TIRANDO DUVIDAS RAAS E BPA

Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, daianearaujo

CAPSBM
Membro Intermediário
Membro Intermediário

TIRANDO DUVIDAS RAAS E BPA

Mensagem por CAPSBM » Qua Mar 21, 2018 9:22 am

Ola, meu nome é Fernando, sou Assistente Administrativo do CAPS de Barra Mansa e tenho uma certa experiência e conhecimento sobre os programas RAAS e BPA. Caso tenham alguma dúvida, ou algum problema, postem aqui para que eu possa ajudar :)

Whatsapp 24 988586071 :lol:

leonoruchoa
Membro Recente
Membro Recente

Re: TIRANDO DUVIDAS RAAS E BPA

Mensagem por leonoruchoa » Seg Abr 09, 2018 4:52 pm

Boa tarde Fernando!

Sou analista de sistemas do Hospital São Paulo em São Paulo - Capital.
Então, estamos com problema na digitação de BPA-I depois que uma máquina no setor do nosso faturamento foi formatada, o erro que está dando envio por anexo.

Será que voce pode me ajudar?

Obrigada

Leonor Ribeiro Uchoa
Analista de Sistema - Hospital São Paulo
Fone (11) 5576-4165
Anexos
erro_bpa.png
erro_bpa.png (50.18 KiB) Exibido 3448 vezes

RicardoMG
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por RicardoMG » Ter Abr 10, 2018 8:33 am

Olá Leonor,

Não tenho muito conhecimento, mas mensagem '"SQL", tem a ver com banco de dados...
se fosse eu, desinstalava tanto o BPA quanto o Firebird e instalava novamente, e se tiver o interbase na máquina, já ouvi dizer que dá conflito.

Boa sorte aí
Ricardo MG

leonoruchoa escreveu:Boa tarde Fernando!

Sou analista de sistemas do Hospital São Paulo em São Paulo - Capital.
Então, estamos com problema na digitação de BPA-I depois que uma máquina no setor do nosso faturamento foi formatada, o erro que está dando envio por anexo.

Será que voce pode me ajudar?

Obrigada

Leonor Ribeiro Uchoa
Analista de Sistema - Hospital São Paulo
Fone (11) 5576-4165

Neli
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Neli » Sex Abr 13, 2018 10:03 pm

Boa noite Fernando

Em relação a RAAS, estamos com algumas inconsistências aqui no Município, temos aqui no município CAPS II e CAPS AD.
Está dando a mensagem de ação não concomitante, na seguinte situação:
Exemplificando um paciente foi atendido no CAPS II no dia 03 de março pela psicologa verificou-se que não era caso de CAPS II e sim de CAPS AD. Então foi aberto uma RAAS para esse paciente incluído a ação e finalizado essa RAAS e encaminhado para o CAPS AD e aberto outra RAAS, no momento de fazer a consistência está dando essa mensagem de ação não concomitante, já fizemos de tudo para testar, mas continua essa mensagem, você tem alguma ideia de como podemos resolver isso?

Neli
Pinhais/PR

JACINTHO
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por JACINTHO » Qua Abr 18, 2018 3:50 pm

Boa tarde

Este mês, começou a trabalhar em nosso CAPS uma fisioterapeuta. Consultando o SIGTAP, constatamos que existem poucos procedimentos que aceitam o CBO de fisioterapeuta geral. Alguns pertencem ao RAAS e outros ao BPA. Gostaria de saber como lançar os atendimentos que não aceitam o código específico deste CBO (como, por exemplo, atendimentos individuais e em grupo, visitas domiciliares, assembleias). Recentemente, foi acrescentado atendimentos para farmacêuticos. Existe previsão de ampliar o número de procedimentos realizados por fisioterapeutas nos CAPS de forma a que aceitem registro no RAAS?
Outra questão: No BPA, por exemplo, os códigos 0101010028 (Atividade Educativa/Orientação em Grupo na Atenção Especializada) e 0301080267 (Fortalecimento do Protagonismo) a quantidade a ser lançada é por atividade ou por pacientes que participaram dos grupos? Por exemplo, 1 assembleia com 4 pacientes deve ser lançada como 1 ou 4?

Obrigado.

Jacintho

CAPSBM
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por CAPSBM » Qua Mai 23, 2018 9:33 am

leonoruchoa escreveu:
Seg Abr 09, 2018 4:52 pm

Bom Dia Leonor!

Esse é um típico erro de SQL Server, isso tem haver com o Firebird. Seu computador me parece ser Windows 8, e não identifiquei no canto inferior direito da sua tela, a imagem do Firebird ativo.

Erros no Firebird pode variar muito, desde instalação, permissão no windows e etc. Eu também uso um computador com windows 8 e tive alguns problemas com a permissão de usuário. meu sistema estava instalado na pasta DATASUS em Arquivos de Programas, porem em meu usuário so rodava pastas que estivessem coladas la no usuário administrador do PC. transferindo a pasta eu consergui habilitação e o sistema rodou normalmente. se possível me chama no whatsapp pois fica mais fácil explicar como você vai ta fazendo a correção.

(24) 988586071

CAPSBM
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por CAPSBM » Qua Mai 23, 2018 9:49 am

Neli escreveu:
Sex Abr 13, 2018 10:03 pm

Bom Dia Neli, tudo bem?

Olha, aqui no meu município também temos CAPS AD e CAPS II. Acho que o erro esta na logística! segundo nota 42/2012 (referente a portaria 854) o CAPS teria 3 módulos de faturamento RAAS, BPA I e BPA C. Se analisarmos as ações disponibilizadas para uso, o MS não nos da nenhuma opção para usar com os usuários em avaliação ou que não são considerados demanda do serviço. Com essa nota técnica, o MS nos disponibilizou um procedimento (03.01.08.023-2) que entra como (Acolhimento Inicial), quer dizer que você atendeu aquele usuário pela primeira vez. A RAAS é usada para registro de projeto terapêutico, entendendo desta forma, concluímos que um paciente em avaliação ou que não é demanda para CAPS não entraria na RAAS pois não teria sentido ter um projeto terapêutico ja que nao tem diagnostico fechado ou se não for considerado demanda do serviço. O que fazer com esses usuários que o serviço atende mas nao é demanda ? temos 2 opções:

1) Ou você vai lançar no BPA como primeiro atendimento (03.01.08.023-2) - Caso de pacientes atendidos pela primeira vez e encaminhados

2) Ou se caso algum paciente precisar de mais de uma consulta para avaliação, voce podera lançar o procedimento mais de uma vez (023-2). - Para pacientes em avaliação sendo acompanhados pelo serviço.

Vale lembrar que os CAPS são destinados a usuários com transtorno do caráter GRAVE, CRÔNICO e SEVERO, então apenas estes deverão ser faturados na RAAS, os outros casos não são demandas para o serviço.

O BPA C ( consolidado) é uma plataforma universal usada por qualquer estabelecimento ambulatorial, então ainda que alguns procedimentos institucionais sejam atribuídos a CAPS, existe outros procedimentos como (Consulta com profissional de nível superior) em que você pode ta lançando para os casos que não são demanda e continuam no serviço.

Caso haja mais duvidas (24) 988586071

Boa noite Fernando

Em relação a RAAS, estamos com algumas inconsistências aqui no Município, temos aqui no município CAPS II e CAPS AD.
Está dando a mensagem de ação não concomitante, na seguinte situação:
Exemplificando um paciente foi atendido no CAPS II no dia 03 de março pela psicologa verificou-se que não era caso de CAPS II e sim de CAPS AD. Então foi aberto uma RAAS para esse paciente incluído a ação e finalizado essa RAAS e encaminhado para o CAPS AD e aberto outra RAAS, no momento de fazer a consistência está dando essa mensagem de ação não concomitante, já fizemos de tudo para testar, mas continua essa mensagem, você tem alguma ideia de como podemos resolver isso?

Neli
Pinhais/PR

CAPSBM
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por CAPSBM » Qua Mai 23, 2018 10:04 am

JACINTHO escreveu:
Qua Abr 18, 2018 3:50 pm
Boa tarde

Este mês, começou a trabalhar em nosso CAPS uma fisioterapeuta. Consultando o SIGTAP, constatamos que existem poucos procedimentos que aceitam o CBO de fisioterapeuta geral. Alguns pertencem ao RAAS e outros ao BPA. Gostaria de saber como lançar os atendimentos que não aceitam o código específico deste CBO (como, por exemplo, atendimentos individuais e em grupo, visitas domiciliares, assembleias). Recentemente, foi acrescentado atendimentos para farmacêuticos. Existe previsão de ampliar o número de procedimentos realizados por fisioterapeutas nos CAPS de forma a que aceitem registro no RAAS?
Outra questão: No BPA, por exemplo, os códigos 0101010028 (Atividade Educativa/Orientação em Grupo na Atenção Especializada) e 0301080267 (Fortalecimento do Protagonismo) a quantidade a ser lançada é por atividade ou por pacientes que participaram dos grupos? Por exemplo, 1 assembleia com 4 pacientes deve ser lançada como 1 ou 4?

Obrigado.

Jacintho

Bom dia Jacintho, vamos lá!

1 QUESTÃO

Esse caso é bem típico e ja tive esse problema com uma professora de Ed. Física, e não ha muito o que se fazer. Uma vez que o MS não habilitou o profissional a realizar a ação, não existe outra forma de habilitar. O MS entende que para CAPS este profissional não é comum! um exemplo, antigamente a professora de Ed. Fisica não entrava em nada, hoje o MS ja criou o CBO (Profissional de Educação Física na Saúde), mas ainda não habilitaram ação psicossocial para este CBO. rsrs não adiantou nada. Enfim, voce tem 2 soluções

1- Lançar a produção dela em nome de outro profissional (usar CNES e CBO de outro profissional) pra nao perder as alções, porem nao vai evitar que ela fique sem produção...

ou

2- Lançar a produção dele no BAP - C nos procedimentos habilitados para fisioterapeuta. Faço isso com a professora de Ed. Física, pego os procedimentos de atividade física que é habilitado no CBO e lanço no BPA. Entra normalmente e não da problema.

2 QUESTÃO

Existe um site chamado SIGTAP (só procurar no google), lá você coloca a ação e coloca pesquisar, e o site te mostra tudo sobre aquela ação (CBO que pode usar, aonde você digita ela, quantidade que pode ser lançado, valor que o município recebe e etc...)

Se no caso não tiver nada sobre quantidade máxima, é pq não tem restrição, ai é só tomar cuidado pra não lançar coisa de mais e seu gestor achar que é superfaturamento.

espero ter ajudado! caso precise de ajuda entre em contato no Whats

Whatsapp (24) 988586071

DileneHoller
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por DileneHoller » Ter Out 02, 2018 2:23 pm

Olá, se não se importa eu preciso de ajuda, alterei a competência duas vezes, sem querer, por descuido, preciso voltar para o competência de setembro, como faço??

LEANDRO RADIOLOGIA
Membro Recente
Membro Recente

RAAS PROBLEMA VERSÃO

Mensagem por LEANDRO RADIOLOGIA » Sex Out 05, 2018 11:56 am

aLGUÉM ME AJUDO TEM MUITO TEMPOS QUE NÃO TRABALHO MAIS COM RAAS E NÃO ESTOU CONSEGUINDO NSTALAR O RAAS E NÃO CONSEGUI A VERSÃO 0161. SE ALGUÉM TIVER ME MANDA.

LEANDRO

rbeuter
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por rbeuter » Seg Out 15, 2018 4:05 pm

Boa tarde Fernando.

Vi seu post dizendo que você tem uma grande experiencia em RAAS.
Trabalho no Municipio de Boa Vista do Cadeado, no setor Administrativo da Secretaria de Saúde. Faço somente a importação do arquivo RAAS para o SIA.
Ocorreu um problema no computador e tive que reinstalar o programa, porém, ao entrar no site não encontrei mais a versão da RAAS. Li por cima, alguma coisa que iria terminar. Consegue me tirar essa duvida?
Qualquer coisa meu e-mail pra contato é robertabeuter@hotmail.com e telefone é 55-3643-1007

Aguardo. Obrigado.

AdrianoReginatto
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por AdrianoReginatto » Ter Out 16, 2018 5:48 pm

Boa Tarde Fernando, Mudei a Competencia no RAAS para outubro e não estou conseguindo digitar nenhum procedimento, nem nos meses anteriores, aparece a msg: "PROCEDIMENTO NÃO ADMITIDO P/ O INSTRUMENTO PSI." Saberia me dizer como corrigir? Já desinstalei e reinstalei o programa e não resolveu!!

CAPSBM
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por CAPSBM » Sex Out 26, 2018 10:23 am

CAPSBM escreveu:
Qua Mar 21, 2018 9:22 am
Ola, meu nome é Fernando, sou Assistente Administrativo do CAPS de Barra Mansa e tenho uma certa experiência e conhecimento sobre os programas RAAS e BPA. Caso tenham alguma dúvida, ou algum problema, postem aqui para que eu possa ajudar :)

Whatsapp 24 988586071 :lol:

Voce precisa baixar o Bdsia do mes que ta fazendo faturamento. Todo mês vc precisa atualizar esse arquivo, sem ele todos os procedimentos, cbo, e cnes dão problema. se vc ja fez isso, verifica se ta importando na pasta correta, com certeza o problema ta no BDSIA. Agora se você é novo no sistema e não sabe nem o que é isso, me da um toque que te explico melhor...

Kelly, de Itabira
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por Kelly, de Itabira » Sex Mai 03, 2019 7:11 am

Oi Fernando, bom dia.
Vc ainda está disponível para tirar dúvidas? Tentei contato pelo celular informado mas não consegui.

Responder

Voltar para “Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]”