ATENCAO GESTORES! - versao do SIA cmpt 12/2012

Fórum de discusão sobre o processamento ambulatorial do SUS

Moderadores: leandro.panitz, dogui, viniciuspc, virginia.lucas, michael.diana, fabricio pires, daianearaujo

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

ATENCAO GESTORES! - versao do SIA cmpt 12/2012

Mensagem por viniciuspc » Qua Jan 09, 2013 9:28 am

Passo a passo para a execução da rotina : ftp://arpoador.datasus.gov.br/Siasus/Do ... etivas.pdf

VALOR COMPLEMENTAR FEDERAL DE COMPETENCIAS 07/2012 ATÉ 11/2012 CALCULADOS EM 12/2012.

Por determinação da CGSI, a versão da competência 12/2012 do SIA realizará o calculo dos valores de complemento federal das competências 07/2012 à 11/2012 para as APACs que não receberam este valor nas respectivas competências.

Lembrando que o valor do complemento federal era OPCIONAL, diversos gestores não informaram e processaram este valor nas respectivas competências. Assim, apenas para as competencias em que NÃO houve a informação do valor complementar federal, o sistema permitirá calcular estes valores na competência 12/2012, tornando este valor parte do resultado do processamento da competência 12/2012.

As APACs que já tenham recebido o valor complementar, NÃO sofrerão qualquer calculo.

ATENÇÃO:

Este calculo será feito única e exclusivamente pela versão da competência 12/2012 do SIA.

O procedimento será o seguinte:

Os valores de complemento federal informados na versão da competência 12/2012 no programa FPO, serão replicados para as competências 07 à 11 de 2012 e incluídos no arquivo “valores_201212.vtp”. Este arquivo será importado pelo SIA para ser utilizado no calculo.

Os valores de complemento federal ja importados em competências passadas não sofrerão alteração, permanecendo os valores constantes na base de dados do SIA.

Os valores do complemento federal serão calculados durante o calculo do valor bruto no sistema.

Foi criado o relatório "EMISSAO VLRS FEDERAIS REPROCESS." no menu Vlr.Bruto, que lista as APACs que tiveram o valor federal calculado.

Os valores apurados neste calculo estão incluídos para a exportação no sistema financeiro (SGIF).

Os valores calculados referentes às APACs das outras competências serão armazenados em uma nova tabela de nome S_PRDREP.

Estes valores são parte integrante do processamento da competência 12/2012.

EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DO SIA.

[]´s

OBS : esta funcionalidade tambem foi programada no SIHD, veja a mensagem (http://forum.datasus.gov.br/viewtopic.p ... 9&t=403649)
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software
https://www.linkedin.com/in/vinicius-pereira-correa/

kelioliveira
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: ATENCAO GESTORES! - versao do SIA cmpt 12/2012

Mensagem por kelioliveira » Qua Jan 09, 2013 10:15 am

depois de restaurar o backup do sia ( pq foi gerado o calculo de valor bruto) tenho que refazer todas as etapas do sia novamente ou so faço novamente a consistencia com a versão nova do SIA?

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qua Jan 09, 2013 12:28 pm

Kelio,

Se houver a necessidade de calcular o valor federal de competencias passadas, então deve-se ir no FPO, cadastrar os valores federais, copiar para a competencia desejada, exportar para o SIA, importar no SIA (FPO e VTP) e calcular o valor bruto novamente! 8)

Se não possuir APAC´s eletivas, então basta calcular o valor bruto com a nova versao! :wink:

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

Cidinhakju
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Cidinhakju » Qua Jan 09, 2013 1:14 pm

Vinicius,

Aqui informei os valores de complemento federal na competência 08/2012, então ficou sem o complemento a competência 07/2012, o SIA irá calcular automaticamente este valor ou tenho que fazer mais alguma coisa?

Obrigada,

Cidinha

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qua Jan 09, 2013 1:35 pm

Cidinha,

Apenas se você copiar os valores de Dezembro para Julho no FPO e depois exportar para o SIA!

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

Cidinhakju
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Cidinhakju » Qua Jan 09, 2013 1:44 pm

Obrigada Vinicius!

entendi quando li o Lernotas das Versões SIA e FPO.

Cidinha

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qui Jan 10, 2013 1:07 pm

Incluido o passo a passo realizado pela CGSI para a rotina : ftp://arpoador.datasus.gov.br/Siasus/Do ... etivas.pdf

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

kelioliveira
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por kelioliveira » Qui Jan 10, 2013 2:24 pm

Nos não temos no municipio cirurgias eletivas nem no novo relatório do Sia sobre Valores Recalculados não aparece nada para o nosso municipio e mesmo assim o versia de erro..dizendo que a minha produção so Sia esta zerada ou os valores não foram recalculados, erro S_PRDREP..Faço o que? Por favor...ajudaaaaa

kelioliveira
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por kelioliveira » Qui Jan 10, 2013 2:25 pm

e minha produção do SIA não está zerada..tenho certeza..

Dirce
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Dirce » Qui Jan 10, 2013 2:46 pm

Pra mim ta acontecendo a mesma coisa e minha produção também não está zerada. O que fazer?

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Qui Jan 10, 2013 3:04 pm

Pessoal,

O Fabricio esta colocando uma nova versao do VERSIA corrigindo este problema!

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

Wanessa.srs
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por Wanessa.srs » Qui Jan 10, 2013 4:37 pm

Problemas: Eu havia fechado o sia na versão 3.21, rodado o siscotef, e visto os valores. No versia fui informada sobre a nova versão do SIA. Após a nova versão do SIA 3.22 ser instalada, eu restaurei os arquivos e o abri, rodei valor bruto e no versia o resultado foi erro - processamento zerado(como todos os outros). Diante do problema Restaurei Arquivos novamente (SIA), Exportei FPOPSIA e importei no sia, agora eu gero o valor bruto e vem uma lista enorme de inconsistência, valores, cnes, etc. Acredito que toda a produção está inconsistida. Como vocês podem me ajudar, devo importar os arquivos do sia novamente.

É a primeira vez que processo o sia e me acontece isso. ô sorte rsrsrs. Tô meio desesperada.

Obrigada.

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Sex Jan 11, 2013 7:33 am

Wanessa,

O SIA possue uma sub-pasta para os backups, chamasse BACKUP e dentro dela tem as sub-pastas com a compentencia (AAAAMM), veja quantos arquivos .ABF (tem que ter 54) e quantos .ABI (tem que ter 1), existem na pasta 201212 :|

Talvez esteja faltando um arquivo de backup lá! e quando ele não restaura, apresenta este problema!

Considere ter que re-fazer o processamento de Dezembro/12 novamente. restaurando a copia de Novembro e partindo para frente. :(

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software

RICKAYAK
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por RICKAYAK » Qua Jan 30, 2013 8:52 am

viniciuspc escreveu:Kelio,

Se houver a necessidade de calcular o valor federal de competencias passadas, então deve-se ir no FPO, cadastrar os valores federais, copiar para a competencia desejada, exportar para o SIA, importar no SIA (FPO e VTP) e calcular o valor bruto novamente! 8)

Se não possuir APAC´s eletivas, então basta calcular o valor bruto com a nova versao! :wink:

[]´s
Companheiros, bom dia !!!!

"Como saber se há necessidade do meu município em realizar este complemento, ou seja, quais os procedimentos (ambulatoriais) do SIA que exigem a realização do cálculo de complemento ao município que realizou Cirurgias Eletivas nas competências de 07 à 11 de 2012."
SMS - Catanduva/SP
Rick
Faturamento

Responder

Voltar para “Processamento Ambulatorial SUS [SIA]”