ALTERAÇÕES NO PROGRAMA DA RAAS PARA FACILITAR A DIGITAÇÃO

Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, daianearaujo

CAPSBQ
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 28, 2014 2:58 pm

ALTERAÇÕES NO PROGRAMA DA RAAS PARA FACILITAR A DIGITAÇÃO

Mensagem por CAPSBQ » Sex Dez 04, 2015 10:51 pm

Senhores programadores e analistas da datatus, até hoje não entendi o porque de no menu onde se cadastra o CNS do profissional não tenha opção de
cadastrar tambem a C.B.O (Classificação Brasileira de Ocupação), isto evitaria perder tempo em ter que digitar a C.B.O toda vez que fomos lançar
as ações e tambem evitaria erros de digitação tais como: eu puxar o CNS de um psicólogo e digitar a C.B.O de um médico por exemplo...

Outra coisa: sou funcionário público desde da era da APAC e migrar para a RAAS que, é em ambiente gráfico, foi um baita evolução. mas também não entendo

o porque de tão poucas opções de destinatário do paciente (não me lembro neste momento o nome do campo exato). Onde tem lá por exemplo: Encaminhado a outro Caps, encaminhado à atenção básica,etc... Pouquíssimas opções...

Tiraram, já de algum tempo a opção INTERNAÇÃO, que nas primeiras versões da RAAS tinha. Somente no CAPS que trabalho internam-se uns 23 pacientes / mês e tenho que colocar como destinatário opções que não condizem com a realidade.

Grato,
Anderson

Avatar do usuário
ZUMIRO
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 7:37 am

Re: ALTERAÇÕES NO PROGRAMA DA RAAS PARA FACILITAR A DIGITAÇÃ

Mensagem por ZUMIRO » Seg Dez 07, 2015 12:19 pm

CAPSBQ escreveu:Senhores programadores e analistas da datatus, até hoje não entendi o porque de no menu onde se cadastra o CNS do profissional não tenha opção de
cadastrar tambem a C.B.O (Classificação Brasileira de Ocupação), isto evitaria perder tempo em ter que digitar a C.B.O toda vez que fomos lançar
as ações e tambem evitaria erros de digitação tais como: eu puxar o CNS de um psicólogo e digitar a C.B.O de um médico por exemplo...

Outra coisa: sou funcionário público desde da era da APAC e migrar para a RAAS que, é em ambiente gráfico, foi um baita evolução. mas também não entendo

o porque de tão poucas opções de destinatário do paciente (não me lembro neste momento o nome do campo exato). Onde tem lá por exemplo: Encaminhado a outro Caps, encaminhado à atenção básica,etc... Pouquíssimas opções...

Tiraram, já de algum tempo a opção INTERNAÇÃO, que nas primeiras versões da RAAS tinha. Somente no CAPS que trabalho internam-se uns 23 pacientes / mês e tenho que colocar como destinatário opções que não condizem com a realidade.

Grato,
Anderson
Caro Anderson, boa tarde....
Colega, junte suas indagações e frustrações junto as minhas e mais uma legião de sofredores daqui da ponta...
Nosso querido SURDO-MUDO-CEGO "DATACIRCO" não tem intenção nenhuma de aprimorar esse LIXO de programa chamado RAAS. O motivo é simples... ele NÃO SERVE PARA NADA !!!!
Vide este tópico abaixo...
http://forum.datasus.gov.br/viewtopic.p ... 7&t=411827

Estamos a deriva a anos, desde a implantação... Tudo feito nas coxas, implantação, suporte (????), cursos (????????????????). Nem nossos diretórios regionais sabem como lidar direito como esse programa burro-crático e parado no tempo. Tenho certeza que daqui algum tempo, eles encerram a RAAS e inventam outro programa com outro nome, pois não compensa mexer nessa coisa ridícula, que nos causa tanta LER nos dedos. Não muda versão a mais de ano, basta mudar um palito de fósforo no programa que vem umas 5 versões para corrigir uma cascata de erros, é um programa totalmente falido....

Bem vindo ao inferno, companheiro....

Segue o velório....

capsapiai
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Nov 30, 2011 2:35 pm

Re: ALTERAÇÕES NO PROGRAMA DA RAAS PARA FACILITAR A DIGITAÇÃ

Mensagem por capsapiai » Ter Dez 08, 2015 8:35 pm

Caros colegas de sofrimento, se animem pois estou com problemas muito mais graves que de vcs: imaginem que digito RAAS no próprio CAPS com um PC arcáico, único no serviço, sem manutenção e pasmem: SEM INTERNET e sou obrigada a dar conta do negócio pronto sem RECLAMAÇÃO! nesse momento estou tentando em casa fazer alguma coisa e não conseguí absolutamente nada, meu programa não está atualizando e meu " SUPORTE" disse para reinstalar o programa e fazer tudo de novo, não consigo nem conexão com a net, não sei mais o que fazer só sei de uma fatal: não vou entregar esse faturamento, caso não me dêem as condições primitivas e básicas para tal, se alguem tiver on line e puder me ajudar, por favor!

Avatar do usuário
ZUMIRO
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 7:37 am

Re: ALTERAÇÕES NO PROGRAMA DA RAAS PARA FACILITAR A DIGITAÇÃ

Mensagem por ZUMIRO » Qua Dez 09, 2015 11:18 am

capsapiai escreveu:Caros colegas de sofrimento, se animem pois estou com problemas muito mais graves que de vcs: imaginem que digito RAAS no próprio CAPS com um PC arcáico, único no serviço, sem manutenção e pasmem: SEM INTERNET e sou obrigada a dar conta do negócio pronto sem RECLAMAÇÃO! nesse momento estou tentando em casa fazer alguma coisa e não conseguí absolutamente nada, meu programa não está atualizando e meu " SUPORTE" disse para reinstalar o programa e fazer tudo de novo, não consigo nem conexão com a net, não sei mais o que fazer só sei de uma fatal: não vou entregar esse faturamento, caso não me dêem as condições primitivas e básicas para tal, se alguem tiver on line e puder me ajudar, por favor!

Minha Cara colega deste inferno, o seu problema não é único. Muito pelo contrário, existem muitos sofredores com problemas estruturais (pc arcaico, sem conexão com internet), e a única coisa que os dão é PRAZO DE ENTREGA, o resto que se f...da.
Aqui na minha região, já recebi pelo menos uns 3 telefonemas de pessoas que tem de fazer RAAS e nem computador tem na seção... muito comum... TRAGICO, MAS COMUM (PASMEM)!!!

Em relação a porcaria do programa... um erro maldito que se dá não é nele em sí, mas sim FIREBIRD, ou melhor dizendo, no relacionamento que o tosco RAAS faz com o programa FBird.
Se, ao instalar primeiramente o Firebird e posteriormente o RAAS e, no momento que vc acessar pela primeira vez o maldito RAAS essa relação falhar (por erros desconhecidos por mim, não sou programador e sim fuçador e milagreiro, e em cada pc que instalei foi uma história!!!) ocasionando um erro, pumba! Vc está literalmente ferrada!!! Se vc não tiver conhecimento médio de desinstalação de softer ou mesmo do windows e suas versões, não vai conseguir instalar novamente NEM A PAU sem dar erro, e aí só formatando do zero a máquina... e olha lá pois já cheguei a formatar e continuar a dar erro já de primeira...

Esse erro tosco acontece na primeira execução do Raas, quando o programa entra em execução junto do Firebird e gera pela primeira vez o banco de dados padrão que acompanhará nossa triste jornada ao inferno (o famoso E INCHADO, porém desconhecido para muitos, arquivo atende pelo nome de RAAS.GDB).

Umas dicas preciosas:

Instalou, rodou, não deu pau: Faça seu faturamento diário (se for o caso) e IMEDIATAMENTE, ANTES DE ENCERRAR O DIA, FAÇA BACKUP !!!!
Ah, mas meu pc é lento, não tem espaço, etc - SE VIRA !!! BERRA COM O CHEFE E/OU DIRETOR !!! PÕE NA PAREDE PARA TE DAR CONDIÇÃO DE TRABALHO !!! ELE GANHA PARA ISSO E VOCÊ NÃO!!! MAS FAZ BACKUP!!!!
Este é o único recurso para vc ter seu faturamento de volta em caso de pau no programa (e olha que acontece muito !!!)
E não faça um backup só, tipo remontando o mesmo backup sempre, deixando 1 só. Faça de 4 a 5 backups, e vá apagando os mais antigos... tipo, fiz faturamento segunda, terça, quinta e sexta... faço backup na segunda (com um nome), outro na terça (com outro nome) e assim por diante... chegou na segunda que vem, faço o faturamento, APAGO O BACKUP 1 (SEGUNDA PASSADA) E FAÇO UM NOVO BACK UP... insano??? Talvez, mas com esse porcaria de programa, o seguro morreu de velho my friend!!!
E se prepara pois um backup, pelo menos aqui, chega a ter mais de 2 gigas de tamanho o arquivo (legal né???)

Agora....

Instalou e deu pau de cara: 2 caminhos....
1 - Sabe pouco ou nada de informatica: Se ferrou!!! Pode procurar um técnico, pagar para ele quebrar a cabeça pois, mesmo se vc tentar instalar basicamente esse lixo vai ficar na mesma, sempre dando erro... serve a mesma menção SE VIRA !!! BERRA COM O CHEFE E/OU DIRETOR !!! PÕE NA PAREDE PARA TE DAR CONDIÇÃO DE TRABALHO !!! ELE GANHA PARA ISSO E VOCÊ NÃO!!!!

2 - És milagreiro ou fuçador (um herói no serviço público, por assim dizer)... Em termos técnicos (quem não sabe, por favor, não se atreva a se aventurar, pois tem que saber o básico de informática e não dá para ajudar a distancia, tem que estar aí juntinho na causa!! vendo o pc e ver como ele vai agir, cada um tem uma história)... É necessário a desinstalação TOTAL dos dois programas, principalmente o FIREBIRD (até mesmo das pastas criadas pelo mesmo). É necessário entrar no Gerenciador de Tarefas e finalizar os processos do firebird ativos (gardian e sql). Aí sim desinstalar o FB e logo após apagar o resto manualmente (as pastas criadas no arquivo de programas). Após desistalar o programa RAAS e apagar as pastas que sobraram do programa também...
Um boa é passar após os 2 um ccleaner para remover qualquer rastro... Reset a maquina... Faça PRIMEIRO, nova instalação do firebird MAS, EM UMA PASTA NOVA FORA DO ROTEIRO PADRÃO, por ex. na unidade c: crie uma pasta com um nome tipo "FIREB" e mande o programa instalar nessa pasta. É muito importante também que, ao finalizar a instalação do FB sempre irá aparecer um janela do firewall do windows (se não apareceu, já deu problema!) questionando se vc quer liberar o programa, MARQUE as duas casas (publico e privado)... SEGUNDO: Instale o nefasto RAAS normalmente PORÉM não clique no atalho que ele cria na área de trabalho para começar pela primeira vez, vá até a pasta que se instalou e clique diretamente no programa RAAS (COMO ADMINISTRADOR !!!)...
Em 90% dos casos funcionou de primeira agindo assim (depois de ter dado erro na 1ª instalação). Vale lembrar que as instalações tanto do FB e do RAAS tem de ser como ADMINISTRADOR, assim se garante um pouco mais.
Se funcionou, é pura mágica, não pergunte o segredo, é assim e pronto! hehehehe. Foi tentativa e erro por dezenas de vezes deste fuçador que voz enche a paciência...
Existe outros metodos, até mesmo de trazer um velho RAAS.GDB (eu sempre guardo um com muito carinho e ódio!) e troca-lo pelo existente e que está dando pau e tentar rodar o programa e, PASMEM, consegui fazer funcionar o programa, depois foi só restaurar o backup correto)

Espero ter ajudado (ou compliquei??? heheheh)

Segue o velório......

Responder

Voltar para “Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]”