terceiros

Dúvidas e soluções a respeito do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e da FCES

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa

fatima sousa
Membro Recente
Membro Recente

terceiros

Mensagem por fatima sousa » Sex Out 10, 2008 12:28 pm

Elizete,

Quando vamos atualizar os serviço de classificação da patologia clínica nos estabelecimentos de Terapia Renal não encontramos o terceiro informado pelo Estabelecimento.

Constatamos que o mesmo se encontra no txt de terceiros brasil. Inviabilizando o processamento do SIA.

Vc pode nos ajudar a resolver esta situação.

Grata Fátima :cry:

crisfp
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: terceiros

Mensagem por crisfp » Seg Out 13, 2008 8:37 am

Elizete,
Estou com uma dúvida:
No site do CNES existem dois arquivos de Terceiros: o Terceiros Brasil completo e o dividido por Estado. Para tentar diminuir o tempo de atualização dos arquivos baixei o Terceiros Brasil 35, mas no Sistema CNES não consigo atuelizar, ele só aceita o arquivo completo. Será que estou azendo algo errado. Poderia por gentileza me orientar. :)
Cristina
SMS Suzano/SP

Sara Novais
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Sara Novais » Seg Out 13, 2008 8:55 am

crisfp escreveu:Elizete,
Estou com uma dúvida:
No site do CNES existem dois arquivos de Terceiros: o Terceiros Brasil completo e o dividido por Estado. Para tentar diminuir o tempo de atualização dos arquivos baixei o Terceiros Brasil 35, mas no Sistema CNES não consigo atuelizar, ele só aceita o arquivo completo. Será que estou azendo algo errado. Poderia por gentileza me orientar. :)

Bom dia!!!

Como vc está fazendo Cris....aqui atualizei normal...
Quando vai atualizar o sistema não está achando o terceirosbrasil35.zip....basta digitar *.zip que irá aparecer o arquivo...só clicar para atualizar..

Espero ter ajudado...

Bom trabalho!

neycavalheiro
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por neycavalheiro » Seg Out 13, 2008 11:34 am

Aqui estamos com o mesmo problema, alguns terceiros não estão aparecendo para inclusão, só que estão no arquivo terceiros Brasil sem problemas. Ja revisei o cadastro e esta tudo ok, mas não há como incluir o estabelecimento como terceiro. Isto aconteceu principalmente nas nefrologicas. estamos com a versão 2.2.5.1 do CNES

crisfp
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por crisfp » Seg Out 13, 2008 1:47 pm

Sara, deu certo obrigada.

Ney, acho que vc tem que incluir pelo site e depois baixar o arquivo de novo.
Cristina
SMS Suzano/SP

ElizeteSoares
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por ElizeteSoares » Seg Out 13, 2008 2:18 pm

Sejam mais precisos no questionamento. O estabelecimento informou um Terceiro para determinado serviço/classificação? Vejam no arquivo de Terceiros Brasil se o Terceiro tem este mesmo serviço/classificação informado no seu cadastro.
Atenciosamente,

Elizete Soares
Técnica Especializada/Referência Técnica do CNES/Moderadora do Forum
CGSI/DRAC/SAS/MS
E-mail- elizete.soares@saude.gov.br
Tel. 61 3315 2437- 2698
Visite o site do CNES- http://cnes.datasus.gov.br

neycavalheiro
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por neycavalheiro » Seg Out 13, 2008 9:05 pm

Ola Elisete, obrigado por responder.
São varios codigos 145/02, 03, etc.., acho que foi isso que aconteceu, apesar de ter o serviço/classif cadastrado na minha base local (no prestador e no terceiro tambem) eles não estão no site, ao menos os que preciso.. e acredito tambem não no terceiros Brasil.
Apesar do CNES do laboratorio constar no arquivo, acho que não tem os serviços/class. que preciso pois o municipio cadastrou a pouco e não deu tempo para sair no arquivo.
O problema é que o prazo que nos foi dado pelo estado expirou e praticamente toda a produção das clinicas de hemodialise vão ser glosadas por este motivo (problemas no cadastro de seus terceiros - laboratorios), embora estejam (as clinicas)com seu cadastro em dia.
Como ja me foi informado que o terceiros Brasil demora ate 4 dias uteis para atualizar não teremos mais tempo para corrigir o que vai gerar um problemão dificil de ser resolvido. :cry:
Só pra salientar, a informação de que os cadastros (quanto ao serv/class) deveriam ser corrigidos foi amplamente divulgado por esta regional desde junho no entanto muitos deixaram para a ultima hora, seria interessante se neste periodo de transição o programa aceitasse fazer a verificação do terceiro na base local e não no terceiros Brasil, não sei se isto seria possivel ao menos para esta competencia...
Editado pela última vez por neycavalheiro em Seg Out 13, 2008 9:07 pm, em um total de 1 vez.

csaude
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por csaude » Ter Out 14, 2008 9:33 am

Boa dia,
Também estou com um problema parecido, até recebemos a informação que deveriamos estar fazendo algumas alterações, mais não como deveria com os esclarecimento necessário, estamos com um prazo muito curto e os ajustes que precisam ser feito nos requer mais tempo.
Peço se possível mais algum prazo.
Att,
Valeria.

mlk
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por mlk » Ter Out 14, 2008 9:51 am

Eu atualizo o servico classificacao do meu terceiro na minha base local incluindo 2 servicos, ao incluir o servico na minha unidade identificando os mesmos codigos e que ele é terceiro ele nao acha o cnes do meu terceiro. Isso deveria ocorrer se ele fosse de outro municipio, mais ele ta na minha base. Como corrigir isso???

Marcelo

csaude
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por csaude » Ter Out 14, 2008 11:06 am

Marcelo, não sei se poderei te ajudar, mais além de atualizar a sua base vc deverá cadastra-lo no CNES on-line, o mais fácil é vc estar entrando em contato com o suporte técnico - (21) 39857178. Espero ter ajudado.
Abraços,
Valéria.

ElizeteSoares
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por ElizeteSoares » Ter Out 14, 2008 3:31 pm

Vou tentar responder a todos que postaram este topico. Primeiro que o cadastro tem que ser realizado/atualizado quando ocorre a alteração e nao porque vai expirar determinados prazos. Segundo, a questão da critica do Terceiro foi amplamente divulgado na versao passada, tanto na mesma, quanto forum, lista, site, mala direta, etc. Quem indicou que tem algum serviço terceirizado, o Terceiro indicado, seja da sua própria base ou de outro gestor tem que conter a informação de que o mesmo realiza o mesmo serviço com a mesma classificação para o qual ele foi contratado pelo estabelecimento prestador de serviços para o SUS. Não basta só ser o serviço. Tem que ser a classificação tambem. Se ele estiver na sua base voce deveerá atualizar o cadastro do terceiro. Se for de outro gestor tem que solciitar ao mesmo que atualize e esperar ele exportar esta informação para o banco nacional para que depois conste no arquivo de Terceiros Brfasil. E por último nao há como alterar a versao e/ou dar mais prazo.
Atenciosamente,

Elizete Soares
Técnica Especializada/Referência Técnica do CNES/Moderadora do Forum
CGSI/DRAC/SAS/MS
E-mail- elizete.soares@saude.gov.br
Tel. 61 3315 2437- 2698
Visite o site do CNES- http://cnes.datasus.gov.br

neycavalheiro
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por neycavalheiro » Ter Out 14, 2008 6:10 pm

O problema é que mesmo com toda a divulgação são muitos prestadores, só na nossa regional são 43 municipios e mais de 600 prestadores cadastrados, com isso fica dificil avaliar o quanto a informação chegou até a quem de fato deveria chegar, e mesmo assim se o prestador entendeu do que se trata. Mesmo para alguns municipios que trabalham com o CNES diretamente ainda existem duvidas quanto a esta alteração, que dira de alguns prestadores que mal sabem que fizeram o cadastro um dia. Eu ja trabalho com o CNES faz algum tempo e não sabia que o terceiros Brasil informava os terceiros somente para determinados serv/class, ou seja, ha muitos detalhes que estão aparecendo agora com a criticas do SIA.
Outro detalhe é que a necessidade do serviço/class se dá de acordo com o procedimento lançado, ou seja muita coisa só aparece quando entra a produção no SIA.

Sinceramente eu discordo totalmente com a postura do DATASUS em simplesmente ignorar o problema e anunciar que não vai prorrogar prazos nem alterar versão. Na regional em que trabalho foi glosada praticamente toda a produção das clinicas de hemodialise. São clinicas que dependem do pagamento SUS para sua subsistencia e que correm o risco de parar por inviabilidade financeira.
Os prejudicados são os proprios usuarios do sistema que podem pagar com a propria vida pela intolerancia de pessoas que se preocupam em fazer mudanças discutiveis que no papel podem facilmente funcionar, mas na pratica a coisa é bem diferente.
Concordo que o cadastro tem que ser ajustado, mas aonde fica o bom senso? :(

Marcelo Grama
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por Marcelo Grama » Qua Out 22, 2008 8:30 am

Me vejo obrigado a concordar com a colega da mensagem acima.

muitos detalhes estão surgindo bem agora, com o prazo acabando e faturamento ficando pra tras.

A impressão que dá é que o CNES so quer complicar, já que esses detalhes mais atrapalham do que ajudam.

Espero que tenhamos o prazo prorrogado, ou muitos municipios não vão ter tempo de corrigir tudo.
Marcelo - São Sebastião da Grama-SP.

Q A Força Esteja com Você

crisfp
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por crisfp » Qua Out 22, 2008 8:44 am

Concordo plenamente com os colegas, nós só podemos saber o que foi glosado ao receber a produção, daí o prazo do SIA é prorrogado o do CNES não, fica dificil assim... :|
Cristina
SMS Suzano/SP

Marcelo Grama
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por Marcelo Grama » Qua Out 22, 2008 8:46 am

Realmente.

e esse problema no CNES, esta atrasando até o meu faturamento.

ta dificil viu.
Marcelo - São Sebastião da Grama-SP.

Q A Força Esteja com Você

Responder

Voltar para “Fórum de discussão sobre o CNES”