Lentidão na importação de arquivo no BPA Magnético

Fórum de discusão sobre o registro das informações e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, dogui, viniciuspc, virginia.lucas, fabricio pires, daianearaujo

SergioAlmeida
Membro Recente
Membro Recente

Lentidão na importação de arquivo no BPA Magnético

Mensagem por SergioAlmeida » Qua Abr 05, 2017 10:09 am

Pessoal,

O arquivo gerado pelo Sistema de Gestão Hospitalar está demorando demais para importar no BPA Magnético. Isso vem ocorrendo desde que o município solicitou que todos (que possível) os procedimentos sejam enviados como BPAI.
A importação corre bem até 99%, mas depois fica algumas horas até a finalização total.

Alguém sabe alguma orientação sobre isso, ou já passou por este problema.

Obrigado.

rnovakosky
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Lentidão na importação de arquivo no BPA Magnético

Mensagem por rnovakosky » Sex Nov 01, 2019 4:22 pm

Boa Tarde Sergio

Aparentemente você então está importando uma grande quantidade de dados.
Eu trabalho com Sistemas de Terceiros e Bancos de Dados Firebird também.
O que posso te sugerir de momento é ter memória no computador, pelo menos uma máquina com 8GB, mas atualmente já está começando a ser padrão um mínimo de 16GB para atividades de maior processamento, tudo depende, não sei qual o teu nível de processamento necessário. O BPA-MAG utiliza uma base que roda no Firebird, e você tendo memória na máquina pode dar mais memória dedicada ao Firebird.
Procure no arquivo de configurações do firebird (firebird.conf) pela linha
DefaultDbCachePages = 2048
A tua pode ter algum valor diferente, tente aumentar assim:
#DefaultDbCachePages = 2048
DefaultDbCachePages = 4096
O caracter # siginifica que a linha ficou em comentário.
Pare o Serviço do Firebrid e reinicie, se a máquina não tiver memória suficiente o serviço não vai reiniciar, aí você terá que colocar uma quantidade menor para o Firebird ou voltar no que era antes.

Não sei se irá resolver no teu caso, mas se o problema for indexação no Firebird você já sentirá a diferença.

Outra coisa que ajuda é a velocidade de disco, se você puder ter o BPA-MAG rodando em uma unidade que for SSD, será mais rápido do que em uma unidade de HD normal, e ainda se colocar em uma unidade NVME, será ainda melhor que o SSD. Se você puder adquirir uma máquina equipada com unidade NVME, isto com certeza te fará diferença.

Se você tiver bastante prática de informática e tiver memória suficiente, pode ainda adotar um disco virtual em RAM, mas isto já é mais avançado e tem vários detalhes a cuidar para que a base Firebird sempre fique consistente. Se precisar saber como fazer, pode me enviar mensagem.

Um dos problemas com o firebird e aplicações com ele, é que ele não possui Inserção em blocos, é necessário uma inserção de cada vez. Na verdade tem uma opção que é o bulk insert, mas pelo que vi o BPA-MAG não utiliza esta estratégia. Este é um ponto que não se tem o que fazer, só com uma manutenção no cógido do BPA-MAG, aí depende da prioridade o pessoal do DATASUS :) Só sobra mesmo, eu acho, a opção de melhorar o equipamento por enquanto.

Roberto Novakosky

Leozera
Membro Recente
Membro Recente

Re: Lentidão na importação de arquivo no BPA Magnético

Mensagem por Leozera » Sex Dez 06, 2019 5:59 pm

Primeiramente, obrigado pelas dicas Roberto Novakosky. Aderi a todas as suas sugestões, principalmente a dica do Firebird. Estou neste momento rodando a importação do KIT num WIndows 10 - Firebird 2.0 (cache alterado para 8192) - (Hardware: Ryzen 7, 16GB, SSD m.2).

Contudo, na minha primeira tentativa o processo travou da mesma forma. Sugiro o seguinte: ao apertar o botão "IMPORTAR"... literalmente esqueça o computador, não clique em absolutamente em nada. Coloca o monitor para não entrar em standby e só acompanha o processo rolar.

O processo de importação está demorando extremamente, mais de 40min... o jeito é esperar e ter sorte de nunca precisar importar o KIT de ultima hora.

Vou fechar/combinar com a faturista aqui do hospital para que quando ela precisar alterar o KIT do BPA, nos abrir um chamado para que possamos fazer isso direto no nosso servidor (Xeon - Win-server) durante a noite. Assim no outro dia é só copiar o arquivo BPAMAG.GDB para a estação dela.

Está totalmente inviável deixar este processo de importação para os colaboradores daqui fazerem na estação de trabalho.

Forte abraço a todos
Leonardo O M - TI

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento Ambulatorial SUS [BPA/APAC]”