COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Fórum de discusão sobre o registro das informações ambulatoriais e hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, Carolina Lucena, Cristiane.Fantinel

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor virginia.lucas » Sex Set 13, 2013 11:50 am

Endereço opcional para baixar versão manual e regras negocais Módulo Captação versão 1.20

http://www.fehosp.com.br/v2/servicos/tecnico/sisrca/
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS
virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 664
Data de registro: Ter Mar 15, 2005 9:13 am

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor virginia.lucas » Dom Set 15, 2013 9:37 pm

PERGUNTAS FREQUENTES
1- Quando será implantado o SISRCA?
Resposta: O SISRCA não é um sistema é um conceito de organização dos sistemas do DRAC. Vários sistemas compõem o SISRCA.
Os módulos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, Captação do Atendimento e Processamento e avaliação da Informação serão implantados gradualmente conforme preparação de cada gestor, a partir de janeiro 2014 ate maio 2014.

2- O SIA e O SIH serão extintos? Quando?
Resposta: Sim, serão extintos. Previsto para fevereiro e maio de 2014 respectivamente, ou antes, se todos os gestores já estiverem migrado para o novo.

3- O BPA, APAC e AIH também serão extintos?
Resposta: Sim, serão extintos. Previsto para fevereiro e maio de 2014 respectivamente, ou antes se todos os gestores já estiverem migrado para o novo.

4- A importação do CNES na captação será obrigatório?
Resposta: Sim, será obrigatória. Isto evitara rejeições no processamento e permitirá ao estabelecimento providenciar os ajustes no seu cadastro assim que perceber o erro, se houver tempo hábil.

5- Onde os estabelecimentos vão pegar o CNES?
Resposta: Tanto pode ser com seu gestor da base local, quanto da base nacional na área publica no site de CNES que inicialmente estará por IBGE. O Modulo Captação importa arquivo de CNES com um ou mais estabelecimentos, em seguida seleciona o CNES que vai digitar. Em breve será apenas CNES base nacional.

6- Como ter acesso aos novos sistemas?
Resposta: As versões estarão disponíveis nos sites do SIA, SIH, no Forum, Rede Social no portal da saúde DRAC.

7- Vai haver algum treinamento? Quando e onde?
Resposta: A secretarias estaduais e as municipais da capital já foram treinadas e devem capacitar seus municípios e estabelecimentos. Está previsto um tutorial como passo a passo que será disponibilizado até dezembro/2013 quinzena de novembro. Muitos municípios e prestadores já vêm testando as versões que já têm telas e comportamento definidos, apesar de faltar implementar de muitas regras ainda.

8- Todo estabelecimento terá que usar o Modulo Captação?
Resposta: Quem tiver sistema próprio poderá não usar, desde que gere um arquivo no mesmo lay out atual e importe no Modulo captação para verificar se esta consistente. O Modulo Processamento não aceitara arquivo que não tenha passado pelo Mdoulo captação, exceto se for sistema próprio do DATASUS: SISCEL, SISMAMA....

9- Quem vai operar o Modulo captação tem que ter CNS?? Com que CBO?
Resposta: Sim, todo operador com senha máster no Módulo captação devera ter um CNS cadastrado no CNES no CBO que seja adequado as suas funções. Este operador devera ter horas SUS OUTROS e não amb ou hosp. No início ficara como advertência. Esta conferência será feita após a importação do arquivo do CNES. Se o operador for digitar TODOS os estabelecimentos da secretaria ele pode estar cadastrado apenas na SES.

10- Após instalar o modulo captação será possível digitar mais de um estabelecimento?
Resposta: Sim. Desde que todos sejam da mesma gestão.

11- O sistema pode funcionar em rede?
Resposta: Sim. Pode ser instalado em uma só máquina, em mais de uma sendo uma delas o servidor. A atualização será feita no servidor e em todas a máquinas.

12- O estabelecimento que tem gestão dupla terá que fazer duas instalações do sistema?
Resposta; Não. Tudo será digitado na mesma instalação e na hora de exportar, pelo atendimento prestado e gestão informada no CNES, o sistema vai gerar um arquivo com os procedimentos de financiamento PAB para a gestão municipal e os demais procedimentos para o estado.

13- Se os arquivos de TXT CNES ou do SIGTAP da competência não estiverem ainda disponíveis como o operador poderá digitar?
Resposta: O operador poderá iniciar a digitação com os arquivos do mês anterior e depois atualizar antes de exportar para o Processamento.

14- Se digitar um CBO incompatível ou não cadastrado como será o comportamento do sistema?
Resposta: O sistema foi desenvolvido para em cada campo, CBO, procedimento só mostrar para pesquisa os possíveis ou permitidos para aquele estabelecimento ou procedimento. Porém se o operador quiser digitar outro, será rejeitado na consistência. Fica marcado com erro, mas vai para o processamento. No Processamento não poderá ser corrigido. Mas se o CNES que estiver La for diferente poderá ate aprovar o que foi rejeitado na captação.

15- Será possível apresentar produção de meses anteriores?
Resposta: Sim. Lembramos que a importação do CNES e SIGTAP deve ser importada na sequência dos meses: julho, agosto, setembro.... Para que a produção de meses anteriores sejam consistidas será necessária a importação dos arquivos das referidas competências. O sistema guardara o histórico.

17 – Os relatórios seraõ só da competência vigente?
Resposta. Não. O sistema guarda um histórico e será possível comparar produções entre vários meses passados.

16- Tem relatório de espelho de BPA?
Resposta: Sim, tem diversas opções de relatório. Espelho de cada instrumento e relatórios gerencias diversos.

17- O arquivo da produção poderá ser enviado pela internet?
Resposta: Quando o Modulo Processamento estiver funcionando no gestor e ele der permissão sim, ser=-a possível. Inclusive será possível acompanhar o processamento de seu estabelecimento, saber os motivos de rejeição, dependendo dos prazos poderá ser corrigido na mesma competência.
18- Será obrigatória a conexão com a internet para usar o Módulo de Captação? Por quê?
Resposta : Em algum momento será necessário pois os dados do paciente não será digitados ,mas sim trazidos no CADWEB.
19- Se o campo exigido no Módulo de Captação para o paciente não estiver preenchido no CADWEB?
Resposta: Este campo deverá ser preenchido no CADWEB para depois ser transferido para a AIH.
20- E se o estabelecimento não consegue conexão com a internet para interoperar com o cartão?
Resposta: Deverá gerar um arquivo para importar em outro Módulo de Captação instalado no gestor (secretarias de saúde) que fará esta conexão, preenchendo todos os dados do paciente e providenciando o preenchimento de algum campo faltante no CADWEB. Não será permitido se digitar nenhum campo nos dados do paciente se ele puder vir do cartão. Se estiver em braço do cartão, primeiro se preenche o campo no cartão para depois migrar para a AIH. Se for verificado um nome de homem com sexo feminino, esta alteração deverá ser feita no CADWEB.

21- Quando será disponibilizada nova versão do Módulo de Captação?
Resposta: Apenas em Dezembro/13 com a produção de AIH pronta.

22- Os gestores já podem capacitar seus prestadores com a versão. 1.20?
Resposta: Sim. Pois as telas e comportamento geral do sistema está pronto, faltando ainda muitas regras para a consistência e cálculo do valor bruto.
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS
virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 664
Data de registro: Ter Mar 15, 2005 9:13 am

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor virginia.lucas » Dom Set 15, 2013 9:41 pm

NOTA TÉCNCIA – SISRCA MÓDULO DE CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO

• Considerando a PORTARIA GM Nº 1.905, DE 6 DE SETEMBRO DE 2013 que institui o Sistema de Captação dos Atendimentos, módulo componente do Sistema de Regulação, Controle e Avaliação (SISRCA), conforme estabelecido pelo inciso V do art. 2º, da Portaria nº 1.904/GM/MS, de 6 de setembro de 2013. Art. 2º O Sistema de Captação dos Atendimentos do SISRCA será disponibilizado no prazo de 90 (noventa) dias, para o registro das informações constantes das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH), a partir da competência dezembro/2013:
• 1- Os testes com a versão do Módulo da Captação 1.20, com foco na produção ambulatorial, permanecerá em teste e as sugestões podem ser enviadas pela Rede Social ou fórum.datasus.gov.br. No entanto, não vamos trabalhar em nova versão com foco na produção ambulatorial.
• 2- A equipe de desenvolvimento não dará qualquer suporte a estes testes até Dezembro, quando a nova versão do Módulo de Captação do Atendimento 1.21 com AIH será disponibilizada.
• 3- A equipe da CGSI estará trabalhando com a fábrica, porém da medida do possível, dará algum suporte no fórum e rede. A troca de ajuda entre os participantes das redes sociais acontecerão como sempre vem acontecendo.
• 4- Os erros apontados nos testes relativos à produção ambulatorial serão registrados na planilha de monitoramento da homologação para ser trabalhada no momento oportuno. Os erros apontados na digitação da AIH encontrados nesta versão, serão avaliados pela CGSI e Fábrica para definirmos prioridades. Vamos priorizar o que impede ou atrapalha o uso do sistema. As melhorias ficarão para outra oportunidade.
• 5- A produção da AIH será digitada em paralelo nos meses de janeiro/14 e fevereiro/14 e em março/14 não existirá mais SISAIH.
• 6- Os gestores podem capacitar os prestadores que ainda não foram treinados com esta versão, pois o sistema já tem telas e comportamento definidos. As alterações serão internas.
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS
virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 664
Data de registro: Ter Mar 15, 2005 9:13 am

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor Paulo Emilio » Seg Set 16, 2013 7:57 am

Bom dia!

Virginia,

E os estabelecimentos que não possuem acesso a internet...nem eles poderão alterar os dados do paciente? O pessoal que tem sistema próprio, poderá validar os dados do paciente com o Cadweb? como iremos proceder com essa integração? Será disponibilizado layout para que possamos fazer essa integração?
ATT,
Paulo Emilio
Avatar de usuário
Paulo Emilio
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 489
Data de registro: Qua Jul 30, 2008 3:41 pm

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor virginia.lucas » Seg Set 16, 2013 10:53 am

Ninguém poderá alterar os dados do paciente em nenhum outro sistema que não seja o cadweb. Identificada
A necessidade de alterar esta alteração será realizada no Cadweb pelos gestores e estabelecimentos.
Estamos discutindo ser possível exportar para o Módulo Captação do gestor para este fazer a conexão antes de importar no processamento e depois devolver ao prestador para que este guarde seu histórico.
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS
virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 664
Data de registro: Ter Mar 15, 2005 9:13 am

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor Paulo Emilio » Seg Set 16, 2013 10:57 am

Bom dia!

Virginia,

Então precisamos dessa definição além das que lhe mandei hoje por E_mail.
ATT,
Paulo Emilio
Avatar de usuário
Paulo Emilio
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 489
Data de registro: Qua Jul 30, 2008 3:41 pm

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor virginia.lucas » Seg Set 16, 2013 11:20 am

Assim que definirmos posto aqui. Encaminhei o email para os técnicos do desenvolvimento. Teremos muitas definições na semana que vem.
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS
virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 664
Data de registro: Ter Mar 15, 2005 9:13 am

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor virginia.lucas » Ter Set 24, 2013 2:11 pm

visitem o link http://bit.ly/1ab1pHI
VIRGÍNIA LUCAS
CONSULTORA TÉCNICA DA CGSI/DRAC/SAS/MS
virginia.lucas
Membro Avançado
Membro Avançado
 
Mensagens: 664
Data de registro: Ter Mar 15, 2005 9:13 am

Re: COMUNICADO: Obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde

Mensagempor Gustavo_StCasaSantos » Qua Set 25, 2013 10:30 am

Gustavo_StCasaSantos escreveu:De acordo com a portaria Nº 1.905, DE 6 DE SETEMBRO DE 2013, artigo 3:

"Reitera-se a obrigatoriedade de informação do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) dos usuários do SUS para
o registro das AIHs no Sistema de Captação dos Atendimentos, conforme estabelecido no art. 1º da Portaria Conjunta nº 2/SAS/SGEP, de
2012".

E agora? Essa obrigatoriedade é imediata ou a partir da implantação do SISRCA?
Alguém sabe?


Prezados,

Obrigado pela atenção.
No entanto, a minha dúvida é quanto ao envio das informações do CIHA para o Datasus. Hoje, o módulo do CIHA não valida essa informação de obrigatoriedade do CNS, portanto, os atendimentos são enviados sem essa informação, na maioria das vezes.
Entendo que a partir da implantação e obrigatoriedade do uso do SISRCA essa informação será obrigatória, porém, no momento, já que o CIHA não está validando essa informação, existe algum risco de no futuro isso ser cobrado do gestor?

Grato!
Gustavo Messias
Depto. Tecnologia da Informação
Desenvolvimento de Sistemas

Santa Casa de Santos – www.scsantos.com.br
gustavo@scsantos.com.br
Gustavo_StCasaSantos
Membro Recente
Membro Recente
 
Mensagens: 6
Data de registro: Seg Abr 15, 2013 8:18 am

Anterior

Retornar para Captação do Atendimento [RAAS/BPA/APAC/SISAIH/CIHA]

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante