Procedimentos excludentes Glaucoma
Moderadores: leandro.panitz, dogui, viniciuspc, virginia.lucas, michael.diana, fabricio pires, daianearaujo
-
Sonia Silveira
- Membro Intermediário

Procedimentos excludentes Glaucoma
Ao processar a produção do prestador que faz procedimentos FAEC de glaucoma, o SIA fez uma critica de procedimentos excludentes entre si (030305003- e 030305004-7). Porém, conforme portaria 612 de 29/09/11 (que informava competencia 10/11 para começar a valer e prorrogada para dezembro/2011 na portaria 671) os procedimentos passariam a ser excludentes no mes de validade da portaria. Preciso saber o porque desta critica já nesta competencia out/2011. Se alguem puder me informar me ajudaria.
Obrigada
Sonia Silveira
São Vicente - SP
Obrigada
Sonia Silveira
São Vicente - SP
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Re: Procedimentos excludentes Glaucoma
Sônia,
Conversei aqui e fui informado que as excludências já existiam antes da Portaria SAS 612.
Conversei aqui e fui informado que as excludências já existiam antes da Portaria SAS 612.
Marcelo Lopes
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Marcelo Lopes
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Sônia,
Estamos pesquisando as excludências e não estamos encontrando a portaria anterior.
Estamos pesquisando as excludências e não estamos encontrando a portaria anterior.
Marcelo Lopes
-
Sonia Silveira
- Membro Intermediário

Marcelo
desculpe a ignorância, mas tentei anexar um arquivo aqui e não consegui, é possivel?
então...
queria te enviar a tela printada do Sia onde mostra naquela tabela interna que o procedimento
030305003-9 não é excludente com nenhum outro, consultei os 2 procedimentos que segundo
o relatório de critica está mostrando como excludente e nenhum deles é excludente. Estou insistindo
pq acho estranho que nos outros meses não tenha dado esta critica, tendo sido informado do mesmo
modo estes procedimentos de glaucoma.
ainda estou desconfiada que a portaria 612 está valendo agora, pois na descrição destes procedimentos
dentro da portaria, eles aparecem como excludentes.
desculpe insistir, mas vc pode continuar "investigando". Será que se o pessoal que insere modificações
no Sia a partir de portarias poderia ler minha mensagem?
obrigada
Sonia Silveira
desculpe a ignorância, mas tentei anexar um arquivo aqui e não consegui, é possivel?
então...
queria te enviar a tela printada do Sia onde mostra naquela tabela interna que o procedimento
030305003-9 não é excludente com nenhum outro, consultei os 2 procedimentos que segundo
o relatório de critica está mostrando como excludente e nenhum deles é excludente. Estou insistindo
pq acho estranho que nos outros meses não tenha dado esta critica, tendo sido informado do mesmo
modo estes procedimentos de glaucoma.
ainda estou desconfiada que a portaria 612 está valendo agora, pois na descrição destes procedimentos
dentro da portaria, eles aparecem como excludentes.
desculpe insistir, mas vc pode continuar "investigando". Será que se o pessoal que insere modificações
no Sia a partir de portarias poderia ler minha mensagem?
obrigada
Sonia Silveira
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Sônia,
Por favor, encaminhe o relatório de rejeição do SIA para meu e-mail.
lmlopes@saude.sp.gov.br com cópia para magomes@saude.sp.gov.br
Por favor, encaminhe o relatório de rejeição do SIA para meu e-mail.
lmlopes@saude.sp.gov.br com cópia para magomes@saude.sp.gov.br
Marcelo Lopes
-
janio romanha
- Membro Avançado

Caro Marcelo,
Enviei o meu relatório de críticas quanto aos procedimento excludentes de Glaucoma no seu e-mail. Com referência a Portaria SAS 671 de 18/10/11, realmente a data de vigiência da mesma é a partir da competência Dezembro/2011.
Aguardo retorno.
SMS/LONDRINA
JANIO
Enviei o meu relatório de críticas quanto aos procedimento excludentes de Glaucoma no seu e-mail. Com referência a Portaria SAS 671 de 18/10/11, realmente a data de vigiência da mesma é a partir da competência Dezembro/2011.
Aguardo retorno.
SMS/LONDRINA
JANIO
-
Sonia Silveira
- Membro Intermediário

Olá Janio
Pelo que percebi, no seu municipio também são realizados procedimentos de glaucoma.
Gostaria de trocar informações com você com referencia às mudanças de modo de cobrança
destes procedimentos de acordo com a portaria 612 de 29/09/11. O meu prestador aqui em São
Vicente-SP declara inviável continuar fornecendo colírios com a quantidade máxima 01, pois diz
que não é suficiente para o tratamento, e além disso o valor caiu para 1/3 do valor anterior.
Pode me dizer o q voces estão pensando sobre essa mudança.
Agradeço
Sonia Silveira
Pelo que percebi, no seu municipio também são realizados procedimentos de glaucoma.
Gostaria de trocar informações com você com referencia às mudanças de modo de cobrança
destes procedimentos de acordo com a portaria 612 de 29/09/11. O meu prestador aqui em São
Vicente-SP declara inviável continuar fornecendo colírios com a quantidade máxima 01, pois diz
que não é suficiente para o tratamento, e além disso o valor caiu para 1/3 do valor anterior.
Pode me dizer o q voces estão pensando sobre essa mudança.
Agradeço
Sonia Silveira
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Apesar dos relatórios, não consegui encontrar os problemas, pois o SIGTAP não traz procedimentos excludentes.
Encaminhe os relatórios ao DATASUS e Ministério da Saúde.
Encaminhe os relatórios ao DATASUS e Ministério da Saúde.
Marcelo Lopes
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Pessoal,
Apesar da inclusão da excludência ser para Dezembro/2011, a descrição dos procedimentos já traz uma informação importante.
Selecione dois procedimentos que estão com rejeição.
Vejam a descrição completa abaixo.
Vocês acham que podem ser cobrados os dois procedimentos para o mesmo paciente numa mesma competencia?
03.03.05.003-9 - TRATAMENTO OFTALMOLOGICO DE PACIENTE C/ GLAUCOMA BINOCULAR (1A LINHA )
CONSISTE NA UTILIZACAO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA DE 1 ª LINHA PARA O TRATAMENTO DO GLAUCOMA. DISPENSAR TRATAMENTO PARA 3 MESES. SÓ PODERÁ SER COBRADO A CADA 3 MESES.
03.03.05.004-7 - TRATAMENTO OFTALMOLOGICO DE PACIENTE C/ GLAUCOMA BINOCULAR (2A LINHA)
CONSISTE NA UTILIZACAO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA DE 2ª LINHA PARA O TRATAMENTO DO GLAUCOMA BINOCULAR. DISPENSAR TRATAMENTO PARA 3 MESES. SÓ PODERÁ SER COBRADO A CADA 3 MESES.
Apesar da inclusão da excludência ser para Dezembro/2011, a descrição dos procedimentos já traz uma informação importante.
Selecione dois procedimentos que estão com rejeição.
Vejam a descrição completa abaixo.
Vocês acham que podem ser cobrados os dois procedimentos para o mesmo paciente numa mesma competencia?
03.03.05.003-9 - TRATAMENTO OFTALMOLOGICO DE PACIENTE C/ GLAUCOMA BINOCULAR (1A LINHA )
CONSISTE NA UTILIZACAO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA DE 1 ª LINHA PARA O TRATAMENTO DO GLAUCOMA. DISPENSAR TRATAMENTO PARA 3 MESES. SÓ PODERÁ SER COBRADO A CADA 3 MESES.
03.03.05.004-7 - TRATAMENTO OFTALMOLOGICO DE PACIENTE C/ GLAUCOMA BINOCULAR (2A LINHA)
CONSISTE NA UTILIZACAO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA DE 2ª LINHA PARA O TRATAMENTO DO GLAUCOMA BINOCULAR. DISPENSAR TRATAMENTO PARA 3 MESES. SÓ PODERÁ SER COBRADO A CADA 3 MESES.
Marcelo Lopes
- viniciuspc
- Moderador

- Contato:
Pessoal,
Para consultar os procedimentos excludentes, pode-se entrar na consulta no SIA ou no site do SIGTAP. no site tem que ir em Compatibilidades, escolher a compatibilidade "BPA (individualizado) x BPA (individualizado) (Excludente) e depois escolher a competencia.
A SAS nos avisou que sera gerado um novo txt do SIGTAP sem esta excludencia na competencia Outubro/2011. então teremos um novo BDSIA/BDVERSIA opcionais para corrigir este problema.
[]´s
Para consultar os procedimentos excludentes, pode-se entrar na consulta no SIA ou no site do SIGTAP. no site tem que ir em Compatibilidades, escolher a compatibilidade "BPA (individualizado) x BPA (individualizado) (Excludente) e depois escolher a competencia.
A SAS nos avisou que sera gerado um novo txt do SIGTAP sem esta excludencia na competencia Outubro/2011. então teremos um novo BDSIA/BDVERSIA opcionais para corrigir este problema.
[]´s
- Anexos
-
- consulta proced excludentes bpai no sigtap.JPG (124.95 KiB) Exibido 2332 vezes
-
clayton borges
- Membro Avançado

Eu tbem estou com dúvida no meu processamento, como o Marcelo Lopes falou esses procedimentos são excludentes desde a PT288/08 porem não eram glosadas do processamento e entravam normalmente, e com a PT612 prorrogada para dezembro/11 não seria o caso de glosar esses procedimentos tbem em dezembro. ou será mesmo mantido a glosa para está compentência de Outubro/11
Clayton
Clayton
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Clayton,
Estamos verificando as publicações anteriores.
Depois de um relatório de uma de nossas Regionais de Saúde, a Auditoria está analisando a situação.
Estamos verificando as publicações anteriores.
Depois de um relatório de uma de nossas Regionais de Saúde, a Auditoria está analisando a situação.
Marcelo Lopes
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

Leandro,
Existe previsão de quando será disponibilizado novo pacote de tabelas do SIGTAP, da competência Outubro/2011, para que o DATASUS possa gerar novos BDSIA e BDVERSIA?
Existe previsão de quando será disponibilizado novo pacote de tabelas do SIGTAP, da competência Outubro/2011, para que o DATASUS possa gerar novos BDSIA e BDVERSIA?
Marcelo Lopes
-
clayton borges
- Membro Avançado

Marcelo
Então estarei aguardando para dar andamento no processamento desses procedimentos na competência Outubro.
Clayton
Então estarei aguardando para dar andamento no processamento desses procedimentos na competência Outubro.
Clayton