Dicas para instalação do SISRCA

Fórum de discusão sobre o registro das informações ambulatoriais e hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, Carolina Lucena, Cristiane.Fantinel

Paulo354140
Membro Avançado
Membro Avançado

Dicas para instalação do SISRCA

Mensagem por Paulo354140 » Ter Mai 14, 2013 1:50 pm

Estou postando este passo-a-passo mais detalhado para instalação do SISRCA, visto que para o mesmo funcionar corretamente, é preciso instalar também o Java e o Apache-Tomcat. Se você instalou o SISRCA e na hora que vai abrir o sistema, aparece aquela tela preta (prompt) que abre e fecha, faça a instalação seguindo esses passos, depois vc posta aí se consegui.

1° PASSO
Instalação do JAVA (JDK), o link da página para baixar o instalador é:
http://www.oracle.com/technetwork/java/ ... 80260.html

Escolher o arquivo de acordo com o seu Windows:
Windows x86 88.98 MB jdk-7u21-windows-i586.exe
Windows x64 90.57 MB jdk-7u21-windows-x64.exe

E siga o tutorial de instalação no link abaixo:
http://blogdocaze.com.br/2011/02/24/tut ... o-windows/

NÃO ESQUEÇA: de alterar o caminho de instalação, substituindo o C:\Program Files\Java\ por: C:\datasus\sisrca\Proc\Java\

NOTA: Siga todo os passos, e se ao término da instalação vc digitou java –version na tela de prompt DOS e não apareceu conforme a imagem, fecha tudo, vai até a pasta c:\windows\sistem32 e delete os três arquivos executáveis do Java que estão lá: java.exe, javaw.exe e javaws.exe, e tente novamente executar a linha de comando no prompt. Se apareceu a versão, a sua instalação está correta.

2° PASSO:
Instalação do Apache-Tomcat, que é o (Servidor de Aplicações Java):
Veja o tutorial de instalação no link abaixo, nele contém também o link para download do instalador:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/9 ... _do_tomcat

NÃO ESQUEÇA: de alterar o caminho de instalação (imagem 4) substituindo o C:\Program Files\Tomcat 6.0 por:
C:\datasus\sisrca\Proc\Tomcat 6.0

Na imagem 6, indique o caminho do Java (que vc instalou no 1° Passo), que deve estar instalado no seguinte:
C:\datasus\sisrca\Proc\Java\jre1.6...

3° PASSO
Instalação do SISRCA: o link para a última versão é:
https://www.dropbox.com/s/c8f9xu8j0xmon ... s_1.17.zip
ou
https://www.dropbox.com/s/otamr6mwhg61f ... s_1.17.zip

A instalação não tem segredos, é só ir Avançando, pois por padrão ele vai ser instalado na pasta C:\datasus\sisrca\cap

NOTA: na primeira abertura do SISRCA ele vai pedir para configurar o Banco de Dados, no momento só é possível escolher o 1° tipo, que é: Banco de Dados HSQL – Configuração Local
Para usar o SISRCA, veja as instruções do Manual de Operação do sistema.

Espero que possa ajudar alguém!
"Paulinho"
Paulo Sérgio dos Santos
SIA - CNES - CIHA
SMS - Presidente Prudente SP
SORRIA, JESUS CRISTO TE AMA, MUITOOOO!!!
http://www.verdadeiroamor.com

Jaque_Oliveira
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Dicas para instalação do SISRCA

Mensagem por Jaque_Oliveira » Ter Mai 14, 2013 3:53 pm

OI Paulo

muito mais muito obrigada por vc ter postado essa msg
eu e minha colega não sabiamos mais o que fazer.

obrigada de coração por sua ajuda
funcionou muito bem

obrigada

jéssica e patricia de Apucarana, Paraná
Autarquia Municipal de Saúde
Setor de Controle e Avaliação
Apucarana PR

claudia.lazzarotto
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por claudia.lazzarotto » Ter Mai 14, 2013 4:38 pm

Excelente iniciativa! Parabéns!

virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por virginia.lucas » Ter Mai 14, 2013 4:44 pm

Esta é a função do forum. Uns ajudam os outros. Lembro que estamos testando o MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO DO SISRCA.

Os testes do MÓDULO PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DO SISRCA estão suspensos até meados de junho quando disponibilizaremos nova versão.

Obrigada
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS

dairock1811
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por dairock1811 » Ter Mai 14, 2013 4:54 pm

Finalmente uma luz que não ofusca os olhos!

Obrigada Paulo!
Daiana Sousa da Rocha
Analista de Sistemas e Consultora SUS da Empresa GSH - Tecnologia em Gestão de Saúde

Robsonalvesdelima
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por Robsonalvesdelima » Qui Mai 16, 2013 11:53 am

Bom dia a todos.
Pessoal alguém sabe dizer por que a versão 1.15 não exige qualquer tipo de senha para dar entrada no Banco de dados HSQL, e já na versão posterior exige uma senha que não se sabe qual é? Me esguelei todo para colocar alguma senha no versão 1.16. mas nada. Só dava erro, erro e mais erro.. :(

Alguém sabe dizer por que o programa não está fazendo a importação do CNES, mesmo tendo eu já feito tudo direitinho conforme diz o manual? O que eu preciso fazer? Eu sou o responsável por fazer com que esta coisa rode aqui no HNSN.
Se não puderem me mandar respostas aqui pelo fórum, por favor, enviem para meu e-mail: tec.info.hnsn@gmail.com Meu skype é: si-info1
Desde já, eu lhes agradeço.

Paulo354140
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Paulo354140 » Qui Mai 16, 2013 1:32 pm

Fiz conforme orienta o manual: gerei o txt no CNES, selecionei os arquivos mencionados e copiei para a pasta CNESTXT e depois "zipei" a pasta e indiquei o caminho para importação no SISRCA. Não houve problemas na importação. Já estou digitando algumas unidades para teste.
"Paulinho"
Paulo Sérgio dos Santos
SIA - CNES - CIHA

Robsonalvesdelima
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por Robsonalvesdelima » Qui Mai 16, 2013 2:05 pm

Obrigado, amigo, mas, infelizmente, não sei o que está ocorrendo. Estou usando a versão 1.15, e visto que a 1.16 não instala (pede uma senha que não temos).
Não sei mais o que fazer. A 1.17 não roda para servidores, somente para BD local.
Caso você ou outra pessoa souber como faz para se ter uma solução para isto, me informem, por favor.

virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por virginia.lucas » Qui Mai 16, 2013 5:24 pm

Esclarecemos que SISRCA não é um sistema que se instala. Ele é um conceito, trata-se da reorganziação dos ssitemaqs do DRAC- Departamento de REgulação controle e Avaliação da SAS (secretaria de atenção) MS. O SISRCA é composto de 7 Módulos, estamos em fase de testes para homologação do Mòdulo Captação do Atendimento do SISRCA. Este Módulo vai substituir o BPA, RAAS, APAC, SISAIh e CIHA.A versão atual e 1.17 e na segunda feira teremos a 1.18 com muitos ajustes solicitados pelos gestores e prestadores que estão há meses testando e nos ajudando a estabilizar a versão. O Módulo Processamento e Avaliação da Informação (que substituirá o SIA, SIH e CIHA 2) não está em fase de testes, suspendemos e voltaremos com os testes no final de junho/13. Outro Módulo do SISRCA é o M[ódulo do CNESweb que estará sendo apresentado através de vídeos em cronogrma disponiblizado no forum e sites. Os testes do CNES terão inciico após a apresetnações. A primeira será dia 23/05 às 14h nas sals das filantrópicas em todo o bRasil. Procure o hsopital filantrópicao mais próximo e agende sua presença.

ATENÇÃO TEM GENTE INSTALANO O MÓDULO PROCESSAMENTO,PENSANDO QUE`´E O CAPTAÇÃO. Maiores esclarecimentos procure o gestor estadual.

Os gestores que desejarem acompanahar as dsiussões enviem nome completo CPF e emial apra a cgsi@saude.gov.br que providenciaremos o cadastro na redesocial.saude.gov.br.

No forum do DATASUS no tópico CAptação do Atendimento tem as versões e manuais. No site www.saude.gov.br/drac estão apresetnações gravaç~eos, manuais, etc....

DIA 21/05 ÀS 14H havera´video TIRA DÚVIDAS, esta será a 10º com tranmissão emtemporeal no endereço: www.saude.gov.br/emtemporeal
VIRGÍNIA LUCAS

Claupers
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Mensagem por Claupers » Sex Mai 17, 2013 8:09 am

Esse roteiro é para instalação do SISRCA Captação ou Processamento. Se for Captação cabe algumas observações:
1° PASSO
Instalação do JAVA (JDK), o link da página para baixar o instalador é:
http://www.oracle.com/technetwork/java/ ... 80260.html
Estranho necessitar o JDK. Essa instalação é para desenvolvimento java. Para rodar bastaria o JRE. Como uso java para desenvolver tenho ambos instalado (JDK e JRE) na maquina onde testei o SISRCA. Vou testar em outra máquina sem o JDK e dar um retorno.

NÃO ESQUEÇA: de alterar o caminho de instalação, substituindo o C:\Program Files\Java\ por: C:\datasus\sisrca\Proc\Java\
Outros aplicativos usam java, como por exemplo Internet explorer e firefox. Se for feia a instalação nesta pasta do SISRCA e você remover pode ter problemas com outros aplicativos. A principio tem que funcionar na pasta padrão do Java.

2° PASSO:
Instalação do Apache-Tomcat, que é o (Servidor de Aplicações Java):
Veja o tutorial de instalação no link abaixo, nele contém também o link para download do instalador:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/9 ... _do_tomcat
O Apache-Tomcat é necessário apenas para o SISRCA Processamento.

Vou tentar fazer testes em uma máquina sem o Java para desenvolvimento (JDK) e dar um retorno o mais breve.

Cordialmente;
Claudir Pereira dos Santos - Claupers
Matelândia-PR
Nova versão do Claupers Unificasus 3.0.0.2 em http://claupers.blogspot.com
Em claupers.blogspot.com.br dicas sobre ireport, java, linux, debian, openSUSE, windowsBuilder Pro, nanoStation e muito mais

virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por virginia.lucas » Sex Mai 17, 2013 9:38 am

O javs ja esta na aplicacso do modulo captacao. Sua instalacao e automatica
VIRGÍNIA LUCAS

Paulo354140
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Paulo354140 » Sex Mai 17, 2013 1:05 pm

Claupers
Essas dicas que coloquei são para o Módulo Captação, até porque, o módulo de processamento não está disponível ainda.
Outra coisa, quanto ao Java, se vc observar o texto completo, vai ver que é preciso configurar a variável de sistema JAVA_HOME apontando para o diretório instalado. Aqui os aplicativos que utilizam o Java estão funcionando corretamente, inclusive o Transmissor-Datasus. Porquê JDK? O manual inicial do SISRCA (processamento) pedia este tipo, e também testei o JRE e não funcionou.
"Paulinho"
Paulo Sérgio dos Santos
SIA - CNES - CIHA

Claupers
Membro Avançado
Membro Avançado
Contato:

Mensagem por Claupers » Sex Mai 17, 2013 2:23 pm

Blz. Vou ver se consigo testar o SISRCA Captação em uma máquina sem o Java JDK. A principio ele não deveria ser necessário, mas...
:D
Claudir Pereira dos Santos - Claupers
Matelândia-PR
Nova versão do Claupers Unificasus 3.0.0.2 em http://claupers.blogspot.com
Em claupers.blogspot.com.br dicas sobre ireport, java, linux, debian, openSUSE, windowsBuilder Pro, nanoStation e muito mais

ewerton23
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por ewerton23 » Sex Mai 17, 2013 3:45 pm

Também fiquei com a impressão de que as dicas acima são para o módulo processamento, pois o manual de instalação do módulo de captação não fala nada sobre isso e, além do mais, a instalação do módulo captação é quase automática, como a dos demais sistemas (BPA, FPO, De-para, etc..).
Eu fiz as configurações apontadas pelo Paulo quando precisei testar o SISRCA - processamento no ano passado.
Ewerton Rocha
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP

virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por virginia.lucas » Sex Mai 17, 2013 8:00 pm

PESSOAL.... estamos testando a versão 17 do Módulo Captação do SISRCA. O java já está na aplicação, não tem que instalar mais nada. A instalação é automática. Sigam os passos do manual da Captação. Não tem porque ter dificuldade, não tentem sem o manual correto. Se algo inesperado ocorrer enviei para aqui com a tela e a mensagem e digam qual a aplicação tem duas ......32bts e 64bts...

Boa sorte a todos

SOLICITEM A SES A CAPACITAÇÃO. A RESPONSABILIDADE FICOU COM ELA PARA MULTIPLICAR O TREINAMENTO QUE RECEBERÃO.
VIRGÍNIA LUCAS

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento [RAAS/BPA/APAC/SISAIH/CIHA]”