CADASTRO DE EQUIPES DE NASF

Fórum de discusão sobre o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde públicos e privados

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto

saude castro
Membro Novato
Membro Novato

INCONSISTENCIAS DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES NASF no CNES

Mensagem por saude castro » Qui Set 01, 2011 8:36 am

Bom dia
O meu problema continua!!!! Não consigo mudar os profissionais das equipes de nasf porque ocorre a consistencia que eles já se encontram cadastrados em uma equipe minima.
Eu excluo o profissional da equipe, e do estabelecimento. Consistência, tudo OK, apenas que a equipe esta incompleta. Ai quando vou cadastrá-lo em outro estabelecimento aparece a critica que ele já esta cadastrado em um Equipe Minima. Como pode isso se eu já fiz a exclusão? Então nao consigo terminar as alterações.
Por favor alguém me de uma ideia do que fazer!
Lucimara
SMS- Castro

paulinho2
Membro Avançado
Membro Avançado

Cadastro NASF

Mensagem por paulinho2 » Sex Set 16, 2011 12:07 pm

Bom dia
Meu município foi comtemplado com equipe de NASF1.
Gostaria de sanar algumas dúvidas, já que nunca trabalhamos com este tipo de atendimento.
Tenho que cadastrar todos os profissionais na Equipe de Saude da Familia que está aprovada na portaria?
Tenho que alterar algum campo dentro do cadastro desta equipe?
Os procedimentos destes profissionais serão lançados no SIAB e no SIA?
Se alguém puder me orientar fico agradecido.

norma suely ferreira souz
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Cadastro NASF

Mensagem por norma suely ferreira souz » Qua Set 21, 2011 9:26 am

O NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das Equipes de SF no qual o NASF está cadastrado.

Existem duas modalidades de NASF: o NASF 1 que deverá ser composto por no mínimo cinco das profissões de nível superior (Psicólogo; Assistente Social; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Profissional da Educação Física; Nutricionista; Terapeuta Ocupacional; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Médico Acupunturista; Médico Pediatra; e Médico Psiquiatra) vinculado de 08 a 20 Equipes Saúde da Família e o NASF 2 que deverá ser composto por no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes (Assistente Social; Profissional de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; e Terapeuta Ocupacional), vinculado a no mínimo 03 Equipes Saúde da Família, fica vedada a implantação das duas modalidades de forma concomitante nos Municípios e no Distrito Federal.

Excepcionalmente, nos Municípios com menos de 100.000 habitantes dos Estados da Região Norte, cada NASF 1 poderá realizar suas atividades vinculado a, no mínimo, 5 (cinco) equipes de Saúde da Família, e a, no máximo, a 20 (vinte) equipes de Saúde da Família. A definição dos profissionais que irão compor os núcleos é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.

O NASF está dividido em nove áreas estratégicas sendo elas: atividade física/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/ do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.
Norma Suely Ferreira Souza Américo
CRS-SES-SP

paulinho2
Membro Avançado
Membro Avançado

Inconsistencia no Nasf

Mensagem por paulinho2 » Seg Set 26, 2011 1:32 pm

Bom dia,
Cadastrei a equipe do NASF1 no CNES, vinculada a um PSF (o cnes que está na portaria de aprovação). Será um consorcio entre 05 municipios totalizando 08 ESF, com os seguintes profissionais:
02 T.O.
02 Nutricionista
01 Psicologo
01 Fisioterapeuta
01 Assistente Social
01 Educador físico (professor de educação fisica)
Ao rodar a consistencia do estabelecimento/equipe surge a seguinte mensagem:
PSF II CONJUNTO SERVIÇO NASF SEM ENASF1 VALIDA
ENASF1 EQUIPE NUMERO DE EQUIPES ESF DAS NASFS ABAIXO DO...
E não consigo aprovar a equipe, para a devida exportação.
Se alguém puder orientar, agradeço

claudio
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: Inconsistencia no Nasf

Mensagem por claudio » Qua Set 28, 2011 4:34 pm

Isso ta acontecendo porque ta faltando vc vincular alguma equipe ao nasf e no teu caso teu nasf é intermunicipal vc tem que realizar o cadastro como tal e tem que baixar um arquivo do site do scnes chamado municipios brasil e outro municipios sede e consorcio nasf tenta ai pra ve
Cláudio Roberto

paulinho2
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por paulinho2 » Qui Set 29, 2011 7:39 am

Claudio,
Em primeiro lugar obrigado pela resposta. O arquivo Municipio sede e consorcio eu ja baixei, e não resolveu. Vou tentar baixar entao o municipios brasil.
Tenho que vincular as equipes dos outros municipios nao é mesmo?
Bem quando entro na equipe nasf e vou fazer este procedimento, nao consigo localizar os municipios que fazem parte do consorcio.Seria talvez a falta de atualização deste arquivo municipio brasil?

luanna.costa
Membro Avançado
Membro Avançado

CADASTRO DE EQUIPES NASF

Mensagem por luanna.costa » Sex Set 30, 2011 5:45 pm

Tópico para esclarecimentos sobre o cadastramento de equipes NASF no SCNES
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS

Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal

edvelton
Membro Avançado
Membro Avançado

MUDAR EQUIPE NASF II DE ESTABELECIMENTO

Mensagem por edvelton » Qui Nov 17, 2011 8:52 am

SOU OPERADOR DO SISTEMA CNES DO MUNICÍPIO DE RODELAS-BA, ESTOU COM DÚVIDA EM RELAÇÃO A MUDANÇA DE ESTABELECIMENTO DA EQUIPE NASF, CORRO O RISCO DE PERDER INCENTIVO? POSSO FAZER A TRANSFERÊNCIA SEM COMUNICAR O ESTADO? POIS ESTOU TENTANDO ENTRAREM CONTATO COM A SESAB E NÃO CONSIGO! PRECISA DE AJUDA...POR FAVOR :cry:

Membro Avançado
Membro Avançado

Re: MUDAR EQUIPE NASF II DE ESTABELECIMENTO

Mensagem por norma suely ferreira souz » Qui Nov 17, 2011 1:44 pm

Como operador do sistema não cabe a você essa decisão, entre imediatamente em contato com os responsáveis pela Atenção Básica do seu Município, alertando das mudanças necessárias e os mesmos deverão decidir juntamente com o Estado o que deverá ser feito.
CRS-SES-SP

HUMBERTO GUERRA
Membro Recente
Membro Recente

NASF 1 INCENTIVO

Mensagem por HUMBERTO GUERRA » Qui Nov 17, 2011 1:51 pm

Boa Tarde,

Segundo a Portaria no. 2488, de 21 de outubro de 2011, que revisa a Política Nacional de Atenção Básica, o NASF 1 deve funcionar com no mínimo 04 ESF(resto do Pais, exceto Amazônia) Vinculadas....qual a competência que prevalecerá esta alteração, pois na versão 2560 não contempla esta legislação.

Humberto Guerra
Amontada - Ceará

Membro Avançado
Membro Avançado

Re: NASF 1 INCENTIVO

Mensagem por norma suely ferreira souz » Sex Nov 18, 2011 9:03 am

Qual alteração você se refere ?
CRS-SES-SP

fabricio.a.s
Membro Avançado
Membro Avançado

Duvida NASF

Mensagem por fabricio.a.s » Sex Dez 16, 2011 2:42 pm

Desativei uma Equipe NASF hoje, e já importei novamente minha remessa, segunda-feira será que já está carregada? pois tenho alguns profissionais que estavam cadastrados nesta equipe e preciso atualizar as outras equipes com estes profissionais, e se não estiver carregado o arquivo, quando cadastro o profissional em outra equipe da que ele já está cadastrado ocorrendo inconsistência. Infelizmente acho isso um atraso ao nosso serviço, pois tenho primeiro de mandar minha base e esperar um ou mais dias dependendo, para que atualize o arquivo e eu possa fazer minhas alterações sem ocorrer erro.

Fabricio Araujo
062 - 35241576
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia
Diretoria de Regulação, Avaliação e Controle
CNES / Setor de Cadastro e Orçamento
Av. E, Qd. B4 Lt. 01 a 06 - Jd. Goiás
Fabricio Araujo
062 - 35241576

Membro Avançado
Membro Avançado

Re: Duvida NASF

Mensagem por norma suely ferreira souz » Qua Dez 21, 2011 9:39 am

Fabricio,

Resolveu o problema ??
CRS-SES-SP

caedurodrigues
Membro Avançado
Membro Avançado

Cadastro NASF

Mensagem por caedurodrigues » Seg Dez 26, 2011 2:32 pm

A Equipe NASF deve ser cadastrada com o CNES de uma das estratégias de Saúde da Família, ou pode ser com o
CNES de qualquer outro estabelecimento de saúde do Município ?

Carlos Eduardo Chipoleschi Rodrigues
Assistente Administrativo
Apiacá-ES
e-mail:faturamentosaude@apiaca.es.gov.br

luanna.costa
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por luanna.costa » Seg Dez 26, 2011 3:30 pm

Prezado Paulinho,

A equipe NASF I deve ter vinculado o mínimo de 8 ESF e máximo de 20 ESF.

Veja se vinculou o mínimo exigido.

Att,
paulinho2 escreveu:Bom dia,
Cadastrei a equipe do NASF1 no CNES, vinculada a um PSF (o cnes que está na portaria de aprovação). Será um consorcio entre 05 municipios totalizando 08 ESF, com os seguintes profissionais:
02 T.O.
02 Nutricionista
01 Psicologo
01 Fisioterapeuta
01 Assistente Social
01 Educador físico (professor de educação fisica)
Ao rodar a consistencia do estabelecimento/equipe surge a seguinte mensagem:
PSF II CONJUNTO SERVIÇO NASF SEM ENASF1 VALIDA
ENASF1 EQUIPE NUMERO DE EQUIPES ESF DAS NASFS ABAIXO DO...
E não consigo aprovar a equipe, para a devida exportação.
Se alguém puder orientar, agradeço
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS

Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal

Responder

Voltar para “Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde [CNES]”