Capacitações CAPS?

Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, daianearaujo

erivaldofilho
Membro Novato
Membro Novato

Capacitações CAPS?

Mensagem por erivaldofilho » Qua Nov 18, 2015 10:44 am

Trabalho como agente administrativo do CAPS, me foi passada a responsabilidade de digitar o RAAS no serviço e enviar o arquivo de exportação para a regulação, porém nunca tive capacitação, apenas uma outra pessoa que digitava me passou como usar o RAAS.
As perguntas são: Tenho direito a capacitação? A quem devo me dirigir? o CAPS tem mais ferramentas de registro de minha responsabilidade? Estou enviando os arquivos de exportação no lugar certo?
Aguardo respostas e agradeço desde já.
Obs: muito do que me foi passado não tinha coerência, então aprendi algumas coisas aqui no forum e lendo alguns documentos.

ZUMIRO
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Capacitações CAPS?

Mensagem por ZUMIRO » Qui Nov 19, 2015 11:10 am

erivaldofilho escreveu:Trabalho como agente administrativo do CAPS, me foi passada a responsabilidade de digitar o RAAS no serviço e enviar o arquivo de exportação para a regulação, porém nunca tive capacitação, apenas uma outra pessoa que digitava me passou como usar o RAAS.
As perguntas são: Tenho direito a capacitação? A quem devo me dirigir? o CAPS tem mais ferramentas de registro de minha responsabilidade? Estou enviando os arquivos de exportação no lugar certo?
Aguardo respostas e agradeço desde já.
Obs: muito do que me foi passado não tinha coerência, então aprendi algumas coisas aqui no forum e lendo alguns documentos.
Infelizmente, caro colega, estamos "apanhando na chuva e a mãe não está olhando" desde a implantação desse programa RIDÍCULO chamado RAAS, que não serve nem para fins estatísticos.
Bem vindo ao mundo da falta de informação, omissão, confusão....

Direito a Capacitação ?:???? sim tem lógico!!! Mas aonde???? Não espere NADA de lugar nenhum, pricipalmente do DATACIRCO. A única capacitação que existe vc já o fez, foi aquela que o coitado que ralava nisso tudo te passou... ou de um manualzinho SUPER-MEGA-HIPER (?!?!?) explicativo que vem na pasta do programa instalado (ex: C:\Program Files (x86)\Datasus\Raas)
O máximo que vc pode fazer é entrar em contato com orgão acima do seu na sua região, no caso um diretório regional de saúde por exemplo, e tentar alguma coisa. Eu DUVIDO que vc consiga mais do que vc tem (é capaz deles terem mais dúvidas do que vc)

Vc está agindo de modo certo. Para se tirar alguma dúvida técnica sobre o programa, vc pode contar conosco aqui no forum, os sofredores dessa porcaria, o pessoal da ponta no qual vc foi jogado e "condenado". Tem muita gente legal por aqui e que foi aprendendo na base da chibata algumas coisas (por conta própria, por sorte, tentativa-e-erro, milagre). Mas não faça pergunta difícil, pois nem nós sabemos direito.
Tirando isso, é caos. Nem eles sabem pra que serve e que rumo tomar com esse sistema e que objetivo "NA PRATICA" ele algum dia terá. É tudo teoria e não tem praticidade nenhuma.
A UNICA coisa REAL é a cobrança e pressão para se fazeer e enviar dentro do prazo estipulado. Se vc não enviar a exportação para a "gaveta" de alguém na secretaria de estado tomará um tapinha na mão e ficará de castigo....

Boa sorte colega e bem vindo ao inferno !!!!

erivaldofilho
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por erivaldofilho » Qui Nov 19, 2015 12:30 pm

Agradeço a atenção, já esperava mesmo alguma resposta assim, já entrei em contato com gerencia regional de saúde e a responsável não soube me dizer praticamente nada, tentou me ensinar como instalar o programa e digitar, como se isso não fosse o óbvio. Agora entendo mais ainda tamanha revolta dos demais usuários do Forum.
Outra coisa, fiquei sabendo que quem trabalha na regulação daqui recebe dinheiro extra pela função "digitador", mas eu faço os registros do CAPS e envio pra ele, tenho direito a esse extra como "digitador".
Obrigado

CAPSBM
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por CAPSBM » Qua Mar 21, 2018 10:25 am

Ola, a RAAS é um sistema bem limitado, que não oferece muito suporte, tem 4/5 anos que eu trabalho com esse sistema, e hoje não dependo muito de ajuda e nem suporte do estado (o que já não tem) e estou me colocando a disposição para esclarecer duvidas, e informar o que é necessário para fazer corretamente o faturamento do CAPS.

Pode se dizer que posso ajudar... (quase uma capacitação)

caso tenha duvidas, estou fazendo um grupo no whats 24 988586071.

Sobre gratificação de digitador, queria saber onde você recebeu essa informação. A verdade é que "digitar RAAS" não é considerado uma profissão e nem classificado como digitador (o que acho errado). Geralmente quem faz isso é o Assistente Administrativo, que faz tudo e mais a RAAS, que da aquele trabalho que conhecemos. Mas o problema é que não somos unidos, então fica mais complicado revindicar direitos. O conhecimento que temos na RAAS não é algo desvalorizado, a RAAS é a informação de que o serviço funciona, e através desta informação, as verbas são liberadas. Ou seja, é um cargo de grande responsabilidade! Quer um exemplo? Os gestores nunca vão deixar de enviar a produção, ou seja, se caso você for mandado embora, ou precisar sair, vão arrumar alguma forma de alguém fazer o serviço. MAS, o legal da RAAS não ser um sistema tão conhecido e bacana (vamos dizer assim), não há profissionais capacitados para fazer. Se caso você sair, você vai precisar passar o serviço pra alguém! Se for mandado embora também, ou seja você meio que da uma capacitação gratuita. :) Talvez a unica que o sujeito vai ter na vida de "digitador de RAAS". Por isso que você aprendeu com quem fazia pois ela iria sair, ai ela te passou o que aprendeu, de forma limitada e hoje você encontra dificuldades. E assim se arrasta ... Existe capacitação? SIM, existe alguns forúns que o estado faz (pelo menos aqui no RIO) mas é muito superficial, se voce quiser aprender, mesmo, voce vai precisar ler tudo o que tem sobre o sistema no google, e pegar experiencias de quem ja faz a muito tempo (como eu). Ai você vai ter um conhecimento diferenciado da pessoa que te treinou, e vai começar ser expert no sistema. Mas a pergunta é, Vale a pena você estudar pra capacitar uma próxima pessoa depois, como se fosse uma "troca de bastão"? e o tempo que você gastou estudando?! Por isso eu incentivo a todos que usam o sistema a dominar ele, de cabo a rabo, e se valorizarem, pois o conhecimento é uma coisa que vocês vão adquirir e decidir como vai ser passado adiante. Quanto mais vocês se valorizarem, mais benefícios será possível adquirir. Tratem como se fosse uma profissão, se capacita, dominem, se tornem referência, e ai nós poderemos exigir e começar a estruturar melhor a nossa profissão. Não é so RAAS. BPA, RAAS, portarias, ações, temos que saber tudo sobre tudo. rs

zap 24 988586071

saudeCarnaiba
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por saudeCarnaiba » Qua Ago 10, 2022 10:53 am

Olá bom dia, você mudou de número ?, queria tirar algumas duvidas sobre o RAAS, especificamente sobre a função "digitador".

fitipil
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fitipil » Seg Jun 05, 2023 9:05 am

Galera acredito que nós como funcionários administrativos devemos demonstrar nossa insatisfação diante do programa. tanto em relação a doenças ocupacionais como a ler que pode acometer funcionários por conta da digitação excessiva dos procedimentos; bem como a falta de fluidez, o retrabalho, a não praticidade e a impossibilidade dos profissionais registrarem os procedimentos num aplicativo web fácil de ser compreendido.
Para isso devemos reclamar da falta dessas funcionalidades e das falhas do programa RAAS ao ministério da saúde, e também ao responsável pela sua elaboração: "o Datasus". Convoco todos os funcionários administrativos a reclamarem do programa no site gov.br, pois só através da nossa indignação quanto esse programa RAAS que ao longo do tempo só foi piorado nas suas várias versões, nós poderemos vencer essa batalha. :x

O site para reclamação é atraves do link: https://falabr.cgu.gov.br/Login/Identif ... assunto%3d

fitipil
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fitipil » Ter Jun 13, 2023 11:46 am

Administrativos das unidade do CAPS de todo o Brasil!!!. Criei um grupo no Facebook para podermos protestar contra esse programa mal feito e sem preocupação com a saúde ocupacional do trabalhadores da saúde, incrivel, vou ser redudante, o ministério da saúde não dá a devida atenção aos Funcionários da Saúde. É o fim da picada : :evil:

Vamos nos mobilizar e criticar através do grupo "MOVIMENTO RAAS EM REDE JÁ" que montei no facebook: https://www.facebook.com/groups/939525704007406/

ATT
Luiz Carlos

fitipil
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por fitipil » Ter Jun 27, 2023 11:11 am

😠🙌 Queridos amigos administrativos estou criticando o programa na RAAS nas redes sociais do Datasus e do ministério da Saúde . É hora de todos nós exigirmos uma preocupação maior com a saúde ocupacional dos trabalhadores. Entrem nessa luta e apoiem a crítica para atingirmos o objetivo de ter um sistema em rede que seja muito eficaz e eficiente para todos. Abaixo estão os links das redes sociais do DATASUS e Ministério da saúde.

𝑪𝑹𝑰𝑻𝑰𝑸𝑼𝑬𝑴 𝑬 𝑵𝑨̃𝑶 𝑴𝑬 𝑫𝑬𝑰𝑿𝑬𝑴 𝑺𝑶𝒁𝑰𝑵𝑯𝑶 𝑵𝑬𝑺𝑺𝑨 𝑬𝑴𝑷𝑹𝑬𝑰𝑻𝑨𝑫𝑨!!! 💪😠

links:

https://fb.watch/lqzLNcGygk/
https://www.facebook.com/minsaude/posts ... ShBhXCadUl

https://www.facebook.com/groups/datasus ... 8604798665
https://www.facebook.com/groups/datasus ... 8515143674

https://www.instagram.com/p/Ct98cTHP_50 ... BiNWFlZA==
https://www.instagram.com/p/Cqicg5DMOnr ... BiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/B6JTXShnZy8 ... BiNWFlZA==
https://www.instagram.com/p/B5BJvt5HFz1 ... BiNWFlZA==

Responder

Voltar para “Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]”