Erro com Cartão SUS quando paciente tem duas internação

Fórum de discusão sobre o registro das informações ambulatoriais e hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, Carolina Lucena, Cristiane.Fantinel

marcos-sisamhil
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Erro com Cartão SUS quando paciente tem duas internação

Mensagem por marcos-sisamhil » Ter Fev 07, 2012 2:00 pm

Estou com problema com a critica. CNS JA CONSTA EM OUTRO PRONTUARIO

Exemplo:
Tenho hoje duas aihs do PACIENTE TESTE DA SILVA uma com data de internação dia 01/01/2012 a 04/01/2012 e outro com data 20/01/2012 a 23/01/2012, ambas aihs tem o mesmo numero de prontuário EXEMPLO 54654.
Mas o sisaih01 fala que CNS JA CONSTA EM OUTRO PRONTUARIO.
Como proceder.
Aguardo retorno.

marcos-sisamhil
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: Erro com Cartão SUS quando paciente tem duas internação

Mensagem por marcos-sisamhil » Qua Fev 08, 2012 8:16 am

Por isso eu adoro o fórum agilidade total na ajuda.
Não tem como excluir esse fórum volta para antiga lista não.

rodrigodiasm
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por rodrigodiasm » Sex Fev 10, 2012 1:19 pm

Também tenho este mesmo problema, que no meu caso ainda consegui contornar, vou explicar:
O Paciente internou no mês de Janeiro, a conta esta sendo apresentada também na Competência de Janeiro, só que o paciente tem um outro internamento apresentado em outra competência, para resolver consegui localizar o paciente na competência anterior e excluir o CNS dele, e inserir o CNS na Competência atual.
Este erro era comum nas versões anteriores, mas como não era obrigatório deixava o paciente sem CNS, e agora que será obrigatório!!!
Aguardamos uma solução.

Marcelo Lopes
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Marcelo Lopes » Sex Fev 10, 2012 1:46 pm

Vou tentar explicar.

O prontuário de um paciente é único, portanto, num estabelecimento não pode ser utilizado dois ou mais números para identificar o prontuário de um paciente.
Se ele é único e o CNS também deve ser único, sugiro que no prontuário seja anotado o CNS do paciente. Assim será sempre utilizado o mesmo número de prontuário e CNS para identificar o paciente.
Quando os campos número de prontuário e CNS do paciente são preenchidos, o Sistema SISAIH01 salva essa informação e verifica nas AIH se o prontuário ou CNS informado na AIH está nesse arquivo e, se está, se os códigos são os mesmo da primeira digitação.
Existe uma maneira de conferir isso.
No próprio SISAIH01, vá em CONSULTA/ PACIENTE e pesquise por prontuário e/ou CNS e verifique se os códigos são válidos com a AIH atual. Algumas vezes, o sistema permite excluir esse histórico e a rejeição é resolvida.

Entenderam?
Marcelo Lopes

“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.

marcos-sisamhil
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Mensagem por marcos-sisamhil » Sex Fev 10, 2012 4:30 pm

marcos-sisamhil escreveu:Estou com problema com a critica. CNS JA CONSTA EM OUTRO PRONTUARIO

Exemplo:
Tenho hoje duas aihs do PACIENTE TESTE DA SILVA uma com data de internação dia 01/01/2012 a 04/01/2012 e outro com data 20/01/2012 a 23/01/2012, ambas aihs tem o mesmo numero de prontuário EXEMPLO 54654.
Mas o sisaih01 fala que CNS JA CONSTA EM OUTRO PRONTUARIO.
Como proceder.
Aguardo retorno.
No meu caso eu limpei o histórico, deu certo.
Muito Obrigado.

rnovakosky
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por rnovakosky » Sex Mar 09, 2012 1:59 pm

É isso mesmo pessoal, existe a legislação falando sobre a unicidade do prontuário na Unidade de Saúde.

Precisa pegar aquele prontuário do paciente, caso ele tenha em duplicidade e unificá-lo, utilize apenas o número de prontuário que vc escolheu como unificador para aquele paciente.

Roberto Novakosky
Sistemas de Saúde

rodrigodiasm
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por rodrigodiasm » Sex Mar 09, 2012 2:16 pm

Realmente todos estão corretos quanto o Prontuário ser o único, mas infelizmente isso não acontece, principalmente em hospitais que não tem informatização.
Mas quanto a este problema na nova versão do SISAIH01 06.00, a crítica "CNS JÁ CONSTA EM OUTRO PRONTUÁRIO" foi retirada.

JSevero
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por JSevero » Qui Mar 22, 2012 4:33 pm

Estou com o mesmo problema (igualzinho), mais não consigo excluir o histórico como alguns fizeram o que eu posso fazer pra poder apresentara AIH atual?

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento [RAAS/BPA/APAC/SISAIH/CIHA]”