Duvidas sobre o RAAS

Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, daianearaujo

fabioconte
Membro Recente
Membro Recente

Duvidas sobre o RAAS

Mensagem por fabioconte » Seg Dez 10, 2018 12:59 pm

Boa tarde amigos
Sou digitador no CAPS em Joaçaba - SC e venho fazendo as digitações normais mas tem umas coisas que me incomodam.

podem ser umas perguntas tolas, mas necessito tirar uma duvidas.
sei que ficará um tópico grande,
mas acredito que algumas duvidas minhas ja foram sanadas por outros operadores do sistema, mas pesquisei no forum e não encontrei as informações.

muito obrigado pela atenção!

- não existe atualização para o sistema em forma a acelerar a digitação?
toda vez que informamos uma ação para um paciente precisamos colocar o CNS inteiro do profissional e o CBO, mas vejo que os profissionais poderiam ter uma ordem logica de cadastro 1, 2, 3, 4, 5 e asism por diante e o CBO é o de formação do profissional, como um exemplo a Enfermeira nao será nunca cadastrada com a atividade de medica, sendo assim nao precisaria digitar todas as vezes o CBO e este ja estar atrelado ao cadastro do profissional.

- temos aprox. uns 800 pacientes ativos e em media atendemos 300 pacientes com 900 atividades mensal.
mas meu BD ativo está com mais de 6Gb e o ultimo BKP deu quase 4gb. é normal um BD tão grande assim, ja que as informações referente aos pacientes são tão pequenas?

- os dados cadastrados aqui no meu BD são antigos, e tem uns pacientes que foram criados com o nome errado, se eu altero o nome ou qualquer informação dele, próximo mês não mantem volta como do primeiro cadastro. Isto acontece também em um caso onde o CEP foi esquecido, ele nao salva novamente.. todo mês quando chamo o paciente pra colocar as ações gera vários erros até o sistema liberar o campo pra digitar, se não ele fica em vermelho e não finaliza.

- forma mais rápida de lançamento dos dados. temos vários profissionais e esses realizam atividades pra vários pacientes em grupos no mesmo dia (então mesma configuração de lançamento da atividade) não existe uma forma de lançar vários pacientes para um profissional em uma data ao invés de ter que chamar cada paciente e re-digitar todas as informações e dai colocar o nome do profissional para cada dia que teve a atividade. vejo que a forma atual é um trabalho massante onde tem que ficar digitando e re digitando as informações que poderia ser automático.
um exemplo é que poderia chamar o profissional 1 (dia 01/11) atendeu os pct em grupo a, b, c, d, e, f, g e h. pronto o sistema faria os lançamentos pra atividade que o profissional fez.. seria muito mais dinâmico.

- chamada do paciente
uma duvida cruel é que, quando estamos chamando um paciente pra lançar as informações toda vez tem que informar o CNS da instituição. mas este é sempre fixo, sempre o mesmo, então porque precisamos sempre digitar? mesma coisa é a data de admissão do paciente este é sempre o mesmo, se errar a data ali da um erro concomitante onde o sistema diz que tem um erro entre o primeiro cadastro e o atual, então porque re-digitar se ele ja sabe qual data foi cadastrada a primeira vez pra dizer que existe erro.

-numero sequencial para cadastramento do paciente
uma duvida é também, de o porque precisamos sempre digitar o CNS do paciente, não poderia ter um numero mais simples em ordem logica para cadastramento pra não precisar digitar sempre os 15 dígitos do CNS de cada paciente. podia ser pelo numero do prontuário, facilitaria a digitação e aceleraria o processo.

CAPSBM
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: Duvidas sobre o RAAS

Mensagem por CAPSBM » Ter Dez 11, 2018 10:29 am

Ola Fabio, vamos lá...

Duvida 1) O RAAS nao tem manutenção ou atualização de sistema desde 2013. Provavelmente não haverá melhoras no sistema. O que é possível fazer é cadastrar o CNES do profissional no sistema, e ai você poderá clicar na lupa ao lado do campo do cnes, e apenas clicar em cima do nome do profissional que a numeração aparece sozinha. Sobre o CBO não ha muito o que se fazer, pois um procedimento pode ser realizado por varios tipos de profissionais, e não há um específico para medico, enfermeiro e etc...

2)Olha, não é muito comum chegar a mais de 6gb, tenho quase esse valor e o meu bate quase 4 gb. Sim o banco é grande mesmo, porem precisa ver se ta duplicando paciente, ou se tem paciente cadastrado duas vezes com SUS diferente, enfim, sao n motivos que podem ocasionar o aumento do tamanho do banco de dados. Se você restaura muito BKP, pode ta duplicando.

3) Esse erro não é muito comum, o que precisa fazer é lançar uma ação pro paciente, quando fizer alguma alteração no cadastro, pois quando mudar a competência, a alteração fica.

4) Precisaria entender melhor como funciona a logística de lançamento ai. Ai poderia ajudar.

5) SOBRE NUMERO SEQUENCIAL.... você pode clicar na lupa ao lado do campo CNES DO PACIENTE. Vai aparecer o nome de todos os pacientes cadastrados, e ai é so clicar em cima do nome e o numero aparece sozinho.

Responder

Voltar para “Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]”