PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Fórum de discussão sobre dúvidas e soluções a respeito do preenchimento dos dados do SIOPS

Moderadores: Diego Lopes, Plauto Benevides, eustaquiomg, Luciene Lira, Michelle.Lemos, MayreHelen

pmpapagaios
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 7:13 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por pmpapagaios » Qua Jan 25, 2012 12:24 pm

Estou tentando enviar o arquivo de Transmissão do SIOPS Municipal Anual 2011 pelo Transmissor SIOPSNET mas está surgindo uma mensagem dizendo que a transmissão do siops para o período em questão estão suspensos temporariamente, gostaria de saber quando vai estar disponível a transmissão

Plauto Benevides
Membro Novato
Membro Novato
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 9:32 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por Plauto Benevides » Qua Jan 25, 2012 4:47 pm

Informamos que por motivo de uma alteração no relatório da EC29 e na pasta de execução financeira por Bloco, foi necessário a interrupção temporária das transmissões para o período 2011 anual. O transmissor já encontra-se liberado.

pmpapagaios escreveu:Estou tentando enviar o arquivo de Transmissão do SIOPS Municipal Anual 2011 pelo Transmissor SIOPSNET mas está surgindo uma mensagem dizendo que a transmissão do siops para o período em questão estão suspensos temporariamente, gostaria de saber quando vai estar disponível a transmissão

Rio Negrinho
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 8:30 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por Rio Negrinho » Qui Mar 14, 2013 8:38 am

Oi, pessoal

Não encontrei tópico sobre o Siops 2013.
Alguém sabe dizer se os dados a serem inseridos neste novo formato serão os mesmos do formato anterior?

lcdfaria
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jul 26, 2011 8:16 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por lcdfaria » Ter Mai 07, 2013 10:14 am

O PRAZO PARA ENVIAR O SIOPS 2013 1º BIMESTRE ERA 30/04/2013, MAS ATÉ HOJE AINDA NÃO FOI LIBERADA A VERSÃO DE ENVIO, PERGUNTA: QUANDO VAI SER DISPONIBILIZADA?

Ronialisson cunha
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 8:43 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por Ronialisson cunha » Seg Jun 17, 2013 8:47 am

Bom Dia,
Gostaria de informações referente a essa crítica, como eu posso tirar a mesma, segue a crítica;
Por favor verifique o calculo a seguir na pasta Despesa Por Fonte e RP-Saúde: [Tabela 1 - item 2, receitas das transferências do SUS] + [(Tabela 2), Saldo Financeiro do Fundo de Saúde, da Fonte Receita de Transferência do SUS, referente ao final do exercício anterior, em 31/12/2012] - [(Tabela 3), despesa paga no exercício referente a Fonte Receita de Transferência do SUS] - [(Tabela 6), valor total dos Restos a Pagar Pagos referente a Fonte Receita de Transferência do SUS] = [Saldo Financeiro Atual da Fonte Receita de Transferência do SUS (Tabela 2), em 28/02/2013]

MayreHelen
Membro Intermediário
Membro Intermediário
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 20, 2011 2:44 pm

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por MayreHelen » Seg Jun 17, 2013 3:07 pm

Rio Negrinho escreveu:Oi, pessoal

Não encontrei tópico sobre o Siops 2013.
Alguém sabe dizer se os dados a serem inseridos neste novo formato serão os mesmos do formato anterior?

Prezado,
Os dados contáveis a serem lançados no sistesma SIOPS 2013 (bimestral) tiveram algumas alterações, como consórcio e restos a pagar, mas o formato segue o mesmo padrão do 2012.

A partir do exercício de 2013 a transmissão de dados do SIOPS obedece a uma periodicidade de transmissão bimestral (até 30 dias após o encerramento de cada bimestre), conforme Lei Complementar nº 141/2012 e art. 15 da PORTARIA GM/MS Nº 53, DE 16 DE JANEIRO DE 2013. Assim, por exemplo, os dados do 1º bimestre de 2013 (valores contábeis acumulados de janeiro a fevereiro do exercício) devem ser enviados e homologados até o dia 30 de março do respectivo ano, os dados do 2 º bimestre (valores contábeis acumulados de janeiro a abril de 2013) devem ser enviados e homologados até 30 de maio de 2013, e assim por diante, até chegar ao 6º bimestre do exercício de 2013 (valores contábeis acumulados de janeiro a dezembro de 2013, ou seja, valores de todo o exercício) em que os dados devem ser enviados e homologados até 30 dias após o encerramento do exercício.

- Portanto, os dados contábeis a serem lançados no sistema são dados/valores referentes ao período acumulado. Por exemplo, o SIOPS do 3º bimestre deve ser preenchido com valores contábeis executados dos meses de janeiro a junho (6 meses), ou seja, o que foi executado até o 3º bimestre.

MayreHelen
Membro Intermediário
Membro Intermediário
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 20, 2011 2:44 pm

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por MayreHelen » Seg Jun 17, 2013 3:12 pm

lcdfaria escreveu:O PRAZO PARA ENVIAR O SIOPS 2013 1º BIMESTRE ERA 30/04/2013, MAS ATÉ HOJE AINDA NÃO FOI LIBERADA A VERSÃO DE ENVIO, PERGUNTA: QUANDO VAI SER DISPONIBILIZADA?
A versão de envio (1º Bimestre 2013 - Municipal) foi liberada em 14/06/2013.

Conforme Coordenadora Substituta do SIOPS, Adm. Maria José do Nascimento, como houve atraso na entrega do sistema e tendo em vista que a Portaria 53 de 16 de janeiro de 2013 define prazos para o envio das informações através do SIOPS a Secretaria Executiva encaminhou documento aos Tribunais de Contas dos Estados informando todo o processo realizado e as dificuldades enfrentadas para a entrega do sistema no prazo devido e solicitou que os Tribunais atuassem de forma flexível no controle dos dados enviados pelos entes nesses primeiros bimestres de 2013.
Lembramos que o Ministério da Saúde (Poder Executivo Federal) não tem competência para alterar leis, portanto, os prazos continuam a ser aqueles especificados na legislação que trata do SIOPS.

lcdfaria
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jul 26, 2011 8:16 am

PREENCHIMENTO SIOPS 2º BIMESTRE

Mensagem por lcdfaria » Qui Jun 20, 2013 1:16 pm

NO PREENCHIMENTO DO SIOPS - 2º BIMESTRE, DEVO INFORMAR AS RECEITAS E DESPESAS SOMENTE DO 2º BIMESTRE OU A ACUMULADA NOS ÚLTIMOS 04 MESES?
POIS NA TELA DE EXECUÇÃO FINANCEIRA POR BLOCO PEDE O SALDO FINANCEIRO DO EXERCÍCIO ANTERIOR E O SALDO FINANCEIRO DO EXERCÍCIO ATUAL E SE
EU INFORMAR COMO RECEITA E DESPESA APENAS A DO BIMESTRE OS SALDOS NÃO IRÃO FECHAR. OUTRA COISA QUE ACHO ESTAR ERRADO É O CÁLCULO DO
PERCENTUAL MÍNIMO APLICADO EM SAÚDE PELO VALOR EMPENHADO, POIS NO ÍNICIO DE CADA EXERCÍCIO FAZEMOS EMPENHOS ESTIMATIVOS DE FOLHA DE PAGAMENTO,
ENERGIA ELÉTRICA, TELEFONE, COMBUSTÍVEL, ETC. :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

MayreHelen
Membro Intermediário
Membro Intermediário
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 20, 2011 2:44 pm

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por MayreHelen » Sex Jun 28, 2013 8:41 am

Ronialisson cunha escreveu:Bom Dia,
Gostaria de informações referente a essa crítica, como eu posso tirar a mesma, segue a crítica;
Por favor verifique o calculo a seguir na pasta Despesa Por Fonte e RP-Saúde: [Tabela 1 - item 2, receitas das transferências do SUS] + [(Tabela 2), Saldo Financeiro do Fundo de Saúde, da Fonte Receita de Transferência do SUS, referente ao final do exercício anterior, em 31/12/2012] - [(Tabela 3), despesa paga no exercício referente a Fonte Receita de Transferência do SUS] - [(Tabela 6), valor total dos Restos a Pagar Pagos referente a Fonte Receita de Transferência do SUS] = [Saldo Financeiro Atual da Fonte Receita de Transferência do SUS (Tabela 2), em 28/02/2013]


Por favor verifique o calculo a seguir na pasta Despesa Por Fonte e RP-Saúde: [Tabela 1 - item 2, receitas das transferências do SUS] + [(Tabela 2), Saldo Financeiro do Fundo de Saúde, da Fonte: Receita de Transferência do SUS, referente ao final do exercício anterior, em 31/12/2012] - [(Tabela 3), despesa Paga no exercício referente a Fonte: Receita de Transferência do SUS] - [(Tabela 6), valor total dos Restos a Pagar Pagos referente a Fonte: Receita de Transferência do SUS] = [Saldo Financeiro Atual da Fonte Receita de Transferência do SUS (Tabela 2), em 28/02/2013].

Se persistir alguma dúvida peça para pessoa entrar em contato via fone que explicaremos melhor, pois esse é o procedimento de vários municípios com a mesma crítica.


Atenciosamente,


Carlos Magno Ferreira
CONTADOR - SIOPS/CGPPES/DESID/SE/MS

MayreHelen
Membro Intermediário
Membro Intermediário
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 20, 2011 2:44 pm

Re: PREENCHIMENTO SIOPS 2º BIMESTRE

Mensagem por MayreHelen » Sex Jun 28, 2013 11:36 am

lcdfaria escreveu:NO PREENCHIMENTO DO SIOPS - 2º BIMESTRE, DEVO INFORMAR AS RECEITAS E DESPESAS SOMENTE DO 2º BIMESTRE OU A ACUMULADA NOS ÚLTIMOS 04 MESES?
POIS NA TELA DE EXECUÇÃO FINANCEIRA POR BLOCO PEDE O SALDO FINANCEIRO DO EXERCÍCIO ANTERIOR E O SALDO FINANCEIRO DO EXERCÍCIO ATUAL E SE
EU INFORMAR COMO RECEITA E DESPESA APENAS A DO BIMESTRE OS SALDOS NÃO IRÃO FECHAR. OUTRA COISA QUE ACHO ESTAR ERRADO É O CÁLCULO DO
PERCENTUAL MÍNIMO APLICADO EM SAÚDE PELO VALOR EMPENHADO, POIS NO ÍNICIO DE CADA EXERCÍCIO FAZEMOS EMPENHOS ESTIMATIVOS DE FOLHA DE PAGAMENTO,
ENERGIA ELÉTRICA, TELEFONE, COMBUSTÍVEL, ETC. :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:


Os valores informados no 2º bimestre serão acumulados de janeiro a abril, quanto ao saldo financeiro do exercício anterior, deverá repeti-lo nos cinco primeiros bimestres. Quanto ao questionamento com relação ao estágio da despesa ser o empenho, seguimos as orientações dos manuais da Secretaria do Tesouro Nacional( STN), que diz ser o empenho. Caso os manuais mudem para os próximos anos, o SIOPS terá que se adequar e usar a metodologia, conforme prescreve a STN.

Atenciosamente,
Ana Paula

GRAZIMDO
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jul 15, 2013 8:57 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por GRAZIMDO » Seg Jul 15, 2013 9:40 am

Alguém encontrou um manual de preenchimento do SIOPS bimestral 2013?
Vi que tem algumas mudanças em relação aos Consórcio e a Restos a Pagar... mas como saber o que mudou?
Não estou entendendo porque a despesa com consórcio está sendo descontado dos meus gastos com saúde...
Por favor quem pode me ajudar?

Tiele
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jun 25, 2013 4:07 pm

PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por Tiele » Qui Dez 12, 2013 11:37 am

Bom dia!

Estou com duas críticas que impedem a transmissão do 04º bimestre e o 5º, as criticas são :

912 Execução Financeira por Bloco: total da coluna [Estado(2)-320.131,44] tem que ser igual a transferência do Estado no Relatório da LC 141(Quadro C - CL 141(XIII) - 485.131,41).

928 Total da coluna (Total5 - [4.392.710,71] tem que ser igual ou maior que o resultado do seguinte calculo (Recursos Próprios(4) - [3.457.369,69] + total das transf. do SUS - [1.101.206,67]. (Quadro C, relatório da LC 141, na linha Total (XVI = XII + XIII + XIV + XV)))

Se alguém puder me ajudar por favor, pois já conferi os valores das referidas colunas dezena de vezes e não encontro o problema.

ATT.
:roll:

eutique
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Dez 17, 2013 9:58 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por eutique » Ter Dez 17, 2013 10:05 am

Bom dia pessoal!!
É a primeira vez que preencho o siops e estou com uma duvida em relaçao a uma critica no 2º bimestre.
A critica diz: O saldo financeiro no exercicio atual nao pode ser negativo.
Por favor, se alguem puder me ajudar nessa questao ficarei grato!!

Andrezim
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Jan 16, 2014 2:28 pm

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por Andrezim » Qui Jan 16, 2014 2:42 pm

Consulte o site portalsaude.saude.gov.br, lá você encontra esta e outras informações.

GRAZIMDO
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jul 15, 2013 8:57 am

Re: PRAZO PARA A PUBLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO SIOPS

Mensagem por GRAZIMDO » Qui Jul 28, 2016 11:18 am

Porque tem que ser criado um sistema novo para cada bimestre?
Pra que tanta informação na parte da receita nessa versão para preenchimento do 2.° Bimestre de 2016.
RECLAMANDO: Tem que tem um servidor só pra preencher o SIOPS isso não é viável. Se pelo menos a União e os Estados enviassem mais recursos para os Municípios, mas nem isso

Responder

Voltar para “Preenchimento dos dados do SIOPS”