistas e dois médicos pediatras, todos com 20 horas semanais, um complementando o outro dentro de seus cbo´s perfazendo um total de 40 horas. É realmente necessários esses quatro profissionais ou o pediatra pode complementar o ginecologista lotando apenas dois médicos com cbo´s diferentes nos nasf´s?

Aguardo resposta,

Vilmar Silva Gomes

José Ruan
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por José Ruan » Ter Ago 05, 2008 11:55 am

No meu municipio esta acontecendo o seguinte problema, coloquei 1 Pediatra e 1 Ginecologista em cada NASF I, cada um com carga horário 20Hrs semanal, só que quando rodo a consistência esta aparecendo que profissional com carga horaria inferior a 40 na equipe NASF(o que pode mediante postado na portaria).

será que vai sair outra versão corrigindo
________________________________________________________________________________
Ruan Nascimento
NTI Saúde - Juazeiro/Ba
074-3612-3608

VILMAR SILVA GOMES
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por VILMAR SILVA GOMES » Qua Ago 06, 2008 7:37 am

Caro colega José Ruan,

Você deverá cadastrar esses dois profionais médicos, ginecologista e pediatria, na "carga horária complementar", um complementando o outro. Exemplo: quando você puxar o profissional de ginecologista para lotar ele dentro de uma equipe nasf, ele virá com 20 horas semanais. Daí você deverá puxar, no horário complementar, o profissional pediátra que tem a carga horária de mais 20 horas semais. faça isso com o processo invertido para o mesmo pediátra com carga horária de 20, complementado com o mesmo ginecologista com carga horária também de 20. Daí eles terão, juntos, uma carga horária de 40 horas semanais. Fazendo assim a equipe do nasf irá consistir.
Espero que com essas informações eu possa ter te ajudado.

Um abraço,

Vilmar Silva Gomes

José Ruan
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por José Ruan » Seg Ago 11, 2008 9:36 am

Vilma valeu sim, muito obrigado. não tinha me atentado a isto não.

agora deu certo
________________________________________________________________________________
Ruan Nascimento
NTI Saúde - Juazeiro/Ba
074-3612-3608

Trancado

Voltar para “Fórum de discussão sobre o CNES”