Página 1 de 1

Conflito CNS/SIHD

Enviado: Sex Mar 14, 2014 4:03 pm
por ruymauricio
Olá Pessoal,

estamos a um "passo" da mudança do sistema e novidades vem surgindo kkkkkkk. Como é notório o CNS está no ar já algum tempo e no início o mesmo era gerado por cartões de papéis onde já constava o número do CNS (provisório) com a promessa que algum tempo depois o tal definitivo iria chegar em sua residência bla bla bla... Pois bem. Com essa maravilha de sistema (CNS) os demais sistemas começaram a serem validados com tal informação. Isto é, todo o sistema, ou cidadão do SUS devem possuir CNS.

Quando um médico, enfermeiros e demais colaboradores das unidades de saúde é cadastrado do CNES, e dado carga (exportado para o DATASUS) é gerado um número provisório no CNS e que é impossível de alterar dentro do sistema CNES (após atualizar a base de dados) pois o campo se encontra inativo. Com isso o que está ocorrendo com a implantação do SISRCA que o mesmo não está cruzando corretamente as informações, uma vez que o número que consta na base local do CNES (Provisório) não é a mesma que consta na base do CNS-Web (Definitivo).

Neste movimento todo do SISRCA, no momento da instalação/configuração é necessário informar o número do CNS do diretor hospitalar e dos funcionários que irão alimentar o sistema. Logo, o diretor clínico possui 2 CNS (Provisório e Definitivo) "nem vou comentar dos demais colaboradores..." O próprio sistema traz consigo arquivos do CNES local que contém neste "pacote" o arquivo CNS (arquivo este que é baixado do site do CNES) o qual estão as informações dos cartões dos profissionais. Logo, quando se preenche o campo do CNS no SISRCA com o provisório o mesmo da inconsistência pois é feito uma consulta na base online e a mensagem que surge é CNS inválido. Quando se preenche com o definitivo além do cruzamento da base online é feito a consistência com o arquivo local.

Então, existe a necessidade URGENTEMENTE de extinguir alguma base. Pois, dessa forma fica inviável manter esses sistemas com CNS provisório e Definitivo dando inconsistências. Na verdade o sistema CNES deveria fazer uma varredura e criar um cadastro definitivo e caso positivo de cadastro utilizar o cartão já definitivo na base WEb do CNS.

Este mês tivemos uma surpresa com o SIHD (não ocorrido antes). O médico diretor clínico de um hospital está com 2 números de cartões. Mesma situação Prov. e Def. O SIHD glossou todas as contas desse profissional pois o CNS estava como Profissional autônomo não cadastrado. A base do CNES local esta o provisório na base do CNS está o def. E quem disse que o CNES altera agora. Se utilizar o provisório lógico que vai dar certo. Mas nossa preocupação recai no fato do SISRCA como explicado acima.

DATASUS por favor façam uma revisão nas REGRAS DE NEGÓCIO DO CNES ACERCA DO CNS. UNIFIQUEM A BASE COM OS NÚMEROS DEFINITIVOS.

Att.,

Rui Mauricio