Exigência do CNS do usuário em AIH e APAC

Fórum de discusão sobre o registro das informações ambulatoriais e hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, Carolina Lucena, Cristiane.Fantinel

daca
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Exigência do CNS do usuário em AIH e APAC

Mensagem por daca » Ter Fev 07, 2012 8:00 am

Os hospitais estão reclamando que no sisaih01, está aparecendo a crítica CNS já cadastrado em outro prontuário, eles afirmam que é o paciente só tem uma aih nessa competência, tem como verificar isso em algum relatório??

Att

Ana Paula M Mrtvi
DACA/SMS
Londrina - Pr

Marcelo Lopes
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Marcelo Lopes » Ter Fev 07, 2012 8:16 am

Pois é... Ana... Sabe que ontem estava pensando que estou cansando....

Muito papo para a extinção das Listas e o Forum foi abandonado... Veja que em nenhum dos tópicos do Forum foram incluídos os técnicos do DATASUS... Do DATASUS-Rio claro... Sinceramente, estou pensando em abandonar o Forum também... Cansado e decepcionado..

São tantas surpresas que desrespeitam os gestores.... Ai, vou lá e falo o que penso e como deveria ser e ai fico sendo o CHATO.

Vamos lá sobre o problema...

Primeiro, vamos entender o problema... Num hospital, o número de prontuário é único para cada paciente e o CNS, teoricamente, também, então se o prontuário número "001" é do paciente MARIA DA SILVA, esse nro de prontuário será dela para sempre, mesmo que venha a falecer.

O sistema SISAIH01 salva o prontuário e CNS, quando preenchidos, para utilização na digitação futura, então se você informar um nro de prontuário ou CNS que estão incompatíveis com o banco de dados, o sistema emite a msg relatada.

Para verificar, peça para o hospital ir na funcionalidade CONSULTA / PACIENTE do SISAIH01.
Pesquise pelo número do prontuário ou CNS e verifique como está o histórico.
Sei que o SISAIH01 permite deletar o histórico, o que elimina o erro da consistência.
Os hospitais devem ser orientados a utilziar o mesmo CNS para o mesmo paciente e, consequentemente, o CNS deve ser anotado no prontuário eletrônico ou em papel.

Não dá para emitir novo número de CNS toda vez que o paciente vai no hospital.

Entendeu?
Marcelo Lopes

“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Ter Fev 07, 2012 11:52 am

Pessoal,

Existem muitos foruns no DATASUS, por isto que eu só acompanho aqueles em que estou como moderador!

Sobre este assunto, estava certo que todos os procedimentos principais em APAC passariam a exigir CNS do usuario, isto definido diretamente no SIGTAP.

Irei conversar com a SAS e possivelmente saira uma nova versao do APAC.

[]´s
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software
https://www.linkedin.com/in/vinicius-pereira-correa/

daca
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por daca » Ter Fev 07, 2012 12:06 pm

Realmente Marcelo está muito difícil obter resposta nos fóruns.
Isso já era previsto, mas tem gente que acha q Papai Noel existe.

Vínicius vc sempre foi muito participativo nas nossas dúvidas, mas o problema é o sisaih01.

Ana Paula
Daca/SMS
Londrina - Pr

Marcelo Lopes
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Marcelo Lopes » Ter Fev 07, 2012 12:16 pm

A afirmação da Ana é pura verdade, Vinicius!

Vc tem participado do Forum da captação e processamento ambulatorial, apesar de não estar como moderador, além do Fabrício, claro.

Estamos nos sentindo órfãos depois da extinção da lista.
Marcelo Lopes

“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.

viniciuspc
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por viniciuspc » Ter Fev 07, 2012 12:45 pm

entendi...

eu pulo este forum e vou direto para o sub-forum do APAC e BPA... os topicos sobre o BPA estou deixando com o Fabricio. e no outro forum sobre o SIA e VERSIA, eu deixo a parte do VERSIA para o Fabricio tmb.. :wink:

eu sou suspeito para falar em forum, gosto mais assim que da lista! mas se ninguem responder, ai não adianta nem a lista e nem o forum...

gostaria de expressar as minhas desculpas pela demora nas respostas, neste inicio de ano estamos com algumas mudanças chatas. algumas já definidas a algum tempo como esta portaria do CNS, mas tbm temos novas portarias, como a do Glaucoma (ficamos alguns dias para encontrar a melhor solução) e a Portaria prevista para a protese de mama. isto sem falar da Atenção Domiciliar que esta vindo ai....

e desculpas tbm pelo erro infantil no SIA (cadastro de faixa de APAC), me confundi com o APAC (que tem um codigo parecido) e marquei como tudo ok no meu controle!

bom, já testei o APAC com este acerto + acerto dos procedimentos excludentes + laudo da protese de mama. irei colocar a versao no ar em breve. (ainda não, pois como diria um colega nosso aqui no forum, teste do Vinicius não vale...)

[]´s

PS : Marcelo, vc não é chato, vc é o cara! :D
Vinicius Pereira Corrêa
Engenheiro de Software
https://www.linkedin.com/in/vinicius-pereira-correa/

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento [RAAS/BPA/APAC/SISAIH/CIHA]”