Cronograma do CNES para o ano 2013
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto
Portaria Nº 1.370 de 11/12/2012 - Cronograma 2013
Olá, pessoal!
O que acharam do Cronograma de envio de Base do Sistema CNES para 2013?
O que acharam do Cronograma de envio de Base do Sistema CNES para 2013?
Ewerton Rocha
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
- Andréia C. P. Nunes
- Membro Novato

Re: Portaria Nº 1.370 de 11/12/2012 - Cronograma 2013
Olá Ewerton!
Será que entendi direito? dia 10/01 sai a versão do CNES para a competencia Janeiro, a data final para exportar o CNES é 01/02 e aí usaremos os arquivos TXTs dessa competência para os faturamentos que serão encerrados somente em 20/02?
Achei essa portaria confusa até quanto aos outros Sistemas.
Será que entendi direito? dia 10/01 sai a versão do CNES para a competencia Janeiro, a data final para exportar o CNES é 01/02 e aí usaremos os arquivos TXTs dessa competência para os faturamentos que serão encerrados somente em 20/02?
Achei essa portaria confusa até quanto aos outros Sistemas.
Andréia C. C. P. Nunes
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Sorocaba
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Sorocaba
Olá, Andreia.
Foi o que eu entendi também.
Imagine os profissionais que iniciam em uma determinada Unidade no último dia do mês. Não terá tempo hábil para cadastrar um profissional nesta situação. Até o Estabelecimento providenciar o preenchimento da ficha pelo profissional, enviar para Secretaria e, esta efetivar o cadastro no sistema contando com a lentidão das últimas versões disponibilizadas...
A situação fica ainda pior para os municípios maiores.
Se tendo como prazo o dia 19 já tivemos casos de glosa em AIH, pois não enviaram a ficha do profissional no tempo devido, imagine agora?
Acho que deveriam "adiantar" um pouco esta data.
Foi o que eu entendi também.
Imagine os profissionais que iniciam em uma determinada Unidade no último dia do mês. Não terá tempo hábil para cadastrar um profissional nesta situação. Até o Estabelecimento providenciar o preenchimento da ficha pelo profissional, enviar para Secretaria e, esta efetivar o cadastro no sistema contando com a lentidão das últimas versões disponibilizadas...
A situação fica ainda pior para os municípios maiores.
Se tendo como prazo o dia 19 já tivemos casos de glosa em AIH, pois não enviaram a ficha do profissional no tempo devido, imagine agora?
Acho que deveriam "adiantar" um pouco esta data.
Ewerton Rocha
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
- Carlos7L
- Membro Avançado

Eu acho interessante a competência do CNES fechar no início do mês, conforme o cronograma da portaria 1370, pois dessa forma as alterações no cadastro fecham no mesmo período em que fecha a produção e, em seguida, realiza o processamento. Do jeito que é atualmente, é complicado e meio sem sentido, pois depois que encerrou o mês da produção é que disponibilizam a nova versão com as alterações e temos que correr para fazer as adequações, gerar o txt e processar a produção. Se for como eu entendi, a versão sai no início do mês e teremos até o final deste para fazer as adequações e só no início do mês seguinte gerar o txt e depois fazer o processamento da produção. Só seria um pouco complicado mesmo no caso de profissionais que começarem a trabalhar nos 3 últimos dias do mês, por exemplo, por causa do envio das fichas de cadastro antes do encerramento da competência.
-
luanna.costa
- Membro Avançado

Cronograma do CNES para o ano 2013
Prezados Gestores,
Solicitamos atenção ao conteúdo da Portaria SAS/MS n° 1.370, de 11 de dezembro de 2012 o qual define o fluxo e prazos para disponibilização dos Sistemas de Informação de Atenção a Saúde e envio das bases de dados do SCNES, SIA, SIH e CIHA para o ano de 2013. Pedimos especial atenção ao CNES, que terá a competência 01/2013 iniciada até o dia 10 de janeiro de 2013 e encerramento no dia 01 de fevereiro de 2013.
Para ajuste do novo cronograma, a Coordenação-Geral de Sistemas de Informação (CGSI) informa que a competência 11/2011 será encerrada no dia 24 de dezembro de 2012 e após processamento da mesma, não será aberta no módulo transmissor a competência 12/2012.
A fim de viabilizar a geração do TXT para processamento no SIA, SIH e SIAB, o CNES disponibilizará os arquivos de atualização da competência 12/2012 no site do CNES em área restrita aos gestores (http://cnes.datasus.gov.br, em serviços/ gestores/ recebimento de arquivos) e utilizará a versão do SCNES 2.8.20 como obrigatória para a competência 12/2012.
Entre os dias 03 e 04 de janeiro de 2013, ocorrerá a liberação da versão obrigatória do SCNES 2.8.30 para a competência 01/2013, bem como a abertura do módulo transmissor para envio das bases de dados do SCNES para a competência 01/2013.
ATENÇÃO:
1º) Todos os usuários do CNES deverão trabalhar com competência 12/2012 vencida. Logo todos os gestores deverão gerar e enviar uma declaração de não envio (DNE) de base referente à competência 12/2012;
2º) Os arquivos obrigatórios da competência 12/2012 não poderão ser atualizados diretamente (via internet) na aplicação, os mesmos deverão ser acessados via site CNES (área restrita);
3º) Para os estabelecimentos que por ventura forem alterados e/ou criados na competência12/2012, as referidas inclusões e alterações não estarão sendo comtemplados no TXT do SIA, SIH e CIHA da competência 12/2012;
4º) Para as equipes que porventura forem alteradas e/ou criadas na competência 12/2012, deverá ser utilizado o recurso de “solicitação de crédito retroativo”, quando for o caso.
5º) Para as equipes que porventura forem alteradas e/ou criadas na competência 12/2012, as referidas inclusões e alterações não estarão sendo comtemplados no TXT do SIAB da competência 12/2012.
Equipe CNES/CGSI/SAS/MS
Solicitamos atenção ao conteúdo da Portaria SAS/MS n° 1.370, de 11 de dezembro de 2012 o qual define o fluxo e prazos para disponibilização dos Sistemas de Informação de Atenção a Saúde e envio das bases de dados do SCNES, SIA, SIH e CIHA para o ano de 2013. Pedimos especial atenção ao CNES, que terá a competência 01/2013 iniciada até o dia 10 de janeiro de 2013 e encerramento no dia 01 de fevereiro de 2013.
Para ajuste do novo cronograma, a Coordenação-Geral de Sistemas de Informação (CGSI) informa que a competência 11/2011 será encerrada no dia 24 de dezembro de 2012 e após processamento da mesma, não será aberta no módulo transmissor a competência 12/2012.
A fim de viabilizar a geração do TXT para processamento no SIA, SIH e SIAB, o CNES disponibilizará os arquivos de atualização da competência 12/2012 no site do CNES em área restrita aos gestores (http://cnes.datasus.gov.br, em serviços/ gestores/ recebimento de arquivos) e utilizará a versão do SCNES 2.8.20 como obrigatória para a competência 12/2012.
Entre os dias 03 e 04 de janeiro de 2013, ocorrerá a liberação da versão obrigatória do SCNES 2.8.30 para a competência 01/2013, bem como a abertura do módulo transmissor para envio das bases de dados do SCNES para a competência 01/2013.
ATENÇÃO:
1º) Todos os usuários do CNES deverão trabalhar com competência 12/2012 vencida. Logo todos os gestores deverão gerar e enviar uma declaração de não envio (DNE) de base referente à competência 12/2012;
2º) Os arquivos obrigatórios da competência 12/2012 não poderão ser atualizados diretamente (via internet) na aplicação, os mesmos deverão ser acessados via site CNES (área restrita);
3º) Para os estabelecimentos que por ventura forem alterados e/ou criados na competência12/2012, as referidas inclusões e alterações não estarão sendo comtemplados no TXT do SIA, SIH e CIHA da competência 12/2012;
4º) Para as equipes que porventura forem alteradas e/ou criadas na competência 12/2012, deverá ser utilizado o recurso de “solicitação de crédito retroativo”, quando for o caso.
5º) Para as equipes que porventura forem alteradas e/ou criadas na competência 12/2012, as referidas inclusões e alterações não estarão sendo comtemplados no TXT do SIAB da competência 12/2012.
Equipe CNES/CGSI/SAS/MS
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal
Re: Cronograma do CNES para o ano 2013
Boa tarde, pessoal!
Só não entendi isso: "Todos os usuários do CNES deverão trabalhar com competência 12/2012 vencida".
Alguém me explica isso?
Obrigado.
Só não entendi isso: "Todos os usuários do CNES deverão trabalhar com competência 12/2012 vencida".
Alguém me explica isso?
Obrigado.
Ewerton Rocha
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
- Flavio Henrique
- Membro Avançado

Ewerton, a explicação para isso se dá numa palavrinha recém-criada.... "Nóissifû"... pois agora ou faz ou perde.. e pede-se aprovação de equipe alterada por crédito retroativo.. ou seja.. quem tem qualquer ateração para dezembro, esqueça, guarde-a para o ano que vem, ou sofra tentando recebê-la.....
Ano novo, vida nova, cnes novo, literalmente do zero.. novas datas, e o que passou, passou....êta nois... os da ponta que sentem e esquentem a mufa pra se adequar às modificações, pois criar regras e escrevê-las é facil, fazer cumprir é que são elas...e pra quem sobra???.... Tamos lá de novo meu povo, ainda bem que voltei a pouco de férias, ouvidos renovados pra aguentar as reclamaçãos (totalmente justas) dos prestadores.. e acham que não vai ter?? rs...
Mas é isso, que os santos protetores dos digitadores e controladores nos defendam....No mais, Feliz ano novo pra todos.. nos vemos aqui ano que vem.. isso com certeza....
Ano novo, vida nova, cnes novo, literalmente do zero.. novas datas, e o que passou, passou....êta nois... os da ponta que sentem e esquentem a mufa pra se adequar às modificações, pois criar regras e escrevê-las é facil, fazer cumprir é que são elas...e pra quem sobra???.... Tamos lá de novo meu povo, ainda bem que voltei a pouco de férias, ouvidos renovados pra aguentar as reclamaçãos (totalmente justas) dos prestadores.. e acham que não vai ter?? rs...
Mas é isso, que os santos protetores dos digitadores e controladores nos defendam....No mais, Feliz ano novo pra todos.. nos vemos aqui ano que vem.. isso com certeza....
Flavio Henrique
Controle e Avaliação/Ouvidoria/Faturamento
SMS - Jacarezinho-Pr
(0xx43) 3911-3041
http://www.jacarezinho.pr.gov.br
Controle e Avaliação/Ouvidoria/Faturamento
SMS - Jacarezinho-Pr
(0xx43) 3911-3041
http://www.jacarezinho.pr.gov.br
Beleza!
O jeito é esperar virar o ano pra ver o que acontece...
Obrigado!
O jeito é esperar virar o ano pra ver o que acontece...
Obrigado!
Ewerton Rocha
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
- Carlos7L
- Membro Avançado

Não é complicado para quem já trabalha com o CNES, o informe deixa bem claro o que deve ser feito, que é trabalhar com a competência 12/2012 como se tivesse atrasada. Desta forma e pelo que entendi, quando entrar janeiro, deve manter a versão 2820 do SCNES e a competência 12/2012, quando o transmissor abrir, que vai ser para envio de base da competência 01/2013 (arquivo BCK), primeiramente gere uma Declaração de Não Envio de Base (arquivo DNE) e envie via Transmissor. Para gerar as bases txt da competência 12/2012, baixe os arquivos de atualização no site através da funcionalidade Serviços / Gestores / Recebimento de arquivos (download), faça login, e selecione a competência 12/2012, será baixado um arquivo compactado com todas as atualizações obrigatórias. Depois de gerada as bases txt, inclusive a do SIAB, mude o SCNES para competência 01/2013, atualize a versão, e caso houver, faça as alterações no cadastro e envie a exportação dentro do prazo até o dia 01/02/2013.
O problema que estas alterações do CNES, é que para alguns municípios, será bem na época em que haverá troca dos responsáveis pelo CNES por causa da troca de prefeito e secretários e poderá entrar profissionais que ainda não estão familiarizados como o CNES.
O problema que estas alterações do CNES, é que para alguns municípios, será bem na época em que haverá troca dos responsáveis pelo CNES por causa da troca de prefeito e secretários e poderá entrar profissionais que ainda não estão familiarizados como o CNES.
- nara lima
- Membro Avançado

Boa tarde pessoal!
O que mais me preocupa é o histórico desses txts de dezembro/12 para o faturamento (SIA/SIHD)... Vamos lançar produção de profissionais que entraram em dezembro/12, mas só estarão registrado em janeiro/13... vai glosar o faturamento, pois o profissional não estará cadastrado no CNES no mês de produção e quero ver quem e como vão corrigir esse pequeno probleminha?!
Realmente Flávio, "Nóissifû"... Pois os prestadores irão cobrar uma justificativa pela glosa, como sempre ninguém vai assumir a responsabilidade e nós, meros mortais auxiliares administrativos, teremos que aguentar todas as reclamações!!!!!
:/
O que mais me preocupa é o histórico desses txts de dezembro/12 para o faturamento (SIA/SIHD)... Vamos lançar produção de profissionais que entraram em dezembro/12, mas só estarão registrado em janeiro/13... vai glosar o faturamento, pois o profissional não estará cadastrado no CNES no mês de produção e quero ver quem e como vão corrigir esse pequeno probleminha?!
Realmente Flávio, "Nóissifû"... Pois os prestadores irão cobrar uma justificativa pela glosa, como sempre ninguém vai assumir a responsabilidade e nós, meros mortais auxiliares administrativos, teremos que aguentar todas as reclamações!!!!!
:/
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
- Carlos7L
- Membro Avançado

O SIA e SIHD utilizam o txt da base local, se os profissionais que entraram em dezembro, estiverem cadastrado no momento em que gerar o txt da competência 12/2012, eles serão incluídos no txt, e mesmo assim poderá ocorrer alguma glosa nestes sistemas de produção? Estes profissionais constarão somente no histórico 12/2012 da base local, pois não será possível exportar esta competência, na base nacional só aparecerão na competência 01/2013. Qual o impacto disso nos sistemas de produção?
- ALEXANDRO
- Membro Avançado

eu gostei, só fica a dúvida quanto ao SIAB, poderia seguir tbm o cronograma SCNES.
Alexandro
SMS de Assú-RN
SMS de Assú-RN
Obrigado pela explicação, Carlos.
Foi mais ou menos o que eu havia entendido.
Mas o que me intriga é justamente esta questão dos profissionais cadastrados no finalzinho de Dezembro. Eles constarão no txt de dezembro, mas só serão exportados em janeiro.
O fato do profissional constar na base federal com início a partir da competência Janeiro, mas com atendimentos em Dezembro, trará algum problema no Fechamento do SIHD?
o SIHD não tira as informações somente dos arquivos TXT?
Foi mais ou menos o que eu havia entendido.
Mas o que me intriga é justamente esta questão dos profissionais cadastrados no finalzinho de Dezembro. Eles constarão no txt de dezembro, mas só serão exportados em janeiro.
O fato do profissional constar na base federal com início a partir da competência Janeiro, mas com atendimentos em Dezembro, trará algum problema no Fechamento do SIHD?
o SIHD não tira as informações somente dos arquivos TXT?
Ewerton Rocha
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
Agente de Avaliação
SMS de São Roque - SP
- nara lima
- Membro Avançado

Eu acho que quem não está entendendo é o Carlos! Ele deve saber malemá de CNES...:O
Nara Lima
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
Aux. de Adm.
SMS - Sorocaba
- Carlos7L
- Membro Avançado

Prezada Nara,nara lima escreveu:Eu acho que quem não está entendendo é o Carlos! Ele deve saber malemá de CNES...:O
Eu estou aqui tentando entender, e cada hora vão surgindo novas situações. Na minha ultima postagem eu deixei a dúvida sobre a possibilidade de glosas nos sistemas de produção, pelo fato de não haver exportação da competência 12/2012.
Ao contrário de você não estou aqui para analisar o quanto os outros sabem, estou aqui no fórum para discutir, aprender e ajudar dentro que for possível, para poder realizar o meu trabalho sem problemas.