Dúvida Numeração de AIH
Moderadores: sergiosilva, virginia.lucas, andressa.gorla, michael.diana, Carolina Lucena, Tereza Faillace, daianearaujo, RosanaDatasus
-
Guilherme Lima
- Membro Intermediário

Dúvida Numeração de AIH
Bom dia, estou com uma dúvida séria, tenho 47 laudos de aih do mês de dezembro para serem atribuidas numeração, de acordo com orientações esta atribuição de número era para ser feita até o dia 05/01/2012, porém não foi possível faze-la, agora a dúvida é será que posso atribuir numeração de 2012, pois a numeração de 2011 já não está mais disponível no sistema http://sistema3.saude.sp.gov.br/apacaih?
Osmar L Lima
SMS - Pacaembu SP
SMS - Pacaembu SP
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Re: Dúvida Numeração de AIH
Guilherme,
Por favor, entre em contato com a Regional de Saúde.
Por favor, entre em contato com a Regional de Saúde.
Marcelo Lopes
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
-
Guilherme Lima
- Membro Intermediário

Já entrei em contato e me orientaram para que eu digitar os laudos e emitir mesmo com numeração de 2012, porém não deram certeza de que na hora de cadastra-las no SISAIH01 elas não serão rejeitadas. Pelo que seu as aihs podem ser apresentadas no prazo de 90 dias, raciocinando desta forma concluo que não haveria problema digitar estas mesmo que tenham data de internação em 2011 e com série numérica de 2012.
Obrigado.
Obrigado.
Osmar L Lima
SMS - Pacaembu SP
SMS - Pacaembu SP
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Guilherme,
Sabe as regras de emissão/autorização são meio confusas, principalmente quanto a utilização do número de autorização.
Algumas coisas são bem claras:
1º) Atendimento Eletivo (AIH/APAC/BPA-I) são de autorização prévia, ou seja, antes do atendimento...
2º) Atendimento de Urgência, segundo o manual do SIH, deve ser autorizado até 48 horas. Aqui, na Secretaria de Estado de São Paulo, trabalhamos com 72 horas, pela distância da sede da Regional de Saúde e o hospital. Na minha opinião, os gestores municípios deveriam diminuir o prazo, pois teoricamente, existem condições de autorização/emissão. Alguns gestores tem autorizadores dentro dos hospitais, assim autorizam a internação e emitem o número, analisando inclusive o prontuário médico.
Eu fico com a seguinte dúvida: na passagem do ano, teoricamente, deveriam "sobrar" apenas os atendimento de urgência. Se o laudo chegou para o gestor e o profissional autorizou a emissão do número, em 2012, por exemplo; a numeração a ser utilizada é do ano da autorização ou do ano do atendimento...
Sabe as regras de emissão/autorização são meio confusas, principalmente quanto a utilização do número de autorização.
Algumas coisas são bem claras:
1º) Atendimento Eletivo (AIH/APAC/BPA-I) são de autorização prévia, ou seja, antes do atendimento...
2º) Atendimento de Urgência, segundo o manual do SIH, deve ser autorizado até 48 horas. Aqui, na Secretaria de Estado de São Paulo, trabalhamos com 72 horas, pela distância da sede da Regional de Saúde e o hospital. Na minha opinião, os gestores municípios deveriam diminuir o prazo, pois teoricamente, existem condições de autorização/emissão. Alguns gestores tem autorizadores dentro dos hospitais, assim autorizam a internação e emitem o número, analisando inclusive o prontuário médico.
Eu fico com a seguinte dúvida: na passagem do ano, teoricamente, deveriam "sobrar" apenas os atendimento de urgência. Se o laudo chegou para o gestor e o profissional autorizou a emissão do número, em 2012, por exemplo; a numeração a ser utilizada é do ano da autorização ou do ano do atendimento...
Marcelo Lopes
-
Guilherme Lima
- Membro Intermediário

Problemas Faixa Numérica
Boa tarde, estou com problema, é o seguinte, minhas aihs de 2011 foram emitidas com numeração de 2012, porém ao cadastrar a faixa numérica no sihd, ele não permite, somente numeração de 2011, importei o arquivo do sisaih01, gerenciei as informações e critiquei, como já previa todas aihs foram rejeitadas e o erro era de aih com numeração fora da faixa.
Minha dúvida é o seguinte, tem como cadastrar nova faixa com numeração de 2012 nesta versão do sihd 5.70 ou terei que esperar nova versão que permita? O que posso fazer?
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
Minha dúvida é o seguinte, tem como cadastrar nova faixa com numeração de 2012 nesta versão do sihd 5.70 ou terei que esperar nova versão que permita? O que posso fazer?
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
Osmar L Lima
SMS - Pacaembu SP
SMS - Pacaembu SP
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

Re: Problemas Faixa Numérica
Não é possível o cadastramento de faixa de 2012 na competência 12/2011.
Rosana
DATASUS-RJ
Rosana
DATASUS-RJ
-
Guilherme Lima
- Membro Intermediário

Gostaria de saber se na próxima competência poderei cadastrar a faixa numérica de 2012 e apresentar estas aihs?
Atenciosamente,
Atenciosamente,
Osmar L Lima
SMS - Pacaembu SP
SMS - Pacaembu SP
Então o que pode ser feito? Também estou com o mesmo problema.
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

As faixas de 2012 poderão ser cadastradas sem problemas na competência 01/2012.
Rosana
DATASUS-RJ
Rosana
DATASUS-RJ
-
Guilherme Lima
- Membro Intermediário

Tudo bem, só mais uma dúvida, esta competência atual 12/2011 terei de enviar sem movimento e apresentar as aihs somente na competência 01/2012?
Antecipadamente agradeço a atenção.
Antecipadamente agradeço a atenção.
Osmar L Lima
SMS - Pacaembu SP
SMS - Pacaembu SP
- alissonwalkoff
- Membro Avançado

Bom dia
Também estava com esse problema.
Eu entrei em contato com o resposanvel pelo SIHD do estado, e me passaram outa numeração de AIH, vamos mudar as que não passaram e enviar quando abrir a COMPT 01/2012.
E a numeração que estava errada, usaremos mês que vem.
Tentem resolver assim.
Abraços
Também estava com esse problema.
Eu entrei em contato com o resposanvel pelo SIHD do estado, e me passaram outa numeração de AIH, vamos mudar as que não passaram e enviar quando abrir a COMPT 01/2012.
E a numeração que estava errada, usaremos mês que vem.
Tentem resolver assim.
Abraços
Att
--
Alisson Costa Walkoff
Controle e Avaliação
SMS de Três Barras/SC
saude@tresbarras.sc.gov.br
(047)3623-0458
(047)3623-1487
"Que o alimento seja seu único remédio, só é preciso saber comer"
--