Catéter mono lumen x duplo lúmen

Fórum de discusão sobre o registro de informações hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: viniciuspc, sergiosilva, virginia.lucas, Carolina Lucena

Andreola
Membro Avançado
Membro Avançado

Catéter mono lumen x duplo lúmen

Mensagem por Andreola » Ter Ago 11, 2015 12:30 pm

Olá.

Gostaria de saber se haverá alguma atualização prevista na tabela de compatibilidade do SIGTAP no que diz respeito aos catéter de venosos centrais duplo e mono lúmen. Ou ao menos se existe alguma discussão sobre isso.
A maioria dos profissionais médicos dos hospitais não usa mais cateter mono lumen para acesso venoso central. Se tem que instalar o acesso eles já instalam direto o duplo lumen. Porém não podemos faturar o duplo lumen em todas as AIHs pq ele se restringe a 05 procedimentos clínicos na tabela de compatibilidade do sigtap.

Acredito que isso seja um atraso da tabela SUS.

Vou dar um exemplo paciente com septicemia cid A419 me possibilita faturar o procedimento 0303010037 que é compativel com o cateter duplo lumen 0702040150. Porém se esse choque septico for de origem pulmonar e o cara desenvolver um derrame pleural e tiver de ir ao centro cirúrgico fazer uma toracostomia para drenagem pleural 0412040166 eu já não posso faturar o cateter duplo lumen.

Ou o cara chega politraumatizado muitas vezes gravíssimo submetido a multiplas cirurgias gerais e de ortopedia e eu não posso faturar o cateter duplo lumen.

Sinceramente não vejo lógica nisso, principamente qdo verifico que a diferença de custo desses dois materiais muitas vezes não chega a R$ 15,00.

dallila01
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Catéter mono lumen x duplo lúmen

Mensagem por dallila01 » Sex Set 18, 2020 5:12 pm

Ainda estamos com essa mesma luta. NOs protocolos atuais ja estão sendo utilizados o duplo lumen em larga escala, e infelizmente por falta de compatibilidade não conseguimos faturar corretamente , a tabela deveria ser revista e atualizado os criterios de compatibilidade, conforme as novas tecnicas de utilização e segurança do usuario.

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento Hospitalar SUS [SISAIH01]”