O Laudo da AIH é um documento obrigatório que deve constar no prontuário do paciente para eventuais auditorias.
Qual é o prazo legal para guarda deste laudo? Qual a legislação que trata do assunto?
Obrigada
Aline
Tempo de Guarda/Arquivo Laudo AIH
Moderadores: viniciuspc, sergiosilva, virginia.lucas, Carolina Lucena
-
Alinegsilva
- Membro Novato

- Mensagens: 12
- Registrado em: Qua Jan 21, 2009 11:13 am
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

- Mensagens: 7404
- Registrado em: Qui Jul 08, 2004 12:54 pm
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Tempo de Guarda/Arquivo Laudo AIH
Se está no prontuário, vale da legislação de guarda do prontuário.
Algum tempo atrás, encaminhei questionamento para a Auditoria da SES-SP sobre a guarda da Ficha de Atendimento Ambulatorial (FAA) e recebi a resposta abaixo. Entendo que, também, vale para a AIH.
“Marcelo, essa questão transcende a auditoria, uma vez que a FAA é registro de atendimento ou seja, pode ser considerada como prontuário do paciente e como tal esta sujeita as normas legais que incluem guarda em suporte de papel por vinte anos, lembrando que pode ser requerida pela justiça, pelo paciente e , em determinadas situações, pela perícia médica ( IML, por exemplo ), Vigilância Epidemiológica, previdência.....FAA informatizada ou em meio magnético não é eletrônica.
Não há amparo legal para eliminação de FAA em papel antes de 20 anos de guarda ( CFM ), 18 anos ( ECA) ou dez anos pelo código civil.”
Algum tempo atrás, encaminhei questionamento para a Auditoria da SES-SP sobre a guarda da Ficha de Atendimento Ambulatorial (FAA) e recebi a resposta abaixo. Entendo que, também, vale para a AIH.
“Marcelo, essa questão transcende a auditoria, uma vez que a FAA é registro de atendimento ou seja, pode ser considerada como prontuário do paciente e como tal esta sujeita as normas legais que incluem guarda em suporte de papel por vinte anos, lembrando que pode ser requerida pela justiça, pelo paciente e , em determinadas situações, pela perícia médica ( IML, por exemplo ), Vigilância Epidemiológica, previdência.....FAA informatizada ou em meio magnético não é eletrônica.
Não há amparo legal para eliminação de FAA em papel antes de 20 anos de guarda ( CFM ), 18 anos ( ECA) ou dez anos pelo código civil.”
Marcelo Lopes
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

- Mensagens: 7404
- Registrado em: Qui Jul 08, 2004 12:54 pm
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Tempo de Guarda/Arquivo Laudo AIH
Aline,
Já tinha visto algum tempo atrás a Tabela de Temporalidade feito pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
É bem interessante.
Veja o link abaixo.
http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sal ... doc-07.pdf
Já tinha visto algum tempo atrás a Tabela de Temporalidade feito pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
É bem interessante.
Veja o link abaixo.
http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sal ... doc-07.pdf
Marcelo Lopes
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
-
Alinegsilva
- Membro Novato

- Mensagens: 12
- Registrado em: Qua Jan 21, 2009 11:13 am
Re: Tempo de Guarda/Arquivo Laudo AIH
Eu vi uma do Estado do Paraná.
O Estado de São Paulo tem alguma?
O Estado de São Paulo tem alguma?
-
Marcelo Lopes
- Membro Avançado

- Mensagens: 7404
- Registrado em: Qui Jul 08, 2004 12:54 pm
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Tempo de Guarda/Arquivo Laudo AIH
Aline,
Sei que foi criado um grupo para estudar a guarda de documentos diversos da administração pública, mas não vi nada publicado.
Vou verificar se alguém sabe se existe produto do grupo criado.
Sei que foi criado um grupo para estudar a guarda de documentos diversos da administração pública, mas não vi nada publicado.
Vou verificar se alguém sabe se existe produto do grupo criado.
Marcelo Lopes
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.
-
Alinegsilva
- Membro Novato

- Mensagens: 12
- Registrado em: Qua Jan 21, 2009 11:13 am
Re: Tempo de Guarda/Arquivo Laudo AIH
Obrigada Marcelo.
Não queremos onerar a Instituição com pagamentos desnecessários com guarda externa de documentos por um período desnecessário.
Muito obrigada.
Não queremos onerar a Instituição com pagamentos desnecessários com guarda externa de documentos por um período desnecessário.
Muito obrigada.