COMUNICADO: ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (APAC e RAAS)

Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, daianearaujo

cleber_smssip
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Re: COMUNICADO: ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (APAC e RAAS)

Mensagem por cleber_smssip » Qui Dez 20, 2012 8:31 am

P/ Marli...

Temos dois CAPS em nosso município e colocamos quantidade de leitos 0 pois não trabalhamos com acolhimento noturno. Isso foi no mês passado e está tudo ok.

Precisando, é só mandar e-mail para clnjaques@hotmail.com ou smssip@hotmail.com.
Cleber Jaques
Assistente Administrativo
SMS de Santa Isabel do Pará

bigatao
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por bigatao » Sex Jan 04, 2013 9:53 am

Bom dia a todos, estou com algumas dúvidas do RAAS, por exemplo, já estão enviando o faturamento via RAAS ?
Por qual motivo os procedimentos do RAAS não aparecem no SIGTAP na aba de Intrumento de Registro ?

Várias dúvidas

Att,
Vinicius

hermesjunior
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por hermesjunior » Sex Jan 04, 2013 11:41 am

Temos um capsII no nosso município e só fazemos 3 procedimentos, atendimento não-inensivo, semi-intensivo e intensivo, registrado em apac. Gostaria de saber se devo usar o RAAS ou continuo a produção em apac magnético igual vinha fazendo, grato a todos.
Hermes Júnior
Digitador
SMS
Barra do Corda - MA
Telefones : 99 8402-0965 / 8121-6378
e-mail : hermesjunior@hotmail.com

Rosemary Justino
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por Rosemary Justino » Seg Jan 07, 2013 1:56 pm

Quanto ao RAAS, temos algumas duvidas que gostariamos de elucidar:
1- no nosso municipio temos 3 CAPS (CAPi, CAPS II e CAPSAD). Há usuários que utilizam dois dos nossos serviços: capad e caps II. Como deveremos proceder a informação destes pacientes? Nos dois caps, ou em apenas um? se um, qual e por quê?
2- Quanto ao instrumento de registro BPA-I a dúvida consiste em saber se o procedimento -030108023-2 acolhimento inicial por centro de atenção psicossocial - é informado apenas uma única vez no ano, ou toda vez que um paciente após ter recebido alta em caso de necessidade de uma nova assistência, haverá obrigatoriedade de reinformar o procedimento?
3- No formulário do RAAS no campo DADOS DE ATENDIMENTO, existe um espaço destinado ao Número de Autorização. Quem autoriza nesse espaço? Existe uma numeração especifica? Antes o número da APAC era distribuido a todos os municipios pela Secretaria Estadual, independentemente da sua condição de gestão.

Obrigada,
Rosemary Justino

Leiko Miyoshi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por Leiko Miyoshi » Ter Jan 08, 2013 2:10 pm

Leandro

Voce pode me ajudar?
Estou tentando digitar as RAAS da competencia janeiro.
Quando digito 2 ações esta dando erro de "ação incompativel".
As ações são: Por exemplo: Atendimento individual e atendimento familiar ou acolhimento diurno e atendimento familiar.
O que estou fazendo de errado?

Leiko

cleber_smssip
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Mensagem por cleber_smssip » Qua Jan 09, 2013 4:44 pm

bigatao escreveu:Bom dia a todos, estou com algumas dúvidas do RAAS, por exemplo, já estão enviando o faturamento via RAAS ?
Por qual motivo os procedimentos do RAAS não aparecem no SIGTAP na aba de Intrumento de Registro ?

Várias dúvidas

Att,
Vinicius
Nossa... muitas dúvidas... O faturamento via RAAS para o psicossocial ainda não está sendo faturado... Para a atenção domiciliar (para quem tem equipes) é usado, mas é atenção básica... O SIGTAP vai possuir os procedimentos sim, mas no período em que as informações serão processadas... NÃO ESQUEÇAM QUEM SÓ A PARTIR DE JANEIRO VAMOS USAR O RAAS... E OS SISTEMAS DE APOIO VÃO PASSAR A CONTER OS PROCEDIMENTOS NESSE PERÍODO... mas tem a portaria 854, se não me engano, que possui os procedimentos a serem usados na RAAS...

Qualquer dúvida clnjaques@hotmail.com!
Cleber Jaques

cleber_smssip
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Mensagem por cleber_smssip » Qua Jan 09, 2013 4:47 pm

hermesjunior escreveu:Temos um capsII no nosso município e só fazemos 3 procedimentos, atendimento não-inensivo, semi-intensivo e intensivo, registrado em apac. Gostaria de saber se devo usar o RAAS ou continuo a produção em apac magnético igual vinha fazendo, grato a todos.
Também tenho um aqui no município... Olhe a portaria 854 e veja quais os procedimentos que vc deve usar na RAAS... A partir de janeiro não existirá mais APAC para os CAPS... elas serão encerradas na competência dezembro!VC vai passar a usar RAAS, BPA-C ou BPA-I. Os procedimentos dos CAPS serão no total 20 que vc digitará nesses três instrumentos que citei... Como saber onde usar cada um? leia a portaria 854... Qualquer coisa meu e-mail é clanjaques@hotmail.com...
Cleber Jaques

cleber_smssip
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Mensagem por cleber_smssip » Qua Jan 09, 2013 4:54 pm

Rosemary Justino escreveu:Quanto ao RAAS, temos algumas duvidas que gostariamos de elucidar:
1- no nosso municipio temos 3 CAPS (CAPi, CAPS II e CAPSAD). Há usuários que utilizam dois dos nossos serviços: capad e caps II. Como deveremos proceder a informação destes pacientes? Nos dois caps, ou em apenas um? se um, qual e por quê?
2- Quanto ao instrumento de registro BPA-I a dúvida consiste em saber se o procedimento -030108023-2 acolhimento inicial por centro de atenção psicossocial - é informado apenas uma única vez no ano, ou toda vez que um paciente após ter recebido alta em caso de necessidade de uma nova assistência, haverá obrigatoriedade de reinformar o procedimento?
3- No formulário do RAAS no campo DADOS DE ATENDIMENTO, existe um espaço destinado ao Número de Autorização. Quem autoriza nesse espaço? Existe uma numeração especifica? Antes o número da APAC era distribuido a todos os municipios pela Secretaria Estadual, independentemente da sua condição de gestão.

Obrigada,
Rosemary Justino
Vamos lá...
1. Um usuário utiliza os dois CAPS? Estão vc vai digitar as informações nos dois caps mesmo.. afinal ele usa os dois serviço e um não implica no outro;
2. O procedimento que vc citou, de acolhida é apenas na primeira vez que o usuário for atendido... Se ele receber alta e for passar por um novo atendimento, vc torna a digitar ele de novo, ou segue a orientação do profissional que fez o atendimento;
3. Tive o mesmo problema que vc, mas fiz um teste e deixei ele em branco. Ele aceitou numa boa... mas vc não pode posicionar o cursor naquele campo pq ela não vai aceitar... Antes de chegar nesse campo, clica em gravar e dá tudo certo! Esse campo era para receber a numeração da autorização da apac mas elas n serão mais autorizadas... ainda bem! qualquer dúvida, clnjaques@hotmail.com.
Cleber Jaques

hermesjunior
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por hermesjunior » Qua Jan 09, 2013 5:03 pm

Também tenho um aqui no município... Olhe a portaria 854 e veja quais os procedimentos que vc deve usar na RAAS... A partir de janeiro não existirá mais APAC para os CAPS... elas serão encerradas na competência dezembro!VC vai passar a usar RAAS, BPA-C ou BPA-I. Os procedimentos dos CAPS serão no total 20 que vc digitará nesses três instrumentos que citei... Como saber onde usar cada um? leia a portaria 854... Qualquer coisa meu e-mail é clanjaques@hotmail.com...
Grato pela sua atenção
Hermes Júnior
Digitador
SMS
Barra do Corda - MA
Telefones : 99 8402-0965 / 8121-6378
e-mail : hermesjunior@hotmail.com

NI-CAIS
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por NI-CAIS » Ter Fev 26, 2013 12:58 pm

Olá Cleber, quando importo os ususários de um mês para o outro tem que ser um a um, porém tenho que ficar saindo e entrando na tela principal cada vez que importo um, caso contrario não localiza, é isso mesmo?
O programa não me permite alterar data do procedimento, se eu errar tenho que excluir e digitar novamente, é assim mesmo?
Tenho os usuários da Residência Terapêutica para os quais eu digito o procediemnto 0301080046, porém eles fazem uso de outro procedimento no CAPS II, o programa não permite digitar os dois procedimentos na mesma aba, tenho que digitar os ususários duas vezes, tem que ser assim mesmo?
Obrigado
Fatima Lopes

ygorrreisfox
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por ygorrreisfox » Sex Mar 01, 2013 10:18 am

cleber_smssip escreveu:
lucelia leao viana escreveu:Considerando a Portaria SAS 854 de 22 de agosto de 2012, da Atenção Psicossocial ,verifica-se que a maioria dos procedimentos não exigem mais autorização prévia. Os procedimentos que exigem autorização prévia são realizados em Unidades de Acolhimento / residencia terapeutica, portanto solicitamos informação de qual será o fluxo para a autorização e se será disponibilizada numeração para estas autorizações através da Secretarias Estaduais?

Aguardamos retorno o mais breve, atenciosamnte,
Lucélia Leão
Até onde eu li ( e li muito) não vai mais existir esse lance de autorização prévia agora para apacs de CAPS... O processo será bem mais simples... pelo menos eu espero assim... :mrgreen:

Obrigado Pela Informação estava com muitas dúvidas.

at.
Ygor Reis
Programador Web|Analista de Suporte|Administrador de Sistemas no Site http://www.baixafree.com.br.

luziaC
Membro Recente
Membro Recente

SUGESTÕES PARA O PROGRAMA RAAS-PSI

Mensagem por luziaC » Ter Mar 05, 2013 9:56 am

Prezado Leandro

Gostaria de sugerimos que seja feita uma modificação nas opções do campo (RAAS-PSI) ORIGEM DO PACIENTE para que os CAPS não utilize opções que não são verdadeiras. Verifique a possibilidade de acrescentar as opções: MINISTÉRIO PÚBLICO, VARA CRIMINAL, CONSELHO TUTELAR, DEMANDA ESPONTÂNEA, OUTROS CAPS, COMUNIDADE TERAPÊUTICA, JUIZADO DE MENORES, HOSPITAL PSIQUIATRICO. Essas opções são infinitamente mais próxima da realidade dos CAPS. principalmente o CAPS AD.
Antes tinha a opção outros. As opções que estão disponíveis no momento tem haver com RAAS - ATENÇÃO DOMICILIAR

Abraços
Cris Gomes
Coordenadora NISDGC
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por virginia.lucas » Qui Mar 07, 2013 8:31 pm

Senhores ... a versão 1.11 também foi disponibilizada no endereço abaixo: https://www.dropbox.com/s/r2rmahald27r0 ... o_1.11.zip
1 hora atrás

Testem a nova versão SISRCA CAPTAÇÃO, já é possível digitar ou importar BPA C, BPA I, RAAS e APAC.
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS

Paulo354140
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Paulo354140 » Sex Mar 08, 2013 8:36 am

Virgínia, o SISRCA pode ser instalado em máquinas que tenham o CNES, BPA, SIA, FPO, RAAS e CIHA? :?:
"Paulinho"
Paulo Sérgio dos Santos
SIA - CNES - CIHA
SMS - Presidente Prudente SP
SORRIA, JESUS CRISTO TE AMA, MUITOOOO!!!
http://www.verdadeiroamor.com

NI-CAIS
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por NI-CAIS » Seg Mar 25, 2013 1:51 pm

Na terceira aba da RAAS muita demora para ir do nº da autorização para o ok, quando vai para o ok tem clicar umas 3 vezes e aí demora bastante de novo, quando clica no gravar demora bastante de novo, é assim mesmo?
Obrigada
Fatima Lopes

Responder

Voltar para “Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde [RAAS]”