Versao Sihd 6.00 - novamente aihs rejeitadas
Moderadores: sergiosilva, virginia.lucas, andressa.gorla, michael.diana, Carolina Lucena, Tereza Faillace, daianearaujo, RosanaDatasus
-
anaquintino
- Membro Intermediário

Versao Sihd 6.00 - novamente aihs rejeitadas
Gente, não sei mais o que fazer.
Como no mês passado, ao criticar as aihs, aparecem mensagens: "profissional nao vinculado ao cnes com o cbo informado", "profissional vinculado não cadastrado".
Ocorre que, como falei da outra vez, são médicos que já estão cadastrados faz muito tempo, e não teve nenhuma alteração, então, não entendo o que está acontecendo. Já baixeis novamente os arquivos cns, consisti e gerei novos txt, mas nada dá certo.
Não tem condições de passarmos por esse problema todo mês.
Como no mês passado, ao criticar as aihs, aparecem mensagens: "profissional nao vinculado ao cnes com o cbo informado", "profissional vinculado não cadastrado".
Ocorre que, como falei da outra vez, são médicos que já estão cadastrados faz muito tempo, e não teve nenhuma alteração, então, não entendo o que está acontecendo. Já baixeis novamente os arquivos cns, consisti e gerei novos txt, mas nada dá certo.
Não tem condições de passarmos por esse problema todo mês.
-
sandraoliveira
- Membro Intermediário

Re: Versao Sihd 6.00 - novamente aihs rejeitadas
Estou com o mesmo problema e tambem não consegui resolver.Já postei no forum varias vezes e ninguem me deu uma solução.Tá chegando a data de entrega e eu estou com quase todas as Aihs rejeitadas por Profissional não cadastrado, sendo que os profissionais estão todos cadastrados.Já desinstalei o meu scnes, instalei novamente, atualizei todos os arquivos e refiz tudo novamente e nada de dar certo.Pra quem mais vamos ter que pedir socorro?
sandra
sandra
-
anaquintino
- Membro Intermediário

Eu també, refiz tudo hj, importei, exportei, importei de novo e nada. Será que alguém tem um telefone para ligar? Depois quando não conseguimos cumprir o prazo, temos que responder por isso. O mês passado aconteceu comigo.sandraoliveira escreveu:Estou com o mesmo problema e tambem não consegui resolver.Já postei no forum varias vezes e ninguem me deu uma solução.Tá chegando a data de entrega e eu estou com quase todas as Aihs rejeitadas por Profissional não cadastrado, sendo que os profissionais estão todos cadastrados.Já desinstalei o meu scnes, instalei novamente, atualizei todos os arquivos e refiz tudo novamente e nada de dar certo.Pra quem mais vamos ter que pedir socorro?
sandra
-
IRENE MACIEL MIRANDA
- Membro Novato

tambem estou com este mesmo problema, e não sei mas o que fazer, observei que o cns deste profissional e de outro estado e esta cadastrado no cnes com este numero de cartão. será que tem alguma coisa haver. so que na hora que baixo os utilitarios o arquivo e cns-to, isto significa que so tem numeros de cartão do estado, não e isto? por favor se alguem souber como resolver este problema por favor me enviem uma resposta.
irene miranda
formoso do araguaia to
irene miranda
formoso do araguaia to
- Deise
- Membro Novato

ORIENTAÇÃO: Versao Sihd 6.00 - novamente aihs rejeitadas
Bom dia a todos,
Bem, conseguimos retirar o erro “PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO“ na competência 02/2012.
No entanto, o que observamos é que a mensagem informada pelo SIHD, não tem relação com o erro real.
Então, vou passar a orientação do que fizemos por aqui, ok?? Não sei se vai dar certo.
1 - OBSERVEM ESTA ORIENTAÇÃO ENCONTRADA NO SITE DO DATASUS:
Como é feito o lançamento de PROFISSIONAL AUTONOMO e de PROFISSIONAL VINCULADO ?
Para:
PROFISSIONAL AUTONOMO -> CPF + CBO
PROFISSIONAL VINCULADO -> CPF + CBO + CNES
2 - Chegamos à conclusão de que o erro “PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO” se dá pelo mesmo motivo. O CNES do hospital foi colocado equivocadamente para o profissional autônomo.
PROFISSIONAL AUTÔNOMO -> CPF + CBO + CNES (RETIRAR O CNES)
No entanto, verifiquem antes o espelho da AIHS.
Conseguimos retirar o erro desta maneira.
O problema não estava no CBO do profissional, portanto a mensagem é inadequada.
...............................................................................................................
Quanto aos outros erros, estamos passando pelo mesmo problema:
- PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO.
- PROFISSIONAL VINCULADO NÃO CADASTRADO.
Bem, conseguimos retirar o erro “PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO“ na competência 02/2012.
No entanto, o que observamos é que a mensagem informada pelo SIHD, não tem relação com o erro real.
Então, vou passar a orientação do que fizemos por aqui, ok?? Não sei se vai dar certo.
1 - OBSERVEM ESTA ORIENTAÇÃO ENCONTRADA NO SITE DO DATASUS:
Como é feito o lançamento de PROFISSIONAL AUTONOMO e de PROFISSIONAL VINCULADO ?
Para:
PROFISSIONAL AUTONOMO -> CPF + CBO
PROFISSIONAL VINCULADO -> CPF + CBO + CNES
2 - Chegamos à conclusão de que o erro “PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO” se dá pelo mesmo motivo. O CNES do hospital foi colocado equivocadamente para o profissional autônomo.
PROFISSIONAL AUTÔNOMO -> CPF + CBO + CNES (RETIRAR O CNES)
No entanto, verifiquem antes o espelho da AIHS.
Conseguimos retirar o erro desta maneira.
O problema não estava no CBO do profissional, portanto a mensagem é inadequada.
...............................................................................................................
Quanto aos outros erros, estamos passando pelo mesmo problema:
-
sergiosilva
- Membro Avançado

Pelo que eu entendi, voce afirma que lancou o profissional como vinculado ( isto é : com cnes) mas
o sihd deu mensagem de erro como autonomo.
Voce poderia colocar um espelho de aih (sem identificar o paciente )que demonstre isso, para analise pelo Datasus?
Att,
o sihd deu mensagem de erro como autonomo.
Voce poderia colocar um espelho de aih (sem identificar o paciente )que demonstre isso, para analise pelo Datasus?
Att,
- Deise
- Membro Novato

Boa tarde, Sérgio.
1 - REFERENTE AO ERRO: PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO
Repare que na verdade, acabei postando minha mensagem em local inadequado.
Postei a possível correção para o erro: PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO, pois verifiquei muitos aihs rejeitadas com este erro na competência 02/2012 (pesquisa Google).
Mas, vamos lá....
O profissional era realmente autônomo.
Porém, o hospital havia lançado a linha da AIH com CNS + CBO + CNES.
Acredito que a mensagem de erro deveria se referir ao erro no lançamento do crédito, pois:
PROFISSIONAL AUTONOMO -> CNS + CBO (CRÉDITO PARA O PROFISSIONAL).
No entanto, o erro que surgia era “PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO”.
Aí, a mensagem de rejeição "sumiu" ao corrigirmos o lançamento do crédito.
O espelho segue anexo através de mensagem particular, porém a qualidade está bem ruim.
Trata-se de uma orientação encaminhada por nós ao hospital na competência 02/2012.
........................................................................................................................................................
2 - REFERENTE AO ERRO: PROFISSIONAL NAO VINCULADO AO CNES COM O CBO INFORMADO.
Quanto ao erro “PROFISSIONAL NAO VINCULADO AO CNES COM O CBO INFORMADO” não tivemos nenhum problema, porém, será que não teria a ver também com o lançamento do crédito.
É apenas um palpite, ok?
1 - REFERENTE AO ERRO: PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO
Repare que na verdade, acabei postando minha mensagem em local inadequado.
Postei a possível correção para o erro: PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO, pois verifiquei muitos aihs rejeitadas com este erro na competência 02/2012 (pesquisa Google).
Mas, vamos lá....
O profissional era realmente autônomo.
Porém, o hospital havia lançado a linha da AIH com CNS + CBO + CNES.
Acredito que a mensagem de erro deveria se referir ao erro no lançamento do crédito, pois:
PROFISSIONAL AUTONOMO -> CNS + CBO (CRÉDITO PARA O PROFISSIONAL).
No entanto, o erro que surgia era “PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM CBO INFORMADO”.
Aí, a mensagem de rejeição "sumiu" ao corrigirmos o lançamento do crédito.
O espelho segue anexo através de mensagem particular, porém a qualidade está bem ruim.
Trata-se de uma orientação encaminhada por nós ao hospital na competência 02/2012.
........................................................................................................................................................
2 - REFERENTE AO ERRO: PROFISSIONAL NAO VINCULADO AO CNES COM O CBO INFORMADO.
Quanto ao erro “PROFISSIONAL NAO VINCULADO AO CNES COM O CBO INFORMADO” não tivemos nenhum problema, porém, será que não teria a ver também com o lançamento do crédito.
É apenas um palpite, ok?
-
sergiosilva
- Membro Avançado

A mensagem privada nao contem o espelho.
anexe o .qrp do espelho no reply , por favor
anexe o .qrp do espelho no reply , por favor
- Deise
- Membro Novato

Espelho encaminhado por e-mail.
Att.
Deise.
Att.
Deise.
- Deise
- Membro Novato

Alguém conseguiu corrigir estes dois erros?
Obrigada,
Deise.
Obrigada,
Deise.
- Deise
- Membro Novato

Prezados,
Perguntei sobre a correção dos erros: PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO e PROFISSIONAL VINCULADO NÃO CADASTRADO, pois acredito que tenha encontrado o motivo do problema.
Ocorre que se for este o motivo realmente, não dependerá dos usuários dos sistemas a correção.
O problema não está no SIHD também.
O SIHD verifica a existência de cada um dos profissionais cadastrados no estabelecimento de saúde em um arquivo chamado LFCES018.txt, que é gerado pelo CNES.
Verificando este arquivo, notamos que entre os dados dos dois profissionais apontados com os erros no SIHD (neste município) não está o CNS, mas sim o CPF.
Desta maneira, os erros só começaram após a obrigatoriedade do CNS.
Então, o que acontece...
Vamos até o CNES e verificamos que está tudo tão certo com o profissional.
Ele está cadastrado no estabelecimento, com o CBO correto, possui carga horária hospitalar, possui inclusive CNS e aí ficamos desesperados... RS
Mas se formos no CNES e gerarmos o “Relatório de Profissionais por Estabelecimento” vamos ver que neste relatório justamente aqueles profissionais que estão gerando linhas de AIHS com erro, estão sem CNS (apesar de possuírem).
Então, o problema talvez esteja na exportação dos txt´s do CNES.
Agora, porque os txt´s saem sem o CNS de apenas alguns profissionais, realmente não sabemos.
Por favor, tentem verificar isto para vermos se é este realmente o motivo dos erros.
Caso seja, que tal: NOVA VERSÃO CNES + PRORROGAÇÃO PRAZO DE ENVIO DO SIHD?
Um abraço a todos.
Perguntei sobre a correção dos erros: PROFISSIONAL AUTÔNOMO NÃO CADASTRADO e PROFISSIONAL VINCULADO NÃO CADASTRADO, pois acredito que tenha encontrado o motivo do problema.
Ocorre que se for este o motivo realmente, não dependerá dos usuários dos sistemas a correção.
O problema não está no SIHD também.
O SIHD verifica a existência de cada um dos profissionais cadastrados no estabelecimento de saúde em um arquivo chamado LFCES018.txt, que é gerado pelo CNES.
Verificando este arquivo, notamos que entre os dados dos dois profissionais apontados com os erros no SIHD (neste município) não está o CNS, mas sim o CPF.
Desta maneira, os erros só começaram após a obrigatoriedade do CNS.
Então, o que acontece...
Vamos até o CNES e verificamos que está tudo tão certo com o profissional.
Ele está cadastrado no estabelecimento, com o CBO correto, possui carga horária hospitalar, possui inclusive CNS e aí ficamos desesperados... RS
Mas se formos no CNES e gerarmos o “Relatório de Profissionais por Estabelecimento” vamos ver que neste relatório justamente aqueles profissionais que estão gerando linhas de AIHS com erro, estão sem CNS (apesar de possuírem).
Então, o problema talvez esteja na exportação dos txt´s do CNES.
Agora, porque os txt´s saem sem o CNS de apenas alguns profissionais, realmente não sabemos.
Por favor, tentem verificar isto para vermos se é este realmente o motivo dos erros.
Caso seja, que tal: NOVA VERSÃO CNES + PRORROGAÇÃO PRAZO DE ENVIO DO SIHD?
Um abraço a todos.
-
MARIA ELIANE FAQUIN
- Membro Recente

Oi gente....tambem estou com uma remessa enorme de aih's rejeitadas
todas com erro..profissional autonomo não cadastrado(DOC:.......)
profissional vinculado não cadastrado(DOC:.......)
Não sei mais a quem recorrer, presciso de ajuda por favor.
Eliane
Eliane
-
secretariasbu
- Membro Recente

AINDA NÃO ENVIEI MINHA REMESSA DA COMPETENCIA 03, ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , MEUS PROFISSIONAIS DERAM A SEGUINTE MENSAGEM: PROF VINCULADO NÃO CADASTRADO COM O DOC..., ALGUEM PODE AJUDAR?MARIA ELIANE FAQUIN escreveu:Oi gente....tambem estou com uma remessa enorme de aih's rejeitadas
Eliane
OBS: TODOS OS PROFISSIONAIS ESTÃO CORRETOS NO CNES
MARCIA
SBU
-
RosanaDatasus
- Membro Avançado

secretariasbu escreveu:AINDA NÃO ENVIEI MINHA REMESSA DA COMPETENCIA 03, ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , MEUS PROFISSIONAIS DERAM A SEGUINTE MENSAGEM: PROF VINCULADO NÃO CADASTRADO COM O DOC..., ALGUEM PODE AJUDAR?MARIA ELIANE FAQUIN escreveu:Oi gente....tambem estou com uma remessa enorme de aih's rejeitadas
Eliane
MARCIA
SBU
Envie um espelho do SIHD de uma AIH rejeitada para o email rose@datasus.gov.br
Rosana
DATASUS-RJ
-
secretariasbu
- Membro Recente

RosanaDatasus escreveu:secretariasbu escreveu:AINDA NÃO ENVIEI MINHA REMESSA DA COMPETENCIA 03, ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , MEUS PROFISSIONAIS DERAM A SEGUINTE MENSAGEM: PROF VINCULADO NÃO CADASTRADO COM O DOC..., ALGUEM PODE AJUDAR?MARIA ELIANE FAQUIN escreveu:Oi gente....tambem estou com uma remessa enorme de aih's rejeitadas
Eliane
MARCIA
SBU
Envie um espelho do SIHD de uma AIH rejeitada para o email rose@datasus.gov.br
Rosana
DATASUS-RJ
ROSANA
BOA TARDE...ENVIEI O ESPELHO PARA EMAIL ACIMA, MUITO OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA.