CADASTRO DE EQUIPES ESF
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto
- admhfats
- Membro Avançado

Médico de equipe em 2 municípios
Gostaria de saber de quanto em quanto tempo o arquivo municípios diferentes em consulta - equipes é atualizado? Pois o Profissional MAURO FERNANDO PIRES MAIA foi informado o desligamento do mesmo na equipe do CNES 2172933 em 14/10/2011 e transmitido ao DATASUS o arquivo da carga já foi carregado porém o profissional ainda consta no arquivo. Mesmo estando com a data de desligamento informada o profissional ainda continua no arquivo mesmo? Por ele estar desligado e no arquivo o recurso não será bloqueado?
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG
- norma suely ferreira souz
- Membro Avançado

Re: Médico de equipe em 2 municípios
Pelas pesquisas efetuadas no SITE, esse arquivo é atualizado mensalmente, logo após o fechamento do SITE para verificação das Equipes de Saúde da Família.
Norma Suely Ferreira Souza Américo
CRS-SES-SP
CRS-SES-SP
- admhfats
- Membro Avançado

Re: Médico de equipe em 2 municípios
Grande Norma!!! Muito Obrigado
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG
Re: Equipe ESF sem médico.
O INCENTIVO DEVE TER SIDO SUSPENSO POR DUPLICIDADE (O MEDICO FOI CADASTRADO EM OUTRO MUNICIPIO NA COMPETENCIA ANTERIOR À INFORMAÇÃO DE DE DESATIVAÇÃO)
ACESSE O SITE DO CNES E VA EM CONSULTAS/EQUIPES E VERIFIQUE NA COMPETENCIA QUE FOI SUSPENSA O INSENTIVO E VERIFIQUE SE HOUVE DUPLICIDADE.
BAIXE OS ARQUIVOS: MUNICIPIO IGUAL E MUNICIPIO DIFERENTE.
NONATO
Controle, Avaliação e Regulação
MARANGUAPE - CE
ACESSE O SITE DO CNES E VA EM CONSULTAS/EQUIPES E VERIFIQUE NA COMPETENCIA QUE FOI SUSPENSA O INSENTIVO E VERIFIQUE SE HOUVE DUPLICIDADE.
BAIXE OS ARQUIVOS: MUNICIPIO IGUAL E MUNICIPIO DIFERENTE.
NONATO
Controle, Avaliação e Regulação
MARANGUAPE - CE
-
GabrielaSilva
- Membro Recente

CARGA HORARIA CNES C RESIDENCIA
Boa tarde, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o cadastro do profissional junto ao SCNES.
1ª dúvida
Sou dentista da ESF e trabalho 40 horas, mas na verdade fico ausente 1 dia por conta de residência multiprofissional/mestrado profissional em saúde da família. Com a Portaria 703 do MS de 21/10/2011 (trecho ao final do email) vejo que a carga horária do profissional nesta situação é reduzida e há necessidade de informar que está em curso (sendo permitido o máximo de 8 horas semanais)
Gostaria de saber se ainda assim minha carga horária deverá ser lançada no CNES como 40 horas ou como 32 horas e mais a observação da residência e seu respectivo código.
2ª dúvida
Além disso, estou para assumir um cargo como estatutária em um município, de 30 horas, as quais posso cumprir em regime de plantão noturno e finais de semana, por ser unidade mista e pronto-atendimento. Se estiver cadastrada como 40 horas ficarei com um total de 70 horas no CNES, o qual me informaram não ser possível. Mas caso fique com as 32 horas lançadas + as 8 da minha residência, eu posso manter as 2 inscrições no SCNES? Pois aí ficaria com 62 horas até que termine minha residência.
Acho isso tão injusto porque amo saúde da família, trabalho e estudo isso, e acabei sendo chamada para um concurso que me confere certa estabilidade, e estou com muito medo de não poder conciliar
OBRIGADA,
GABRIELA.
Trecho da Portaria 703 21/10/2011
“4.2 Carga Horária Diferenciada:
Deverá ser identificado também, se o profissional tem carga (s) horária (s) diferenciada (s) por atender demandas instituídas em outras políticas de saúde, informando-as de acordo com a tabela abaixo:
CÓDIGO DESCRIÇÃO
03 RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL/ MÉDICA
Deverá ser informada a carga horária semanal do profissional de nível superior dedicada a curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família ou Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade. A CHS para a Residência é de 08 (oito) horas.
A carga horária semanal será importada das informações do profissional, existentes no cadastro do estabelecimento.
Os tipos de residências a que se refere o item 03 são apenas: Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade ou Residência Multiprofissional em Saúde da Família. “
1ª dúvida
Sou dentista da ESF e trabalho 40 horas, mas na verdade fico ausente 1 dia por conta de residência multiprofissional/mestrado profissional em saúde da família. Com a Portaria 703 do MS de 21/10/2011 (trecho ao final do email) vejo que a carga horária do profissional nesta situação é reduzida e há necessidade de informar que está em curso (sendo permitido o máximo de 8 horas semanais)
Gostaria de saber se ainda assim minha carga horária deverá ser lançada no CNES como 40 horas ou como 32 horas e mais a observação da residência e seu respectivo código.
2ª dúvida
Além disso, estou para assumir um cargo como estatutária em um município, de 30 horas, as quais posso cumprir em regime de plantão noturno e finais de semana, por ser unidade mista e pronto-atendimento. Se estiver cadastrada como 40 horas ficarei com um total de 70 horas no CNES, o qual me informaram não ser possível. Mas caso fique com as 32 horas lançadas + as 8 da minha residência, eu posso manter as 2 inscrições no SCNES? Pois aí ficaria com 62 horas até que termine minha residência.
Acho isso tão injusto porque amo saúde da família, trabalho e estudo isso, e acabei sendo chamada para um concurso que me confere certa estabilidade, e estou com muito medo de não poder conciliar
OBRIGADA,
GABRIELA.
Trecho da Portaria 703 21/10/2011
“4.2 Carga Horária Diferenciada:
Deverá ser identificado também, se o profissional tem carga (s) horária (s) diferenciada (s) por atender demandas instituídas em outras políticas de saúde, informando-as de acordo com a tabela abaixo:
CÓDIGO DESCRIÇÃO
03 RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL/ MÉDICA
Deverá ser informada a carga horária semanal do profissional de nível superior dedicada a curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família ou Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade. A CHS para a Residência é de 08 (oito) horas.
A carga horária semanal será importada das informações do profissional, existentes no cadastro do estabelecimento.
Os tipos de residências a que se refere o item 03 são apenas: Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade ou Residência Multiprofissional em Saúde da Família. “
- Membro Avançado

Re: CARGA HORARIA CNES C RESIDENCIA
Gabriela,
Qual é o seu município ? é interessante conversar com a articuladora da atenção básica, pois ela poderá explicar qual é a real situação e se no seu tipo de equipe pode-se fazer essa mudança.
Qual é o seu município ? é interessante conversar com a articuladora da atenção básica, pois ela poderá explicar qual é a real situação e se no seu tipo de equipe pode-se fazer essa mudança.
CRS-SES-SP
CRS-SES-SP
- marcosfaustino
- Membro Intermediário

MSG 0749 REQUER EQUIPE ESFS TRANSITORIA VÁLIDA
BOM DIA,
ALTEREI UMA "ESF MI" PARA UMA EQUIPE TRANSITORIA, MAS ESTA DANDO ESSA MSG DE INCONSISTENCIA:
0749 REQUER EQUIPE ESFS TRANSITORIA VÁLIDA
0750 REQUER EQUIPE ESF TRANSITORIA
ESTOU UTILIZANDO A VERSÃO 2.5.80.
IMPORTANTE, QUANDO VOU ABRIR A EQUIPE EM QUESTÃO E PEÇO PARA CONSISTI-LA, O SISTEMA DIZ QUE A EQUIPE ESTA CONSISTIDA, TUDO OK, PORÉM QUANDO VOU PARA O ESTABELECIMENTO, E CONSISTO, DÁ UMA MSG DE INCONSISTENCIA INFORMADA ANTERIORMENTE.
NA ESPERA QUE ALGUEM POSSA ME AJUDA,
MUITO GRATO
ALTEREI UMA "ESF MI" PARA UMA EQUIPE TRANSITORIA, MAS ESTA DANDO ESSA MSG DE INCONSISTENCIA:
0749 REQUER EQUIPE ESFS TRANSITORIA VÁLIDA
0750 REQUER EQUIPE ESF TRANSITORIA
ESTOU UTILIZANDO A VERSÃO 2.5.80.
IMPORTANTE, QUANDO VOU ABRIR A EQUIPE EM QUESTÃO E PEÇO PARA CONSISTI-LA, O SISTEMA DIZ QUE A EQUIPE ESTA CONSISTIDA, TUDO OK, PORÉM QUANDO VOU PARA O ESTABELECIMENTO, E CONSISTO, DÁ UMA MSG DE INCONSISTENCIA INFORMADA ANTERIORMENTE.
NA ESPERA QUE ALGUEM POSSA ME AJUDA,
MUITO GRATO
MARCOS FAUSTINO
Analista de Sistemas
Assessoria de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação
Analista de Sistemas
Assessoria de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação
- Membro Avançado

Re: MSG 0749 REQUER EQUIPE ESFS TRANSITORIA VÁLIDA
Foi resolvida essa questão ??
CRS-SES-SP
CRS-SES-SP
- Gabe Carneiro
- Membro Avançado

- Contato:
Médico do ESF com 30 horas
Olá,
É possível cadastrar médico com 30 horas em uma unidade/equipe de PSF no SCNES?
Eu tentei alterar a carga horária e não consegui. O sistema só aceita com 40 horas. Até aceita 2 médicos com 40 com apenas 1 marcado como equipe mínima.
Seria preciso alterar algo na unidade/equipe?
A unidade é a Unidade de Saúde da Família Antonio Pereira Adorno - cnes 6333559.
Já enviei e-mail para SESAB e para equipecnesdesenv@datasus.gov.br mas não tive resposta.
Tentei localizar algo aqui no fórum e ou não consegui ou de fato não existe. A falta de consisão dos usuários não ajuda... Heranças das redes sociais.
Aproveito também para questionar as postagens em inglês. Recebo notificações de acompanhamento de tópicos e quando vou ver é uma dessas postagens.
O fórum é uma boa ferramenta, mas infelizmente as pessoas estão com dificuldade de usar.
É pra ser um espaço técnico e não pessoal.
Enfim, vou aguardar resposta daqui mas vou apelar pra outros meios. Quem precisa corre.
Abraço.
É possível cadastrar médico com 30 horas em uma unidade/equipe de PSF no SCNES?
Eu tentei alterar a carga horária e não consegui. O sistema só aceita com 40 horas. Até aceita 2 médicos com 40 com apenas 1 marcado como equipe mínima.
Seria preciso alterar algo na unidade/equipe?
A unidade é a Unidade de Saúde da Família Antonio Pereira Adorno - cnes 6333559.
Já enviei e-mail para SESAB e para equipecnesdesenv@datasus.gov.br mas não tive resposta.
Tentei localizar algo aqui no fórum e ou não consegui ou de fato não existe. A falta de consisão dos usuários não ajuda... Heranças das redes sociais.
Aproveito também para questionar as postagens em inglês. Recebo notificações de acompanhamento de tópicos e quando vou ver é uma dessas postagens.
O fórum é uma boa ferramenta, mas infelizmente as pessoas estão com dificuldade de usar.
É pra ser um espaço técnico e não pessoal.
Enfim, vou aguardar resposta daqui mas vou apelar pra outros meios. Quem precisa corre.
Abraço.
Anita Garibalde Ramos Carneiro
GABE SAÚDE
SMS - Pé de Serra - BA
IBGE - 292405
http://gabecarneiro.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/anitagaribaldeblog
GABE SAÚDE
SMS - Pé de Serra - BA
IBGE - 292405
-
Lindalva de Oliveira
- Membro Avançado

Re: Médico do ESF com 30 horas
Boa tarde,
Veja o Leia-me da versão 2.5.90, tem um quadro com todos os tipos de equipes, quantidade de prof. e carga horaria, talvez algum destes tipos se enquadra no seu.
Lindalva
Betim-MG
Veja o Leia-me da versão 2.5.90, tem um quadro com todos os tipos de equipes, quantidade de prof. e carga horaria, talvez algum destes tipos se enquadra no seu.
Lindalva
Betim-MG
- Gabe Carneiro
- Membro Avançado

- Contato:
Problema resolvido:
Era preciso que eu mudasse o serviço/classificação no estabelecimento para depois conseguir mudar o tipo de equipe e só assim alterar a carga horária dos profissionais no cadastro/vinculação de cada um deles.
Consegui as informações com Wiliam do DATASUS -RJ que pacientemente estudou comigo a situação, por telefone.
Ficou assim:
Serviço - 101 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Classificação - 009 ESF TIPO I, II, III, IV, ou TRANSITÓRIA COM SAÚDE BUCAL MI
Tipo de Equipe - 25 ESF1ESB_M1 - ESF TIPO 1 COM SAUDE BUCAL MODALIDADE I
Eu cheguei a ler Lindalva. Mas as informações do Leia-me são insuficientes para o que precisa ser feito!Lindalva de Oliveira escreveu:Boa tarde,
Lindalva
Betim-MG
Obrigada por sua atenção!
GABE SAÚDE
SMS - Pé de Serra - BA
IBGE - 292405
GABE SAÚDE
SMS - Pé de Serra - BA
IBGE - 292405
qual a carga horaria maxima que o profissional de nutrição pode ter no cnes??????
- Gabe Carneiro
- Membro Avançado

- Contato:
Não sei Jeanny...jeanny escreveu:qual a carga horaria maxima que o profissional de nutrição pode ter no cnes??????
Criei esse tópico para profissionais médicos do ESF com 30 horas.
GABE SAÚDE
SMS - Pé de Serra - BA
IBGE - 292405
GABE SAÚDE
SMS - Pé de Serra - BA
IBGE - 292405
- Patricia Espindola
- Membro Avançado

ALTERAÇÃO DE EQUIPE ESF (PMAQ) NO CNES - não permitida...
Lembro da portaria 576, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011, que indicava a necessidade da atualização do tipo de equipe ESF, nos casos de adesão ao PMAQ.
Nosso município conseguiu a adesão de 3 equipes, conforme a portaria 2.812, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011, e não consigo incluir a adesão no CNES, nem mudar o
tipo de equipe, que pelo que li, passará para o tipo 19.
Alguém já conseguiu fazer essas alterações?
Nosso município conseguiu a adesão de 3 equipes, conforme a portaria 2.812, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011, e não consigo incluir a adesão no CNES, nem mudar o
tipo de equipe, que pelo que li, passará para o tipo 19.
Alguém já conseguiu fazer essas alterações?
Patricia - SMS SANTA ISABEL - SP - UAC
- caedurodrigues
- Membro Avançado

Equipe Incompleta
Eu tenho uma Equipe no município em que eu trabalho com aviso de 60 dias. Aqui quando eu rodei a
consistência deu no relatório de ocorrências que ela estava criticada e sem condições para exportação.
O município não tem um prazo de 90 dias para corrigir esse problema contratando o profissional que está
faltando ? O que fazer nesse caso ? Tem como eu realizar a produção no SIA/SUS dos outros estabelecimentos
de saúde ou não ? eu posso enviar a competência desse mês mesmo estando essa equipe criticada ?
Desde já eu agradeço eu agradeço pela contribuição.
Carlos Eduardo Chipoleschi Rodrigues
Assistente Administrativo
Apiacá-ES
e-mail: faturamentosaude@apiaca.es.gov.br
consistência deu no relatório de ocorrências que ela estava criticada e sem condições para exportação.
O município não tem um prazo de 90 dias para corrigir esse problema contratando o profissional que está
faltando ? O que fazer nesse caso ? Tem como eu realizar a produção no SIA/SUS dos outros estabelecimentos
de saúde ou não ? eu posso enviar a competência desse mês mesmo estando essa equipe criticada ?
Desde já eu agradeço eu agradeço pela contribuição.
Carlos Eduardo Chipoleschi Rodrigues
Assistente Administrativo
Apiacá-ES
e-mail: faturamentosaude@apiaca.es.gov.br