Para que serve este fórum?
Moderadores: sergiosilva, virginia.lucas, andressa.gorla, michael.diana, Carolina Lucena, Tereza Faillace, daianearaujo, RosanaDatasus
-
fabricio.a.s
- Membro Avançado

Para que serve este fórum?
Venho aqui expressar minha opinião. O fórum foi criado para sanar dúvidas, ajudar nas melhorias dos programas do ministério da saúde, ajudar uns aos outros a resolver os problemas do dia a dia etc, é isso não é? Pelo que estou vendo não, pois estou com um problema, sobre o assunto contratualização e ninguém do MS respondeu meu questionamento ou se quer falou onde posso encontrar a resposta. Infelizmente é isso que está acontecendo num ambiente que deveria é nos ajudar.
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia
Diretoria de Regulação, Avaliação e Controle
CNES / Setor de Cadastro e Orçamento
Av. E, Qd. B4 Lt. 01 a 06 - Jd. Goiás
Fabricio Araujo
062 - 35241576
Fabricio Araujo
062 - 35241576
- 316940
- Membro Avançado

Re: Para que serve este fórum?
Boa tarde fabricio,fabricio.a.s escreveu:Venho aqui expressar minha opinião. O fórum foi criado para sanar dúvidas, ajudar nas melhorias dos programas do ministério da saúde, ajudar uns aos outros a resolver os problemas do dia a dia etc, é isso não é? Pelo que estou vendo não, pois estou com um problema, sobre o assunto contratualização e ninguém do MS respondeu meu questionamento ou se quer falou onde posso encontrar a resposta. Infelizmente é isso que está acontecendo num ambiente que deveria é nos ajudar.
A muito tempo o forum foi deixado de lado pelos monitores, os próprios usuários é que ajudam uns aos outros. Deixe suas dúvidas bem explicadas aqui no fórum que assim que alguém puder e souber te responde ou pelo menos tentam te ajudar. Qual seu questionamento quando a "Contratualização"?
Gilberto Mello Alves
Setor de Faturamento
Secretaria Municipal de Saúde
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
-
sergiosilva
- Membro Avançado

Este post foi colocado originalmente em 2007 :
Esclarecendo (mais uma vez..) o papel do FORUM do SIHD
Mensagem por sergiosilva » Qui Mar 15, 2007 8:35 am
1) A finalidade do FORUM é fornecer um meio para que os usuarios do
sistema colaborem entre si, no intuito de resolverem duvidas e problemas no sistema.
==================================================================================
Sobre duvidas e suporte ao sistema SIHD estou transcrevendo abaixo o aviso que esta na pagina do SIHD:
SUPORTE TÉCNICO AO SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR (SIH)
Para suporte técnico e/ou esclarecimentos de dúvidas relacionadas ao Sistema de Informação Hospitalar (SIHD2, SISAIH01 e SIHDTS), os municípios devem, preferencialmente, tentar o contato com seus respectivos estados ou regionais.
Link para localizar os telefones de contato das Secretarias Municipais/Estaduais:
http://cnes.datasus.gov.br/Cad_Gestor_Listar.asp
Caso a questão não seja resolvida em âmbito estadual, disponibilizamos os seguintes meios de contato:
Telefone: 136 opção 8 seguida da opção 7
E-mail: suporte.sistemas@datasus.gov.br
Site: http://datasus.saude.gov.br/fale-conosco
Esclarecendo (mais uma vez..) o papel do FORUM do SIHD
Mensagem por sergiosilva » Qui Mar 15, 2007 8:35 am
1) A finalidade do FORUM é fornecer um meio para que os usuarios do
sistema colaborem entre si, no intuito de resolverem duvidas e problemas no sistema.
==================================================================================
Sobre duvidas e suporte ao sistema SIHD estou transcrevendo abaixo o aviso que esta na pagina do SIHD:
SUPORTE TÉCNICO AO SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR (SIH)
Para suporte técnico e/ou esclarecimentos de dúvidas relacionadas ao Sistema de Informação Hospitalar (SIHD2, SISAIH01 e SIHDTS), os municípios devem, preferencialmente, tentar o contato com seus respectivos estados ou regionais.
Link para localizar os telefones de contato das Secretarias Municipais/Estaduais:
http://cnes.datasus.gov.br/Cad_Gestor_Listar.asp
Caso a questão não seja resolvida em âmbito estadual, disponibilizamos os seguintes meios de contato:
Telefone: 136 opção 8 seguida da opção 7
E-mail: suporte.sistemas@datasus.gov.br
Site: http://datasus.saude.gov.br/fale-conosco
Boa tarde,
Estou tendo problema em abrir o SIHD2, o sistema pede o login e senha e fica carregando por muito tempo e mesmo assim não consigo acessar o sistema mais alguém com este problema?
Estou tendo problema em abrir o SIHD2, o sistema pede o login e senha e fica carregando por muito tempo e mesmo assim não consigo acessar o sistema mais alguém com este problema?
-
fabricio.a.s
- Membro Avançado

Sergio,
Fiz varias tentativas já nos contatos que você citou, mas ninguém dos atendentes sabe responder infelizmente. É muito frustante precisar de ajuda e não ter ninguém do MS da saúde para responder. O fórum do SIA nossos questionamento são sempre respondidos, mas infelizmente no SIH .....
Segue abaixo novamente minha duvida.
A Regra Contratual - 7102- ESTABELECIMENTO DE SAUDE SEM GERACAO DE CREDITO NA MEDIA COMPLEXIDADE, não gera valor para procedimentos de média.
Minha duvida é o seguinte:
A) para que está AIH não gere valor será considerado apenas o procedimento principal?
B) se o procedimento principal for de média complexidade, mesmo tendo outros procedimentos dentro desta aih que é de alta complexidade, estes procedimentos de alta também não vai gerar valor, pois só leva em consideração o procedimento principal?
C) Onde encontro as portarias, leis, manuais e etc que define isto?
Fiz varias tentativas já nos contatos que você citou, mas ninguém dos atendentes sabe responder infelizmente. É muito frustante precisar de ajuda e não ter ninguém do MS da saúde para responder. O fórum do SIA nossos questionamento são sempre respondidos, mas infelizmente no SIH .....
A Regra Contratual - 7102- ESTABELECIMENTO DE SAUDE SEM GERACAO DE CREDITO NA MEDIA COMPLEXIDADE, não gera valor para procedimentos de média.
A) para que está AIH não gere valor será considerado apenas o procedimento principal?
B) se o procedimento principal for de média complexidade, mesmo tendo outros procedimentos dentro desta aih que é de alta complexidade, estes procedimentos de alta também não vai gerar valor, pois só leva em consideração o procedimento principal?
Fabricio Araujo
062 - 35241576
Fabricio Araujo
062 - 35241576
- 316940
- Membro Avançado

Boa tarde Fabricio,fabricio.a.s escreveu:Sergio,
Veja a PORTARIA Nº 329, DE 6 DE OUTUBRO DE 2009, creio que esclarece sua dúvida.
Espero ter ajudado.
Gilberto Mello Alves
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
-
fabricio.a.s
- Membro Avançado

Gilberto,
Obrigado por tentar ajudar, mas isso não tira minha duvida, pois não fala se uma AIH que tem procedimento tanto de média como de alta, vai ser considerado apenas o procedimento principal para fazer parte da regra contratual ( 7102- ESTABELECIMENTO DE SAUDE SEM GERACAO DE CREDITO NA MEDIA COMPLEXIDADE ) e não gerar valor caso este procedimento principal seja de média por exemplo.
Obrigado por tentar ajudar, mas isso não tira minha duvida, pois não fala se uma AIH que tem procedimento tanto de média como de alta, vai ser considerado apenas o procedimento principal para fazer parte da regra contratual ( 7102- ESTABELECIMENTO DE SAUDE SEM GERACAO DE CREDITO NA MEDIA COMPLEXIDADE ) e não gerar valor caso este procedimento principal seja de média por exemplo.
Fabricio Araujo
062 - 35241576
Fabricio Araujo
062 - 35241576
-
Carlos Eugenio
- Membro Novato

Boa tarde, Sr. Fabricio
No Manual do SUS, Janeiro/2015, informa: Nos casos de Cirurgia Múltipla "Quanto à complexidade, a AIH “assume” a complexidade do primeiro procedimento informado. Se o primeiro procedimento informado for financiado pelo FAEC, toda a AIH será financiada pelo FAEC." PAG 19.
PAG 65: "A AIH assume a complexidade do primeiro procedimento principal registrado no SISAIH01. Complexidade é diferente de Forma de Financiamento. Então, a complexidade da AIH é definida pelo Procedimento Principal. Na AIH cujo procedimento seja 04.15.01.001-2, 04.15.02.003-4 e 04.15.03.001-3 que não possuem complexidade definida, a complexidade da AIH é obtida pelo procedimento registrado na primeira linha dos Procedimentos Realizados."
Espero ter ajudado
Carlos Eugenio
No Manual do SUS, Janeiro/2015, informa: Nos casos de Cirurgia Múltipla "Quanto à complexidade, a AIH “assume” a complexidade do primeiro procedimento informado. Se o primeiro procedimento informado for financiado pelo FAEC, toda a AIH será financiada pelo FAEC." PAG 19.
PAG 65: "A AIH assume a complexidade do primeiro procedimento principal registrado no SISAIH01. Complexidade é diferente de Forma de Financiamento. Então, a complexidade da AIH é definida pelo Procedimento Principal. Na AIH cujo procedimento seja 04.15.01.001-2, 04.15.02.003-4 e 04.15.03.001-3 que não possuem complexidade definida, a complexidade da AIH é obtida pelo procedimento registrado na primeira linha dos Procedimentos Realizados."
Espero ter ajudado
Carlos Eugenio
-
fabricio.a.s
- Membro Avançado

Carlos, primeiramente obrigado por tentar me ajudar, mas tanto na pagina 19 ( cirurgia múltipla ) como pagina 65 ( OUTROS PROCEDIMENTOS COM CIRURGIAS SEQUENCIAIS ), deixa bem claro sobre a questão que perguntei, mas não vale apenas para os respectivos assuntos ( cirurgia múltipla ) e ( OUTROS PROCEDIMENTOS COM CIRURGIAS SEQUENCIAIS ) pois é tratado somente nestes topicos.
Desde já agradeço mais uma vez e aguardo retorno.
Fabricio Araujo
062 - 35241576
Fabricio Araujo
062 - 35241576
- 316940
- Membro Avançado

fabricio.a.s escreveu:Carlos, primeiramente obrigado por tentar me ajudar, mas tanto na pagina 19 ( cirurgia múltipla ) como pagina 65 ( OUTROS PROCEDIMENTOS COM CIRURGIAS SEQUENCIAIS ), deixa bem claro sobre a questão que perguntei, mas não vale apenas para os respectivos assuntos ( cirurgia múltipla ) e ( OUTROS PROCEDIMENTOS COM CIRURGIAS SEQUENCIAIS ) pois é tratado somente nestes topicos.
Boa tarde Fabricio,
Creio que as respostas a estas suas dúvidas deveriam ser dados pelo sergiosilva, que na sua postagem apenas repetiu o leia-me. Diferentemente do amigo Vinicius, mediador do SIA/SUS que está sempre presente ajudando a solucionar das dificuldades dos operadores... Deixo aqui meus parabéns e gratidão ao Vinicíus pela dedicação.
Gilberto Mello Alves
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
-
fabricio.a.s
- Membro Avançado

Gilberto,
Continuo aguardando o Sergio ou qualquer membro do forum ( SIH ) para que responde meu questionamento, e sobre o Vinicius ( SIA ) concordo plenamente com o que você falou.
Continuo aguardando o Sergio ou qualquer membro do forum ( SIH ) para que responde meu questionamento, e sobre o Vinicius ( SIA ) concordo plenamente com o que você falou.
Fabricio Araujo
062 - 35241576
Fabricio Araujo
062 - 35241576
- 316940
- Membro Avançado

Boa tarde Fabrício,fabricio.a.s escreveu:Gilberto,
Encaminhei seu questionamento à nossa SRS e aguardo resposta, lhe mando notícias assim que possível.
Um abraço.
Gilberto Mello Alves
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
-
fabricio.a.s
- Membro Avançado

OBRIGADO GILBERTO POR TENTAR ME AJUDAR.
Fabricio Araujo
062 - 35241576
Fabricio Araujo
062 - 35241576
- 316940
- Membro Avançado

Bom dia Fabricio,fabricio.a.s escreveu:OBRIGADO GILBERTO POR TENTAR ME AJUDAR.
Eles me retornaram e também não souberam responder, a portaria em questão é esta: " http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegi ... _comp.html", mas também não explica muita coisa. Só se refere aos procedimentos FAEC.
Desculpe não poder ajudar com muita coisa...
Gilberto Mello Alves
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
Setor de Faturamento
Três Pontas-MG
(35) 3661-2355
-
fabricio.a.s
- Membro Avançado

Gilberto,
Esse não define, e triste dependermos do pessoal do Ministério e não obter nenhuma resposta. Mais uma vez obrigado Gilberto e vou continuar aguardando quem sabe uma luz no fim do túnel.
Esse não define, e triste dependermos do pessoal do Ministério e não obter nenhuma resposta. Mais uma vez obrigado Gilberto e vou continuar aguardando quem sabe uma luz no fim do túnel.
Fabricio Araujo
062 - 35241576
Fabricio Araujo
062 - 35241576