COTAS DE PARTOS CESARIA

Fórum de discusão sobre o registro de informações hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: viniciuspc, sergiosilva, virginia.lucas, Carolina Lucena

Neomar
Membro Recente
Membro Recente

COTAS DE PARTOS CESARIA

Mensagem por Neomar » Qua Dez 21, 2011 3:18 pm

Boa tarde,

Onde e como registrar a produção de cesariana que ultrapassam a cota de 27% do total de partos para informar ao MS a SMS.

Trabalhamos no HUPE, que é referencia de partos de alto risco e há anos nos ressentimos da não permissão desses partos na entrada do sistema SISAIH.

Por diversas vezes e no decorrer dos anos, recebemos a promessa do aumento da cota para esse tipo de Hospital tanto em reuniões do MS (registro real) como da SMS (para negociação do POA) e até hoje sem solução.

Aguardando informações a respeito,

NEOMAR

Marcelo Lopes
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: COTAS DE PARTOS CESARIA

Mensagem por Marcelo Lopes » Qua Dez 21, 2011 4:16 pm

Neomar,

Pois é... tenho sido muito criticado quando falo que essa coisa de bloquear ou não apresentar as AIH, quando a taxa de cesarea é superior ao desejado, é a COISA MAIS IDIOTA E DESRESPEITA A INTELIGÊNCIA DE QUALQUER PESSOA QUE TEM O "TICO-E-TECO" UM POUCO MAIS SAUDÁVEL...
A taxa de 27% é a desejável, porém, um hospital que é referência para alto risco, provavelmente, terá um taxa maior.
Lembro da época que o sistema não aceitava as AIH quando a taxa era superior ao definido... depois de um tempo li reportagens com entrevistas de técnicos falando que a taxa tinha caído... Pura mentira....
Alguns anos atrás, um técnico daqui da SES-SP foi levar para o secretário alguns indicações e levou dois cálculos de taxa de cesárea... Um calculado pelo banco de dados de AIH e outro pelo SINASC.... esse técnico perguntou qual o secretário queria... Ele falou que queria a REAL... Como era uma pessoal extremamente inteligente, sabia que não dá para fazer GESTÃO com indicadores de mentira.
Sempre questiono o motivo pelo qual "penalizar" somente o hospital quando a taxa não é a desejada....
Temos que analisar melhor cada situação para chegar no "culpado".
- existe atenção básica atuante e funcionando no município?
- o município faz pré-natal? e a rede cegonha?
- a PACIENTE quer parto normal? ou prefere cesárea? No SUS, é direito da gestante escolher?
- se a indicação do parto é normal, por que foi realizada cesarea?
- por que determinado médico só faz cesarea?
- o hospital incentiva a realização do parto normal? se não, por que?
- o valor da taxa SUS cobre os custos do parto normal?
- etc etc etc

Eu estou em plena campanha de "Vamos Parar de pensar que vivemos no PAÍS DE ALICE".... A Alice brasileira não vive no PAÍS DAS MARAVILHAS...
Marcelo Lopes

“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.

vanderlei soares moya
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por vanderlei soares moya » Qui Dez 29, 2011 4:32 pm

Neomar, como foi estabelecida essa "cota"? Quem rejeita as AIH de cesariana acima dos 27%?
Até onde sei, não existe crítica no SIHD para esse procedimento e sim um relatório de percentual.
É o seu gestor que estabeleceu a crítica?

Rita Luziet
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por Rita Luziet » Seg Abr 04, 2016 8:03 pm

vanderlei soares moya escreveu:Neomar, como foi estabelecida essa "cota"? Quem rejeita as AIH de cesariana acima dos 27%?
Até onde sei, não existe crítica no SIHD para esse procedimento e sim um relatório de percentual.

Hoje, 5 anos após o questionamento feito pelo colega Neomar, o quantitativo de 27% continua. Ou seja, minha Unidade perde mensalmente 63% dos partos cesáreos realizados. Não me conformo.
Ao ler sua mensagem de resposta pergunto então: Posso inserir os 63% mesmo o sistema acusando critica de excesso percentual. Vai passar pela glosa e/ou precisarei solicitar liberação pelo auditor do sus?
Rita - Faturista - HMAF/RJ

Andreola
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Andreola » Qua Abr 06, 2016 10:12 am

Rita Luziet escreveu:
vanderlei soares moya escreveu:Neomar, como foi estabelecida essa "cota"? Quem rejeita as AIH de cesariana acima dos 27%?

Hoje, 5 anos após o questionamento feito pelo colega Neomar, o quantitativo de 27% continua. Ou seja, minha Unidade perde mensalmente 63% dos partos cesáreos realizados. Não me conformo.
Ao ler sua mensagem de resposta pergunto então: Posso inserir os 63% mesmo o sistema acusando critica de excesso percentual. Vai passar pela glosa e/ou precisarei solicitar liberação pelo auditor do sus?
Rita - Faturista - HMAF/RJ
Faz um teste joga 30% e vê o que acontece.

rosa_sus
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por rosa_sus » Qua Abr 06, 2016 11:20 am

Bom dia,

O sis rejeita se ultrapassa a porcentagem de cesariana. Isso acontece para alguns Estados e sei que o RJ é um deles.
Se a Rita ultrapassar esta porcentagem vai rejeitar no sis e ao exportar estas aihs não entrarão.

abs.
Rosa

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento Hospitalar SUS [SISAIH01]”