DISPONIBILIZADA V. 2.2.8.1 SCNES-NAO OBRIGATORIA
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa
- hermesjunior
- Membro Avançado

Re: DISPONIBILIZADA V. 2.2.8.1 SCNES-NAO OBRIGATORIA
Senhores Gestores e Usuários do SCNES,
Esclarecemos para os usuários do SCNES, que a mensagem de erro apresentada no momento da operação do sistema ocorre para quem está utilizando versão do banco de dados firebird diferente da versão 1.5, que é a versão recomendada e disponibilizada no site do CNES. Nesse caso, deverá ser desinstalada a versão atual do firebird e depois instalada a versão 1.5 (disponível no site cnes: http://cnes.datasus.gov.br, opção Serviços/Recebimento de Arquivos (CNES 2281).
ATENÇÃO: Para trocar o firebird não é necessário desinstalar o SCNES, basta desinstalar a versão atual do firebird e depois instalar a versão recomendada 1.5.
Cordialmente,
Equipe CNES
Esclarecemos para os usuários do SCNES, que a mensagem de erro apresentada no momento da operação do sistema ocorre para quem está utilizando versão do banco de dados firebird diferente da versão 1.5, que é a versão recomendada e disponibilizada no site do CNES. Nesse caso, deverá ser desinstalada a versão atual do firebird e depois instalada a versão 1.5 (disponível no site cnes: http://cnes.datasus.gov.br, opção Serviços/Recebimento de Arquivos (CNES 2281).
ATENÇÃO: Para trocar o firebird não é necessário desinstalar o SCNES, basta desinstalar a versão atual do firebird e depois instalar a versão recomendada 1.5.
Cordialmente,
Equipe CNES
Hermes Júnior
Digitador
SMS
Barra do Corda - MA
Telefones : 99 8402-0965 / 8121-6378
e-mail : hermesjunior@hotmail.com
Digitador
SMS
Barra do Corda - MA
Telefones : 99 8402-0965 / 8121-6378
e-mail : hermesjunior@hotmail.com
-
joaoalmeida_sb
- Membro Intermediário

Pois bem muitos colegas já citaram problemas com essa versão do SCNES como não poderia ser diferente eu tambem estou com esse problema, tenho o firebird 2.0 instalado na maquina onde se encontra o Scnes, fiz o seguinte: instalei o Scnes 2.2.80 e depois 2.2.8.1 e apresentou o problema na consistência, desinstalei o firebird 2.1 e instalei a 1.5, voltei para a versao 2.2.73, instalei a 2.2.80 e depois a 2.2.81, ao tentar recuperar o backup da a seguinte mensagem ERRO NA ESTRUTURA DE BANCO DE DADOS, já tentei todas as formas possiveis que os amigos postaram aki no forum, mudei de máquina duas vezes mas nao restaura o backup e ate o momento nada, por favor me de uma luz estou sem saber o que fazer estou num mato sem cachorro perdido como se diz aki onde moro. me ajudem por favor.
Joao Batista
SMS São Bentinho e Cajazeirinhas - PB
Joao Batista
SMS São Bentinho e Cajazeirinhas - PB
Bom dia, o que eu posso te dizer é para tentar até dar certo, pois infelizmente já tive que fazer o que estou te sugerindo em diversas ocasiões; é desgastante, mais tem uma hora que o programa funciona. Tente, após passar a 2.2.81, desligar a máquina e só depois fazer o backup; desinstale o fire 2.0, desligue novamente; instale o 1.5 e desligue. Quando me refiro a desligar, não é reiniciar é desligar e ligar mesmo, radical. Torço para que dê certo.
Gilda
Petropolis/RJ
Petropolis/RJ
- lincoln_gp
- Membro Avançado

Na verdade o que acontece às vezes é o seguinte: O Firebird quando voce desinstala fica alguns fragmentos do programa no computador. Ele faz isso porque quando se instala esse mesmo programa novamente (ou uma versão nova) ele instala mais rápido e salva as configurações (e às vezes os erros também salva) feitas no progama que estava instalado anteriormente. Por esse motivo é sempre bom desinstalar o programa através de um desinstalador próprio que não seja aquele desinstalador do windows.
"No meu caso" aconteceu isso. Eu só consegui fazer o meu Cnes funcionar quando eu desinstalei o Firebird 2.0 por completo (sem deixar nenhum vestígio do programa que estava instalado). Pode ser o caso também de desinstalar o Cnes através desse programa (Pode ser!!!).
O desinstaldor que eu uso sempre foi o RevoUninstller. Ele é em português e muito fácil de usar.
Segue abaixo os links do programa e de como utilizá-lo:
http://www.baixaki.com.br/download/revo-uninstaller.htm
http://www.baixaki.com.br/info/1133-com ... taller.htm
Espero ter ajudado
Abraços
"No meu caso" aconteceu isso. Eu só consegui fazer o meu Cnes funcionar quando eu desinstalei o Firebird 2.0 por completo (sem deixar nenhum vestígio do programa que estava instalado). Pode ser o caso também de desinstalar o Cnes através desse programa (Pode ser!!!).
O desinstaldor que eu uso sempre foi o RevoUninstller. Ele é em português e muito fácil de usar.
Segue abaixo os links do programa e de como utilizá-lo:
http://www.baixaki.com.br/download/revo-uninstaller.htm
http://www.baixaki.com.br/info/1133-com ... taller.htm
Espero ter ajudado
Abraços
Lin¢oln_gp
TI-SMS Santa Bárbara MG
31-3832-1700
31-8896-0715
lincoln_gp@hotmail.com
cpd_saude@santabarbara.mg.gov.br
TI-SMS Santa Bárbara MG
31-3832-1700
31-8896-0715
lincoln_gp@hotmail.com
-
ElizeteSoares
- Membro Avançado

PessoL,
sE ALGUEM AINDA TEM PROBLEMA COM A VERSAO, APESAR DAS INSTRUÇÕES DADAS AQUI, POR NÓS E PELOS COLEGAS, NOS AVISEM PARA QUE POSSAMOS AJUDAR.
SIGAM SEMPRE AS INSTRUÇÕES DADAS NO LEIA-ME DA VERSAO E NO MANUAL OPERACIONAL PARA QUE NAO SURJAM PROBLEMAS COMO ESTE, COM O USO DE VERSAO DO FIREBIRD, A QUAL NAO É A RECOMENDADA.
REFORÇO NOVAMENTE QUE OS USUARIOS SEPAREM OZ PROBLEMAS NAO POSTANDO PROBLEMAS DIFERENTES NO MESMO TOPICO E NEM COLOCANDO EM OUTRO TOPICO MENSAGENS CUJO PROBLEMA JA TENHA SIDO POSTADO.
sE ALGUEM AINDA TEM PROBLEMA COM A VERSAO, APESAR DAS INSTRUÇÕES DADAS AQUI, POR NÓS E PELOS COLEGAS, NOS AVISEM PARA QUE POSSAMOS AJUDAR.
SIGAM SEMPRE AS INSTRUÇÕES DADAS NO LEIA-ME DA VERSAO E NO MANUAL OPERACIONAL PARA QUE NAO SURJAM PROBLEMAS COMO ESTE, COM O USO DE VERSAO DO FIREBIRD, A QUAL NAO É A RECOMENDADA.
REFORÇO NOVAMENTE QUE OS USUARIOS SEPAREM OZ PROBLEMAS NAO POSTANDO PROBLEMAS DIFERENTES NO MESMO TOPICO E NEM COLOCANDO EM OUTRO TOPICO MENSAGENS CUJO PROBLEMA JA TENHA SIDO POSTADO.
Atenciosamente,
Elizete Soares
Técnica Especializada/Referência Técnica do CNES/Moderadora do Forum
CGSI/DRAC/SAS/MS
E-mail- elizete.soares@saude.gov.br
Tel. 61 3315 2437- 2698
Visite o site do CNES- http://cnes.datasus.gov.br
Elizete Soares
CGSI/DRAC/SAS/MS
Tel. 61 3315 2437- 2698
-
ElizeteSoares
- Membro Avançado

PessoL,
Atenciosamente,
Elizete Soares
CGSI/DRAC/SAS/MS
Tel. 61 3315 2437- 2698
Elizete Soares
CGSI/DRAC/SAS/MS
Tel. 61 3315 2437- 2698
Obrigada Lin¢oln_gp, segui suas orientações e consegui resolver o problema do scnes de minha unidade.
Nem precisei reiniciar o computador!!! e funcionou normalmente. (consistência)
Nem precisei reiniciar o computador!!! e funcionou normalmente. (consistência)
- Francineide Santana
- Membro Intermediário

Oi gente!
estou precisando de ajuda o meu CNES tb esta dando erro quando rodo a consintência na versaõ 2.2.8-1 e na 2.2.8.0 o que faço, pois tenho pouco tempo pra roda.
estou precisando de ajuda o meu CNES tb esta dando erro quando rodo a consintência na versaõ 2.2.8-1 e na 2.2.8.0 o que faço, pois tenho pouco tempo pra roda.
Francineide Santana
-
Malhada dos Bois
- Membro Recente

Bom Dia!
Estou com o mesmo problema de Rafael Ferreira Moreira no CNES, gastaria de saber se alguém conseguiu resover esse problema?
Atenciosamente: Edvaldo de Malhada dos Bois Sergipe
Estou com o mesmo problema de Rafael Ferreira Moreira no CNES, gastaria de saber se alguém conseguiu resover esse problema?
Atenciosamente: Edvaldo de Malhada dos Bois Sergipe
- Renato B Cassini
- Membro Avançado

- Contato:
Bom dia Edvaldo de Malhada dos Bois Sergipe,
Essa mensagem que você se refere, é o erro na hora de rodas a consistência e ela ocorre para quem está utilizando versão do banco de dados firebird diferente da versão 1.5, que é a versão recomendada e disponibilizada no site do CNES. Nesse caso, deverá ser desinstalada a versão atual do firebird e depois instalada a versão 1.5 (disponível no site cnes: http://cnes.datasus.gov.br, opção Serviços/Recebimento de Arquivos (CNES 2281).
OBS: Para trocar o firebird não é necessário desinstalar o SCNES, basta desinstalar a versão atual do firebird e depois instalar a versão recomendada 1.5.
Para mais detalhes, leia as postagens feitas neste tópico, que você encontrará as respostas, pois neste tópico já aconteceu de tudo...rs.
Essa mensagem que você se refere, é o erro na hora de rodas a consistência e ela ocorre para quem está utilizando versão do banco de dados firebird diferente da versão 1.5, que é a versão recomendada e disponibilizada no site do CNES. Nesse caso, deverá ser desinstalada a versão atual do firebird e depois instalada a versão 1.5 (disponível no site cnes: http://cnes.datasus.gov.br, opção Serviços/Recebimento de Arquivos (CNES 2281).
OBS: Para trocar o firebird não é necessário desinstalar o SCNES, basta desinstalar a versão atual do firebird e depois instalar a versão recomendada 1.5.
Para mais detalhes, leia as postagens feitas neste tópico, que você encontrará as respostas, pois neste tópico já aconteceu de tudo...rs.
===================================
Renato Baragati Cassini
Coord. de Auditoria, Avaliação e Controle
(14) 3263-0020 - ramal 33
Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista/SP
Intel Core i5 3,33GHz, 4Gb, 320Gb, Windows 7 Professional
Renato Baragati Cassini
-
wsrocheti
- Membro Novato

Fiz como foi postado
Desinstalei firebird 2.0 com revouninstaller
desliguei
instalei firebird 1.5
fb serve e fbguard iniciado normalmente
só que agora o scnes não abre de jeito nemhum
o que fazer?
Desinstalei firebird 2.0 com revouninstaller
desliguei
instalei firebird 1.5
fb serve e fbguard iniciado normalmente
só que agora o scnes não abre de jeito nemhum
o que fazer?
-
wsrocheti
- Membro Novato

Só consigo rodar o SCNES 2.2.8.1 com firebird 2.0
- lincoln_gp
- Membro Avançado

Mas o sistema não deixou de funcionar porque voce desinstalou pelo revounistaller. A versao do firebird 1.5.5.4926 que deu certo aki comigo. já a 1.5.0 já não sei te falar.
abraços
abraços
Lin¢oln_gp
TI-SMS Santa Bárbara MG
31-3832-1700
31-8896-0715
lincoln_gp@hotmail.com
TI-SMS Santa Bárbara MG
31-3832-1700
31-8896-0715
lincoln_gp@hotmail.com
- Francineide Santana
- Membro Intermediário

Gente.........
eu estava com o mesmo problema com a versão do CNES 81 ai segui as orientações do FORUM e instalei o Firebird 1.5.5, ai deu pra fecha aprodução de fevereiro, so que tenho outros programas do DATASUS no mesmo micro e não estão rodando com essa versão do Firebird pois so roda com a 2.0, o que fazemos agora.AJUDE-ME a tirar essa duvida ou o que fazer para solucionar esse problema. grata amigos.
eu estava com o mesmo problema com a versão do CNES 81 ai segui as orientações do FORUM e instalei o Firebird 1.5.5, ai deu pra fecha aprodução de fevereiro, so que tenho outros programas do DATASUS no mesmo micro e não estão rodando com essa versão do Firebird pois so roda com a 2.0, o que fazemos agora.AJUDE-ME a tirar essa duvida ou o que fazer para solucionar esse problema. grata amigos.
Francineide Santana
- Renato B Cassini
- Membro Avançado

- Contato:
À Equipe do SCNES,
Quando será disponibilizada no site as tabelas para a competência de Março/2009? Muita gente já virou a competência do SCNES e nada de sair as tabelas atualizadas. Principalmente as tabelas de equipes válidas e cnes válidos/expirados.
Quando será disponibilizada no site as tabelas para a competência de Março/2009? Muita gente já virou a competência do SCNES e nada de sair as tabelas atualizadas. Principalmente as tabelas de equipes válidas e cnes válidos/expirados.
===================================
Renato Baragati Cassini
Renato Baragati Cassini