ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto
-
Deise T.D. Sevegnani
- Membro Recente

Erro ao alterar estrutura do banco de dados
Bom Dia
POr favor alguem me ajude...
Instalei a ultima versão do CNES e quando entro no sistema aparece a tela para atualização de versão, até ai tudo certo,
o problema é que quando dou ok, ai ele tenta processar a atualização e aparece a seguinte mensagem:
ATENÇÃO:
Quando dou ok o programa de fecha e não tenho como mecher nele.
Eu e mais o tecnico da prefeitura tentamos tudo. Instalamos o sistema denovo e restauramos o backup no sistema novo mas continua dando o mesmo erro.
Estou desesperada, não sei mais oque fazer. Me ajudem por favor.
Deise T.D.Sevegnani
Agente Administrativa
Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Oeste
Fone: 47- 35430824
POr favor alguem me ajude...
Instalei a ultima versão do CNES e quando entro no sistema aparece a tela para atualização de versão, até ai tudo certo,
o problema é que quando dou ok, ai ele tenta processar a atualização e aparece a seguinte mensagem:
ATENÇÃO:
Quando dou ok o programa de fecha e não tenho como mecher nele.
Eu e mais o tecnico da prefeitura tentamos tudo. Instalamos o sistema denovo e restauramos o backup no sistema novo mas continua dando o mesmo erro.
Estou desesperada, não sei mais oque fazer. Me ajudem por favor.
Deise T.D.Sevegnani
Agente Administrativa
Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Oeste
Fone: 47- 35430824
- Marcio Moreira Santos
- Membro Avançado

Re: Erro ao alterar estrutura do banco de dados
ola bom tarde tente restaurar o sistema uns 2 dias antes do problema depois vai atualizando coloque todas as versões que tiver
marciobrenno@hotmail.com
marciobrenno@hotmail.com
- Maicon Berté
- Membro Intermediário

- Contato:
Bem, duvido muito que eles tenham feito ponto de restauração do sistema. Tente salvar tudo e desinstalar tudo e reinstalar tudo do zero. Se não funcionar, tente restaurar uma cópia de segurança anterior à essa que está dando erro e faça o resto do processo manualmente =( é o jeito.
Maicon Berté, vulgo Night
- suelene lopes
- Membro Avançado

- Contato:
gostaria de saber se alguem resoiveu esse problema de outra forma desinstalei e instalei tanto o sistema cnes como o firebird varias vezes sem sucesso. No PC do municipio de BOM JESUS não conseguimos atualizar em nenhuma versão apartir de 2700. Aberta a soluções; obrigada. Mandei uma base de não envio na versap 2640 pelo fao de naum conseguir de nenhuma forma essa atualiação atualizei versao, baixei completas todas as versões e nd de problema resolvido
Sue Lopes
- Gracielle Martins
- Membro Avançado

ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS
Quando vou mudar as versoes do SCNES dá esta mensagem no programa, "ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS".
Qual procedimento para consertar este erro?
GRACIELLE
SMS/JUSCIMEIRA-MT
Qual procedimento para consertar este erro?
GRACIELLE
SMS/JUSCIMEIRA-MT
- Carlos7L
- Membro Avançado

Re: ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS
Provavelmente depois desse erro você não consegue abrir mais o SNCES, sendo assim, você pode desinstalar o SCNES, instalar a versão completa e restaura um backup recente, mas atenção, antes de fazer essa operação certifique-se de que tem um arquivo de backup. O SNCES ao atualizar uma versão, gera um backup automaticamente na pasta C:\Arquivo de programas\Datasus (observe que é na pasta Datasus e não na pasta cnes). Você identificar a versão em que o backup foi gerado através dos 4 útimos dígitos do nome do arquivo. Por exemplo, seu deu erro ao atualizar para a versão 2810, verifique se encontra na pasta Datasus o backup terminado que tem nos 4 últimos digitos do nome 2800, pode observar também a data de criação, que foi quando você tentou atualizar. Instale a versão 2810 completa e restaure o backup da 2800.
- Gracielle Martins
- Membro Avançado

Carlos7L
desistalei programa Scnes e instalei a versão 2810 e restaurei o bck no C:\Arquivo de programas\Datasus e dá essa msg:
ERRO AO ATUALIZAR BANCO DE DADOS, dou OK e aparece outra msg:
CANNOT PERFORM OPERATION - DB IS NOT OPEN.

desistalei programa Scnes e instalei a versão 2810 e restaurei o bck no C:\Arquivo de programas\Datasus e dá essa msg:
ERRO AO ATUALIZAR BANCO DE DADOS, dou OK e aparece outra msg:
CANNOT PERFORM OPERATION - DB IS NOT OPEN.
- Gracielle Martins
- Membro Avançado

Carlos7L
Resolvi o problema da msg:
CANNOT PERFORM OPERATION - DB IS NOT OPEN
e continua a msg: "ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS".,
esse problema será que não vai ser algum arquivo que esta faltando dentro do executavel do cnes
Aff tem meses que estou lutando com esse problema, faço varias alteraçoes mesmo permanecendo o problema "as vezes", consigo abrir o programa e fazer as devidas alteraçoes nas mudanças de competencias. Mas chega uma hora que não vai ++ e precisa resolver de vez o problema como esta acontecendo....
SOCORRO

Resolvi o problema da msg:
CANNOT PERFORM OPERATION - DB IS NOT OPEN
e continua a msg: "ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS".,
esse problema será que não vai ser algum arquivo que esta faltando dentro do executavel do cnes
Aff tem meses que estou lutando com esse problema, faço varias alteraçoes mesmo permanecendo o problema "as vezes", consigo abrir o programa e fazer as devidas alteraçoes nas mudanças de competencias. Mas chega uma hora que não vai ++ e precisa resolver de vez o problema como esta acontecendo....
SOCORRO
- Carlos7L
- Membro Avançado

Gracielle,
Parece que o problema não é no executável, mas sim no seu banco de dados conforme mensagem ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS, ou seja no arquivo CNES.GDB que é onde ficam armazenados os dados cadastrados no CNES. E ainda, conforme você disse esse problema já vinha acontecendo, por isso que ao restaurar o backup o erro continuou, pois o backup é uma cópia do arquivo CNES.GDB que já apresentava o erro. Infelizmente eu não sei como resolver esse problema. Esse procedimento que eu sugeri poderia dar certo no momento que começou apresentar este erro, pois restauraria um backup sem o erro, mas como passou algumas versões após o surgimento do erro, então o último backup também apresentará o mesmo erro, pois é um backup de um banco de dados que já continha erros.
Parece que o problema não é no executável, mas sim no seu banco de dados conforme mensagem ERRO NA ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS, ou seja no arquivo CNES.GDB que é onde ficam armazenados os dados cadastrados no CNES. E ainda, conforme você disse esse problema já vinha acontecendo, por isso que ao restaurar o backup o erro continuou, pois o backup é uma cópia do arquivo CNES.GDB que já apresentava o erro. Infelizmente eu não sei como resolver esse problema. Esse procedimento que eu sugeri poderia dar certo no momento que começou apresentar este erro, pois restauraria um backup sem o erro, mas como passou algumas versões após o surgimento do erro, então o último backup também apresentará o mesmo erro, pois é um backup de um banco de dados que já continha erros.
- Paulo354140
- Membro Avançado

Gracielle,
Tente pegar uma versão mais antiga, por exemplo, a 2.8.00 (ou anterior).
Você deve ter um backup dela (quando atualizou para a 2.8.10), então vc desinstala tudo e instala a 2.8.00, volta o backup, atualiza os arquivos manualmente, rode a advertência e consistência, e só depois de tudo ok que vc continua a atualizar as versões.
Uma dica que eu faço aqui é a seguinte: sempre que tenho que atualizar a versão, vou no diretório onde está o CNES e copio a pasta inteira do sistema (a pasta cnes), e só depois é que faço a atualização, pois se der erro, eu simplesmente excluo a pasta cnes que apresenta o erro, e coloco p/ rodar a pasta cópia, que vai ter o sistema rodando normalmente. Geralmente eu deixo sempre uma cópia da versão anterior (até três versões), conforme imagem em anexo.
Outra dica: eu estava com esse problema de erro de estrutura no banco de dados, já há algumas versões anteriores, sem saber o motivo real, porém eu utilizava o banco de dados (os arquivos CNES.GDB, CEP.GDB e CNESH.GDB) em outro diretório, ou seja, fora da pasta cnes, porém ao colocá-los de volta à raiz do programa (pasta cnes) não tive mais esse problema.
Espero ter ajudado.
Tente pegar uma versão mais antiga, por exemplo, a 2.8.00 (ou anterior).
Você deve ter um backup dela (quando atualizou para a 2.8.10), então vc desinstala tudo e instala a 2.8.00, volta o backup, atualiza os arquivos manualmente, rode a advertência e consistência, e só depois de tudo ok que vc continua a atualizar as versões.
Uma dica que eu faço aqui é a seguinte: sempre que tenho que atualizar a versão, vou no diretório onde está o CNES e copio a pasta inteira do sistema (a pasta cnes), e só depois é que faço a atualização, pois se der erro, eu simplesmente excluo a pasta cnes que apresenta o erro, e coloco p/ rodar a pasta cópia, que vai ter o sistema rodando normalmente. Geralmente eu deixo sempre uma cópia da versão anterior (até três versões), conforme imagem em anexo.
Outra dica: eu estava com esse problema de erro de estrutura no banco de dados, já há algumas versões anteriores, sem saber o motivo real, porém eu utilizava o banco de dados (os arquivos CNES.GDB, CEP.GDB e CNESH.GDB) em outro diretório, ou seja, fora da pasta cnes, porém ao colocá-los de volta à raiz do programa (pasta cnes) não tive mais esse problema.
Espero ter ajudado.
"Paulinho"
Paulo Sérgio dos Santos
SIA - CNES - CIHA
SMS - Presidente Prudente SP
SORRIA, JESUS CRISTO TE AMA, MUITOOOO!!!
http://www.verdadeiroamor.com
Paulo Sérgio dos Santos
SIA - CNES - CIHA
SMS - Presidente Prudente SP
SORRIA, JESUS CRISTO TE AMA, MUITOOOO!!!
http://www.verdadeiroamor.com
- suelene lopes
- Membro Avançado

- Contato:
estou com esse erro ja desinstalei e ereintalei tudo varia vezes e nada funciona na versao 2830. o mais engraçado ´pe que na 2820 roda tudo normalmente. o que fazer?
Sue Lopes
- suelene lopes
- Membro Avançado

- Contato:
o mais engraçado ainda é que quando mais precisamos de respostas elas não vem.
Sue Lopes
- sms.vacaria
- Membro Avançado

Boa tarde,suelene lopes escreveu:o mais engraçado ainda é que quando mais precisamos de respostas elas não vem.
Faça uma restauração do sistema antes de instalar a nova versão e depois instala no modo Administrador.
Qualquer duvida estamos a disposição.
Atenciosamente
Renato Roveda
Secretaria Municipal de Saúde
Vacaria - RS
DACA - TI
Renato Roveda
Vacaria - RS
DACA - TI
- suelene lopes
- Membro Avançado

- Contato:
Como fazer esse procedimentos de restaurar o sistema antes de instalar???
Sue Lopes
- sms.vacaria
- Membro Avançado

Qual a versão do windows você usa?
Atenciosamente
Renato Roveda
Vacaria - RS
DACA - TI
Renato Roveda