registro de valores complementares Portaria 1.340

Fórum de discusão sobre o módulo de orçamento ambulatorial do SUS

Moderadores: dogui, viniciuspc, Ceccato, virginia.lucas

Jacson Rossi
Membro Novato
Membro Novato

registro de valores complementares Portaria 1.340

Mensagem por Jacson Rossi » Qua Out 24, 2012 3:12 pm

Boa Tarde,

Conforme a portaria GM/MS n° 1.340, de 29 de Junho de 2012 define a estratégia de aumento do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde para o período de junho/2012 a junho/2013 e a Resolução 565/12 da CIB/RS que aprova os valores de complementação da Tabela Unificada do SUS, instituindo uma tabela diferenciada para 91 procedimentos cirúrgicos eletivos dos componentes II e III, solicito algumas orientações, já que no SIHD a partir da competência de Outubro devem ser informados os valores no arquivo do FPO.

Ao abrir os valores vigentes de procedimentos, na coluna financiamento verifiquei que para oas procedimentos componente II e II que aceita valor federal esta com Financiamento tipo “MAC”.
Porém, a Portaria 1.340 define que os recursos serão disponibilizados pelo Financiamento tipo “FAEC”. Isto está correto??

Quanto aos preenchimento dos valores de complementação dos procedimentos que são variáveis conforme as regiões de saúde do Estado para remuneração dos Serviços Profissionais (SP) e Serviços Hospitalares (SH) executados nos estabelecimentos de saúde localizados o preenchimento deve ser: procurar o procedimento, digita o valor na coluna complemento federal, colunas valores SP e SH correspondentes e depois gravar. Após isto, ir em Manutenção- exportar valores FPO/SIA/SIHD e gerar o arquivo VTP?? Vocês podem confirmar este caminho??

Segue abaixo um passo a passo referente ao arquivo do FPO que está disponibilizado no fórum. Posso usar isto como meu roteiro mensal?? Devo fazer todos os passo acada competência?? Ou existe algum que eu não preciso??
1- É preciso baixar o arquivo dllsihd2. dll.
2- Entre na pagina do SIA e baixe BDSIA da competência para a pasta do FPO.
3- Depois execute o aplicativo BDSIA201208b.exe ( ano/mês).
4- No FPO, crie um novo banco de dados realizando as seguintes alterações:
Manutenção -> alterar competencia (coloque a competência).
Manutenção -> Importar tabelas nacionais do SIA (informe a pasta onde você
salvou o BDSIA), clique em Importar e aguarde o termino.
Configuração -> Perfil do Usuário
Manutenção -> valores vigentes dos procedimentos (informe a competência, procurar o procedimento, digita o valor correspondente ao SP e SH e depois gravar.)
Manutenção -> Exportar valores e geração do arquivo VTP

Neste caso, posso realizar o registro dos valores complementares referentes ao SP e SH antes de abrir a competência?? em caso negativo, por favor, vocês podem me explicar o porquê??

Att.
Jacson Alexandre Rossi

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Re: registro de valores complementares Portaria 1.340

Mensagem por viniciuspc » Qui Out 25, 2012 7:45 am

Jacson Rossi escreveu: Ao abrir os valores vigentes de procedimentos, na coluna financiamento verifiquei que para oas procedimentos componente II e II que aceita valor federal esta com Financiamento tipo “MAC”.
Porém, a Portaria 1.340 define que os recursos serão disponibilizados pelo Financiamento tipo “FAEC”. Isto está correto??
SIM, esta correto!, este é um procedimento que chamamos de "duplo financiamento", ou seja, dependendo do numero da APAC/AIH, ele passa de MAC para FAEC! neste caso especifico, é para o numero da autorização ELETIVA = FAEC!

Isto é assim tambem com os procedimentos da CNRAC :wink:
Jacson Rossi escreveu: Segue abaixo um passo a passo referente ao arquivo do FPO que está disponibilizado no fórum. Posso usar isto como meu roteiro mensal?? Devo fazer todos os passo acada competência?? Ou existe algum que eu não preciso??
1- É preciso baixar o arquivo dllsihd2. dll.
2- Entre na pagina do SIA e baixe BDSIA da competência para a pasta do FPO.
3- Depois execute o aplicativo BDSIA201208b.exe ( ano/mês).
4- No FPO, crie um novo banco de dados realizando as seguintes alterações:
Manutenção -> alterar competencia (coloque a competência).
Manutenção -> Importar tabelas nacionais do SIA (informe a pasta onde você
salvou o BDSIA), clique em Importar e aguarde o termino.
Configuração -> Perfil do Usuário
Manutenção -> valores vigentes dos procedimentos (informe a competência, procurar o procedimento, digita o valor correspondente ao SP e SH e depois gravar.)
Manutenção -> Exportar valores e geração do arquivo VTP
Se vc utiliza apenas para o SIHD, então no momento esta correto!

Apenas fique atento ao FPO_LEIAME.TXT e ao SIHD, pois a CGSI esta em fase final da definição o FPO para o SIHD!, quando isto acontecer, vc tera tambem que fazer a manutenção do orçamento hospitalar!
Jacson Rossi escreveu: Neste caso, posso realizar o registro dos valores complementares referentes ao SP e SH antes de abrir a competência?? em caso negativo, por favor, vocês podem me explicar o porquê??
Me desculpe..., não entendi direito a sua pergunta... :|

O valor federal alterado em uma competencia, passa para a proxima, indo em Manutenção -> alterar competencia., coloque a proxima competencia e deixe marcado aquela opção abaixo para ele copiar as tabelas! :wink:

OBS : isto foi corrigido na ultima versão do FPO, portando, atualize sempre! :wink:

Assim, vc deve verificar se não houve alteração nos valores antes de exportar o arquivo !

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software
https://www.linkedin.com/in/vinicius-pereira-correa/

Jacson Rossi
Membro Novato
Membro Novato

valores complementares FPO

Mensagem por Jacson Rossi » Qui Out 25, 2012 8:09 am

Bom dia, Vinicius

Obrigado por me responder. Mas ainda fiquei ainda com uma dúvida.

Quanto aos preenchimento dos valores de complementação dos procedimentos que são variáveis conforme as regiões de saúde do Estado para remuneração dos Serviços Profissionais (SP) e Serviços Hospitalares (SH) executados nos estabelecimentos de saúde tenho como passos para o preenchimento o seguinte:
- procurar o procedimento,
- ir na coluna complemento federal, digitar os valores SP e SH correspondentes e depois gravar,
- ir em Manutenção- exportar valores FPO/SIA/SIHD e gerar o arquivo VTP??
Você pode confirmar este caminho??

Att.
Jacson Alexandre Rossi
Caxias do Sul - RS

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qui Out 25, 2012 1:56 pm

Jacson,

Pelo que entendi, o Gestor municipial coloca apenas os valores de seu municipio, o Gestor estadual, pode diferenciar os valores pelos municipios do estado.

Se vc trabalha apenas com a SMS, então deve colocar os valores na primeira tela do cadastro de valores.

Não participei do levantamento das regras junto ao gestor federal, por isto, peço-lhe que entre em contato com o Marcelo Ceccato na GCSI (cgsi@saude.gov.br)

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

Jacson Rossi
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Jacson Rossi » Qui Out 25, 2012 2:20 pm

viniciuspc escreveu:Jacson,

Pelo que entendi, o Gestor municipial coloca apenas os valores de seu municipio, o Gestor estadual, pode diferenciar os valores pelos municipios do estado.

Se vc trabalha apenas com a SMS, então deve colocar os valores na primeira tela do cadastro de valores.

Não participei do levantamento das regras junto ao gestor federal, por isto, peço-lhe que entre em contato com o Marcelo Ceccato na GCSI (cgsi@saude.gov.br)

[]´s
Olá, Vinicius

Quanto aos valores eu já tenho informado pela Resolução 565 da CIB/12 para o Município de Caxias do Sul.
O que eu gostaria de verificar com você, se possível, é se o caminho que listei no email é isso mesmo para registrar estes valores.

Att.
Jacson
Caxias do Sul

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Re: valores complementares FPO

Mensagem por viniciuspc » Qui Out 25, 2012 2:30 pm

Jacson Rossi escreveu:- procurar o procedimento,
- ir na coluna complemento federal, digitar os valores SP e SH correspondentes e depois gravar,
isto mesmo!

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

Jacson Rossi
Membro Novato
Membro Novato

Re: valores complementares FPO

Mensagem por Jacson Rossi » Qui Out 25, 2012 4:13 pm

viniciuspc escreveu:[quote="Jacson Rossi- procurar o procedimento,
isto mesmo!

[]´s[/quote]
Obrigado pelo retorno.

Jacson Alexandre Rossi
Caxias do Sul

Jacson Rossi
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Jacson Rossi » Qui Dez 27, 2012 8:47 am

Bom dia Vinicius,

Estou com uma dúvida:
Na competência de outubro/2012 existiam valores federais cadastrados na Planilha Valores Vigentes.
Na competência de novembro/2012, conforme orientação, foi feito o seguinte passo para que fosse importado os valores já cadastrados na competência de outubro/2012:
Manutenção -> alterar competencia., coloque a proxima competencia e deixe marcado aquela opção abaixo para ele copiar as tabelas!

Porém, o valores cadastrados na competência outubro/2012 desapareceram, sendo necessário o recadastramento dos valores complementares federais para a competência novembro/2012.
Existe alguma outra opção que deva ser marcada?? Gostaria de um auxílio, já que o valor federal alterado em uma competencia, passa para a proxima.

Att
Jacson Alexandre Rossi
Caxias do Sul-RS

hermesjunior
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por hermesjunior » Qui Dez 27, 2012 11:26 am

no meu processamento sumiu os valores de procedimentos basicos que tinham valores cadastrados no fpo dos prestadores privados. E com isso os prestadores tão querendo explicações e eu nao sei explicar.
Hermes Júnior
Digitador
SMS
Barra do Corda - MA
Telefones : 99 8402-0965 / 8121-6378
e-mail : hermesjunior@hotmail.com

Responder

Voltar para “Ficha de Programação Orçamentaria Ambulatorial [FPO]”