WINDOWS 7 x PROGRMAS DO SUS
Moderadores: leandro.panitz, viniciuspc, Carolina Lucena, Cristiane.Fantinel
- LUCIANA CARAGUA
- Membro Recente

WINDOWS 7 x PROGRMAS DO SUS
Bom dia a todos.
Preciso de orientação para a correta instalação dos diversos programas do Ministério da Saúde como (BPAMAG, APAC, CIHA, SISAIH01 e SIA, SIHD, FPO, entre outros).
Me perdoem se esqueci algum, mas acho que o que estou necessitando realmente é o BPA.
Há um prestador que diz que possui o win 7 Home Premium, e o TI deles disse que o windows 7 não aceita o firebird 1.5 e que todos os programas travaram com essa versão do firebird. Eles utilizam um programa da UNIMED e me disseram que esse tal programa pede o firebird 2.0 e foi aí que aconteceram todos os problemas.
Se alguém puder me dar uma mãozinha ficarei imensamente grata.
Atenciosamente.
Preciso de orientação para a correta instalação dos diversos programas do Ministério da Saúde como (BPAMAG, APAC, CIHA, SISAIH01 e SIA, SIHD, FPO, entre outros).
Me perdoem se esqueci algum, mas acho que o que estou necessitando realmente é o BPA.
Há um prestador que diz que possui o win 7 Home Premium, e o TI deles disse que o windows 7 não aceita o firebird 1.5 e que todos os programas travaram com essa versão do firebird. Eles utilizam um programa da UNIMED e me disseram que esse tal programa pede o firebird 2.0 e foi aí que aconteceram todos os problemas.
Se alguém puder me dar uma mãozinha ficarei imensamente grata.
Atenciosamente.
Luciana Di Giaimo da Silva
Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga." (Albert Einstein) - Seja consciente, imprima apenas o necessário.
Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga." (Albert Einstein) - Seja consciente, imprima apenas o necessário.
- Flavio Uyvari
- Membro Avançado

Re: WINDOWS 7 x PROGRMAS DO SUS
Luciana, a TI do seu prestador já tentou executar o BPA em "Modo de Compatibilidade"?
Eu tenho windows 7 no meu PC, rodando o Firebird 2.5, e só precisei habilitar o Modo de Compatibilidade como "Windows XP - Service Pack 3".
Eu tenho windows 7 no meu PC, rodando o Firebird 2.5, e só precisei habilitar o Modo de Compatibilidade como "Windows XP - Service Pack 3".
"Eu ouço e esqueço. Eu vejo e me lembro. Eu faço e entendo." -Confúcio
Secretaria de Saúde da Estância Balneária de Praia Grande
Secretaria de Saúde da Estância Balneária de Praia Grande
- leandro.panitz
- Membro Avançado

Peça para que instalem o firebird 2.0 ou superior como aplicativo. (Nunca como serviço)
Ele funciona normalmente assim.
Ele funciona normalmente assim.
Att.
Aqui o BPA executa sem problemas no Windows 7 e com o Firebird 1.5. Não consigo rodar o SIA, o SIHD e o SIAB.
- leandro.panitz
- Membro Avançado

Max,
O SIA e SIAB pode-se entender, pois se for w7 de 64bits não há como mesmo.
Mas o SIHD não deveria ter problema, pois também utiliza firebirb.
Está instalado como serviço ou aplicação?
O SIA e SIAB pode-se entender, pois se for w7 de 64bits não há como mesmo.
Mas o SIHD não deveria ter problema, pois também utiliza firebirb.
Está instalado como serviço ou aplicação?
Att.
- fpaulajr
- Membro Avançado

Bom Dia.
Não é apenas uma questão de ser Windows 64 bits ou 32 bits.
a) Algumas aplicações citadas são feitas para funcionar em "DOS" - escritos em uma linguagem de programação denominada "Clipper" que, para perfeito funcionamento em Windows necessitam de alguns parametros a serem inseridos no Autoexec.NT e Config.NT, conforme abaixo:
- Autoexec.nt - SET CLIPPER=F:190;S4;E3072;
- Config.nt - files=200
BUFFERS=33,9;
b) As versões do Windows 7 exigem alteração em parâmetros de segurança da pasta onde estão instalados - Controle de Conta de Usuário (User Account Control - UAC), de modo a permitir alterações ou atualizações dos programas por todos os usuários que o utilizem;
c) Deve-se considerar também a utilização do Modo de Compatibilidade - Windows XP, que é a instalação de uma versão reduzida do Windows XP, dentro do Windows 7 onde poderão ser instalados os aplicativos do Datasus - SIA (DOS), SIAB (DOS), APAC (DOS), VERSIA (DOS), DEPARA (DOS), CNES (Firebird 1.5), BPA (Firebird 1.5), etc., evitando-se incompatibilidades com sistemas do ambiente do usuário. Também deverá conter as orientações acima referentes ao autoexec.nt e config.nt.
Em tempo: seria interessante que o os moderadores agrupassem essas orientações, que estão dispersas no fórum, em um único local tipo - informações técnicas para instalação e configuração dos aplicativos do Datasus.
Abraços
a) Algumas aplicações citadas são feitas para funcionar em "DOS" - escritos em uma linguagem de programação denominada "Clipper" que, para perfeito funcionamento em Windows necessitam de alguns parametros a serem inseridos no Autoexec.NT e Config.NT, conforme abaixo:
- Config.nt - files=200
BUFFERS=33,9;
b) As versões do Windows 7 exigem alteração em parâmetros de segurança da pasta onde estão instalados - Controle de Conta de Usuário (User Account Control - UAC), de modo a permitir alterações ou atualizações dos programas por todos os usuários que o utilizem;
c) Deve-se considerar também a utilização do Modo de Compatibilidade - Windows XP, que é a instalação de uma versão reduzida do Windows XP, dentro do Windows 7 onde poderão ser instalados os aplicativos do Datasus - SIA (DOS), SIAB (DOS), APAC (DOS), VERSIA (DOS), DEPARA (DOS), CNES (Firebird 1.5), BPA (Firebird 1.5), etc., evitando-se incompatibilidades com sistemas do ambiente do usuário. Também deverá conter as orientações acima referentes ao autoexec.nt e config.nt.
Em tempo: seria interessante que o os moderadores agrupassem essas orientações, que estão dispersas no fórum, em um único local tipo - informações técnicas para instalação e configuração dos aplicativos do Datasus.
Abraços
Fernando de Paula Jr - fpaula@riopreto.sp.gov.br
SMS-Depto Tecnologia da Informação
Membro
SBIS -Soc Brasileira de Informática em Saúde
SBC -Soc Brasileira de Computação
IEEE -Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos
(17) 3216-9782-SJRio Preto
Membro
- leandro.panitz
- Membro Avançado

Suas orientações estão corretas.
Mas há diferença em ser 64 ou 32 sim.
Em w7 64bits não há como rodar aplicativos 16bits (clipper e outros programados em DOS).
Somente com emulação: virtualbox por exemplo.
Mas o desempenho fica muito prejudicado, principalmente na indexação de DBF.
Abraço!
Mas há diferença em ser 64 ou 32 sim.
Em w7 64bits não há como rodar aplicativos 16bits (clipper e outros programados em DOS).
Somente com emulação: virtualbox por exemplo.
Mas o desempenho fica muito prejudicado, principalmente na indexação de DBF.
Abraço!
Att.
- fpaulajr
- Membro Avançado

Concordo com suas observações acerca da restrição que a versão 64bits apresenta em relação aos aplicativos e programas de 16bits mas, tenho sempre em mente a utilização do Windows XP Mode para uso com os aplicativos do Ministério da Saúde/Datasus.
Entendo ser perfeita a orientação da utilização de programas 16bits - for DOS, pois a falta de recursos de tecnologia da informação - hardware, software e peopleware nos 5.565 municípios - é gritante e de uma discrepância enorme, espero que levem isso em consideração quando do desenvolvimento dos novos sistemas.
Devido a falta de experiência em questões mais técnicas em informática da maioria dos usuários na saúde pública e privada, pelo que se depreende pelas questões levantadas no fórum, minha sugestão é o Modo de Compatibilidade com o Windows XP Mode ao invés da virtualização de desktop - vmware, virtualbox, wine ou outros.
Abraços
Entendo ser perfeita a orientação da utilização de programas 16bits - for DOS, pois a falta de recursos de tecnologia da informação - hardware, software e peopleware nos 5.565 municípios - é gritante e de uma discrepância enorme, espero que levem isso em consideração quando do desenvolvimento dos novos sistemas.
Devido a falta de experiência em questões mais técnicas em informática da maioria dos usuários na saúde pública e privada, pelo que se depreende pelas questões levantadas no fórum, minha sugestão é o Modo de Compatibilidade com o Windows XP Mode ao invés da virtualização de desktop - vmware, virtualbox, wine ou outros.
Abraços
Membro
Membro
- fpaulajr
- Membro Avançado

Boa Tarde.
Uma última observação sobre o assunto. É necessário realizar os passos abaixo:
a) copiar as dll's - midas.dll e qintft70.dll, na pasta c:\windows\SysWOW64 - já que é a pasta utilizada pelo Windows 64 para arquivo das dll's;
b) registrar a midas.dll no windows. c:\windows\SysWOW64\regsvr32 "c:\diretorio_de_instalação_do_BPA\midas.dll".
Os passos acima devem ser realizados por um administrador local do micro.
Creio que isso encerra o assunto e o windows7 32bits ou 64bits executarão o BPA sem problemas.
Abraços
Uma última observação sobre o assunto. É necessário realizar os passos abaixo:
a) copiar as dll's - midas.dll e qintft70.dll, na pasta c:\windows\SysWOW64 - já que é a pasta utilizada pelo Windows 64 para arquivo das dll's;
b) registrar a midas.dll no windows. c:\windows\SysWOW64\regsvr32 "c:\diretorio_de_instalação_do_BPA\midas.dll".
Os passos acima devem ser realizados por um administrador local do micro.
Creio que isso encerra o assunto e o windows7 32bits ou 64bits executarão o BPA sem problemas.
Abraços
Membro
Membro
- leandro.panitz
- Membro Avançado

Obrigado pelas orientações técnicas Fernando!
Quanto ao uso de CLIPPER atualmente, na verdade mais atrapalha do que ajuda. Está sendo um problema e está crescendo.
Como os gestores compram equipamentos com win em licitações fechadas e também não se importam com estes "detalhes" técnicos, acabam comprando computadores com SO de 64bits.
Mas o problema está se resolvendo por aqui com a adoção de sistemas multiplataforma, assim creio que logo superaremos este capítulo.
Quanto ao uso de CLIPPER atualmente, na verdade mais atrapalha do que ajuda. Está sendo um problema e está crescendo.
Como os gestores compram equipamentos com win em licitações fechadas e também não se importam com estes "detalhes" técnicos, acabam comprando computadores com SO de 64bits.
Mas o problema está se resolvendo por aqui com a adoção de sistemas multiplataforma, assim creio que logo superaremos este capítulo.
Att.
- Samuel Rodrigues
- Membro Recente

- Contato:
Instala o firebird como aplicação e tente instalar os programas do datasud
- Flavio Henrique
- Membro Avançado

Apenas como depoimento de veracidade, digo que estas informações somadas às outras tipo, instalar firebird como aplicação, e copiar os dll's, resolvem de fato o problema de rodar TODOS os programas SUS no Win 7 pro-64 bits.fpaulajr escreveu:Bom Dia.
- Config.nt - files=200
BUFFERS=33,9;
Abraços
Usar o Windos Modo XP ( http://windows.microsoft.com/pt-BR/wind ... -windows-7 ) como um S.O. dentro do Win 7 funciona perfeitamente, desde que seu win 7 seja original (licenciado) e configure em uma destas 3 alternativas:
- Windows 7 profissional
- Windos 7 Enterprise
- Windos 7 Ultimate
Somente com umas destas versões você terá acesso autenticado junto ao site da microsoft afim de adquirir um Windows XP-Mode licenciado, que nada mais é do que um XP reduzido dentro do windows.
Deixo abaixo um link com o video de orientação do assunto, direto da microsoft.
Testado e aprovado. (lembrando que isso é pra solução ao Windows 7 -64 bits não pirateado)
http://windows.microsoft.com/pt-BR/wind ... ws-xp-mode
Flavio Henrique
Controle e Avaliação/Ouvidoria/Faturamento
SMS - Jacarezinho-Pr
(0xx43) 3911-3041
http://www.jacarezinho.pr.gov.br
Controle e Avaliação/Ouvidoria/Faturamento
SMS - Jacarezinho-Pr
(0xx43) 3911-3041
http://www.jacarezinho.pr.gov.br
- alissonwalkoff
- Membro Avançado

Bom, como estão lançando o SISRCA mês que vem, eu acho, deve ter compatibilidade com o Windowns 7, correto?
Espero que sim
Abraços
Espero que sim
Abraços
Att
--
Alisson Costa Walkoff
Controle e Avaliação
SMS de Três Barras/SC
saude@tresbarras.sc.gov.br
(047)3623-0458
(047)3623-1487
"Que o alimento seja seu único remédio, só é preciso saber comer"
--
Alisson Costa Walkoff
Controle e Avaliação
SMS de Três Barras/SC
saude@tresbarras.sc.gov.br
(047)3623-0458
(047)3623-1487
"Que o alimento seja seu único remédio, só é preciso saber comer"
- leandro.panitz
- Membro Avançado

Está sendo desenvolvido em Java, e rodará em browser de internet.
Portanto será compatível com qualquer versão do windows
além de platarformas osx - linux, freebsd.... ou seja, todas que rodam java /postgres
Portanto será compatível com qualquer versão do windows
além de platarformas osx - linux, freebsd.... ou seja, todas que rodam java /postgres
Att.
- alissonwalkoff
- Membro Avançado

Nussa, minha cabeça ta cheio de serviço que até esqueci que já falaram isso
Mesmo assim, Obrigado pela informação
Abraços
Mesmo assim, Obrigado pela informação
Abraços
Att
--
Alisson Costa Walkoff